o museu

SÃO PAULO (peças a caminho) – O Raoni Silva mandou o link, que repasso. São fotos da Coleção Schlumpf em Mulhouse, na Alsácia, que por coincidência eu visitei em 2003, acho, quando ia de Munique a Magny-Cours de carro, uma viagem muito gostosa. Esse museu tem, segundo consta, a maior coleção de Bugattis do mundo. Mas tem de tudo. Como as gracinhas aí embaixo.

Adoro museus de carros, e ainda não fui à Ulbra, o que é uma vergonha. Mas irei neste ano, sem falta. E o seu museu favorito, qual é?

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joaquim Prestes
Joaquim Prestes
15 anos atrás

Se vendessem pelo menos um dos carros do museu poderiam pagar os funcionários da ulbra

Clay
Clay
15 anos atrás

Não posso negar que é o Henry Ford Museum, em Michigan. Não só pelos carros mas por várias peças que fizeram parte da historia. Mas o Ulbra é imperdível ! !

sérgio barros
sérgio barros
15 anos atrás

A história dos irmãos Schulumpf impressiona pois corre paralela ou parecida com a extinção da Bugatti e morte de Ettore.

Eles eram bilionários e decidiram comprar todos os Bugattis possíveis, daí foi necessário um lugar amplo que transformou-se em museu.

Não se sabe exatemente se esta obsessão foi a responsável pela falência das empresas dos irmãos, mas os funcionários foram tomando posse dos bens até que descobriram tudo aquilo imaculadamente guardado.

Se não me engano , no final da década de 70 o museu passou a ser administrado profissionalmente e tornou-se referência mundial.

Mas quem o visita se surpreenderia com as coincidências entre as histórias e trajetórias dos personagens que povoam a Lenda Bugatti.

José Baroni
José Baroni
15 anos atrás

Sensacional essa foto do Citroen C3, ops! Citroen 2CV e do Trabi. Verdadeiras máquinas. rsrs.

Willians
Willians
15 anos atrás

Esse carro da foto parece uma miniatura feita de durepoxi…

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Programe para conhecer o museu da Ulbra em 17 Agosto no lançamento do livro sobre o maior Rally do Mundo e do lançamento da réplica do carro que venceu.

Squa
Squa
15 anos atrás

Um museu muito legal para visitar é o da TAM, em São Carlos, mas apenas para corrigir a informação do blogueiro Anarquista, o Museu vai fechar dia 1° de julho para reforma e só reabre em outubro. Mas lá é bem bacana, já teve alguns encontros de carros motos antigos, além aeronaves antigas, claro.

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Concordo com o Max Mosley e o Anarquista: o Deutsches Museum em Munique é incomparável.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

O meu museu favorito? O da Ulbra, claro! hehe

Ow, quando vier, fale comigo, quero ser seu anfitrião. Você vai cair para trás quando ver aquele prédio.

Abraço

Dú
15 anos atrás

Mário Cezar, em vez colocar em exposição, põe à disposição a frota que descemos numa trupe! Vai faltar Belcar. Museu que qualquer hora quero ir é esse. http://www.museuduasrodas.com.br/
e
http://www.motosclassicas70.com.br/Museu 2 Rodas.htm

roger
roger
15 anos atrás

O da Ulbra é muito bom.
E ja dei uma boa andada por ai…
Quero sim fazer uma visita ao Mr. Trevisan…
Irei agora dia 28 á Bichinho…MG

Mateus
Mateus
15 anos atrás

Muito bem lembrado.
Museus. Eu nunca fui ao da ulbra, o que também considero vergonha. Mas o que me deixou mais triste foi o seguinte: Final do ano passado quando fui passar os feriados na casa da minha mãe em Erechim, me programei que iria visitar o Museu do Automobilismo Brasileiro. Aquele mesmo do Paulo Trevisan, que fica em Passo Fundo. Liguei no número que encontrei na lista telefônica. (Aqui começam as minhas reclamações) Pois nem no site havia telefone do Museu. Mas ainda bem que achei o número. E liguei para saber se o museu estaria aberto no final de semana (do natal, por isso liguei). E eis que a mocinha que atendeu ao telefone me disse que o “Museu do Automobilismo Brasileiro” não é aberto ao público (!!!). aí me perguntei. De que adianta ter um museu se as pessoas não podem visitar??? Ou melhor: Como chamar de museu se as pessoas não podem visitar?
Quero usar esse espaço para o Gomes que tem uma boa influência “midiática” ver se consegue mudar isso junto ao grande Paulo Trevisan.
E tenho dito.
Abraços a todos.

Márcio
Márcio
15 anos atrás

Em Portugal, vale a pena conferir o museu do Caramulo.

Lindos carros, no alto de uma linda serra.

Alexandre Becker
Alexandre Becker
15 anos atrás

A BMW acabou de reinaugurar seu museu. Foram dois anos e meio de reforma, por cerca de meio bilhão de euros. Confiram como ficou em http://www.bmw-museum.de

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Engraçado, ontem mesmo eu estava dando uma folheada no seu livro e li parte que comenta sobre esse museu e hoje eu ia procurar umas fotos sobre ele, nem preciso mais procurar!

Abraços!

Nick B.
Nick B.
15 anos atrás

Como assim ainda não foi na Ulbra, Fla?

Que pecado, bonitón!
Vá urgente, fófis!

Nickinho, vira e mexe, está por lá.
Quatro andares de história automobilística que mais parecem pavimentos de sonhos e fantasias.

Sempre encontro um ângulo novo para fotografar, um detalhe para observar, um coroa aficcionado por carros clássicos pra bater um papinho totoso ou um chimarrão a dois…

Depois, uma providencial ida à Serra Gaúcha… Gramado, Bento, Carlos Barbosa, enfim, aquele pacotão CVC que todo mundo conhece.

Fla, se quiser, podemos ir juntos ao Museu da Ulbra e explorarmos a fundo aquele ambiente.

Não sei por que, mas só de falar daquelas plagas gaúchas já fico mais fresquinho.

Bitoquinhas.

Nick B.
(ainda com as costas roxas de tanto levar chibatadas do meu senhorio).

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Museu favorito (de carros, lógico) é fácil: Motor & Technik em Sinsheim, Alemanha. Outro bacana é o Deutsches Museum, em Munique.
Ah! Um que vale a pena aqui no Brasil é o da TAM, em São Carlos que está reabrindo depois de uma pequena reforma.

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu tenho vontade de visitar o Ulbra também….
Mas pelo que vi por fotos os museus alemães Mercedes e VW são imbatíveis….

jose carlos
jose carlos
15 anos atrás

ingolstadt certamente e o mais expresivo,gostaria de ver o da bmw
jc

Mário César Buzian
Mário César Buzian
15 anos atrás

FG,

Quando vier ao Museu da Ulbra,por favor me avise…Vou gostar de ver a tua reação ao ver tanta coisa boa !!!! Aliás,avise mesmo,pois vou falar com o pessoal pra colocar um Belcar na exposição, (eles tem quase dez no acervo),se bem que aquele Auto-Union conversível já faz correr lágrimas ao ver,simplesmente magnífico !!!!
Quanto ao meu museu de sonho,gostaria de ver aquele da Ford em Dearborn,que conta toda a evolução técnica de várias conquistas humanas desde fins do século XIX até os dias atuais…Na Europa,o Daimler-Benz Museum (que meu sogro visitou,dois anos atrás),e o Porsche Museum em Stuttgart.
Mas também tem vários outros…Sou fanático por museus,e isso não falta por aqui,onde vivo…

guilherme decanini
guilherme decanini
15 anos atrás

Flávio, em recente visita a Las Vegas, conheci o Museu do Imperial Palace Hotel……de chorar…tem 250 AUTOMÓVEIS!!!…fotografei quase tudo……vou enviar para Você, inicialmente um DKW preparado para Trans Am( ou Can Am..nâo sei bem), pilotado pelo Hans Stuck…lindão!!

Germano
Germano
15 anos atrás

infelizmente não fui em nenhum…só a alguns museus de aviões daqui do RJ e o de SP

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

Nesta categoria, fico com o The Deutsches Museum em Munique, que possui carros históricos, trens, motos, aviões e muito mais.

Rafael  Aun
Rafael Aun
15 anos atrás

O meu é Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo.

Ganhei uma super visita exclusiva com meu pai, na presença do seu dono Paulo Trevisan, uma cara gente boa que ficou horas conversando sobre as máquinas do museu.

Pena ainda não estar aberto ao público…mas o dono é bacana, sempre abre uma excessão para que se interessa.

Flávio, esse ano tambem vou na Ulbra! Quem sabe nos encontramos lá.

Abraço

Estevão
Estevão
15 anos atrás

Conheço o nosso daqui de Curitiba, que tem muitos carros. Em alguns tem até diorama de época. Muito bem feito.

Também já fui no de Canela, mas não no de Gramado. No de Canela o ambiente é muito bem feito. Tem carpete prá andar. Chique.

Mês passado visitei o de San Diego, na Califórnia. Lá tem um carro prá lá de interessante. Um Cadillac de Louie Mattar, que foi de San Diego a New York (ida e volta) sem parar! O vídeo que tem no museu mostra como ele (e mais dois amigos) fazia para tomar banho, passar roupa, lavar roupa, cozinhar, etc. A reboque, Louie Mattar instalou um traillerzinho onde ficava estocada a água e o combustível da façanha. SIMPLESMENTE SENSACIONAL. Quem tiver oportunidade, é uma visita e tanto. Muitas fotos.

Não sei se dá prá considerar museu. Aliás, não é museu não. Mas é muito legal. conhecer a oficina do Chip Foose (do Overhaulin) também é um programasso prá quem estiver nos arredores de San Diego.

Abs.

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

O único que tive a oportunidade de visitar foi o de Bebedouro, da família Matarazzo. Na época estava muito bem cuidado e vi belos exemplares. Através deste blog, fiquei sabendo que infelizmente anda muito mal cuidado. Deve ser porque passou para as mãos da prefeitura local. Como diz o Boris Casoy: Isso é uma vergonha.