fácil?

SÃO PAULO (vai lá e faz!) – Foi o blogueiro David de Vasconcelos que mandou o vídeo acima. A reportagem de Richard Hammond, no “Top Gear”, é ótima. Ele tem a chance de guiar um F-1. Cosegue completar duas voltas e parece que ganhou um título mundial. E olha que é um cara que pilota direito.

Esse negócio é difícil pra burro…

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eric
Eric
15 anos atrás

Desculpe Mauricio Freitas…..

Ingo não fez nada na F-1 porque não tinha carro.Fez 3 GP’s.Mesmo assim chegou a largar na frente de Emerson Fittipaldi.Conhece Emerson???
Ickx,não fez quase nada na F-1???Com 100 e poucos GP’s foi:
2 vezes vice-campeão.Não é nada?
13 pole positions não é nada?
Em menos de um ano ganhou seu 1º GP!!!!!!!!!!
A propósito,concordo sobre o Kart sim,como falei em um comentário abaixo.
E não comecei com esses motores de gerador não,com 9 anos meu pai me deu um mini com motor V4.COM 9 ANOS!!!!!!!!!!!

Eduardo Baptista
Eduardo Baptista
15 anos atrás

Imagino que hoje sem o TC, o piloteco do Top Gear não completaria nem estas 2 voltas e nos pouparia de seus gritinhos…

Flavio, você bem que poderia batalhar por uma matéria semelhante p/ o Limite. Um provável fiasco seria um sucesso entre seus detratores, mas muitos de seus fãs também se deleitariam com a narrativa desta inusitada experiência.

Abraço

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Flávio,

Este é realmente um vídeo interessante. E serve de alerta para os pseudo-entendidos que ficam falando que fulano ou sicrano é braço duro e pensa que, só porque dá umas esticadas na rua e costura no trânsito, é capaz de manter essa usina de força em linha reta.
Desde que eu pilotei pela primeira vez um kart de dois tempos, eu entendo que um bom piloto de corrida é uma pessoa diferente das demais. Digo no sentido esportivo, é claro, porque pessoalmente, cada um é cada um.
Um piloto de verdade não é só alguém hábil ao volante. É acima de tudo, uma pessoa que tem muita, mas muita coragem mesmo. Os críticos de sofá não conseguem jamais imaginar o que é fazer uma curva no limite do limite com um carro potente. Tem muito neguinho aqui, que vomita pseuso sapiência automobilística e sequer dirigiu um carro de rua com motor V8 para ter uma mínima noção do que é potência. Pensa que é um formidável motorista dirigindo Uno Mille na estrada.
Um kart de dois tempos já é um tremendo cavalo chucro.
Vejam vocês que, no caso dessa matéria, ele primeiro pegou um Fórmula Renault, depois um GP2 (creio eu) e, por último um Fórmula 1 e, mesmo assim, com incrível dificuldade.
Lembro que, há muito tempo, o John Surtees, quando ainda tinha sua equipe na Fórmula 1, começou a alugar seus carros para quem quisesse andar com eles. Chegou lá um sujeito se dizendo campeão iugoslavo de uma categoria qualquer e botando banca. Nas duas ou três primeiras tentativas deixou o motor morrer. Lhe explicaram, então, que um Fórmula 1 trabalha em alta rotação e que ele precisaria acelerar mais para fazer o carro andar. O sujeito obedeceu, acelerou bastante e…o carro saiu dando pancada para um lado e outro dos boxes, até parar arrebentado.
Isso tudo serve para mostrar como tudo é relativo no mundo. Tem cara que chega na Fórmula 1 com méritos, faz uma carreira razoável, mas se não vence o campeonato os detratores se apressam em dizer que é braço duro. Enquanto isso, outros pilotos, por diversas razões, não chegam nem na metade do caminho, vão para a Stock Car e são qualificados como botas.
Só para encerrar, dois exemplos: 1) Jack Ickx não fez grandes coisas na Fórmula 1, mas é um piloto respeitadíssimo pelas vitórias em Le Mans e por ótimas participações no Paris-Dakar.
Ingo Hoffman também mal conseguiu correr na Fórmula 1 , mas todo mundo no Brasil o reconhece como um grande piloto.
Assim, quando os vários ignorantes que aqui dão pitacos, um dia forem ao autódromo assistir a uma corrida de Fórmula 1, saibam que vocês estão vendo lá, a nata do automobilismo. Pode até ter alguns que não irão muito longe, mas aqueles que lá se estabelecem pilotam muito mais do que vocês jamais sonhariam em fazer. São malucos, têm vários parafusos de menos e uma habilidade e coragem impressionantes. Quem já sentou num carro de corrida, ou pelo menos num kart de dois tempos, sabe o que estou dizendo.
E , por favor, ao menos se dignem a assistir uma corrida na pista, porque pela televisão ninguém consegue ter nem uma vaga idéia do que é corrida de carros.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Só para constar, aos que não viram o vídeo até o final: Primeiro ele vai de Fórmula Renault, depois de World Series, aquele com motorzão Nissan e boa potência.
Só por fim ele realmente pega um F1, para dar 2 voltas.

Levou um dia treinando, com equipe por trás e telemetria, para fazer duas voltas. Não foi mal, só acha que foi mal quem subestima o desafio da F1.

Patrick Vaz
Patrick Vaz
15 anos atrás

Bem que a Globo podia “passar” as voltas do Galvão Bueno e do Regi que, pelo que sei, vivem ganhando uns testes nesses trens.

clark
clark
15 anos atrás

caros amigos, acredito que qualquer um de nos se tivermos um formula 1 a disposição por uma semana , estariamos fazendo tempo desses pilotos. pilotar não é um bicho de sete cabeças. Agora quem de nos encara em fazer uma cirurgia no cerebro de alguem sem antes passar por uns bons dez anos estudanto.O piquezinho tem que mostrar resultado sim, o hammoud teve um dia e completou 2 voltas, ele (piquezinho tá a vida toda pilotando).pilotar todos pilotam, o problema e acertar um carro.Fazer um ajuste fino num kart já é dificil imagina nessa %!$&#f1). e mais o cara na formula 1 tem que ter personalidade forte e conhecimento tecnico e curiosidade.

Eric
Eric
15 anos atrás

Só acho que o degrau para quem só andou de fórmula ultimamente é muuuuuuuiiito menor do que o Hammond que só pilota carros ou turismo…..
Daí a diferença gritante….até um kartista é mais preparado…

Eric
Eric
15 anos atrás

A propósito,o Reginaldo Leme já deu uma volta em um F-1 também….só não lembro qual foi….

Cleison
Cleison
15 anos atrás

Aos aproveitadores de plantão, pelo amor de DEUS não queiram comparar um piloto que vive o tempo todo sentado num carro com um jornalista que pela vez na vida anda num F1. É muita burrice querer comparar. Piloto que erra tem que ser criticado mesmo, jogador que erra passe também. Engenheiro que erra ao desenvolver um projeto idem, pedreiro que não sabe levantar uma parede também. Então cada um na sua…

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Esse vídeo me fez lembrar de um austríaco papudo, um tal de Niki Lauda, que foi andar com um F-1 moderno e fez quase a mesma coisa que o Hammond.

É, o buraco é mais embaixo…

Cláudio F-1
Cláudio F-1
15 anos atrás

Bela matéria, é bom rever a renault na época em que o carro era mais bonito e bem mais competitivo.

Kennedy
Kennedy
15 anos atrás

Todo mundo que dirigi um formula 1 é sim um grande piloto. Agora, ter nível para ser campeão são uns 1000 kilometros mais adiante e ter que ser feitos à pé.
O Nelson, Barrichelo e Massa, sem comentar tantos outros que lá passaram, não tem e nunca terão o mesmo nível dos 3 maiores pilotos brasileiros na categoria Nelsão, Senna e Emmo, claro que cada um no seu devido tempo e circunstância. Essa turma chegou onde chegou graças ao aporte financeiro que sustentaram suas carreiras. O Massa pode até surpreender, pois está sentado no melhor carro, mas fica muito a desejar na questão “equilibrio emocional”, coisa que o Nelsinho tem demonstrado não ter . Torço imensamente por eles, Massa e Nelson, como torci pelo Barrichelo até ele se monstrar um piloto vendido. Precisamos, urgentemente, de um piloto campeão na formula 1 para dar um alento ao nosso moribundo automobilismo. Que está vivendo de duas categorias, a stock que não acrescenta nada a piloto nenhum, tanto que é lugar de pilotos em final de carreira, semi-aposentados, filhos de papai e motoristas de fim-de-semana, e a formula truck, que é uma corrida de caminhão e não tem como ideal formar piloto pois é simplesmente um show, muito bem administrado pois tem enchido os autodromos por onde passa.

Gustavo Souza
Gustavo Souza
15 anos atrás

Faltou o finalzinho do video com o carro tocando o hino da inglaterra!

Isso ae serve pra mostrar pros ze ruelas o que é dirigir um F1!
O cara em questão é o Richard Hammond, que ja dirigiu todos os supercarros do mundo, atuais e antigos, e no programa tem uma super pista de teste pra levar os carros ao maximo. Ele mesmo é dono de varios carros antigos e novos, já quase morreu pilotando um dragster foguete, e participou de uma prova de longa duraçao em silverstone a bordo de uma BMW serie 3. E mesmo com toda essa experiencia, fez feio no F1.

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Daria o dedinho da mão direita por um dia como esse cara teve (sou destro), Talvez desse a mão inteira… Se eu ganhar na Mega Sena, pilotar um F 1 será minha primeira providência – em caráter de urgência urgentíssima…

Cruz
Cruz
15 anos atrás

Alguem podia legendar a reportagem e depois postar para gente aqui…

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Me lembro de uma reportagem no SBT quando o Gugelmim corria na Indy e o reporter foi dirigir o carro do brasileiro.

Não saiu do lugar.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
15 anos atrás

Aos “chorões” de plantão repasso uma frase do Marazzi: ‘F-1 e outras categorias é adestramento e treino”. Não engrandecem por demais determinados pilotos por estarem em um local “privilegiado”.

John Locke.
John Locke.
15 anos atrás

FG,
Segura a onda…
Temos, ou melhor dizendo, você tem novos blogueiros que podem estar querendo participar mais da comunidade.
Uma palavra sua pode ter mais importância do que parece…
Sayd manda um abraço!

sergio
sergio
15 anos atrás

Comparar um apresentador de TV , que como ele mesmo diz,…”o carro mais rapido que eu dirigi foi um Bugatti…” com um cara que fez em sua vida ser piloto profissional e de competição é , ser muito míope.
E então, dentro do universo de pilotos profissionais disponiveis o baby piquet é sim, muito fraco. Para a F1 eu diria que é igual aos outros brazucas: dão mais que duas voltas, nesse negócio que é dificil pra burro, mas são apenas coadjuvantes. Eles precisam existir para que sirvam de “sparring”. Afinal como é que nós ficaríamos sabendo se o Alonso é realmente rápido, compentente? É só comparar os seus tempos com os dos “brações” que existem no grid.
Ao cágado (tartaruga) baby piquet só resta fazer cara de bad boy e beicinho.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
15 anos atrás

Flávio

Por isso que o Schumacher é o cara.

Abraços

Kimballs
Kimballs
15 anos atrás

E pensar que eu penei pra dirigir um kart com marchas..hauhauhauhua

Cleo
Cleo
15 anos atrás

esse tal de Hammond é chato, hein?
Mas já pilotou um f1: então o invejo!

luiz carlos
luiz carlos
15 anos atrás

Ah se eu tenho uma chance dessas…a F1 ia me descobrir…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
15 anos atrás

Animal…
fantástico…eu queria poder dirigir um deste ai.
Seria legal ter uns carros destes aqui no Brasil pra galera poder alugar e dar uma voltinha.
ehehee

Abraço

Marcog
15 anos atrás

Bom saber que o “Hamster” recuperou-se totalmente daquela “bagaçada” que deu de dragster.

Ao colega que disse que ele não dirige: sim, ele manda muito bem, aliás. Talvez não tão bem quanto o Clarkson, o Tiff, ou mesmo o “the Stig”, mas guia bem sim.

Gomes, na boa, teria sido mais elegante ter barrado o comentário do colega do que ter mandado uma respostas daquelas… se parar pra pensar, só o que ele queria, desde o começo, era colaborar com o espaço.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

“Celso Silva

Pilota tão bem que nem sabe virar as rodas dianteiras na mesma direção que o carro sai de traseira para não perder o controle do veiculo.. ”

Vai lá e vira, p***! Se você tiver reflexos para tanto..

Joe
Joe
15 anos atrás

Tem grande diferença entre dirigir bem e pilotar bem…Ele dirige bem… aqueles carrões do Top Gear, em linha reta, sem precisar frear no limite da curva. Provavelmente se fosse andar num kart 2T já daria pra ver ele cometer vários erros, quiçá num F1.
Na reta qualquer um anda, mas as curvas que separam os homens dos meninos. Tudo bem que ele nem conseguia sair com o carro…
Que não deve ser fácil eu tenho certeza, mas o cara não ajudou muito não. 0,5 seg entre liberar o acelerador e pisar no freio é muito tempo até no kart.
De qualquer forma, como tem cara que nasce com o toba virado pra lua.
Quantas pessoas no mundo sonham com isso e nunca chegarão perto de ter essa chance !!!

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
15 anos atrás

FG e colegas do blig,

Que carro era aquele que foi pilotado anteso do F1…um F3000 antigo?
abç a todos
Guilherme Corrêa

V.Celestino
V.Celestino
15 anos atrás

Bruno Taddei, cante:
“Tornei-me um épio na bebida…”

rafael
rafael
15 anos atrás

Só no top gear pra conseguir que um apresentador pilotasse um f1… eu adoro esse show.

E o hamster deve ter sentido muito medo!

Oswaldo
Oswaldo
15 anos atrás

Fantástico, Fantástico, Fantástico!!
quando ele fala que é “a mais gloriosa máquina do mundo” eu me arrepiei todo!!
serve exatamente para calar a boca de criticos que nunca sentaram num carro de corrida e ficam dizendo que piloto tal é ruim, fulano nao conseguiu andar num F1…
muito bom vídeo

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Sim, existem leitores legais e leitores malas. Você está entre os malas. Me cobrar porque mandou um link e eu não coloquei aqui? Jó, Jó, dai-me paciência… As pessoas estão perdendo totalmente a noção…

Rodrigo Calloni
Rodrigo Calloni
15 anos atrás

nossa, mandei esse link ano passado pra vc… e outras materias bem bacanas do Top Gear… mas acho que existem leitores e leitores .. uma pena

Dú
15 anos atrás

E o cara guia uma pá de coisa. O mais bobinho da F1 é o cara. E neguinho joga game e fala que o piloto errou!

Harry
15 anos atrás

Seria Hammon o substituto de Piquet Jr na Renault?

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

E quando eu digo que um Fórmula 1 atual é f*** de pilotar justamente por causa dos freios…

E esse ainda era com o TC, por isso ele não teve tantos problemas.

Ivan
Ivan
15 anos atrás

Caramba….e esse carro ainda tinha controle de tração.

Belair
Belair
15 anos atrás

Muito bom e serve para aplacar um monte de “pilotos” por aí que vivem deitando falação sobre quem JÁ está lá e ,segundo “eles”, não deveria estar. Engraçado é quando o eng. da telemetria informa que o “gap” entre frear e acelerar é MEIO seg. e ele cínicamente diz “massive hã “.
Engraçada tambem é a entrevista do Hamilton p/ o Clarkson; quando o Jeremy pergunta se ele vai querer um inútil como companheiro de equipe, o Hamilton de bate – pronto: que tal você ?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

se ele se preocupasse menos em ficar fazendo ceninha dentro do carro e mais concentrado no que fazia, tinha ido melhor.
Por sinal, isso é irritante nesses top gear, eles sempre tem a preocupação de ficar gritando “unbelievable” , mesmo que seja da maneira mais falsa, quando fazem qualquer coisa! Enche o saco isso!

quickbr
quickbr
15 anos atrás

Da até pra entender o Nelsinho.

Renan
Renan
15 anos atrás

É tem gente que ainda criticava o Yong….hehehehe
Cara sortudo esse viu

Dino
Dino
15 anos atrás

Os criticos de plantão deveriam fazer a mesma coisa. Quem sabe assim pensariammais antes de criticar pilotos .Pois falar é facil e olha que o cara ai ja pilotou muitos carros diferentes. Como sempre digo só critique se vc tem certezaque faria melhor.

Flavio Costa
Flavio Costa
15 anos atrás

Depois dessa, antes de julgarmos o Nelsinho, vamos dar um tempo prá ele!

Nelson Carneiro
Nelson Carneiro
15 anos atrás

Ótima matéria do Top Gear. Eu tenho várias no arquivo e essa é uma das melhores. E vai de encontro ao que o Baricello falou certa vez no programa do R.Leme: uma pessoa qualquer sequer conseguiria tirar um F1 da garagem… Incrível a ajuda da telemtria também. Em certo momento o enegenheiro diz que o apresentador estava perdendo meio segundo só porque estava freando errado, demorando pra pisar no pedal. Show!

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Vou deixar que os outros blogueiros respondam a esta besta quadrada.

bruno taddei
bruno taddei
15 anos atrás

Ô Flavio, o dia em que este carro for um F1, você poderá a começar a entender de automóveis. Afinal, o que se pode esperar de um sujeito que venera DKW’s e Ladas ?

Fabio
Fabio
15 anos atrás

EHauehau muito bom..

Ficar falando mal dos pilotos sentado no sofá é facil.. quero ver irá pilootar esses canhões com chuva e em monaco !!

Adaílton
Adaílton
15 anos atrás

Realmente uma reportagem muito legal. A quantidade de fritadas é uma tristeza. Mas a emoção deve ser algo indescritível.

Minoru
Minoru
15 anos atrás

É, realmente guiar um foguete desses não é para qualquer mortal, mas me faz sentir falta do tempo em que Tiff Needel e a Vicki B-H faziam parte da troupe do Top Gear. Agora com eles na concorrente Fifth Gear, ambos mandam melhor que o Hammond – que quase morreu dirigindo um dragster para o Top Gear… http://www.youtube.com/watch?v=YkC70iFcJ04

Celso Silva
Celso Silva
15 anos atrás

Pilota tão bem que nem sabe virar as rodas dianteiras na mesma direção que o carro sai de traseira para não perder o controle do veiculo..