BAGUETES (4)

SÃO PAULO (cada uma…) – Essa charanga branca aí embaixo vai levar Hamilton e Kovalainen no desfile dos pilotos, domingo em Magny-Cours. Recebi release da Mercedes informando que no dia 7 de julho de 1908 a Mercedes ganhou sua primeira corrida. Um século atrás. Portanto, é motivo de festa.

Christian Lautenschlager foi o cabra que guiou a bagaça, num GP da França, mesmo, em Dieppe. Mas o carro levado a Magny-Cours não é o de Lautenschlager, e sim o que chegou em segundo lugar naquela corrida. Não me perguntem por quê.

A assessoria da Mercedes mandou também alguns dados curiosos:

– Em 1906, o GP da França foi a primeira corrida a levar o nome de “Grand Prix”.

– Essa corrida de 1908 teve 10 voltas de… 77 km cada! No total, a distância da prova foi de 769,889 km, com 48 participantes. 23 terminaram.

– Lautenschlager ganhou depois de 6h55min43s8, com a média de 111,117 km/h. Espantosa, se você quer saber. Não se esqueça que foi há 100 anos.

– Esse Mercedão tinha um motor de 4 cilindros em linha e cilindrada de… 12.824 cm3! Cada pistão devia ser do tamanho de um balde.

– A potência estimada era de 135 HP a 1.400 rpm e velocidade máxima de 160 km/h.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zuquim
Zuquim
15 anos atrás

Como diz um manezinho da ilha amigo meu, tô inticado pra saber a opinião do Comendador Ceregatti sobre o propulsor da bagaça.

MSM
MSM
15 anos atrás

Imaginem o que era pilotar esses carros. O piloto ia todo pra fora do carro, os pneus eram finos e mesmo assim os caras pisavam no acelerador direto. Legal ver a diferença na altura dos carros.
Tanto o Hamilton quanto o Kovalainen deveriam guardar esse momento que a Mercedes está proporcionando como um dos mais importantes na carreira de cada um.
Obs. Essa Mclaren prateada é muito bonita.

Fernando Marson
Fernando Marson
15 anos atrás

Então espero que o Kovalainen vá dirigindo…. o Hamilton que nem pense em bater esse carro….(!)

Ricardo Soares
Ricardo Soares
15 anos atrás

Caro Flávio,
se foi mesmo o carro do segundo lugar, então era um Benz, modelo RH, pilotado pelo francês (daí talvez a homenagem) Victor Hemery. E chegaram em terceiro também, com outro francês, René Hanriot.
Abraços.

Tony
Tony
15 anos atrás

É por essa notícia e outras que sempre quando aparece essas pesquisas de melhor piloto de todos os tempos eu dou risada.Nunca colocam pilotos antes das décadas de 50! Alguns torcedores então vão mais longe os enxergam os anos de 1984 a 1994 para dizer quem foi o melhor! Ora ora ora…Lautenschlager ganhou depois de 6h55min43s8 uma corrida, um feito espetacular! Tem muito piloto da década de 20,30 e 40 que deixariam pilotos da década de 80,90 no chinelo!

Marcel Rossi
Marcel Rossi
15 anos atrás

Lindo!! E cem anos depois, continua surpreendente!!! Imagina só dirigir dentro (dentro???) de um carro desses durante 7 horas a uma média de 111 Km/h… Fora que o circuito deveria estar mais para Regis Bittencourt (ou qualquer outra “excelente” federal) do que para Bandeirantes….

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

Taí, gostei do negócio, bem que podiam botar os caras pra correr em uns carros desse naipe, afinal sem nenhuma asinha pra segurar no chão vai ter que ter braço mesmo.

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

Olha lá, Hamilton. Não vá bater essa relíquia.

Eduardo Prado
Eduardo Prado
15 anos atrás

é o Hamilton que vai dirigir?

Tem pecas de reposicao da frente da trapizonga?

Squa
Squa
15 anos atrás

… a Honda já está de olho neste modelo para substituir seus atuais.

André
André
15 anos atrás

160 km/h com um pneuzinho daquele nao deve ser fàcil. O cara precisa de muito braço!

al unser jr.
al unser jr.
15 anos atrás

acho q a expressão deles acho que é porque terão ligar na manivela o dito cujo jajajajajajajajajaja!!!!!!!!

Tony Cazzo
Tony Cazzo
15 anos atrás

Ouvi dizer que a Honda tá com medo da “charanga”, se fizer um pega deixa o carro deles pra tráz….

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Lindo carro! Este foi um dos melhores posts dos últimos tempos!

Eric
Eric
15 anos atrás

Na época poderia ser algo próximo de 500 milhas talvez,pois se dividir os 769 km totais da prova dá 477 milhas.
O motor antigo até pela rotação de potencia máxima de 1.400 rpm,com certeza tinha um curso longuissimo,nem tanto pistões enormes(eram grandes….rsrsrs).
E o torque,era em qual rotação????600 rpm???

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Quero ver mesmo é o Hamilton dirigindo isto.

Observação para a feição animosa dos dois pilotos da McLaren!

McLaren
McLaren
15 anos atrás

12 litros de cilindrada tem o motor dos caminhões atuais Mercedes e de outrras marcas também.

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

Charanga? exagerou hein Flavio !.
charanga é essa tranqueira ao lado isso sim.
A alguns anos, ajudei a abrir um motorzão desse estilo. Cada caçarola tinha uns 30 centímetros de diametro. 6 em linha. Ainda está funcionando na destilaria de um amigo no interior de São Paulo (região de Rio Preto).
Deu um trabalho daqueles.