NÚMEROS DA AMÉRICA

SÃO PAULO (a seco) – Não é por falta de fotos que deixarei a blogaiada na mão. Apenas para tentar recuperar o tempo perdido, alguns “postinhos” interessantes…

O primeiro é sobre o automobilismo americano. Eu recebo todos os anos um folheto do supimpa “Performance Racing Industry Trade Show”. Que vem a ser uma feira de automobilismo que acontece em Orlando, nos EUA. Neste ano, será de 11 a 13 de dezembro.

Os números são gigantescos. A feira terá 4.200 stands, 1.450 exibidores, 45.000 visitantes e 45 países representados. Na área, de 1 milhão de metros quadrados, a turba vai poder conhecer e comprar novos produtos e tecnologias ligados ao automobilismo.

O folheto informa também que o mercado americano tem metade dos pilotos do mundo inteiro, chegando a 451 mil, divididos assim: 155 mil de arrancada (“drag racing”, no original); 137 mil que participam de provas em ovais; 86 mil que correm regularmente em pistas “normais”; 41 mil no kart; 15 mil de pistas “normais”, mas considerados profissionais; 11 mil em modalidades diversas; e 6 mil fazendo rali e provas off-road.

Ainda segundo meu prospecto, o mercado de automobilismo movimenta, nos EUA, US$ 19,5 bilhões anuais, sendo 45% dessa grana em torno dos ovais, 30% em engenharia, 12% nos dragsters, 7% nos circuitos “normais”, 4% em rali e off-road, 1% em kart e 1% em autocross.

Por fim, informa o simpático folheto que há nos EUA 1.300 “race facilities”, o que inclui autódromos, kartódromos, pistas de terra, de dragster e o escambau a quatro.

Se quiser saber mais da feira, www.performanceracing.com. Ôps, acho que o link vai funcionar…

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jota
jota
15 anos atrás

Ah, isso tudo sem a CBA…Imagina se a CBA estivesse lá… aproveitando o espaço, porque ninguém fala da seleção da União Soviética, classificada na Eurocopa que desbancou os capitalistas laranjas da seleção da Holanda…

FerAva
15 anos atrás

FG,
Muito legal a mudanca, parabens.
Imagino o trabalho que tem dado…
Sobre seu post, o show eh bem estabelecido nos EUA no fim de ano, alguns anos atras era em Indy mas agoa parece ter encontrado seu lar em Orlando, muito popular com o pessoal que trabalha na area tecnica e logistica das equipes de varias modalidades, os pilotos gostam de ir – se nao me engano tem inclusive corridinha de kart junto. E o show eh conhecido pelo apelido/abreviatura, as letras P R I pronunciadas em ingles: Pi Arr Ai. Sobre o numero de pilotos, a definicao deve ser o numero de pessoas que passaram por uma escolinha de corridas e tirou uma licenca, mas mesmo assim impressionante, basta ver os SCCA Nationals aqui. Organizacao, transparencia, homogeneidade na aplicacao de regras, marketing, manutencao de ‘adeptos’, as organizacoes trabalham todos os aspectos, todo o tempo, como os americanos fazem com as ligas amadoras de natacao, ciclismo, tenis, triathlon, etc. Mas pilotos mesmo, mesmo, como nos nos referimos a palavra, a verdade eh que os EUA tem poucos – e alguns muito bons, ver Mario Andretti.

Eric
Eric
15 anos atrás

Vê-se que mais de 50% é piloto de reta ou oval……credo…..
Só Mario Andretti salva…..ué….mas Andretti descende de Italiano…..humpf…..

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

Bom dia a todos.

Prezado Flávio, você viu o americano que faleceu em um acidente a 480km/h em uma corrida de arrancada ?

Mário Buzian
15 anos atrás

FG,

Meus parabéns pela bem sucedida mudança,parece que agora a coisa vai melhorar mais ainda…
Quanto ao mercado de automobilismo americano,realmente os números são impressionantes…Coisa de quem já vem acreditando,e incentivando esse movimento,a mais de um século…
Grande quebra-costelas do Sul,guri !!!!!

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

A cultura de apostas e o valor que se dá a propaganda lá nos EUA, somado ao volume de dinheiro circulante nesta economia, dá a eles esse movimento astronômico para nós. Mas é menos de 0,015% do PIB americano.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Grandes mudanças no blog! gostei, parece que “abriu” em todos os sentidos, ficou amplo e arejado…..legal.

Antonio Prado
Antonio Prado
15 anos atrás

Primeiramente, parabens pela casa nova. Nao tem a ver com o post acima, mas gostaria de compartilhar. Trata-se de um jogo da “Quatro Rodas” que pode interessar a quem acessa o seu blog. O objetivo eh descobrir a quem pertencem os capacetes. Segue o link: http://quatrorodas.abril.uol.com.br/grid/diversao/capacetes/
Nao consegui identificar os de numero 7, 14, 18 e 24. Se importa se pedir ajuda no blog?

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Fabio, muito interessante este post. Moro aqui ja ha 6 anos e reconheco, apesar de eles nao terem o talento que temos pra piloto eles tem os esquemas todos montados e uma puta organizacao. Semana passada participei do meu primeiro autocross ou solo como tambem eh chamado e fiquei impressionado com a organizacao. Paguei apenas $30 para fazer parte do evento e me diverti como nunca. Os caras super interessados em ajudar, dar dicas, cronometragem wireless, classes e mais classes de carros, etc…

Abraco e parabens pelo blog novo.
Daniel

Estevão
15 anos atrás

Não sei se aconteceu com outros, mas comigo foi assim: antes, quando a gente clicava no link, abria outra janela. Agora abre em cima do seu site. É meio ruim porque não dá prá ler o link direcionado e o seu site ao mesmo tempo.
Abs.

Diego Llopis
Diego Llopis
15 anos atrás

Poxa vida.. tanta coisa.. parece até o Brasil e seu riquíssimo automobilismo…………………………………………………………..

Alejjandro
Alejjandro
15 anos atrás

Gomes, bem-vindo ao WordPress. Há 6 meses troquei o Blig por ele, e não me arrependo. As ferramentas disponíveis são infinitamente melhores!

Sobre o post: e a F1 perdendo esse terreno… :-P

Abraço!

Otávio
Otávio
15 anos atrás

Realmente o link funcionou. Mas não daria para programá-lo para abrir em uma nova janela como no blig? Consulte o suporte.

joao vitor
joao vitor
15 anos atrás

e mesmo assim esses capitalistas não conseguem criar um piloto decente!!!! é muita falta de talento!!! se a U.R.S.S tivesse este ivestimento…

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
15 anos atrás

Tudo isso e nenhum piloto na Fórmula 1.
Mesmo na IRL, falta pilotos talentosos americanos, o negócio deles mesmo é a Nascar.

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
15 anos atrás

… bonita casa Fernandinho. Parabéns Gomes. O blog é show e a cada mudança fica melhor. Esta também será, com certeza (detesto esta frase mas… tudo bem).
Um abraço.

Celso Renato de BH

Marcelo Gomes Ramaciotti
15 anos atrás

Ficou ótimo, o Kassab ia adorar, tirou aquela poluição visual horrível dos patrocinadores do IG…
Precisa aprender a fazer com que o link abra em outra página, se não se perde!
Outra coisa. Será que os comentários também não abrem em outra página? Assim não está prático para vontar de onde se estava.
Demais, parabéns!
Abraço.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Gomes, o link funciona, mas deixo uma sugestão. No Blig, ao clicar num link era aberta uma nova janela. Esta poderia ser uma opção padrão da casa nova, para não perdermos o fio da meada (ou da navegada) ao sermos lançados para outras páginas.

D.Pierotti
D.Pierotti
15 anos atrás

FG,

Uma observação.

Tem como abrir uma nova janela ao cliclar no link, sem sair de sua pagina ?

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

É Flávio, estamos nas árvores, 1300 “racing facilites”, é coisa pra caramba, aqui mal temos uma dúzia de autódromos e menos de uma centena de kartódromos.
E mesmo assim, tivemos três campeões mundiais de F1 e mais alguns campeões em outras categorias, mas isso não significa que estamos bem, muito pelo contrário…

Ricardo Viana
Ricardo Viana
15 anos atrás

FG, muito boa esta mudança no blig para Blog. Pelo menos, o link funcionou. Aproveite amanhã para tirar todas as dúvidas no curso.