nas asas

SÃO PAULO (não lembrava) – Um Samurai da Cruzeiro do Sul, da série de aviões de companhias brasileiras selecionados pelo Alfredo Gehre. Adorava a Cruzeiro, cheguei a voar nela antes de ser comprada pela Varig.

E na blogaiada aí do outro lado? Tem alguém que voou no Samurai?

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jose eliomar gomes barbosa
Jose eliomar gomes barbosa
13 anos atrás

Voei o ys 11 na cruzeiro 3 anos de copila e um de cmte. na ponte aérea;maravilha de avião e boas recordações daquela aviação.( anos 68/75 )

junior miranda
junior miranda
Reply to  Jose eliomar gomes barbosa
10 anos atrás

Eliomar, vc chegou a conhecer o Cmte Aldemar de Castro Magalhães, piloto da VASP, que se acidentou com um Viscount no Estado do Rio em 1964?

luiz alberto d. dos santos
luiz alberto d. dos santos
14 anos atrás

meu pai morreu em 1973 na queda de um samuray na baia de guanabara.aviao vampiro brasileiro

Yelmo Papa
Yelmo Papa
Reply to  luiz alberto d. dos santos
3 anos atrás

O amigo sabe onde encontro mais detalhes sobre este triste acidente. Tive um vizinho no Rio que ajudou no resgate, mas ele já faleceu e perdi o contato com a família.

Jorge M.Curvello (Com. Curvello- Serv Aéreos Cruzeiro do Sul 1967)
14 anos atrás

Gostaria de enviar uma foto do avião diferente. como faço?

Jorge M.Curvello (Com. Curvello- Serv Aéreos Cruzeiro do Sul 1967)
14 anos atrás

Gosto de ler os comentários e ver em alguns realidades do que foi voar aquele avião, o Nihon YS-11, turbo hélice bimotor, para mim um dos mais elegantes e bonitos (por dentro e por fora) aviões dos tempos em que deixávamos a elegância de voar em nome da pressa que os jatos trouxeram. Antes de me desligar (1970)da SC para voar na RG, voei aqueles pássaros japoneses por um ano e meio, vivi dentro deles diversas aventuras, passei alguns sustos, mas nada me aconteceu além de vida, alegria e trabalho gostoso de fazer, servir passegeiros, conhecer o Brasil melhor, e trabalhar para a que considero haver sido a melhor empregadora do mundo, a saudosa Cruzeiro do Sul. Na SC nem os Caravelles, jato puro, e com melhores rotas foram para mim tempo mais gostoso. Hoje, aposenteado, vivo e com 68 anos vivendo esse drama do Aerus x Governo que nos deixa na míséria com a retirada de uma aposentadoria complementar paga e devida, me conforta de ter sido nos YS-11, um servil e honesto brasileiro fazendo minha parte.

Orlando Sarje Filho
Orlando Sarje Filho
14 anos atrás

Voei pela 1. vez num Samurai em novembro de 1969 na ponte aerea Rio – Sao Paulo.
Sai do Santos Dumont as 20.00 com um tempo muito fechado e logo após a decolagem começou uma tempestade com muita chuva e raios pra todo lado, Estava sentado na poltrona de janela ao lado da asa direita, O YS11 veio literalmente batendo asas do Rio ate São Paulo. Todo mundo com o cinto bem apertado e alguns com algo mais (C..) que nao passava nem fratolencia.
Foi terrivel mais cheio de adrenalina esta aventura.
Gosto de voar e tenho saudades dos Samurais, Caraveles e Electras daquele tempo.

lmpenna
lmpenna
15 anos atrás

continuando…
a terceira aeronave foi vendida para as Forças Aéreas Bolivianas, porém pelo q me lembro, nunca chegou ao destino e jamais foi encontrado qualquer vestígio das sobras…
Pelo que me recordo este foi o triste fim das aeronaves YS-11 “SAMURAI” da extinta empresa VASP, na história da aviação comercial do Brasil…

lmpenna
lmpenna
15 anos atrás

voei uma vez do Rio para Campinas em abril de 1971, a noite, uma loukura!!!…
Saculejava, bati as asas, nem sei como conseguimos chegar ao destino.
Em Viracopos, no pouso, vazava combustível pela asas…
Tempos depois uma das 3 aerenaves mergulhou na baía de Guanabara ao tentar decolar do Santos Dumont e a segunda aeronave bateu no pico da montanha conhecida como Maria Comprida em Araras, distrito de Petrópolis-RJ.
Não me lembro qual a sequência doas quedas, mas várias vezes subi a Maria Comprida e encontramos muitos destroços, roupas e até pulseiras de relógios, lá em cima…

Lao
Lao
Reply to  lmpenna
13 anos atrás

O SAMURAI YS11 éra um grande avião. Quanto aos acidentes isso é outra história. Se partirmos desse raciocínio não devemos mais usar os onibus da Mercedes ou Scania Vabis, pois todos eles tiveram centenas de acidentes.

junior miranda
junior miranda
Reply to  lmpenna
10 anos atrás

Impenna, poderia entrar em contato comigo, acerca d0 localonde se deu o acidente com o Samurai PP-SMI?

grato

Max
Max
15 anos atrás

voei no Samurai, foi um voo tranquilo. Agora em matéria de voar com elegancia, segurança e estilo, nada igual ao SE-210 Caravelle! Que máquina, lindo, barulhento (música nos meus ovidos). É uma pena só podermos ve-lo agora em museus. O Caravelle voava porque realmente tinha aerodinâmica. Hoje, Boeing’s e Airbus voam porque Deus ajuda com um soprinho.

Quincy
Reply to  Max
8 anos atrás

Caro amigo não quero decepciona-lo, mas os Caravelle, perto dos Boeing e Airbus de nova geração é uma verdadeira charanga. Más respeito seu saudosismo. Pena que a
tecnologia anda muito rápido, não nos permite deliciarmos com essas maquinas maravilhosas.

Guilherme R. Soares
Guilherme R. Soares
15 anos atrás

O YS-11 “Samurai” da Vasp era um ótimo avião. Confortável e rápido, era uma aeronave muito superior aos aviões da época como os Convair e C-46 Commando. Nas cores da Vasp o “Samurai” era um bela aeronave!

GabrielCunha
GabrielCunha
15 anos atrás

Que legal!
Meu pai voou o Samurai na VASP, ele diz que o avião é bom, que alias só parou de voar no Japão agora em 2006!

Eduardo Aranha
Eduardo Aranha
15 anos atrás

Muito conhecido por “Ataúde Voador” depois de se esborrachar perto de Petrópolis, RJ, cair na Baía da Guamabara e outras desventuras. Só se viajava de Ponte Aérea neste avião (desculpe o mau uso da palavra) na total impossibilidade de se ter qualquer outra alternativa.

vitão
vitão
15 anos atrás

tenho uma história curiosa envolvendo um YS-11 da ponte aerea e as malas de documentos do Banco Nacional ( o do magal pinto) , mas é longa e conto num próximo farnel ….

Wolf
Wolf
15 anos atrás

Segundo o Nelson Rodrigues, Tim Maia ficou traumatizado pelo resto da vida em uma viagem de samurai da Vasp onde ele estava no banheiro e o mesmo pegou uma turbulência medonha……
…agora para saber o quê o Tim maia estava fazendo lá………só comprando o livro e lendo!

hahahahahha!!!!

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

E o Caravelle da Cruseiro,vem por ai ou nao.Era um baita aviao com o maior de planeio do mundo.Sds Dado Andrade

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Salão do automóvel, anos 60, ponte área Rio Sampa e o velho Samurai fazendo das suas…era o avião mais barulhento do pedaço…bom de trabalho e muito ruim de conforto…voltar de São Paulo depois de ver aquelas máquinas maravilhosas da industria automobilística brasileira, e sentar naquela cadeira elétrica era desafio para macho…eu era pequeno e ficava olhando para o meu pai…se ele estava tranquilo…rs eu tambem ficava nas nuvens…literalmente…rsrsrs

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Voei como tripulante extra. Na época eu pilotava para a Aerofoto Cruzeiro…

Victor
Victor
15 anos atrás

Voei uma vez, o interessante é que as turbinas pareciam ser dentro da cabine. Parece que a maioria caiu. Se não me engano era fabricado pela Mitsubishi, mas devia ser no Paraguai.

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Eu..eu…voei para o RJ vestido de tirolês com 4 ou 5 anos aolado do meu irmão, e minha mãe..preciso achar essa foto pq o avião está ao fundo..

morpetx
morpetx
15 anos atrás

Não voei. Vou esperar um Eletra II pra comentar…

rpastor
rpastor
15 anos atrás

Voltei do RJ com um desses. Tremia muito… o avião e eu…

rique
rique
15 anos atrás

Japônes ,digno da suas origens,o Samurai, era o vestibular para kamikase.Voava,pelo sistema braile, e às v~ezes chegava…

Kleber
Kleber
15 anos atrás

Não somente o Samurai, tive o prezer de voar no SE 210 Caravelle.

Aurtur Bonilha
Aurtur Bonilha
15 anos atrás

Pilotei o YS Samurai na Vasp. Bom avião.

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

Voei muito na ponte aérea no Samurai.
Pode parecer piada mas é fato verdadeiro.
Numa sexta feira, Congonhas, um tempo horrível, consegui um lugar no voo das 20,00h (morava no Rio na época). embarcamos , avião quase lotado e eu, como de hábito fui pro fundo.
Chacoalhava terrivelmente e um cidadão afrouxava a gravata, suava em bicas, fungava, e usava a poltrona como ancora, se agarrando nela como chiclete no sapato.
Estava realmente apavorado e eu, querendo distrai-lo, comecei a conversar abobrinhas e, em um momento, (com o avião esperneando pra valer) perguntei se ele estava com falta de ar (porque fungava e suava pra xuxú) ao que me responde, “amigo estou com falta de terra e de um banheiro”….
fevereiro de 1973.
Só não lembro o dia.
É para nunca mais esquecer.

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Luizon, os EMB-120 e os ERJ não são muito melhoes que isso não hehehe… Eu que uma vez fiz um voo de 3 horas de brasilia tenho 1,86 quase tive de descer de cadeira de rodas do avião de tão travado que eu tava.

Luizon
Luizon
15 anos atrás

Sim Gomes, já voei.
Era o avião mais desconfortável da época, para quem tinha estatura superior a 1,80m , quando sentado não tinha espaço para as pernas e ao ficar de pé era comum ter que encolher o pescoço para não bater no teto. Mesmo assim tenho saudades.

Chico Rulez!
Chico Rulez!
15 anos atrás

Meu pai conta que um dos maiores cagaços da vida dele foi num Samurai. O que ele e minha mãe estavam tinha acabado de decolar do Santos Dumont, acho, quando um dos motores parou. Meu pai ficou branco e minha mãe lá, tranquilona, feliz da vida por estar voando de avião. Diz ele que o piloto só avisou: “estamos descendo”. Falaram que o pessoal ia descer pois a aeronave ia ser substituída. Meu pai, velhaco, claro que olhou o prefixo. Quando voltaram, era o mesmo avião. Diz ele que foi a viagem inteira cortando prego, e minha mãe lá, na booooa… hahahaha

Luiz
Luiz
15 anos atrás

Meu último vôo no Samurai (YS-111) acabou de bico, dentro de um rio no final da pista de Joinville

Fernando
Fernando
Reply to  Luiz
12 anos atrás

Foi da década de 70 certo ? Eu morava lá e fui até o local ver o avião. O rio se chama Cubatão e fica na cabeceira esquerda da pista, para quem vê a mesma à partir da estação de passageiros.

Bruno Marques
Bruno Marques
15 anos atrás

Voar eu não voeei, mas já passei pela Pizzaria do Avião em SC.
http://www.airliners.net/photo/NAMC-YS-11/0090378/L/
http://www.airliners.net/photo/NAMC-YS-11A-202/0427525/L/
http://www.airliners.net/photo/Pizzaria-Aviao/NAMC-YS-11/0762652/L/
A Vasp também operou os YS-11, aviãozinho Japonês que a JAL usava até meados dos anos 2000 (se ainda não continua em operação, não sei ao certo).
Outra que merecia o devido destaque era a Panair pela sacanagem feita contra ela pelo governo e pela Varig. Diga-se de passagem a “quebra” da Varig pra muita gente foi a vingaça tardia da Panair, pois tudo o que foi usado de argumento pra derrubar a Panair acabou acontecendo com a Varig mais tarde.

Ravelli
Ravelli
15 anos atrás

Tem um Samurai ex Cruzeiro lá na BR-101 em Itajaí snme. Virou uma pizzaria medonha e muito feia e hoje está caindo aos pedaços, pelo menos estava em 2006 quando o visitei.