FAVORITO DE JUNG | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 29 de junho de 2008 - 2:24Colunas Apex

FAVORITO DE JUNG

PORTO ALEGRE (Espanha ou Alemanha?) – Em sua coluna Apex pós-GP da França, Andre Jung conclui que Felipe Massa já fez o bastante neste ano para ser considerado favorito ao título. Massa acabou sendo tema de todas as colunas sobre F-1 desta semana. Fez por merecer, creio.

20 comentários

  1. F1 - MASTER disse:

    Se o “SE” resolvesse o BARRICA tinha 2 Títulos da F1 incontestáveis pois ele foi vice-campeão, Para quem está atribuindo a liderança do campeonato do Massa aos erros dos outros não se esqueça que o massa errou TB e foram no mímino
    10 da malásia e 08 da australia some isso e verão portanto eu vejo que estão todos empatados em cagada. mas “se” é “se”!!!

  2. Souza disse:

    Massa é mais rápido que Kimi em algumas pistas mas não em todas. Na França Kimi estava mais rápido.
    É curioso isso.

  3. Souza disse:

    O fato é que o Massa está na frente, se o Kimi está atrás e porque andou fazendo mais cagadas do que o Massa.

    Outro fato é que o Kimi nunca teve um companheiro que o desafiasse na equipe. Montoya sempre ficou atrás

    Então o Massa melhorou sim. e vai ser campeão é outra história. Mas pra quem foi desacreditado pela mídia alternativa e entendidos ele está mandando muito bem.

  4. Zé Henrique disse:

    Roder, o Massa correu a favor do Kimi nas últimas 4 corridas do ano? Quais corridas foram essas? Bélgica, Japão, China e Brasil? Porque em Spa o Kimi não deu chances à ninguém, no Japão fez uma das melhores corridas da carreira dele e venceu inconteste em Shangai. No Brasil, quem fez a melhor volta da corrida? Foi o Kimi, durante a 2ª parada do Massa. O mesmo foi feito por ele durante o GP da Malásia desse ano. Ah, no blog do Ico tem um comparativo do momento em que o Kimi tomou a liderança do brasileiro em Interlagos, procure lá. Quanto ao Massa nas 4 últimas do ano passado, vamos lá: não foi páreo ao finlandês em Spa; foi 5º ou 6º no Japão enquanto o Kimi foi 3º e quase consegue o 2º lugar no final; tomou um chocolate do Alonso na China (o 2º, já que aquela em Nurburgring foi a melhor do ano) e no Brasil perdeu mesmo. O Kimi é muito mais piloto que qualquer outro da F1 hoje. Inclusive, Alonso. Não? Por que a Renault também não ganhou os alegados 6 décimos como a Mclaren do ano passado? Simples, Michelin. E é do Kimi esse ano também. Correu a favor do Kimi foi ótima…

  5. Cristiano, o ruivo disse:

    Já que até agora ninguém falou e eu estava curioso, embora como a maioria logicamente sabia a temporada, mas não a data exata, nem o GP. Emerson foi o primeiro brasileiro a liderar o campeonato, em 1972, ao vencer o GP da Espanha, no dia 1º de maio. E foi sua segunda vitória na carreira.

  6. Gilberto Hingel disse:

    Bom, pelo menos lendo nos comentários percebi que não vi sozinho as últimas duas corridas.

    Massinha campeão só com muita, mas MUITA sorte…

    Nas duas últimas o Massinha tava tomando um vareio do companheiro de equipe até que este foi abalroado em uma e explodido na outra.

    Ponto final.

  7. Roberto Brandão disse:

    Boa coluna, André.
    Preciso de mais confirmação. Na minha opinião, Raikkonen ainda é o favorito.
    Mas o Felipe melhorou sua maneira de guiar, apesar de cometer erros infantis, especialmente para quem dirige uma Ferrari.
    E há sempre o Hamilton, que ficou devendo o título aos ingleses.
    Se Massa for campeão, será o 9º título brasileiro, contra 12 dos britânicos (incluídos os 5 escoceses). Ficaríamos mais perto e não somos europeus.

  8. Marcel disse:

    O Massa tá mandando bem. Mas, não sei, ainda acho que o Kimi papa essa…

  9. disse:

    Deixar de torcer pro Massa por causa do Galvão Bueno é coisa de Zé Mané….
    O AJ mandou bem. Excelente análise.
    Outra coisa: se o Kimi é ou não é melhor do que o Massa, tampouco me interessa. O que eu quero é que o Massa seja campeão. Isso será muito importante para o futuro do automobilismo brasileiro.
    E que não me venham com essa babaquice de ufanismo…Èta povinho bobo…..

  10. Christian S disse:

    Concordo com o André menos em uma coisa, que já li em muitos outros lugares támbém: o Massa entregou a prova do final do campeonato no Brasil ano passado. Isto não é real. Ao menos não é 100% real e explico porque.

    Durante toda a prova o Kimi nem sequer tentou passar o Massa, ele sabia que o Massa cederia a ponta. Ou seja não houve um duelo e ele não tinha razões para atacar. Assim esta “entrega” talvez pudesse ter sido um duelo e neste caso apostaria minhas fichas no Kimi que estava em ótima fase tanto técnica quanto de sorte.

  11. Marcelo Costa disse:

    Massa no momento é um dos favoritos, sorte a parte teve seus méritos, mas lembrando que Kimi foi superior ao brasileiro nas duas últimas corridas enquanto esteve na pista e esta na luta direta pelo título…Kimi ainda é melhor que Massa em corrida! Quanto a Hamilton que passa uma péssima fase pode reagir ja na Inglaterra, pelo menos os carros Mclarens vem muito forte nessa corrida, resta saber se Hamilton não vai “aprontar” de novo(o risco é grande de acontecer), para ele é tudo ou nada a cada corrida daqui pra frente! Kubica que é o piloto que menos errou durante o ano vejo “brigando” apenas pelo terceiro lugar no mundial de pilotos por falta de equipamento! Quanto ao Kovalainen que fez uma bela corrida na França, daqui pra frente so resta as “migalhas” e terá que dar passagem ao Lewis a cada corrida(vitórias para Kova esse ano acho difícil). Depois reclamam so da Ferrari na era Schumacher! Hoje os brasileiros vivem “chorando” dizendo que Kimi é favorecido, quero ver quando um brasileiro for correr na Mclaren com Hamilton ao lado. Vão é ter muita saudade da era Massa/Kimi/Ferrari isso sim.

    Abraços…

  12. ronan disse:

    Pelo que já mostrou…? Acho que ainda tá equilibrado demais e há corridas para todos brilharem. Por mais que os erros diminuíram, sempre dá aquela espectativa de acontecer algo…. Forza Filipe!!

  13. drews disse:

    O efeito Galvão tem me feito torcer contra o Massa. Mas tenho que reconhecer que ele tem melhorado muito, tem sido constante, e merece esse lugar na classificação.

  14. Tuta disse:

    Ah, sobre coisas caindo no colo, o que houve com o dito que acompanhava o Schumacher, que “A sorte ajuda os bons”????
    Schumi também teve muita sorte, convenhamos.

  15. Tuta disse:

    O AJ (iniciais de campeão) é outro que não podia andar solto por aí. Além de baita músico, mora na estrebaria da F1 e sabe todas da cocheira. Já tô desconfiando que ele e o Bernie tem sociedade em alguma coisa aí…

  16. Umarapidinha disse:

    SE Megasena fosse fácil, eu hoje seria milionário. “SE” existe só para lamentar.

    Problema o de Kimi e Hamilton…se em provas boas para eles, os mesmos dão vacilo ou azar.

    Qualquer que seja a situação dos adversários, Massa está sempre lá, próximo e pronto para assumir seus pontos.

  17. Rodrigo Santos disse:

    Concordo com o Alexandre, apesar de que sorte também é um fator na carreira de um piloto :-P

    A imprensa brasileira está que não se segura. Estão fazendo um auê em cima do cara. Realmente espero que ele esteja muito concentrado e não deixe isso afetar o modo como vem pilotando, que realmente melhorou muito. E claro, ele tem que começar a andar mais que o raikkonen NA CORRIDA, e não só nas classificações.

  18. Alexandre disse:

    Realmente o Felipe melhorou, mas a verdade é que só está na ponta da tabela por conta das 02 provas horríveis de Kimi e Hamilton (o primeiro em Mônaco e Canadá, e o segundo, no Canadá e na França).

    Não fosse isso, teríamos visto Kimi provavelmente vencer no Canadá e chegar em 05º em Mônaco. Não nos esqueçamos que na França, Felipe não venceu por méritos e sim porque o equipamento do seu companheiro falhou. Portanto, a é certo que Massa stá no páreo, mas a liderança é um tanto circunstancial, façamos as contas:

    Não fosse tais particularidades, teríamos:

    RAIKKONEN – 55 (10 do Canadá + 02 da França)

    MASSA – 45 ( – 1 do Canadá, porque seria 06º e não 05º e – 2 da França, porque era o segundo e não o primeiro).

    Por questão de lógica, não devemos contar os pontos de Kimi em Mõnaco, eis que ele ERROU grosseiramente, idem para o Massa na Malásia.

    Em suma, Massa está bem, mas se fosse para apostar, diria que o Kimi, com todo o azar que teve, “está somente 05 pontos atrás do líder”.

    Portanto, não sejamos ufanistas e fantasiosos.

    saudações

  19. Pedro Jungbluth disse:

    É uma grande verdade: Massa não tem errado e é constante.
    Ele nunca fez isso durante uma temporada inteira, até parece que desde aquela rodada boba na Malásia (e a desculpa mais boba ainda) alguma coisa aconteceu.

    Ainda espero para ver, mas dessa vez mais ansioso.

  20. Belair disse:

    Tomara que continue sendo o tema pelos mesmos motivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>