FÓRMULA 2?
SÃO PAULO (Alemanha ou Turquia?) – Nas decisões do Conselho Mundial anunciadas hoje, me chamaram a atenção, também, a taxa de inscrição para as equipes que vão correr em 2009 (309 mil euros, um aumento de 3% em relação a 2008, segundo a FIA) e a criação de uma nova categoria já no ano que vem.
Está lá, literalmente: “A FIA vai convidar candidatos para uma nova categoria pré-Fórmula 1. Este campeonato, que será chamado de Fórmula 2, será lançado em 2009 e usado como plataforma de baixo custo para desenvolver talentos emergentes para a Fórmula 1. Espera-se que possa ser disputado com um orçamento anual de 200 mil euros por carro”.
Não há detalhes sobre chassis, motores, pneus, pistas, nada. E nenhuma menção à GP2.
Tudo muito esquisito. Aí tem. E tem a ver com as recentes brigas entre Mosley e Ecclestone.
gostaria de aproveitar o assunto e sabendo que ja passou um tempão! mas queria perguntar quando mais ou menos é o custo por ano das categorias de base ex gp2, f3 euro, inglesa,espanhola… world series?? aguardo resposta, e acredito que aqui conseguirei tirar essa minha duvida! obrigado.
Essa briga imbecil dos dois chefes, vai acabar com a boa GP2, que é uma categoria competitiva e que está ano após ano revelando bons pilotos para a F1.
Até para mentir é preciso ter algum talento…
Lançar um campeonato para 2009? Supondo que o campeonato começaria em maio (Olha como eu sou bonzinho), restariam 10 meses para elaborar calendário (Seria uma categoria satélite da F-1?), fórmula de disputa (Corridas simples? baterias duplas em cada final de semana? Com inversão de grid?), regulamento técnico e desportivo, etc.
Após tudo isso, seria necessário colocar no plano prático todas as elaborações acima mencionadas: Fechar contratos com os organizadores das corridas, buscar patrocinadores, buscar equipes dispostas a participar do certame. Hummm… sei.
Há de se especificar os carros que participarão dessa categoria (Qual será o tamanho do carro? E do motor? Será permitida ajuda eletrônica? Os pneus serão lisos? De qual tamanho?). Após definir isso será necessário desenhar, testar e homologar os carros.
Então Sr. Max Mosley, pega esses 200 mil euros e enfia no meio do seu bolso. Porque com esse dinheiro você não corre nem de Fiat Uno.
Fórmula 2, mais um produto da Mosleyshop.
Quando foram fazer a GP2, que era uma reforma na F3000, primeiro a idéia era chamar de F2.
Se nem a F-3 tem apoio, o que dizer de uma pretensa F-2, criada meramente para peitar o poder econômico de Bernie e Briatore?
Lamentável, assim como os aumentos nos valores de Superlicença e Taxa de inscrição das escuderias.
Enfim, mais um capítulo da briga entre FIA e FOM.
Forte abraço!
Esses caras são engraçados. Acabaram com a F2 e colocaram a F3000. Depois veio a GP2.
Agora vem outra vez a F2…
Acho que dá alemanha… os turcos tem 13 jogadores disponíveis, sendo que 3 são goleiros… ( bom se o Zagallo fosse o técnico, ele ia achar que dava… 13 jogadores…)
isto é briga de comadres. Não dar em nada ! A F3 já está a mingua no mundo todo.
Paralelo : Gomes, niguém ainda fez um comentária da foto com balaclava?
200 mil euros ? Quer dizer que com 5 milhões de euros o cara pode fazer um campeonato só para ele e se tornar campeão mundial ?
Se for assim já, já , teremos um Negrão/Medley campeão do mundo ….
Posso estar enganado , mas com 200 mil euros/ano o cara não corre nem no ingles de f3 …
Com certeza uma grana destas é menor do que a VW gastou pra fazer 1 unica prova do sertões…
Nos anos 70 (72, 73, por aí) houveram algumas corridas do que se chamava na época de Fórmula 2. Aconteceram até em Interlagos e haviam pilotos da F-1 de então que participavam dessas corridas. Alguém se lembra ou tem mais detalhes?
Beleza, esqueci de ler aí encima. 1,5 milhão.
Gomes. Você sabe qual é o custo da GP2 atualmente?
Já vi esta história antes…. (Indy/IRL)….
Tem muita coisa por trás disto tudo!
Flavio,parabens,aqui esta tudo mais CLEAN,rapido etc…etc.Quanto a F2,desde que nao seja MONO NADA,sou plenamente a favor e torco para ver briga de motores,chassis e tudo aquilo que fez da F2 ,antiga ,a maravilha que era,muito mais competitiva que a F1 de agora e de entao.Forte abraco DADO ANDRADE.
PS. O precinho esta campeao!!!!!Tchau Stock,GT3 e os cambau.
Flávio, vale a pena ler a matéria do Pitpass a respeito, lembrando uma declaração do Bernie no comecinho do ano:
http://www.pitpass.com/fes_php/pitpass_news_item.php?fes_art_id=35224
Sinceramente, a cisão entre FOM e FIA está mais perto do que muitos de nós pensa.
A idéia de realizar um campeonato de automibilismo na estrutura da F1 com custos relativamente baixos e igualdade tecnica para pilotos jovem é muito boa.
Porém, sinceramente não acredito que saia do papel, pois, acho que é apenas fumaça do tio MAX, contra o tio BERNE.
Acredito que até o final do ano o tio BERNE consegue sufocar esta idéia e manter sua GP2 como a categoria de acesso a F1
Alemanha ou Turquia??
Com certeza Alemanha!!! (e tomara que os turcos não repitam o incidente de 2005)
Deve ser mesmo um chute na canela do Bernie Ecclestone que o “xará” Mosley resolveu dar.
Resta saber o que vai doer mais, o pé ou a canela…
capaz até da F3 ter um orçamento anual maior.
e na boa, essa com certeza é parte da briga Max x Bernie.
e outra coisa, GP2 é uma categoria consolidada, ainda mais agora com a “Asia Series”, a FIA vai é dar um belo tiro no pé se fizer essa F2, ainda mais com esse orçamento.
Em categorias de acesso à F1, gosto da idéia de equipamentos iguais e nivelados. Deixa o destaque para os pilotos. Só não concordo com isso nas categorias de ponta, ali deve ser tudo de ponta, tecnologia, pilotos, pistas, etc.
Também não entendo a criação de outra categoria… será que já estão pensando em levar isso adiante na F1 também?? Para fugir da FIA???
Formula 2 era categoria cara e perigosa, chegava a usar os mesmos carros da Formula 1…
É, se fosse para ter um diferencial, valeria a pena… mas cheira à velha história do dividir para acabar… e aí vão as duas para o buraco…
Estranho…
E por aqui choramos com a decadência de nossas corridas de fórmula.
Parabéns ao novo Blog, eu que acompanho desde aquele Dezembro de 2005 com o fim das Kombis a ar. Lembram? Abraço!!!
me parece ser uma péssima idéia, eh capaz de acontecer algo parecido com o o q aconteceu com a formula indy quando houve a divisão. As duas categorias ficam fracas e depoies de anos tem que se juntar pra ficar forte.
Deveria ser mantida apenas a gp2 e pronto
Primeiro a super-licença (tem hífen?), agora a taxa de inscrições das equipes. Essa sede arrecadatória da FIA vem da onde? Tiveram aula com o nosso governo? hehehe
Tirariam a GP2 dos fds de F1? Palhaçada…
Da GP2na F1 temos Lewis, Rosberg, Kovalainen, Nelsinho, Glock…
Ta bom assim ja…
Concordo com o amigo Vantoil,
muito melhor uma categoria com 30 carros do que uma de 15 ou 20, que seja.
Categorias de acesso já temos muitas.
Não entendo o que se passa na cabeça do Max e do Bernie, eles acabaram com várias categorias do automobilismo em que eles não ganhavam um mísero tostão. Ambos deram dinheiro para o Tony George romper com a Cart, o que acabou com a verdadeira F-Indy, hoje tentem se levantar com carros horríveis, antiqüados e pilotos com pouco talento. De alguma forma tentam acabar com a DTM, primeiro criando o ITC e agora a WTCC. Acabaram com as provas de Endurance (onde corriam os McLaren F1 com o brasileiro Sala) e criarem a sem visibilidade FIA GT. Agora querem acaber com a GP2!? A F-3000 era sofrível! os próximos passos serão acabar com a LMS e ALMS, a Narcar e a MotoGP. A Stock…, não, eles não teriam esse trabalho!
Politica na certa.
Abraço,
“Campanha Margem 0 na Esquerda.
Isso tem que ter fim!”
Logo logo um dos 2 (Mosley e Bernie) cai. E essa queda de braço pode causar vários problemas enquanto não terminar.
Observem a quantidade de ações “antipáticas” da FIA ultimamente. 1) Aumento do valor da superlicença.
2) Aumento no valor da taxa de inscrição.
3) Essa F2.
Gostei do novo formato do blog.
Sobre a nova F2, o nome é ótimo, mas com a A1GP com carros novos (Ferrari), a GP2 também de carros novos esse ano, é um desperdício de dinheiro o que querem fazer… mas fácil seria, apenas a mudança de nome, se não existisse essa guerra agora declarada do Mosley x Ecclestone.
Apesar de gostar da antiga F2 acho que uma nova categoria não é uma boa idéia (lógico que tem muito mais de política do que outra coisa nessa história).
A F2 era legal pois existiam várias fabricantes de chassi, pneu, motor, etc… Os carros eram diferentes. Dúvido que essa categoria será assim , vai ser outra monomarca.
Vai dividir a atenção com a GP2, não acho isso uma boa idéia. Não acho legal duas categorias com 15 carros, prefiro uma com 30…
É para desbancar a GP2. Lá os carros custam 1,5 milhão!!! Vai ser difícil alguém atender com esse orçamento. a F-BMW, quem sabe? Mas chamar aqules Karts com asas de F-2 seria demais…