PAUSA NO BLOG

SÃO PAULO (a confirmar) – É o seguinte, macacada… Provavelmente amanhã, segunda-feira, este humilde blog terá de ficar sem atualizações. Explico. O iG achou por bem migrar o blog inteiro para outro “ambiente”, como se diz. Uma ferramenta diferente, com mais recursos e que vai representar o fim dos pequenos problemas que nos afligem de vez em quando.

Isso está sendo feito com os maiores blogs do portal, que ao mesmo tempo, pelo que entendi, pretende reformular sua ferramenta de blogs, o BliG, para os usuários “comuns”. “Comuns” entre aspas porque meu blog, embora nunca tenha tido tal pretensão, deixou de sê-lo devido à grande audiência. Hoje é o blog mais acessado do iG, e é essa audiência que acabou precipitando a mudança de sistema que faremos, provavelmente, na segunda-feira.

Para vocês, não vai mudar muita coisa. O endereço pelo qual vocês acessam o blog vai direcionar seu acesso ao novo, e aí é só registrar no seu computador. Ainda não sei qual é. Outra coisa: em vez de “Blig do Gomes”, a página vai se chamar “Blog do Gomes”. O visual será parecido. As fotos, maiores. Aquela coluna verde do lado esquerdo, com o menu de Esportes do iG, acho que vai sumir.

Fiz um breve treinamento do novo sistema e o que achei mais legal é a possibilidade de indexar os posts por categorias. Por exemplo: todos os “Ladaland” ficarão agrupados numa categoria com esse nome; os “Gira Mondo”, idem; os “Cars & Girls”, também. Serão muitas categorias, porque vivo inventando seções novas – com a ajuda da blogaiada -, mas tudo bem; pelo menos fica mais fácil de encontrar os posts antigos. Os posts “sem-seção” serão indexados por temas, que terei de definir.

Duro vai ser essa indexação. O blog, que estreou em 5 de dezembro de 2005, tem 7.081 posts publicados. Não sei com precisão, mas calculo que eles devem ter gerado cerca de 200 mil comentários (vocês falam demais!). É coisa pacas. Vou levar um tempo para indexar os posts e conto com sua paciência. Acho que em dois ou três meses consigo terminar tudo. Poderia colocar um “frila” para me ajudar, mas prefiro fazer sozinho. Afinal, conheço bem a “alma” deste blog!

Em resumo, se nada pingar por aqui amanhã, não estranhem. Podem continuar comentando à vontade, que tudo será publicado. A migração de um blog deste tamanho não é tarefa fácil, e espero a compreensão de vocês no caso de eventuais falhas. Com o tempo tudo se resolve. Assim que tudo estiver operacional no novo endereço, aviso por aqui mesmo.

É isso aí. Muita gente reclamou dos “bugs” dos últimos meses, e por isso eu e o iG resolvemos atendê-los melhorando o serviço. O que vocês não me pedem chorando que eu não faço sorrindo…

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Magliocco
Vitor Magliocco
15 anos atrás

Opa, gostei do visual da nova casa!

Marcos Machado
Marcos Machado
15 anos atrás

Aí Flávio, tu pode encarar os Sertões com esse Laika equipado com motor de Lamborghini pelo pessoal da Lotus a pedido do Top Gear:
http://www.youtube.com/watch?v=wIo9EgDOReU

André
André
15 anos atrás

Legal FG, sou grande fã seu do seu blog, que agora deve ficar melhor ainda!

Como você gosta de rock clássico, vou recomendar um programa bem legal:

http://baixaki.ig.com.br/download/Radio-Stream-Player.htm

baixe o programa e abra na rádio:

977music.com – The Classic Rock Channel.

Parabéns pelo blog!

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

A confraria agradeçe as providencias!

Rodrigo Ruiz
15 anos atrás

Deve ser no mesmo esquema que o Blog do Saloma, que tb é hospedado pelo ig e tem essas informações que o Gomes citou.
Os recursos pelo menos são bem mais interessantes…

Rubens
Rubens
15 anos atrás

Pô Gomes, só não bloqueia todos os seus críticos, e ALGUNS dos caras que falam umas bobagens. Tem uns realmente muito divertidos!

Dú
15 anos atrás

Regi e Belair, verdade que vai custar 7,50 rublos de assinatura? Míseros R$ 0,50? Tomara que o FG não invente em dar um tom retrô na coisa, tipo branco e preto.

Chico Gois
Chico Gois
15 anos atrás

Uma boa pratica é exigir cadastro.

Eric
Eric
15 anos atrás

Peeeeeeeloooooo amorrrrrr de Deusssssss…..BLIG….BLIG….BLIG…..hahahahhahahahaha

Peixe
Peixe
15 anos atrás

Putz!
Espero que eu não seja um desses malas que escrevem sempre a mesma coisa…
Enfim! Se for para o melhor, que venha a mudança!
Vai ficar que nem o Blog do Capelli, eu uimagino.., lá tem esses esquemas de assunto.

Marcus
Marcus
15 anos atrás

Sinceramente, já não era sem tempo. Pra quem passeia por outros blogs sabe que a interface do blig não é das melhores. E ainda ganhamos um baita bônus: Fotos maiores!
eeeeeeeeee \\o/

Belair
Belair
15 anos atrás

…liberar os comentários sem moderação…Ótimo. A coisa perdeu a graça com o represamento dos comentários, tirava muito da interação.
Já a pizza ficou sem resposta , né Regi ? Tá arisco…

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
15 anos atrás

Por mim o blog está bom, o que me irrita é esse link continue lendo que apareceu nesta semana.
Tada vez que clico num post ele abre outra aba do firefox.
O esquema antigo era melhor.

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

Uma boa notícia a “migração” do blig para esse blog made in usa, essa ferramenta para os posts em categorias será de grande ajuda. E mudando de assunto, não faltou uma menção mais do que honrosa para o despertar do “urso” na eurocopa? Pode ser que o “general” seja holandes, mas os jogadores são motoristas de Niva, Samara, Riva, Kalina e venceram a “Oranje” com autoridade. Fico imaginando como seria a seleção Formada por esses jovens jogadores russos como Pavlyuchenko, Arshavin(craque), Zhirkov, Torbinskiy, Semshov e Kolodin junto a ucranianos como Shevchenko(craque), Shovkovskiy, Tymoschuk, Voronin e Rebrov(sem esquecer o georgiano Khaladze e o Bielorusso Hleb). Boa semana e todos.

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Não.

Alex
Alex
15 anos atrás

Vão transferir para o Blogspot, é isso? O Blogspot que tem todos esses recursos citados

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Opa, dahora em, adeus bugs que tanto enchem o saco, se juntar com o site do grandepremio, como prometido a um tempo melhor ainda. Vida longa ao novo blog ;-)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Bem, eu fui um dos chatos que reclamou. Muito tempo fora do ar, muita dificuldade de acesso, e para uma empresa grande como o IG, fica meio chato…
No mais, fico animado com as mudanças descritas, pra mim ferramenta boa de busca para posts antigos é algo exelente, gosto de reviver a história desse blog, que sempre acompanhei.

Boa sorte nas novidades, Gomes!
Abraços!

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Se precisar a gente ajuda…

Jackie
Jackie
15 anos atrás

Buoni fortuna e successo!
Bacio

Diego Llopis
Diego Llopis
15 anos atrás

Ok…. se for uma mudança para melhor….. 1 dia sem atualizações não será problemas. Bacana essa indexação de posts….
[]s

LHC
LHC
15 anos atrás

Que bom, Gomes.
Os problemas referidos nunca inviabilizaram o acesso ao BliG, mas se podem ser sanados, por que não fazê-lo?
Já pensou em qual vai ser o post inaugural da nova hospedagem?
Sugiro um Cars and Girls super especial!! rsrs Abraço

TULYO CRUZ
TULYO CRUZ
15 anos atrás

Vamos transformar este blig ou blog no maior do mundo, com direito a comemoração, com todos reunidos, em tempo real, e com direito a pizza…que diga-se de passagem voce está devendo.
Um abraço e boa sorte…

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Putz.. se mudar o endereço para incluir a palavra “blog” não vai dar mais prá acessar do trabalho. O firewall da empresa não deixa… Que m…
O jeito é acessar de casa mesmo.

Lígia Maciel
Lígia Maciel
15 anos atrás

Flavinho, vc é demais!!
Um abraço!

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Calma, ainda não sei qual será o endereço.

Eric
Eric
15 anos atrás

NÃO NÃO NÃO……buáááááááááááá
Socorro…..KGB…..MI-6….FBI…..qualquer um….não mude o nome de BLIG para BLOG…..eu já me fu……
Essa palavra chave não abre aqui…..

Campes
Campes
15 anos atrás

FG,

Infelizmente, não mais poderei acompanhar ao Blig.
O fato de chamar “blig” ao invés de blog, possibilita acompanhar este espaço sem ser barrado no firewall da empresa para qual trabalho.
No meu caso, qualquer coisa com blog ou mail no nome, é automaticamente bloqueada pelo servidor.
É uma pena!
Acredito que eu não seja um caso isolado entre os blogueiros…
Se for possível manter o “Blig do Gomes”, seria muito melhor.
Abraço,

RC*

sérgio barros
sérgio barros
15 anos atrás

entendo isso como sucesso de seu trabalho, e parabéns!

ser o nr 1 do IG foi d+ !

por que não comemorar no próximo farnel?

Maurício Carvalho /
Maurício Carvalho /
15 anos atrás

A mudança não será legal. Se por um lado, essa mudança será benéfica, por outro ( o meu lado), não será. Aqui do trabalho, onde acesso, qualquer coisa com a extensão “blog”, é bloqueada, ou seja, se o Blig do Gomes, vira Blog, eu me Fu…… Vou ter que encontar um maneira de não perder o contato. Diariamente, leio essa página. Sentirei falta. Preciso pensar numa maneira de acessá-la.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Miguelito, li todos os teus posts, muito bom que vai se chamar Blog do Gomes. A simplicidade é o segredo. Uma das melhores coisas que este blog conseguiu foi ter um espaço de comentários que revelou toda uma blogaiada sapiente . Vai lá, puxa essa carroça, FG!

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Parabéns antecipado pela mudança. A última migração não foi das melhores. Na minha humilde opinião o Blig ficou mais lento e mais feio, se comparado ao anterior. Sem contar os “insetos” que apareciam de vez em sempre. Estou aguardando ansiosamente pelas fotos maiores. E, quem sabe, versões em resolução de papel de parede para os assíduos visitantes poderem enfeitar suas telas com belas imagens do blog.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Gomes
As mudanças devem melhorar mesmo! As páginas de links dos posts de períodos anteriores demoram (demoravam) para carregar, o que torna a procura complicada. Pelo que você está falando, vai melhorar bastante! As mudanças parecem ser muito boas!
Aguardando!

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Ferramente americana????? Eu li isso mesmo??? americana???? O que aconteceu com a boa e eficiente tecnologia russa-soviética???? Ainda mais agora que o esquadrão russo está a apenas dois passos de se sagrar o melhor selecionado de futebol da Europa???

Tudo bem que é comandado por um holandês, mas a essência do time é todo By Lada…

Lena
Lena
15 anos atrás

Boa sorte com a indexação., pois isso vai dar um trabalho danado.

O que mais gostei , após toda a explicação, foi a frase ” O que vocês não me pedem chorando que eu não faço sorrindo… “.

Como diria Magda, “fiquei emotivada” rsrsrs

Flávio Spinelli
Flávio Spinelli
15 anos atrás

PARABÉNS!COM CERTEZA O BLOG DO GOMES DEVE SER MESMO O MAIS ACESSADO DO IG, POR SER MUITO INTERESSANTE, E SEMPRE ATUALIZADO, ACESSO-O TODOS OS DIAS, E ME TORNEI SEU FÃ.
CONTINUE ASSIM.

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Adoraria…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Que barato! Quer dizer que, agora, você também poderá bloquear mensagens contendo vlw, blz, tdo, dae, koe e similares?

Grünwald
15 anos atrás

Puxa vida… eu tenho um Blig e sei muito bem do que você está falando. Os bugs das últimas três semanas, em especial, me deixaram louco. A aporrinhação foi tamanha que eu quase perdi o tesão de ter um blog.

Desejo sorte e sucesso para nós, bligueiros, nesta nova fase. Inclusive os comuns, o que é o meu caso…

Abraços
Alex Grün

Germano
Germano
15 anos atrás

eles irão adotar o mesmo layout dos blogs do blogger?

MSM
MSM
15 anos atrás

Valeu, FG. Nós que frequentamos este blog quase que diariamente, estávamos um pouco chateados pelos problemas que vinham acontecendo, mas parece que esses constantes problemas terminarão. A blogaiada agradece.

Bonilha
15 anos atrás

Que bom Gomes.
Parabéns!
Pelo que você explicou, está mudando para o worpress, é isso?
Se for, realmente é fantástico, o filtro anti-malas (tem hífem?) dele é fantástico, além da ferramenta ser fácil de usar e dar várias opções e utilidades que você pode ir colocando depois no blog.
Você só terá que, de vez em quando, acessar a pasta de spam, pois de vez em quando cai uns comentários inteligentes lá, sem a devida explicação.
Quanto ao tempo, relaxe, sempre estaremos aqui esperando.
Abraços

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Mesmo sendo por pouco tempo, mesmo sendo uma limitação que pode trazer melhorias… gera ansiedade e pressa na finalização dessas mudanças…parabens pelo trabalho, va ter saco de aturar malas em Marte….o mais importante é que tenho certeza que Lenin esta mais feliz, com o que ve que move este blog…..rs

roger
roger
15 anos atrás

Boa!
Estamos na espera!
Abrax

Cabra
Cabra
15 anos atrás

Mas a melhor coisa da mudança é acabarem com o termo “BliG”!

André Buriti
15 anos atrás

Migrar blog é como trocar motor de avião com ele voando, mas vai dar tudo certo, quando fiz a migração do meu criei um belo de um backup que hoje habita um sólido DVD de dados.
Aliás, falando em blog, dei uma entrevista à rádio CBN semana passada sobre a passagem de um ano do Pan, saiu uma matéria curtinha, assim que sair o streaming de áudio eu passo o link pra você.
Grande abraço e continue acelerando!

servidor
servidor
15 anos atrás

Agora dancei… a empresa bloqueia enderecos que enham “blog” no titulo.

marcelo costa
marcelo costa
15 anos atrás

Tudo tem o lado feliz e triste da história. O lado Feliz são as melhoras que serão bem vindas…o lado triste Gomes é ficar anexando os arquivos durante 3 meses, chato pra cacete fazer isso…rsrs!
Mas vc é jovem e forte vai conseguir! Estamos aqui dando apoio moral. Eu queria ver vc rindo deixando eu chorando dar uma volta em Interlagos com o 96…rsrs

Abraços

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Não vai mudar nada, Regi. Essa ferramenta, ou servidor, ou host, ou sei lá o quê, é americana. Parece que é o maior sistema de blogs do mundo. Só vai acabar com os problemas, nada mais. Eu tinha sugerido hospedar o blog na Lituânia, mas fui voto vencido…

Na verdade, vai facilitar apenas a minha vida. A de vocês continuará idêntica. E vocês ganharão a facilidade de encontrar um índice de posts, e mais uma área na home do blog que vai mostrar quais os posts mais lidos, quais os mais comentados etc.

Ah, e tem um filtro sensacional que bloqueia malas, aqueles caras que vêm aqui de vez em quando para atormentar a blogaiada. Ele identifica IPs, algumas palavras-chave, remetentes, e-mails falsos… Sou eu que estabeleço os parâmetros de identificação, e como essa meia-dúzia é muito pouco criativa, escreve sempre as mesmas bobagens e em geral assina sempre do mesmo jeito, além de cometer os mesmos erros de português, será uma limpeza bem simples.

E, assim, seus edificantes comentários desabam automaticamente no precipício do limbo, o que fará com que, em breve, eu possa voltar a liberar todos os comentários sem moderação, como sempre fiz.

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

SEi… vou ignorar a última frase.
Tomara que os ‘experts” engenheiros do Ig saibam o que estão fazendo senão a grita vai ser ouvida até na Lua.
Muito boa sorte na nova base e tomara continuemos nos encontrando por aqui, junto com essa blogaiada nota 1.000.
E, sempre que possível, uma pizza juntos.
Alias, vc anda devendo..