O FIM

SÃO PAULO (ladeira abaixo) – A Super Aguri acabou, anunciou hoje Aguri Suzuki. É uma grande sacanagem da Honda. Que no final de 2005, ao notar a reação no Japão à dispensa de Takuma Sato, saiu correndo de um coitado disposto a dirigir uma equipe para alojar o piloto.

O coitado em questão foi Aguri Suzuki, que segurou o rojão. E que fez um belo papel, especialmente no ano passado, conduzindo a equipe aos pontos — o que é muito raro para uma equipe independente.

Não sei quanto a Super Aguri custaria para a Honda para, pelo menos, ir até o final do ano. Com tempo para negociar, achar um comprador, encontrar uma saída. Certamente nada que meia-dúzia de Civics ou Fits vendidos pelo mundo não pagassem.

Na hora em que precisou, a Honda foi atrás de Suzuki (não da Suzuki…). Na hora em que Suzuki precisou, a Honda não quis nem saber. Chegou ao ponto de vetar a entrada de seus caminhões no paddock de Istambul.

Aguri disse que está enojado com tudo que aconteceu. Que a F-1 é mesmo o “clube das piranhas”. Que quer distância.

Vá tranquilo, Aguri-san, um cara digno e honesto. E quando quiser matar as saudades, veja o vídeo abaixo, o melhor momento de sua equipe na F-1, em Montreal, no ano passado.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Darzé
Fernando Darzé
15 anos atrás

Takuma Sato é um piloto bravo e rapido meu deu algumas alegrias!
Parabens Taku!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Culpa é do Sr. Frank Willians, que esqueceu da crise da F1 sem grid, e vetou os times B, por medo de concorrência.
Sem poder usar chassis alheio, fica muito caro para a Honda bancar a Aguri, e o sonho dela ser independente vai pro água abaixo.
Com o fim da ProDrive na F1, da Aguri, e futuramente da Toro Rosso (a não ser que alguma montadora, ou empresa tão grande quanto a RedBull compre), o grid terá 18 carros. Se a Force India não seguir como bom investimento, e tiver que manter fazendo o próprio chassis, talvez feche denovo.
E o regulamento diz que antes de ter 16 carros os times terão que dispor de 3 carros.
Assim, aumentará muito o custo, de transporte e produção, e times com menos grana, como a própria Willians, vão estar em maus lençõis definitivos.
Ou seja, acredito que o tiro do Frank vai no próprio pé dele.
Ao invés de ser o primeiro time a oferecer seu bom chassis para times menores, Willians pisou na bola e vai acabar ficando pra trás.

Franklin Giovani
Franklin Giovani
15 anos atrás

É com grande insatisfação que digo, vá com a consciência tranquila… acredito que logo aparecera alguem interessada, ja que agora o time valerá menos com relação a custos… mas a equipe fez um papel digno e sobreviveu enquanto pode… grande abraço!

Augusto Santos
Augusto Santos
15 anos atrás

Caro Amigo Aguri ,
realmente a formula 1, deixou de ser modelo e vitrine de profissionalismo , como já foi no passado . Saudoso tempo , da era Ayrton Senna , Prost , Berger , Nick Lauda , e tantos outros que ali chegaram , conduzidos pelo seu proprio talento . Hoje a o esporte vive de “Sobrenome ” filhos de pilotos , preservando o Nico Rosberg , que vem demonstrando e justificando o posto que ocupa . Exite também a compra do assento , ou seja a F-1 de hoje nada mais é que um clube . Vc. paga a taxa de manutenção, e podera brincar . É triste , saber que hoje existem muitos talentos no Brasil e na Europa , que estão buscando outras opções . Precisamso também lembrar alguns comentaristas , para classificarem os seus comentarios , pois vamos dar valor para quem de fato mereça .
Vejo que esta chegando ao seu fim a era F-1.
O mundial de Turismo, com isto vem ganhando um grande espaço na Europa e na midia .

Augusto Santos.

Luiz
Luiz
15 anos atrás

pra mim o Alonso perdeu o campeonato exatamente neste momento, quando ficou sem freios e vários carros passaram ele, que terminou, se não me engano, em sétimo…

até hoje ele deve se arrepender por não ter feito uma largada limpa e apenas acompanhado o Hamilton…foi muito afobado durante a corrida e perdeu pontos importantíssimos…

uma pena que a Super Aguri que fez corridas boas no ano passado como essa tenha este triste fim!

Valdemar
15 anos atrás

Li todos os comentários e concordo em gênero, número e grau com o primeiro, postado pelo Renato. Realmente, toda gente de bem caiu fora da F-1 por causa das sacanagens que rolam por baixo do pano e que só vazam para a imprensa tempos depois. Pobre do Aguri. Um cara esforçado, digno e honesto, como você bem disse Flávio, mas que não pôde fazer muita coisa frente às “piranhas” da F-1. Queria que a Indy tivesse mais circuitos mistos (me parece que chegou até a correr em Montreal há uns dois ou três anos atrás) é pena que se concentre tanto em ovais nos EUA, pois se rodasse o mundo como a F-1 (e eles têm dinheiro pra isso) seria uma categoria muito mais, digamos, simpática do que essa nojeira que se tornou a principal categoria do automobilismo. Na Indy, os pilotos são bem mais acessíveis e atenciosos ao público e à imprensa. Alguém já viu piloto de F-1 dando autógrafo?

Carlos Sato
Carlos Sato
15 anos atrás

SNIF…. SNIF….

O que vai ser do primo agora???

+ 1 ano sem ver a F1….

snif…

vitão
vitão
15 anos atrás

só fizeram isso para ter certeza que é a Hona fecha o grid (até a chegada da LAda) . Garantido no!

Orlando
Orlando
15 anos atrás

Dois últimos comentários.
1- Se o Soichiro Honda estivesse vivo, o Fry a esta hora estaria na rua e a Super Aguri estaria nos próximos GPs.
2- É por essas e outras que cada vez mais valorizo os Fittipaldi. Pode ser outra época, mas piranha sempre foi piranha.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
15 anos atrás

David Richards bom? Aquele que teve um campeão mundial(J.Villeneuve) na mão durante quase toda a estadia dele na BAR, e não soube aproveitar isso, implicando com o cara, sendo que ele entendia muito bem de acertos?

Sai fora, David Richards, Nick Fry, tudo farinha do mesmo saco..

E adeus Aguri, Davidson e Taku, saíram do clube das piranhas com dignidade, sendo que Taku com esse baile em cima do poderoso bi-campeão mundial.

Façam a sugestão do blogueiro abaixo, Aguri, volte pra Indy, e aproveite e leve o Davidson e o Taku pra lá, lá na Indy a situação é diferente, tudo é mais disputado e equipes independentes tem chances maiores de se destacar, Taku jamais brigou por vitória na Fórmula 1, mas na IRL poderá conseguir isso.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
15 anos atrás

A verdade é que eles humilharam a matriz no ano passado. Ou fazer o que fizeram com um carro um ano defasado e com um orçamento muito, mas muito menor não foi humilhação?

A Honda com este sr. Fry é uma vergonha. Os melhores tempos da equipe foram com o competente David Richards, dispensando sem uma explicação razoável da equipe.

Negar apoio a “filial” é uma coisa – se bem que a Red Bull está ajudando a Toro Rosso a caminhar com as próprias pernas – mas impedí-la de correr?

Gostaria de ver o Sato guiando pela Toyota ou Williams, garanto que faria melhor do que pilotando pela equipe oficial.

Relembrando os melhores momentos da SA: GP do Brasil de 2006, primeiro ano da equipe. No GP marcado pela vitória do Massa e despedida do Schumacher, Sato simplesmente marcou a 7ª melhor volta…

Souza
Souza
15 anos atrás

Brabham, Ligier, Tyrrel, Arrows, Minardi,Jordan, Lola, Zakspeed, etc etc etc.

Se o Bernie deixou a Brabham fechar, uma Super Aguri é fichinha

E o Grid daqui há pouco só vai ter 18 ou 16 carros.

Deveria haver um incentivo para as grandes fornecerem motores, chassis e pneus para equipes pequenas poderem competir.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

É por essas e outras que a cada dia que passa eu perco ainda mais o tesão pela F-1. Aliás, acho que só acompanho ainda a categoria porque é difícil perder um hábito de mais de 20 anos (e que era saudável até uns anos atrás). Hoje eu me empolgo muito mais revendo corridas antigas (nas quais eu já sei tudo o que vai acontecer) do que vendo as corridas ao vivo.

Torço pra que a Indy afunde a F-1. Aliás, também acho que Aguri Suzuki deveria ir pra Indy, assim como todas as pessoas de bem da F-1. Eu, como espectador, já estou fazendo isso gradativamente.

dino
dino
15 anos atrás

Para existir o primeiro tem que existir o segundo portanto nada mais justo que uma divisão mais justa do dihneiro pois à Aguri alem d e ter muito menos dinheiro que a ferrari por exemplo ainda tem que bancar o transporte de seu equipamento. Enquanto ferrari,maclaren BMW, renaut e outras nada pagam isto é injusto Muito legal ver os fãns da AS pois mesmo com os resultsdo pouco expressivo eles se mantem fieis a equipe.

jbchaves
jbchaves
15 anos atrás

Simples assim: a Honda chama o Aguri e manda embora a anta do Nick Fry..esco. desde que a BAR virou Honda e David Richards foi embora, o tal do Fry..esco só fez besteira…Honda, chama o Aguri pro lugar daquela anta!

Dú
15 anos atrás

http://br.youtube.com/watch?v=e6GEghaDEck Traduzam, mas as imagens vale tudo! Vai dar %!$&#isso!

Ribeiro
Ribeiro
15 anos atrás

Algo sério precisa ser feito na F1.
Algum dia ficaremos com apenas três ou quatro equipes com cacife para bancar a festa, que a cada ano fica mais e muito mais cara…

NAKAJIMA SAN
NAKAJIMA SAN
15 anos atrás

Mas o Aguri elogiou a Honda, porque esse seu preconceito FG com a montadora japonesa? Seria bom a Lada dar uma mãozinha e assumir essa Equipe!!!

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

Todo fim de equipe na F1 é melancólico. Mas tudo bem, a Lada F1 vêm aí pra fechar o grid.

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Engraçado as pessoas acharem que a Honda (ou qualquer outra montadora) está no negócio por diletantismo. Acho que tem algo errado nesta história de um único caixa ter que sustentar duas equipes de F1. Deve ter algo de lavanderia, sei lá. Mas, como já foi dito, há rumores que aí tem o dedo do Ross Brawn. Convenhamos: nada mais justo do que concentrar recursos financeiros numa equipe só. O chato mesmo é isto ocorrer após o início do campeonato.

Josaurelio
Josaurelio
15 anos atrás

Eu acabo de cancelar a compra de um Civic 0 km. O vendedor nem acreditou no motivo apresentado. Não vai resolver o problema do Aguri nem levar a Honda à falencia, mas fiz minha parte.

Fabrício Passos
Fabrício Passos
15 anos atrás

Realmente é uma pena a Super Aguri terminar assim. Mas gostaria de colocar um outro ponto: o Grupo do tal de Weigl parece ter relações com fabricantes europeus. Será que a Honda não ficou com um pé atrás por causa disso? Estaria ela com medo de entregar uma equipe pronta para um concorrente? O que você acha Flávio?

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

Ouço falar de Jean Todt, Ross Brawn, o Tal de Ramires da McLaren, mas vejam o grande trabalho do Aguri Suzuki. E não é só os números que falam… é o fato de a equipe ser muito mais muito pequena em termos financeiros.

Igor Martins
Igor Martins
15 anos atrás

Gostaria de lembrar que essa ultrapassagem do Sato no Alonso custou um ponto ao espanhol, o mesmo ponto que faltou para ele no fim do campeonato.

Jorjão do Ceara
Jorjão do Ceara
15 anos atrás

SACANAGEM. Vou vender meu civic e comprar uma hilux.

Victor
Victor
15 anos atrás

Besteirol, não é a primeira e nem a última.
F1 é grana e por isso é marvilhosa, não tem lugar para bonzinhos.

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
15 anos atrás

É uma pena mesmo… sacanagem.

Antonio
Antonio
15 anos atrás

Eh…este pontinho fez falta pro espanhol…

Orlando
Orlando
15 anos atrás
Orlando
Orlando
15 anos atrás

Triste ver como a SA se vai… fica uma homenagem bem-humorada a Takuma Sato, o melhor piloto do mundo. Capaz de beber mais do que o Kimi Raikkonen sem perder a vergonha; capaz de fazer mais pontos do que a matriz, capaz de ultrapassar uma McLaren com o campeão mundial ao volante; capaz de outras coisas que a narração explica.

mike
mike
15 anos atrás

o raikkonen tinha mais vitoria entao ele ganharia msm se alonso tivesse chegado na frente

Akhenaton
Akhenaton
15 anos atrás

Falar o q numa hora dessas? Um lixo essa Honda…

Roberto Lima
Roberto Lima
15 anos atrás

Grande ano para Honda,
fechou o ano com chave de ouro, mesmo ainsa sequer tendo chego ao final dele….

Kimballs
Kimballs
15 anos atrás

Desde criancinha eu sei que a F1 é a “Piranha’s Club”.
Adeus Takuma……

Ivan Violin
Ivan Violin
15 anos atrás

Boa tarde, e desde o inicio eu pensei que ´´a´´ Suzuki, poderia comprar a SA, e mudar o nome para Super Suzuki, e aplicava um trança pé na Honda

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Ao meu ver o grande problema da F1 hoje é a impossibilidade de equipes “verdadeiras” ascenderem a ela.
A SA foi isso, o Aguri só canalizava dinheiro niponico para um carro de IRL, nada mais. Aí de uma hora pra outra resolveu encarar a ilusão de fazer uma equipe em poucos meses.
Vejamos, as unicas equipes com condições de entrar na F1 hoje são a Audi Joest e a Peugeot Sport. As equipes da GP2 e os construtores de carros como a Pescarolo, Courage, Zytec, Dallara não tem a minima chance, principalmente por causa da “taxa de adesão” cobrada para se juntar ao clube.
Desse jeito quem tem condições são as aventuras que vemos hoje, não são nem equipes “genuinas”, não tem tradiçao no esporte, não pastaram para chegar lá.

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
15 anos atrás

Só sei de uma coisa: jamais vou comprar qualquer coisa da Honda. Um protesto simbólico, afinal, gosto muito do Takuma.

Maurício Souza
15 anos atrás

Flávio, você tem noção que esse pontinho tomado pelo Sato transformou o Kimi em campeão? Incrível, não?

morpet
morpet
15 anos atrás

Tremenda sacanagem com um cara que parece ser íntegro, o Aguri Suzuki. E até hoje ninguém explicou a saída do Gil de Ferran da Honda. É lamentável que uma marca tão admirada e respeitada mundo afora esteja à mercê de interesses canalhas. Te cuida Barrichello, você pode ser o próximo!

Max
Max
15 anos atrás

Esqueci: Não seria a hora da Toyota assumir a bagaça? Mesmo que não ganhasse nada, em termos de mercado japonês, jogaria a Honda no limbo.

Max
Max
15 anos atrás

Também acho que é uma bela sacanagem da Honda. Usou a SA para acalmar a torcida japonesa e agora enfiou o pé na bun.da deles. Se estivessem mesmo preocupados em ajudar, não teriam minado as negociações com os alemães. Seria ótimo se a japonesada entupisse a caixa de e-mails da Honda e começasse a boicotar seus carros.

mike
mike
15 anos atrás

por essas e otras to preferindo motogp…

Pereira
Pereira
15 anos atrás

Nada mais do que medo de criadora ao ver a evolução da criatura. Uma vergonha.

Cae Salomao
Cae Salomao
15 anos atrás

Acredito q os CEOs da Honda q forçaram essa retirada, inclusive com os “bloqueios” nas negociações, vendo a equipe menor evoluindo um pouco, enquanto a maior há 3 anos só erra no carro. Foi por inveja, necessidade de mais dinheiro para evoluir o carro.

Mas é inaceitável as condições em q a Aguri acabou, isso mostra falta de interesse do Circo da F1 em apoiar quem não tem $$ e não tem apoio.

Estou com medo da formula-1 terminar o ano de 2009 com 8 escuderias, e 7 sem condições de disputa o título…

Fred Berli
15 anos atrás

Foi a Super Aguri defindo o mundial. … não tivesse tomado essa, o Alonso teria pelo menos o ponto que precisava pra ser campeão …

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Primeiro frearam o desenvolvimento da filial, para tentar diminuir a humilhação. Diminuindo o desempenho, diminui a exposição, o que afasta patrocinadores, o que por sua vez, faz isso acontecer…

Maximo
Maximo
15 anos atrás

rest in peace

Dú
15 anos atrás

O Soichiro deve estar virando no caixão, ou suas cinzas revoando, sei lá. Mas que queima o filme na na terrinha queim. Aguri e Sato dois super queridos no Japão. Pelos menos agora é uma rata a menos para o GB.

fonthor
fonthor
15 anos atrás

Adoraria ,ver uma bela reportagem mostrando quem e’ esse piranha ,laranja e imcompetente chamado Nick Fry.

Eric
Eric
15 anos atrás

Show de bola!!!!!!!!
Maravilhoso o Sato enfiando o KCT no Rei das Astúrias….e por fora!!!!!!!!!!!E de Super Aguri!!!!!!!!!!!!Em cima do Mercedão!!!!!!!!!!!!
hahahahahahahah

E uma pena que sai assim da categoria…