cavalheiros

SÃO PAULO (outros tempos) – Este vídeo aqui foi indicado pelo Dú Cardim. É do acidente entre Piquet e Patrese em Mônaco, 1985. Reparem no finalzinho, quando os dois se encontram fora de seus carros.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dú
15 anos atrás

Nossa, mandei o link para a galera, na percepção que tive, sacar a diferença, não dos tempos, pois sempre se acelerou lá, mas sim, que foi um baita pancão, flat. E não duvido se os dois fizeram festa na noite. Ninguém comentou a burrada do Nico, estampou legal, só cairam de cacete no Nélsinho. Senna narrar? Peçam o dvd para o maluco que tem gravado, está no link abaixo.

Marcelo Ramaciotti
Marcelo Ramaciotti
15 anos atrás

Achei que ia rolar mais uma luta “lango-lango”, assim como com o Salazar!

Eliseo Salazar
Eliseo Salazar
15 anos atrás

Estão falando tanto do Patrese e o acidente do Peterson, mas depois de ver repetidas vezes, cheguei à conclusão de quem forçou a barra foi o Piquet.
Ele realmente era muito afoito para ultrapassar…

marcelo costa
marcelo costa
15 anos atrás

O que eu eu li em uma revista 4 rodas da época sobre a acusação ao Patrese era que na hora da largada os primeiros pilotos que estavam parados nas primeiras filas nem tinham a primeira marcha engatada, estavam em ponto morto esperando o final do grid se alinhar, portanto aqueles que estavam no fundo estavam com os carros embalados ainda em primeira e ate segunda marcha, foi nesse momento que o diretor de prova(absurdamente) deu a largada e os carros que estavam mais atrás sairam mais embalados que os que estavam nas primeiras filas(ou seja o final do pelotão alcançou os que estavam do meio pra frente , onde estava Peterson). E para piorar no final da reta antes da chincane a pista estreitava de 20 metros de largura para 10 metros, foi aí que Patrese estava lado a lado com 2,3 carros e houve o toque que fez Peterson sair de trazeira e ir direto para o guard-rail em um angulo quase reto, bateu e explodiu de voltar a pista. Na confusão depois das batidas Brambilla era o que aparentada ser o caso mais grave, porque teve uma roda solta que bateu na sua cabeça deixando ele desacordado(a cena do rosto dele entubado na maca é horrorosa no Youtube) Peterson foi salvo do carro em chamas e sofreu queimaduras(o que não foi o motivo da morte), estava conciente e conversava com várias pessoas. Levado ao hospital teve multiplas fraturas nas pernas, inclusive um dos pés foi amputado por que tinha fraturas multi fragmentadas, e os médicos tentavam de todas as formas salvar a outra perna que estava praticamente “morta”, infelismente complicações por gordura no sangue afetou vários orgãos do corpo e isso foi o motivo de sua morte.
O estranho é que ninguém teve peito para encarar o diretor de prova por ter dado a bandeirada na afobação(a F1 nunca teve um Gomes deve ser esse o motivo…rsrs) pra mim foi isso um dos motivos da morte de Peterson…aí sobrou pra quem? Para ele…Patrese que era muito rápido e agressivo, depois das acusações Patrese nunca mais foi o mesmo nas pistas. Segue uns links sobre o acidente (pra ajudar a musiquinha é bem macrabra).
http://www.youtube.com/watch?v=MSqZk0jP6co
http://www.youtube.com/watch?v=rxkZ6wspJXc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9v7qGDsa2Wc&feature=related

Tatú
Tatú
15 anos atrás

Souza, ele corria pela Alfa-Romeo com patrocínio da grife Benetton. A Benetton no mesmo ano de 1985 passou também a patrocinar a Toleman e no final do mesmo ano comprou a equipe, sendo que em 1986 trocou os motores Hart pelos BMW. Curiosidade: A equipe Renault atual é oriunda então da extinta Toleman, e não da Renault do início dos anos 80, isso porque a montadora francesa comprou a Benetton na virada do século.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

Sobre o acidente do Peterson, que falaram mais atrás, algumas correções:

* Brambilla saiu do autódromo inconsciênte e com as maiores preocupações dos médicos por uma roda ter acertado sua cabeça. Mas seu carro não se incenciou. Há imagens dele sendo retirado de maca da pista.

Peterson realmente faleceu no dia 11 de Setembro vítima de uma embolia gordurosa que era visível em rins, pulmões e até nas veias dos olhos. Isso está registrado no livro do Sid Watkins.

* Até onde sei Patrese não foi indiciado na itália, Colin Chapman é que recebeu mais uma intimação por homicídio culposo, na qual já tinha outra com relação ao acidente de Jochen Rindt. Ricardo Patrese foi sim publicamente criticado e humilhado por seus colegas pilotos, pois já vinha arrancando reclamações a respeito da sua pilotagem muito temerária. Gente como Jody Sheckter e Emerson Fittipalidi estávam entre os mais críticos.

Caca
Caca
15 anos atrás

Cristo Santo, tenho esse review em VHS e DVD, é o Michele Alboreto quem está narrando.

Sobre o acidente, Piquet disse que a pancada foi tão forte que deslocou um muro de concreto em 1,5m.

bruno
bruno
15 anos atrás

eu acho q quem tava narrando foi a cara q rodou atras da batida dos dois, era um carro azul, n parecia o senna. ele disse no final: “but that was a problem for me because i go straight on the oil of gearbox of patrese”

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Sim, o jipe branco no final é uma Toyota Land Cruiser FJ40, que no Brasil foi batizada de Bandeirante (praticamente uma tradução livre de Land Cruiser, aliás). Na sequência de fotos daquela batida besta do Senna na entrada do túnel também aparece uma “Bandeirante”. Mônaco é o lugar mais charmoso do mundo, qual outro carro de resgate poderiam usar? Em tempo, também acho o Corolla um porre, mas o Bandeirante é demais! Bruto! Depoimento isento de um feliz proprietário de uma Bandeirante…

Eliseo Salazar
Eliseo Salazar
15 anos atrás

Quanta gentileza hein Sr. Piquet!!!

Eric
Eric
15 anos atrás

O comentário pode ser do Murray Walker,jornalista inglês expert em F-1???

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Gente fina é outra coisa!
Quanto a diferença de reação, acho que tem um pouco da amizade dos dois, da educação do Patrese (dá-se a impressão de que ele foi perguntar se estava tudo OK e talvez até desculpar-se) e do fato que era uma disputa de posições. Em se tratando de Mônaco, com aquele tipo de carro e naquela velocidade, o Piquet sabia claramente dos riscos. Deu errado, acidente “normal” de corrida, fazer o quê, brigar com um amigo? Claro que não.

Quanto ao Peterson, só um dado médico. Se o acidente ocorreu na tarde de domingo e a morte deu-se na madrugada, é muito pouco provavel que a causa tenha sido sepsis. O tempo é curto demais para que tal quadro se instale de forma fatal, mesmo considerando a tecnologia médica da época. Embolia pulmonar encaixa-se perfeitamente na situação, em especial a gordurosa, decorrente da quantidade de gordura liberada da medula dos ossos da perna, gravemente fraturados.

Souza
Souza
15 anos atrás

Esse macacão do Piquet combinado com o capacete dele é o conjunto mais bonito da Formula 1. Eu adorava a Brabham. Não me lembrava que o Patrese tinha corrido na Benetton.

krlos
krlos
15 anos atrás

O próprio Piquet comentou depois desse acidente que o susto deles foi tão grande, que quando o Patrese lhe estendeu a mão, ele a agarrou a saiu de mão dada com ele, agradecendo a Deus por estarem vivos.

Adlan Alexandre
Adlan Alexandre
15 anos atrás

Eu acho que no finalzinho do vídeo aparece uma toyota!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Foi uma panca respeitável.
A voz parece a do Senna mesmo, mas esse sotaque tá bem italianado.

Caca
Caca
15 anos atrás

Em pílulas:

1) Quem comenta é o Michele Alboreto. O review oficial de 1985 era narrado pelos pilotos. Senna narrou Portugal e Bélgica. As outras provas foram narradas por Alain Prost, Nigel Mansell, Stefan Johansson e não lembro mais quem;

2) As queimaduras não mataram Peterson em Monza. Brambilla estava MUITO mais queimado do que ele. Por azar, um fragmento de osso se soltou das pernas de Peterson e acabou dando uma complicação qq que eu não sei qual foi. Patrese foi, inclusive, processado criminalmente da Itália. Diziam que ele era muito veloz, porém inexperiente. Acusaram-no de tentar ultrapassar meio mundo afoitamente na largada, de maneira perigosa, tendo freado com tudo e causando o acidente.

Tristan
Tristan
15 anos atrás

Quem puder assista ao filme Grand Prix de Frankheimer, de 66 eu acho. Este tipo de interação entre os pilotos definitivamente foi enterrada na época da rivalidade Senna e Prost. Uma pena. A diferença da atitude de Piquet do Patrese e Salazar não foi por mudança de humor, com Patrese ele disputava posição, o Salazar era retardatário. Uma grande diferença, não acham ?

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
15 anos atrás

Respondendo à pergunta do amigo blogueiro Ricardo abaixo, o patrocínio “dourado” da Arrows era da cervejaria Warsteiner, alemã sendo que em 1979 e 80, seu companheiro era o alemão Jochem Mass. Lembro-me bem desta época que era bem legal e sortida de equipes e circuitos desafiadores.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
15 anos atrás

Não acho a voz sequer parecida com a voz do Ayrton. Este vídeo mostou a educação dos pilotos, mostrou o tempo em que se tentava ultrapassar e ainda tem uma Toyota Bandeirante no fundo!! É isso mesmo?

Artur de Faria
Artur de Faria
15 anos atrás

É o Senna comentando??

Adriano
Adriano
15 anos atrás

O Senna comentou esse Review em 1985.

O Piquet e o Patrese são amigos há tempos e foi uma cena bem diferente do Salazar que mesmo amigo do Piquet deu-lhe uns cascudos, mas também aquele acidente era mais estúpido.

Ronald - Floripa
Ronald - Floripa
15 anos atrás

Também achei que parecesse o senna falando inglês… bem parecido pelo menos.

JARP
JARP
15 anos atrás

Apesar do sotaque italiano, não parece ser o Senna comentando?

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Culparam o italiano, mas poucos se lembram que o maluco do diretor de prova deu a largada antes que todos os carros estivessem alinhados. Daí aquela loucura, que acabou gerando o acidente e a explosão da Lotus de Peterson, que estava de tanque cheio. Demoraram muito para apagar o incêndio e retirá-lo do carro.

Abraço

Mefistófeles
Mefistófeles
15 anos atrás

Ronnie Peterson não faleceu de embolia pulmonar, mas sim de septicemia, infecção generalizada oriunda das suas múltiplas fraturas nas pernas. O inquérito policial aconteceu na Italia, e a GPDA culpou Patrese pelo acidente.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

O Piquet e o Patrese se davam bem, vale a pena lembrar que até vitória de presente o Piquet deu para o Patrese
O Patrese esteve envolvido no acidente do Ronie Peterson em Monza (o Peterson veio a falecer na noite de domingo para segunda feira vitima de embolia pulmonar – o Dr. Sid Watkins em seu livro detalha bem o que aconteceu). Tenho certeza que esse acidente atrapalhou muito a carreira do Italiano, se não me engano ele pilotava uma Arrows feia pra cachoro… com um patrocinio que levava uma cor dourada.
Tempo legal…

Abraços

Ricardo

Willians
Willians
15 anos atrás

Kennedy, o acidente com o Patresi foi no GP da Itália em 1978 (Monza), onde o Ronnie Peterson faleceu em um acidente logo após a largada. Vários carros foram envolvidos. A Lotus do Ronnie pegou fogo e ele faleceu de embolia pulmonar no hospital. No acidente, o pessoal ficou muito preocupado com outro piloto (Vittorio Brambilla).

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Para quem perguntou aí embaixo, discutiu-se a culpa do Patrese no acidente da largada de Monza/1978, que causou a morte do Ronnie Peterson.
Caso é que a reta tinha a largura dupla, da antiga pista com o oval, e de repente virava metade, à esquerda. Os carros se espalhavam na largada e depois tinham que voltar para esse lado do traçado. Se não me engano o Patrese fez isso, e causou um múltiplo acidente.
Mais detalhes no GPTotal.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

o Patrese foi apontado como culpado pelo acidente que acabou matando o Ronnie Peterson, em Monza 78.
mas não ficou esclarecido se foi realmente ele ou se foi coisa de corrida.

marone
marone
15 anos atrás

haha olha bem no finalzinho, o patrese parece uma bichinha e nao larga a mao do piquet, ate o piquet tirar com força

Rafael Mello
Rafael Mello
15 anos atrás

Puxa, me espantou tambem como o pneu traseiro passou perto da camera…. Eu hein…

Mas realmente, acho que eram outros tempos… Pilotos que se relacionavam extra-pista e tinham a hombridade de se olhar nos olhos e falar o que pensavam e o que sentiam um sobre os outros…

Hoje em dia na pior das hipóteses, um piloto xinga o outro através de um “press release” e sequer olha na cara do fulano no box ao lado….

Abraços

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

Humor é algo meio incompreensivel!
Num dia, até mãozinha dada, em outro briga de marcianos.
Esse Piquet não tem jeito mesmo.
Imprevisível, sempre.

Filemon Fábio de Oli
Filemon Fábio de Oli
15 anos atrás

Belas imagens…a disputa entre os dois na pista serve como aula aos atuais pilotos de F1.

Celso Silva
Celso Silva
15 anos atrás

Eu já pensei que ia dar uma nova luta de “Power Rangers” auhauhauha, agora isso sim é ser louco, bateram a mais de 200Km/h e nem tão ai..

Cranio
Cranio
15 anos atrás

Nem precisa mencionar que o Patrese fechou o Piquet na cara dura…

Nem sei como o Piquet foi tão calminho depois da pancada…

Caio
Caio
15 anos atrás

E o ronco desses turbos? Que monstros!

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Patrese foi apontado como culpado pelo acidente que matou Ronie Peterson em 78.
Abraços

Zé Maria
Zé Maria
15 anos atrás

Os dois haviam sido companheiros de equipe na Brabham, talvez porisso a reação do Nelson tenha sido bem amistosa.
Com relação a um acidente ocorrido anteriormente, conforme comentado abaixo, houve de fato uma condenação, só não sei se levada à cabo, devido ao acontecido no GP da Itália em 1978, em Monza, quando Patrese foi acusado de ser o causador da carambola que acabou por causar o acidente que vitimou o sueco Ronnie Peterson e deixou gravemente ferido o italiano Vittorio Brambilla, também conhecido pela alcunha de “O Gorila de Monza”( o porquê do apelido vou deixar para as “bíblias” de plantão que sempre estão plugadas no Blig!!).
Zé Maria

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Legal a iniciativa do Patrese.

Cabra
Cabra
15 anos atrás

Mais cavalheiro o Patrese, que foi quem correu atrás do Piquet para ver se estava tudo bem entre eles.

Danilo Fávero
Danilo Fávero
15 anos atrás

O Piquet e o Patrese foram companheiros de equipe em 1982 e 1983, na Brabham.
Quanto ao Patrese, ele foi considerado culpado pelos demais pilotos, principalmente pelo James Hunt, no acidente que ocasionou a morte de Ronnie Peterson, em Monza, 1978, e acabou suspenso por uma prova, suspensão essa que foi cumprida em Watkins Glen.

Vitor
Vitor
15 anos atrás

Tem aquela do Piquet com o Salazar tb.. bem cavalheiros.. ehhehe

Willians
Willians
15 anos atrás

O Piquet gostava do Patrese. Mas não gostava do Salazar.

Doug
Doug
15 anos atrás

Me corrijam, se estiver errado…

Disseram eles, após o acidente…

– Vamos à Jogatina agora?

– Não…. vamos tomar uma!

– Ok…. em 10 minutos…

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
15 anos atrás

Quase que o pneu acertou o câmera e o fiscal … e o cara ficou preocupado com os pilotos …

Kennedy
Kennedy
15 anos atrás

Educação do Patrese que foi lá e perguntou se estava tudo bem com o Piquet.
Gomes, não foi o Patrese que teve a carreira marcada por um julgamento na FIA em relação a um acidente em que outro piloto perdeu a vida? Segundo ele era inocente, mas que cometou que aquilo atrapalharia sua carreira e realmente atrapalhou…