puma raro

SÃO PAULO (acho que já ouvi falar) – Segundo o blogueiro Chico Rulez, este Puma GT 1800, 1973, não é dos carros mais comuns do mundo. Seis unidades, apenas, teriam sido produzidas. Como temos muitos pumeiros aqui, vamos explicar tintim por tintim!

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Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Luciano, o SP2 tem motor 1700.
Sobre a Kombi que alguém falou aí embaixo, a de exportação para o México usava motor AP1800, e segundo a 4 Rodas tinha a frente igual à atual 1400.

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_140820.shtml

Luciano Santos
Luciano Santos
15 anos atrás

É o mesmo motor 1800 do SP2. Ja tive um (SP2) e conferi na reforma do moto. Os pistões eram enormes…

Eric
Eric
15 anos atrás

Radiadores de olhos????

Brincadeira hein….hahahaha

Roberto Torres
Roberto Torres
15 anos atrás

Abaixo seguem as impressões ao dirigir de Chapman e Emerson, após uma tocada em Interlagos. Transcritas da edição de março de 1971 da Quatro Rodas:
CHAPMAN: Antes de sair para a pista com o Puma, Chapman o examinou bem, elogiando seu estilo e acabamento. E, quando soube que o motor era Volkswagen de 1800 cc, entusiasmou-se. Logo que começou a andar, entretanto, achou muito elevado o nível de ruído interno: “Muito barulho; parece que é porque o motor fica logo atrás da gente”. Queixou-se também da posição de dirigir: “O curso nos pedais é muito longo e o volante fica alto demais.

No retão, quando o ponteiro marcou 175 km/h, Chapman achou que o velocímetro estava marcando demais. Logo depois, antes da primeira curva, experimentou os freios e gostou do resultado. Gostou também da estabilidade do Puma, mas disse ter-se decepcionado um pouco com o desempenho do carro. “A aceleração é boa, mas, comparada com os modelos europeus de estilo semelhante, acho que ele anda muito pouco. Suas linhas merecem mais”.

EMERSON: Emerson considerou muito bonitas as linhas do Puma e gostou do “toque agressivo” das rodas de magnésio aro 14. Mas disse que o acabamento geral poderia ser melhor. Quando começou a andar, criticou os pedais, muito longos e o volante muito alto. Achou muito alto também o nível de ruído interno, mas disse que num carro esportivo isso não é defeito.

Depois de fazer algumas curvas em manobras rápidas e fáceis, elogiou a estabilidade do Puma: “Firme como uma rocha”. Mas não gostou muito dos freios por achar que não são progressivos como deveriam ser.

Quando êle deu o máximo com o Puma, o ponteiro chegou a indicar 190 km/h. Mas assim como o Chapmand, Emerson também achou que o velocímetro estava marcando demais. Concluiu assim mesmo que a aceleração e a velocidade máxima do Puma podem ser consideradas boas, mas que ele deveria ser um pouco mais potente.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

Nem vou comentar.
Até hoje não aceito a idéia de que a Puma faliu.
Lembro de ter ficado perplexo com a reportagem que saiu na Quatro Rodas na época, era algo assim: “A fabrica de sonhos parou”.
Pra mim era o esportivo brasileiro que tinha visto para fazer bonito em qualquer lugar do mundo.
Uma pena

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
15 anos atrás

Conheço uma pessoa que tem um Puma GTE da década de 80 com um motor VW Boxer 1900 refrigerado a água. Creio que era o motor que equipava as Kombi do mercado americano. Claro que o carro não saiu original assim mas ficou bem interessante e chama a atenção, pois quando abrem o capô o pessoal fica sem entender nada.

Rodrigo Almeida
Rodrigo Almeida
15 anos atrás

Sim, é uma Puma Rally. Eu tenho todas as fotos desse carro que saia da fábrica com duas Solex 40, kit 1800 além de outras pimentas que poderiam ser incorporadas à qualquer puma através dos Puma Kit. Também tenho os catálogos do Kit.
A principal diferença dessa Puma eram os dois radiadores de olhos dianteiros que eram refrigerados através de uma pequena entrada de ar na fibra.
Agora sei que foram mais de 6 exportadas! No Brasil, já não posso falar nada.
Também conheço a laranja que inclusive compete em rallyes no uruguai.

morpet
morpet
15 anos atrás

Só 6? Vocês tem certeza. Eu era moleque e lembro de uma bagaça dessas na garagem do meu prédio. E o dono parecia ser um simples mortal, rsrs. Mas que o carro dava inveja, isso dava…

Thiago Pereira
Thiago Pereira
15 anos atrás

Acho que foi um Puma GT 1800 que o Emerson e o Colin Chapman testaram para a Quatro Rodas na década de 70.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Sobre a 4 Rodas, eles quase usaram esse mesmo motor no tal GT4R. Que aliás, teve 3 unidades sorteadas, e uma ficou na Puma. Só que tem um monte com diversos colecionadores. Réplicas?

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

É um Puma Rally!!!

Japoneis
Japoneis
15 anos atrás

Na materia q vc publicou da quatro rodas q o emerson e colin chapman testam carros brasileiros, tem um desses… Puma 1.800.
e diz namateria q Colin ficou surpreso ao saber q era um motor vw 1.800.
Confira o post

Roberto Fróes
Roberto Fróes
15 anos atrás

Flavio, no ultimo Blue Cloud tinha uma dessas, do presidente do Puma Clube do Rio.

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Se eu não me engano, um desses 1800 foi sorteado pela Quatro Rodas.

Carlos A. Torres
Carlos A. Torres
15 anos atrás

Mais uma histórinha de Puma “especial” com apenas poucas unidades ou que era para exportação etc etc etc etc.
Só perde para as histórias… de que meu Puma não entra água. Se não entra água não é Puma.

Eric
Eric
15 anos atrás

Conforme no site do Chico,conhecia a laranja do Paulo Lomba do RJ,que inclusive faz varios rallies de antigos pelo Brasil.
Quanto ao nome das 6 unidades…dizem que eram as Puma Rally….mas há controvérsias.