nas asas

SÃO PAULO (arco-íris) – Ontem um blogueiro fez a observação de que as pinturas dos aviões antigamente eram todas muito parecidas. Nem tanto. Pelo menos no que diz respeito à Transbrasil, embora estes dois aí embaixo, um 727-100 (corrigido!) e um Bandeirante, não sejam assim tão de antigamente…

A série “Nas asas”, sempre é bom lembrar, é de fotos selecionadas e enviadas a mim pelo Alfredo Gehre. E serve para a blogaiada matar a saudade de céus e aviões de outros tempos…


Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Helvecio
Helvecio
15 anos atrás

Não Zé Maria, não sou o Helvécio da TAM, não.
Curiosamente, meu nome não é incomum em mineiros que já passaram dos 35 anos.

Franklin
Franklin
15 anos atrás

so esqueceram do B737-200 lá no fundo da primeira foto. esse era conhecido como breguinha, ele tinha os mesmos motores do 727-200(J/T-8) e mesmo hoje em dia, a FAB possui um desse, bem novinho mas que não serviu para o Lula pois necessitava de uma aeronave inter continental, com autonomia de vôo maior q o 737 oferecia. a pintura do 727 é irada mas custa muito mais no bolso da empresa. quanto mais tinta, mais peso também, mais peso é = a mais combustível e assim vai. pintura inteligente realmente é a da American airline e a que a varig esta usando no 737 que aparece na foto, não é tão bonita mas é mais economica. eu trabalho com os 727-200 em uma empresa cargueira, se o Flavio deixar, eu vou mandar umas fotos legais para a galera matar a saudade, são avioes da antiga alguns de 1970 e que estao operando ate hoje levando ate 26 toneladas de carga. Gostei do NAS ASAS . Forte abraço

vitão
vitão
15 anos atrás

corrigindo : o da TB é o Cipriani, o do BRADESCO é o Cipriano.

vitão
vitão
15 anos atrás

sem contar que o advogado do Cipriano é conhecido como “primeiro advogado” ou “cumpadre” , o Roberto Texeira. E esse negócio de serviço de bordo ta ficando ridículo; voei pela Gol a 1 mês, e quando recusei a barrinha e o o suco a reação da aeromoça “como assim, não obrigado. Quem o sr. pensa que é para recusar a barrinha ?” Pensei que ia apanhar.

Jason
Jason
15 anos atrás

A pintura do 727-100 é sensacional!

Wellington Cunha
Wellington Cunha
15 anos atrás

Esse era um 727-100, mas a Transbrasil operou com o 200 também (já com a pintura do arco-íris na cauda), 767-300 ER (voos internacionais) e 737-300 e 400. O nome da regional da Transbrasil era InterBrasil (operava com brasilia EMB 120) e a cargueira (acho que só tinha uns 2 ou 3 aviões, sendo que um deles caiu em guarulhos) era AeroBrasil. Meu pai trabalhou lá, e eu trabalhei dos 14 (office-boy) aos 20 anos. Saudades da “Família Transbrasil”.

Mário Buzian
15 anos atrás

Transbrasil…Foi minha primeira experiência de voar numa grande empresa,Sampa-Maceió,com escalas no Galeão,Pampulha,Brasília,Salvador,Aracaju e finalmente Maceió…Nada mau para um garoto de oito anos !!!
E o avião era laranjão,como o da foto…

Zé Maria
Zé Maria
15 anos atrás

Vamos por partes, como diria Jack!!

1) a remotorização dos 727 de fato é feita com os Rolls-Royce Tay, a UPS tem vários nessa configuração,apenas que desativam apenas o reversor do motor 2 (central), não que o avião seja transformado de tri para bi-reator.

2) será que o Helvécio que comenta que via esses aviões na Pampulha é o Helvécio que trabalha na TAM?

3) o nome do crápula que liquidou em 3 anos o que o saudoso Omar Fontana levou 30 para construir é Antonio Celso Cipriani, casado com a filha do homem!!
Abraços
Zé Maria

Phil
Phil
15 anos atrás

Fotos por Vito Cedrini, o maior spotter aeronaútico do Brasil desde sempre. procurem por Vito Cedrini em http://www.airliners.net

Fernando Honda
Fernando Honda
15 anos atrás

Quanto aos DC-4, tem um em exposição a muito tempo na “área industrial” da ilha do governador, onde fica o maior Hangar da américa latina.

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

Esses aproveitaram a pintura da Sadia…

ferreirovich
ferreirovich
15 anos atrás

A Transbrasil assim como a Varig e a Cruzeiro só tinha 727-100.Barulhentos e beberrões.A Vasp era a única que possuia 727-200 alongado. Um deles sofreu um acidente fatal perto de Fortaleza, colidindo com um morro. O comandante estava de galinhagem com uma tripulante/passageira na cabine de comando. Na época a Globo divulgou a “voice recorder” do avião.

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Corrigido!

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

Flávio ,
Nossos amigos tem razão. Acho que a Transbrasil só operou o 100. Está errado na fonte da foto por isso me enganei. A Varig também só operou o 100. Série 200 só a VASP.
Alfredo

Manoel
Manoel
15 anos atrás

Eu gostava de voar na Transbrasil. Quando só existiam a Transbrasil, a Varig, Vasp e Cruzeiro, era a que tinha o melhor serviço de bordo. nada de suco de manga e barrinha de cereal.

Nilton
Nilton
15 anos atrás

O 727 é um dos aviões mais lindos que já existiram, além de ter sido o primeiro kit que montei na vida!

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
15 anos atrás

Sem querer ser pentelho e já sendo
A Transbrasil só operou o 727-100
a versão de fuselagem mais curta.
A Vasp operou o 727-200. Foi uma
pena a morte do Omar Fontana,
fundador e alma da empresa…O
que veio depois era um mal-
intencionado FDP,conseguiu falir
uma empresa que era proprietária
de 3 767-200,alguns Embraer Brasília (Inter Star) e alguns 727.

Rafael
Rafael
15 anos atrás

Flávio, esse 727 é da série 100, não 200. Se não estou enganado, os 200 no Brasil quem teve foram Vasp e Cruzeiro. Abraço!

Fernando Honda
Fernando Honda
15 anos atrás

Uma vez fui de bandeirante para Campos dos Goytacazes, e pegamos uma ventania na hora do pouso. Foi a primeira vez que eu achei que iria “mudar de plano”, caindo no simpático milharal nos arredores do simpático aeroporto que é uma “casa”. Impressionante o funcionário da RIOI-SUL que fui instruir sobre novos procedimentos administrativo. O cidadão literalmente assoviava e chupava cana ao mesmo tempo. Fazia o Check-in, embarque de bagagens, recepcionava os passageiros no embarque e fechava o vôo. No desembarque dava boas vindas, retirava a bagagem, colocava na esteira e verificava os cartões na saída.

Era um herói. E trabalhava com amor.

Itamar
Itamar
15 anos atrás

Tem também o vermelho da Ocean Air… Só quem voou com essa tranqueira sabe que, por algumas horas o vermelho representa o medo.

Luizão
Luizão
15 anos atrás

Além da Transbrasil a aérea Braniff também inovou com pinturas coloridas e diferentes, inclusive reproduzindo pinturas de artistas plásticos britânicos, tudo na década de 70.

Fernando Honda
Fernando Honda
15 anos atrás

Ha ha ha… Acho que a observação do layout das pinturas foi minha. Mas realmente, grande parte das empresas seguiam o mesmo padrão. Acho que a última a “abandonar” esse layout, foi a minha querida e inesquecível VARIG, onde tive o orgulho de trabalhar.

Helvecio
Helvecio
15 anos atrás

Na verdade existia uma série de pinturas utilizando o mesmo padrão, porém com cores diferentes, algumas combinações boas outras um tanto inusitadas. Eu morava próximo ao aeroporto da Pampulha e gostava tanto das pinturas que as reproduzia nos desenhos que fazia.

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

Gostava dos roxinhos da Tam, quando ainda era Transportes Aéreos Marília…

Chico Rulez!
15 anos atrás

Esse 727 é lindo! Pavarotti tinha um. Ouvi dizer que nos EUA é comum pegarem 727s, desativarem a terceira turbina e depois instalarem turbinas iguais à do Fokker-100 (acho que Rolls-Royce).

Eric
Eric
15 anos atrás

Eram a cenoura e o abacate voadores!!!!!!!!!
Bonitos,porém nos dias de hoje acho que não pegariam….