o que é, então?

SÃO PAULO (tudo em seu tempo) – Victor Martins passou a noite falando com pessoas que, de alguma forma, estão envolvidas no caso de doping do piloto Paulo Salustiano na Stock Car. Uma delas é o médico Dino Altmann.

Quando o Victor me disse que o pai de Salustiano afirmou ser tudo culpa do tal tônico capilar, que contém a substância finasterida (a mesma do Romário…), pedi que ele tentasse um contato com a CBA e com Altmann para fazer uma única pergunta: a CBA (ou o médico) confirma que a substância é finasterida? Porque se o pai sabe, viu o laudo…

A resposta do médico da Stock está aqui. Não confirma que é finasterida.

Altmann alega sigilo médico. OK, compreendo. Mas se for mesmo finasterida, por que não confirmar? Seria uma forma de imediatamente cessarem as especulações — que não são poucas no meio, acreditem. “Se disseram que se trata desta substância, é um problema deles”, falou Altmann, sobre as explicações do pai de Salustiano. Ué… Por que dizer que é finasterida seria “um problema”?

Problema é se for outra coisa… E, de novo, espero que a CBA revele, e logo, qual é a substância proibida e mostre o resultado do exame. Como faz qualquer confederação séria (e até outras nada sérias) de qualquer esporte no mundo, porque doping é caso sério.

E se alguém aí se lembrar de algum caso de doping cuja substância encontrada num exame positivo não foi revelada, por favor me conte.

Não tem.

Portanto, mais cedo ou mais tarde a verdade virá à tona. Se é finasterida, fácil: mostre-se o laudo. Se for outra coisa, vai ter muita gente em maus lençois… Porque nós teremos acesso a esse laudo. Não duvidem.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tristan
Tristan
15 anos atrás

Triste é saber que o Renato Russo voltou atrás, tudo bem que deve ter tido uma pressão dos diabos. Mas quando da declaração ele perguntou sobre o que aconteceria com o piloto que jogara o que morreu para fora da pista e ele então acertou e por isso o outro morreu (Giaffone ??, me lembro que era de uma família de pilotos) O Salustiano foi o piloto que jogou o (Giaffone ??) para fora da pista ? Sendo ou não a resposta será a mesma : NADA.

Josaurelio
Josaurelio
15 anos atrás

Está muito claro. A CBA, por meio de seu presidente, está esperando uma desculpa esfarrapada para depois dizer qual a substância. Essa falta absoluta de caráter é praxe nã imensa maioria das federações e confederações brasileiras (e algumas estrangeiras).
O caso é: remédio pra calvície é doping? Pendura o nêgo por 2 anos! Não é doping? Pára de fazer marola!
Daqui a pouco teremos casos como o da “irmã” do Alexandre Frota…..aquele “tubarão de piscina” e ninguém vai dizer mais nada.
Veredicto! Não vai dar em nada!!!!!!! Aposto com quem quiser!

ricardo
ricardo
15 anos atrás

O cara vê toda polemica causada pelas declaraçoes do Russo e não faz nada? Se ele o que ele alega é verdade, faltou no mínimo profissionalismo da parte dele. Como diziam os romanos ” O desconhecimento da lei não te impede do cumprimento da pena” Perda dos pontos e trinta dias de gancho acho pouco.

Kmaratta
Kmaratta
15 anos atrás

Ninguém sabe, ninguém viu. Tem mais é que liberar…Todo nosso apoio ao Salustiano. Não te mixa!

Luiz
Luiz
15 anos atrás

Fico inagando: E as pílulas mágicas do Fangio? Ninguém nunca reclamou. Se Ele fosse desclassificado de todos os 5 títulos mundiais, seria justo? Aquele que nunca chapou o coco que atire a primeira coca, ops, qudizer, coco,er

Rodolpho
Rodolpho
15 anos atrás

Conclusão, se a natureza do cara é ser calvo, que seja, nada de remedinho para segurar a queda decabelo, nem Super Bond, senão é dopping mesmo, te cuida Flávio, fica com pouca telha mesmo.

Pedro Reys
Pedro Reys
15 anos atrás

Finasterida é doping não porque melhora o desempenho. Finasterida é doping pois mascara o exame e impede que outras substâncias ilegais sejam detectadas.

E independente de ser finasterida, substância ilegal é doping e ponto final. Não tem essa de mais leve ou mais pesada.

Pedro Reys
Pedro Reys
15 anos atrás

Segue o link para o o padrão internacional do “The World Anti-Doping Code”. Na página 6 finasterida é citada como proibida por ser uma agente mascarante (essa palavra existe?)

http://www.wada-ama.org/rtecontent/document/2007_List_En.pdf

Harry
Harry
15 anos atrás

Oi Gomes, não seria oleos lubrificantes aspirados em demâsia dentro da gaiola do carro?… Ou o novo sabonete repelante contra dengue…

Hélio Carreira
Hélio Carreira
15 anos atrás

Se é doping , é caso de polícia !

Abraços

Dú
15 anos atrás

Paulo confirmou que não vai pedir o exame de contra-prova. “Como é um produto mais pra estética e não pra saúde, não dá pra argumentar nada.”
“Quando a gente ficou sabendo da portaria, parei de tomar [o remédio] na hora. E não comuniquei nada [para o dr. Dino Altmann, médico da Stock Car] porque tinha certeza de que tinha sido eliminado do organismo, nem lembrava dela. Parei em fevereiro”, contou.
Agora, eu pensando……
Creio que, aliás quem sou eu para contestar pilotos e Médicos da CBA. Não entendo nada disso!! Mas creio que uma contra prova seria do bem para nós que assistimos pela TV, consumimos produtos veiculados, e acima de tudo, sabemos que nenhum cara hiper drogado iria fazer um Stock Vicar, que nome heim!, ser líder. Seria a hora do Renato Russo explanar sua opinião.
Perguntinha básica: O Renato Russo, infelizmente passou por processos cirúrgicos e tal, teria
sido introduzida alguma substância em seu organismo proibitiva na cartilha da FIA?
Da mesma maneira, uma/um especialista, com CRM, deu a receita capilar ao Paulo?
Existe teste para organização da prova? Quem não apertou a mão na cadeira, quando UM IMBECIL, em Brasília, entrou com uma S 10 no meio da corrida tempos atrás. É que a Globo não mostra mais cagadas, ainda bem, pois cachorros entram em Interlagos, em Congonhas, em Curitiba como na última prova, na Turquia, que pelo bem do Esporte, não causou dano ao Bruno. Pois o Kiki está feliz da vida nesta nova empreitada. Uma %!$&#tudo isso.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Ô bando de careca inconformado!

Luciano
Luciano
15 anos atrás

Muita gente falou “O russo estava certo. Pena que voltou atrás”.
A impressão que tenho é de que ele não estaria se referindo a uso de remédios para calvície. Deve ter gente se cagando, imaginando se ainda vai ser pego.

Antonio Gornatti
Antonio Gornatti
15 anos atrás

Pessoal, a Finasterida é usada parar MASCARAR o exame anti-doping, pois ela esconde o uso de substâncias que realmente alteram o desempenho de um atleta. Porisso não sejam complacentes com essa substância pois geralmente está acompanhada de alguma outra droga como cocaína ou anabolizantes. Esporte e drogas não combinam.

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

A moral do Dino Altmann é que acabou. Ele se curvou a esses imbecis, talvez levando a sua parte do bolo.
É tudo de mentira. Fizeram exame de dopagem, torcendo para ninguém cair nele. Agora que um foi pego, vão inventar que é isso, que é aquilo, que é de cabelo, remédio para gonorréia…..etc.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

A opinião pública tem o direito de saber e a CBA a obrigação de esclarecer. Confio únicamente no FG para que isto não seja abafado.

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Mas se for alguma droga como cocaína ou maconha, não há pq revelar. Afasta e pronto.

Renato (Ctba)
Renato (Ctba)
15 anos atrás

Como implicam com a finasterida…
Aposto que é coisa grave… Pq se for finasterida, filho, significa que eu vivo dopado?

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

Tem que bater pesado
Isso não pode ficar apenas no só ouvi dizer isso ou aquilo.
Só o fato de não pedirem a contraprova, incomoda muito porque estão abrindo mão de um direito que poderia minorar o estrago feito.
Já que não o fazem, fica a certeza do uso indevido de substancia proibida.

O SR Sgcagone, tem o dever legal e estatutário de não minimizar o mal feito.
É ilegal no direito esportivo, no direito moral, no direito social e é contravenção penal o consumo individual.
Sendo assim, soa calhordice de 5ª categoria os comentarios que fez.
Misturando crença pessoal (nada contra) com OBRIGAÇÃO legal?
Ora faça-me o favor sr. Scagone e PEDE PRA SAIR !!!
Deixe a CBA na mão de gente decente e que tem interesse em ZELAR pelo esporte a motor.
Não tem perdão não.
Está na regra.
Trate de cumpri-la portanto.

Estou INDIGNADO, Flavio, desculpe o desabafo.

Caca
Caca
15 anos atrás

Se for finasterida, ok.

Tomo finasterida há quase 10 anos, sou cabeludo e completamente são.

Amo o pau do papai
Amo o pau do papai
15 anos atrás

Dinheiro compra tudo Gomes,mas a moral não!!!
Vai aparecer amigos para ABAFAR o caso…

Mas a MORAL desse Salustiano ACABOU ENTRE OS PILOTOS!!!

Eu não tenho grana mas ninguém olha na minha cara e fica na dúvida,sabe porque Gomes? Eu nunca ia deixar meu pai falar por mim nesse caso…Salustiano é mais um filhinho de papai que se escondeu na hora da responsabilidade!!! Apareceu o papai para defender…ele gosta!
APARECE SEU %!$&#FALA QUE VC USA DROGAS!!

Peixe
Peixe
15 anos atrás

Bom Flávio. É você mesmo que que sempre diz, que o automobilismo é uma brincadeira de gente rica.
Gente rica que tem dinehiro pra usar drogas ou comprar produtos anti queda de cabelo.
A stock deve ser tão podre quanto essas festas da alta classe.

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

Será que vamos ficar na meia verdade neste caso? Ao invés de esclarecer, a maneira como isso está sendo conduzido só vai levantar mais suspeitas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Os comentários do Scaglione são de uma ignorância ímpar. Medir punição pelo tipo de droga? Não é assim em lugar nenhum!
Se um piloto fuma um baseado, além de ter prejuízo de desempenho, tem que ser punido sim! Pois o anti-dopping existe não apenas para evitar vantagem bioquímica, mas sim para moralizar o ambiente esportivo. Isso é em qualquer esporte. Seja físico ou não, mesmo que seja xadrez que é esporte…
Ele simplesmente desconhece o mundo esportivo, só está lá pra fazer carteirinha, demorar isso, arrecadar fortunas e reclamar.