JÁ IA ME ESQUECENDO…

RIO DE JANEIRO (ainda) – Hoje foi dia de coluna Warm Up, sobre o momento de Felipe Massa e, principalmente, sobre suas declarações depois da vitória em Magny-Cours.

Como sempre, leiam lá, comentem aqui!

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alejjandro
Alejjandro
15 anos atrás

Flávio, o último vice não foi com o Pé-de-Chinelo (em 2002, acho)?

Abraço!

REPOSTA DO FG

Sim, mas o comentário se refere aos três grandes, Emerson, Nelson e Ayrton.

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

Realmente o Massa vem fazendo uma campanha consitente, depois das burradas iniciais. Confesso que não torço por ele, até porque ele tem um comportamento diferente quando está sob os holofotes da plim-plim e de quando está fora do ar. Confesso que só consigo ver os dentes dele nas entrevistas da Globo, pois pessoalmente é uma antipatia só. Por duas oportunidades, quando do desafio das estrelas aqui em Fpolis/SC, tirar uma foto ao seu lado parece que ele está lhe fazendo o maior sacrifício. Consegui as fotos, mas ele está sempre com uma cara de quem comeu e não gostou. Forza Kimi. Abraços

edu pereira
edu pereira
15 anos atrás

escraver”prá você” é extremamente impossível… da mesma forma que você não consegue colocar “sites” eu também não consigo estabelecer um diálogo contigo. No seu blog eu não tenho a “manha” de converasr com vc………….
FG…sou seu fã…tenho acompanhado suas matérias desde o começo do site….
não sou blogueiro habitual (no bom sentido, pois acesso o site todos os dias) mas preciso conhecer o sistema de adeSão.
Caso não seja possívellllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

Abraço..

edu pereira
edu pereira
15 anos atrás

Massinha manda muito… Bela pessoa, grande esportista e fundamentalmente humilde ao ponto de absorver as diificuldades que estão por vir. Titonio ensinou muito disso “prele”(ou para ele) quuando passou por dificuldades que não deveria. enfim………..
Vamos esperar..
Abs

Alexandre G.
Alexandre G.
15 anos atrás

Realmente o Felipe melhorou, mas a verdade é que só está na ponta da tabela por conta das 02 provas horríveis de Kimi e Hamilton (o primeiro em Mônaco e Canadá, e o segundo, no Canadá e na França).

Não fosse isso, teríamos visto Kimi provavelmente vencer no Canadá e chegar em 05º em Mônaco. Não nos esqueçamos que na França, Felipe não venceu por méritos e sim porque o equipamento do seu companheiro falhou. Portanto, a é certo que Massa stá no páreo, mas a liderança é um tanto circunstancial, façamos as contas:

Não fosse tais particularidades, teríamos:

RAIKKONEN – 55 (10 do Canadá + 02 da França)

MASSA – 45 ( – 1 do Canadá, porque seria 06º e não 05º e – 2 da França, porque era o segundo e não o primeiro).

Por questão de lógica, não devemos contar os pontos de Kimi em Mõnaco, eis que ele ERROU grosseiramente, idem para o Massa na Malásia.

Em suma, Massa está bem, mas se fosse para apostar, diria que o Kimi, com todo o azar que teve, “está somente 05 pontos atrás do líder”.

Portanto, não sejamos ufanistas e fantasiosos.

saudações

Edson
Edson
15 anos atrás

Discordo da opinião do Marcel (post acima)…
É verdade que cantar “poeira” enquanto se tenta uma pole pode ser tão perigoso quanto examinar um oráculo grego: ou o cara deixa todo mundo pra trás; ou vai passear na brita, inundado na própria poeira… Agora, quanto à referência aos gênios – ao brasileiro e ao alemão – Felipe se saiu foi muito bem verbalmente. Há que se ter sensibilidade pra compreender um sentido figurado, às vezes. Ou alguém duvida que Senna era imbatível na pole e Schumi nas corridas, e que juntar essas duas competências seria algo fabuloso?

Zé
15 anos atrás

É isso aí. Se o cara vai bem, elogia; se o cara vai mal, critica. É assim que mídia funciona. Vejam na Inglaterra, a mídia tá metendo o pau no Hamilton. Se ele for bem em Silverstone, vai ser uma nova lua de mel.
O que acho que é pura babaquice é alguns acharem que torcer para o piloto brasileiro é ufanismo. Provavelmente, alguns nem sabem o significado do vocábulo. Na verdade, todas as torcidas torcem por pilotos de sua nacionalidade, basta ver as bandeiras dos países com os nomes dos pilotos escritos. Já pensou se aparecesse uma bandeira brasileira com o nome “felipe massa” escrito na faixa branca do “ordem e progresso” ?
Acho, enfim, que a torcida tem que aproveitar o bom momento do Massa, e torcer bastante, pois a diferença entre os pilotos é mínima, e de repente tudo pode mudar.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Ainda é cedo pra botar o cara tão alto. Umas duas corridas ruins e já era, fica pra trás na luta pelo título. Acho que ele ter alcançado o posto de titular na Ferrari e ter vencido alguns GPs já é mais do que suficiente para o talento que tem. Claro, se vencer o campeonato, vai ser muito bom pra todos nós que acordamos domingo de manhã, passamos madrugadas acordados e etc. Mas seria a primeira vez que o Brasil teria um campeão do mundo que não é uma unanimidade. Fittipaldi, Piquet e Senna eram unanimidades internacionais, os campeonatos deles vieram como “simples” reflexo do talento nato que tinham. Massa seria um campeão diferente, nesse sentido.

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

Mantenho minha torcida crítica.
Como está aproveitando o bom momento, tem mais é que ficar na dele, pois, até agora, ainda não ganhou nada.
Foi extremamente simpático ao inserir o Emerson na entrevista, visto que, a anta que perguntou deve entender de automobilismo o mesmo tanto que o pachecão – aquele…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Repito o que já disse: Não solto fogos, sua reverencia é obrigação, apenas.
Ainda bem que teve a decencia de se colocar em seu verdadeiro lugar: Apenas lidera, mas ainda não ganhou nada.
E mesmo ganhando, ainda estará em posição abaixo dos nossos Tres Grandes, pois cada um deles ganhou mais de uma vez, portato… Questão de educação e obrigação, ainda é pequenino, mesmo.
mas é bom avisar a RG disso. Os dois dias seguintes foram uma lavagem cerebral em todos os telejornais, Massa isso, Massa aquilo.
Cobertura tendenciosa e ufanista. Já começaram a endeusar o cara, e isso enche, causa até antipatia.

jose
jose
15 anos atrás

Que legal,humildade não faz mal a ninguem nem parece com aquele outro piloto brasileiro,aquele que era para ser um novo Senna lembram?aquele que foi injustiçado na Ferrari,aquele que dizia ser melhor que o schumaquer,melhor que qualquer um,fez da arrogância sorridente seu cartão de visitas e depois de 557.000 corridas não mostou a que veio ainda.Lembram dele?Parabens Felipe sempre o critiquei e estou sendo obrigado a calar a boca diante das tuas ultimas atuações.Quanto as declarações concordo com o FG,voce foi grande.

Zalex
Zalex
15 anos atrás

Massa foi sábio na resposta, primeiro por ter lembrado do Emerson, segundo por ter se colocado realmente no seu lugar, até por que não ganhou nada até agora, são 8 vitórias, que é muito mas ainda é menos que o Rubinho.
Mas com certeza o vento está soprando a seu favor, e ele tem que tirar proveito da vantagem da Ferrari, pois se a McLaren faz um carro melhor, só vai dar o Hamilton.

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
15 anos atrás

Aliandro eu concordo com você. Mas você há de concordar que há muito tempo não temos um piloto com chances reais. Acho que o enfoque do FG é o mesmo que Reginaldo Leme deu: o cara está amadurecendo. E isto é encorajador sim, e merece nossa torcida. Conquistar 80% dos pontos possíveis em 6 corridas é, em meu entender, fruto de trabalho de equipe e concentração, não apenas de sorte.

abraços a todos

Ivo Mamede - O mais novo piloto de kart do Ceará
Ivo Mamede - O mais novo piloto de kart do Ceará
15 anos atrás

Caros colegas

Comecei a correr o cearense de kart em 02/2008 e como quase todos estreantes cometo erros e mais erros e sempre via o Nelsinho Piquet cometendo os mesmos erros q eu. Então pensava: como pode esse cara q começou a correr dentro do saco do Piquet pai, tem muito mais experiência do q eu e nós cometemos os mesmo erros, foi então q eu li a entrevista do Ricardo Rosset no grande prêmio e passei a entender melhor a situação do Piquet filho, a minha e a do Rosset. O que isso tem com o Massa ?? a questão é q eu e muitos fazíamos as mesmas críticas ao Massa principalmente quando ele rodou 3 vezes em uma mesma corrida em Silvertone ( não me lembro o ano, só sei q era de Sauber). Acho q estamos vivenciando a evolução de um atleta e isso é o maior barato. Espero q aconteça o mesmo com o Piquet filho e comigo, pq eu to precisando!!! abraços!!!!

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Massa, o cara parece outro cara.
Tá tão focado que com uma alfinetada tu fura os dois olhos!
Seria osmose com o Iceman?
E o Kimi? Deve estar a-man-do a situação.

Sobre o BloGomes, sou miopo-semicegueto e tô conseguindo ler com facilidade. Esse tonzinho de fundo é o canal. Valeu Goma.

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Humildade e canja de galinha nunca fez mal a ninguém. A minha torcida é para que o Massa nos de muitas alegrias, num esporte que gosto de assistir e nada melhor do que ter alguém para se torcer e que seja um vencedor. A atitude madura que o Felipe Massa vem demonstrando ter o credencia mais ainda para o título deste ano.

pedro
pedro
15 anos atrás

Ainda sobre a Casa Nova,

Depois de ler um texto como Copacabana [onde o “resumo” de minha insignificante opinião está em oitenta (e vai aumentar)comentários unânimes], e de dar muitas gargalhadas politicamente incorretas com o post PEDALA, o que há para comentar acerca da coluna, e da declaração de Massa?
A não ser, tão somente, que tudo isto ficou ‘tão pequenininho’, como diria o próprio Massa.

Mas, depois destas leituras, o que verdadeiramente quero lamentar aqui na nova casa, é a temporária (creio) falta de possibilidade de você poder responder aos comentários, tendo nos privado desta interação, mesmo nas respostas monossilábicas, que nos mantém acesa a certeza de seu interesse pelas opiniões e sugestões, da importância que você dá aqueles que te acompanham e te admiram, enfim do seu valor como pessoa, e o que transformou este espaço no que ele é. (está fazendo falta)

abraço sincero, …………….

Marcel
Marcel
15 anos atrás

É, ele realmente mandou bem.

Mas já anda falando que “se for senna nos treinos, schumacher nas corridas não perde nunca mais”, que foi cantando “poeiraaaaaaaaaaa na pole do bahrein” e que usa a mesma cueca em todos os GPs…

Dú
15 anos atrás

Domingo lá no Paddock, aplaudimos o Massa .
E veio na memória a história dele sentado no kart, sua trajetória, e a imagem do Titônio.
O Felipe chegou lá.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Falando nas raras manifestações de reverência e humildade a ídolos do passado na F1, me lembrei de uma cena histórica, ocorrida no pódio de Interlagos em 1993, que pra mim é o melhor exemplo de uma dessas cenas raras. Ao ser cumprimentado por Fangio, Senna desceu do pódio e abraçou o pentacampeão, numa clara demonstração de carinho, admiração, respeito e reverência.

Quanto ao Massa, a coluna resumiu bem o meu pensamento em relação ao mesmo e sua transformação ao longo da temporada. Só acrescentaria o fato de que ele conseguiu encontrar essa constância e regularidade sem deixar de lado a velocidade e o arrojo que lhe são característicos.

Roberto Rigo
Roberto Rigo
15 anos atrás

Sim, Gomes….desde de 2006 venho criticando o Massa em minhas rodinhas de conversa sobre F1 quanto a consistência e cuidado com o equipamento… de fato, hoje estou deveras surpreso com a paciência que o Massa vem apresentando a partir da terceira corrida …entretanto, sobretudo, porventura e todavia, ainda torcendo por um êxito real dele (que seria o campeonato) vou aguardar um pouquinho mais pra me render de fato…. não que esteja o azarando ou colocando em cheque sua habilidade, mas, há pouco tempo, assisti um filme sobre um “gênio inglês” que em meio a tantos louvores e lançamento de autobiografia sucumbiu de forma inclassificável ao final do tal enredo…
Ainda assim, gostaria de vê-lo campeão, visto que o cara que admiro realmente não tem um equipamento que lhe permita estar entre os candidatos ao título esse ano.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Me dá um certo medo o que ando lendo por aí. Dos textos que leio (seleciono o que vou ler; não leio qualquer coisa, leio textos dos jornalistas melhores, entre eles, os do Flavio), nenhum deles prega Felipe Massa como o novo messias brasileiro da F-1. Mas acabam colocando o piloto em uma posição que ele não tem ainda, justamente por ainda não ter consumado estas qualidades todas com o título.

É fato que ele está na liderança do mundial, é fato que ele está tendo uma postura muito boa em relação ao seu momento. Mas é fato, também, que ele ainda tem que derrotar Raikkonen e Hamilton. Aí sim.

Portanto, vamos devagar. O campeonato não acabou.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
15 anos atrás

Não tenho mta simpatia pelo Massa por um acontecido qdo ele ainda tava na Sauber. Eu ganhei um ingresso daqueles vips que a rapaziada endinheirada (que em sua ENORME maioria nem sabe o que tá fazendo/acontecendo lá) carrega no peito. Comida e bebida à vontade, mas isso não me importava. Importava-me o fato de que desde os 8 anos de idade eu acompanho a F1, com boné do Nacional e bandeira do Brasil na mão. Fotos do Ayrton estão por todo lado no meu quarto até hoje. Recorte de jornal, revista, card, figurinha, miniatura, etc. Isso só pra dar a medida do que significava aquele dia pra mim. Camisa do “S” do Senna e vamos nós pros boxes! Barrichello pacientemente deu autógrafos, tirou fotos e o bando de mané rico foi-se. Montoya me atendeu com paciência, tolerou meu inglês sofrível e elogiou minha camiseta reverenciando Senna. Falei demoradamente com Bernoldi que reclamou da Arrows o tempo todo. Chorei qdo cheguei perto da pit wall. Eu deveria ter uns 22 ou 23 anos… aos 8 imaginava como seria estar lá. Eis que o dia chegou e após um aceno do Schumi, atenção do Barrichello, Montoya, Coulthard, Frank Williams, aparece Massa que ao ver os “fãs”… vira as costas e some. Sem um tchauzinho, sem um autógrafo, uma foto, nada. Engraçado qdo, anos depois, ouço-o dizendo que Senna recusou um autógrafo a ele. Parece que não aprendeu com o erro dos outros. Ganhou naquele dia uma meia dúzia de antipatias que no fim das contas não faz diferença alguma nem pra ele, nem pra mim.

Mas, como diz meu pai, já que alguém tem que ganhar, que seja um brasileiro. (desde que não seja o curintia)