POEIRA NELES!

RIO DE JANEIRO (ali, o Atlântico) – Toda força do mundo a quem apóia e divulga o automobilismo de verdade, aquele das corridas, com curvas e tudo mais. Aliás, está sendo muito engraçada a reação dos arrancadões ao post um pouco abaixo, sobre a morte do cara nos EUA. Eles não conseguiram entender que falei de nitroglicerina como poderia ter escrito dinamite, ou bomba de hidrogênio. Nem sei que merda vai naqueles motores. Mas a capacidade de compreensão dessa turma é, mesmo, limitada. Não fosse assim, saberiam virar o volante.

Seguindo, atendo o pedido do Francis Henrique para publicar aqui o endereço de seu blog, “Poeira na Veia”. É este (ainda aprendo): http://www.poeiranaveia.blogspot.com/. Conta a história e as histórias das provas em circuitos de terra de Santa Catarina. Tem fotos ótimas. Escolhi uma a esmo.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
claude bes
claude bes
14 anos atrás

ike .quem preparava a bonplac era meu irmão Pierre e eu preparava o concatto, e não tinha colherde cha, . claude bes,

Renato Santana
Renato Santana
14 anos atrás

Ops, meu email [email protected]

Renato Santana
Renato Santana
14 anos atrás

É uma viagem ao passado, que deixou muitas saudades, falando em Automobilismo na terra em Sc. Quem nao lembra do Opalao da Bonplac, muitas lembranças, de momentos inesquecíveis, Beto Pruner até hoje faz bonuto nas pstas.
Flavio, voce com certeza lambra do autódromo Nabor Vieira Lemos, que teve seu auge na década de 80, dando a nós Lageanos, o prazer de ter em nossa cidade grandiosos eventos do automobilismo na terra. Sou Renato Santana, tenho 27 anos, tive o prazer de comparecer a esse autódromo, que infelizmente sucumbiu no início da década de 90. Embora criança, lembro-me do Opala da Bonplac, da SCCervi, da Comodoro, do Gol da Projesul, enfim, velhos e bons tempos. Estou cursando a 7ªfase
de Jornalismo, e minha monografia será sobre este assunto, com ênfase no nosso saudoso autódromo. Gostaria muito qye vc me desse alguma declaraçao sobre essa época que deixopu saudades.

Abraço!

claude bes
claude bes
14 anos atrás

pra quem não sabe o preparador do opala do Roberto Pruner era o Pierre Bes, por 11 anos campeão catarinense, e eu irmão do Pierre,,preparei o do Concatto de chapeco,que propiciou pegas sensacional, com o roberto.pruner.

ary osvaldo cortiano (valdo)
15 anos atrás

Para o ano de 2.009. estou com uma Escola chamada Centro de Pilotagem “Descobrindo Novos Talentos no Automobilismo, com cursos de pilotagem de competição e mecanico de competição,com uma estrutura com 04 carros de corridas, Gol e Celta para asfalto e Terra, além de realizar curso de direção defensiva e executiva. curso este ministrado por um instrutor credenciado pelo Detran, no fnal do curso o aluno ganhará um certificado, podendo tirar sua carteira de piloto de competição junto a federação de Automobilismo. maiores informações acesse o E mail [email protected] ou telefone- 41-84153950 com Valdo

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Se não me falha memória, o combustível utilizado por aqueles monstros é nitrometano, parente mais próximo da nitriglicerina que óxido nitroso (faltou a turma explicar que quando a molécula de nitrogênio se disassocia, ela absorve calor da câmara de combustão, diminuindo o risco de quebras).
O Gomes tá certo.
Fui ………….

Daniel Tozzo
Daniel Tozzo
15 anos atrás

Isto me dá uma saudades! Quando criança sempre acompanhava estas corridas. Valeu Flavio por sempre lembrar as corridas de terra em SC e o Francis pelo trabalho.
Abraços.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

pô, quando falei do óxido nitroso (e estava errado), não queria corrigir você, Gomes, mas apenas esclarecer para quem não soubesse o que se usa.

Z. F1 Clássica
Z. F1 Clássica
15 anos atrás

[i]Aliás, está sendo muito engraçada a reação dos arrancadões ao post um pouco abaixo, sobre a morte do cara nos EUA. Eles não conseguiram entender que falei de nitroglicerina como poderia ter escrito dinamite, ou bomba de hidrogênio. Nem sei que merda vai naqueles motores. Mas a capacidade de compreensão dessa turma é, mesmo, limitada. Não fosse assim, saberiam virar o volante.[/i]

O sr é fantástico!
Meu respeito e admiração pelo sr aumenta!
Grande abraço.

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

Olá Flávio Gomes, ganhei a semana com essa frase. “Mas a capacidade de compreensão dessa turma é, mesmo, limitada. Não fosse assim, saberiam virar o volante.” rsrsrsrsrs
Abraço a todos que não tem os braços engesados e consegurem virar o volante.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

É impressão minha ou são os Opalas antigos da Stock Car? huahuaha!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Olha os Opalões aí, gente!
Até hoje os Omegas do campeonato paulista usam os motores 6 cilindros em linha. Quando passam na reta urrando arrepia tudo, coisa louca e boa.
E no sul… Quanta pista, quanto carro, quanto público.
A coisa tava tão legal, mas tão legal que os ilustres dirigentes de sempre tomaram posse…
E detonaram a bagaça, pra variar.
Bando de incompetentes aproveitadores.

jose
jose
15 anos atrás

Me desculpem os aficcionados mas arrancadão é para quem muito dinheiro e pouco braço.

Eric
Eric
15 anos atrás

Deve ser no minimo divertido andar de Opala 6 canecos na terra….o que você acha Rodrigão???

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

É aquilo, a arrancada vale muito mais pelo espetáculo do que pela inteligência esportiva. É como se fosse um circo sobre rodas, que entrete o público. Como disse o Nelson Piquet, com muita propriedade, as pessoas querem ver, na verdade, acidentes, carro batendo e incêndios.

O ser humano é mórbido mesmo. Sobre arrancada ser esporte, isso é um conceito muito particular. Tem gente que acha que automobilismo não é esporte. Para mim é. E aí?

Luiz Avila
Luiz Avila
15 anos atrás

Juliano Calliari, conheço o Koy…Ele é da minha cidade…Ele tinha uma oficina que instalava turbinas perto donde eu morava…
É uma figura…

Luiz Avila
Luiz Avila
15 anos atrás

Sou de Santa Catarina e vou a muitas corridas do veloterra aqui no meu estado. Cada vez mais me convenço que é o melhor campeonato do pais. Tem etapa que passa de 10.000 pessoas. Aquela galera acampada pelo circuito, sem frescura, fazendo um churrasco, trovando com os amigos e assistindo a uma corrida na terra!

Edgar SC
Edgar SC
15 anos atrás

Opalão do Beto Pruner… maior vencedor das corridas e campeonatos de Santa Catarina…
Essa foto ai é antiga… Patrocínio da Bonplac acho que empresa catarinense que mais investiu no automobilismo em SC…

Juliano Calliari
Juliano Calliari
15 anos atrás

Muito linda esta foto que me parece ter sido tirada na entrada do bico de pato aqui em Joaçaba. É realmante um show tanto as categorias de 6cc quanto à dos gols que chamam de marcas. É o automobilismo em seu estado bruto, tanto que nos intervalos não é difícil ver um piloto deitado embaixo do carro arrumando alguma coisa ou mesmo o Koy (piloto de ômega o qual chamamos carinhosamente aqui em Joaçaba de Dick, devido ao número 00 heheh) com um bloco 6 canecos em pé lixando suas camisas, de macacão arriado, pra depois remontar o motor e voltar pra pista. quem quiser pode acessar o youtube e procurar por “Koy ômega” e vcs terão imagens daquilo que estou falando.

jota
jota
15 anos atrás

Vai que um dos teus filhos vira piloto de arrancada… Deixe os caras correrem, pelo menos estão gastando dinheiro, gerando empregos, movimentando a economia. São oficinas, preparadores, fabricantes de peças, lojas, patrocinadores, mídia, etc. Um evento de arrancada como o festival de Curitiba lota os hoteis e restaurantes. As arquibancadas estão sempre cheias. Tem vendedor de lanches e bebidas. Tem mais retorno financeiro e participação de platéia do que muitos dos eventos dirigidos pela CBA.

Fernando assis
Fernando assis
15 anos atrás

Nosso amigo Francis mandando ver…
Já passei por lá hoje…
Agora vou pro saloma…

“ao pó voltaremos…”

Opala 33 - Bonplac
Opala 33 - Bonplac
15 anos atrás

Aí pessoal, esse Opala verde 34, era da minha cidade, moro em Santa Cecília – SC, os carros era de uma empresa daqui, a “Industrias Bonet S/A”, do ramo madeireiro, eram 2 Opalas nº 33 e 34, eram patrocinados pela divisão de placas (aglomerados) da empresa a Bonplac (se forçar a visão um pouquinho é possível visualisar o adesivo no centro do pára-brisa e no logo abaixo do capô) o 34 era pilotado por Luiz Carlos Pruner e o carro 33 era pilotado pelo Roberto Pruner, um dos grandes pilotos que já apareceu aqui e que fez do Opala 33 (identico à esse) um dos melhores carros que já andou na terra, aqui no sul. Minha cidade é pequena (cerca de 19 mil habitantes), mas foi por muito tempo (na década de 80) potencia no automobilismo na terra, a pista daqui era considerada a melhor do estado, em fim de semana de corrida a população da cidade chegava a 2x o n° de habitantes. Mas aí por questões políticas a pista foi desativada ,ficando assim por mais se 12 anos, faz uns 3 anos, a cidade voltou a receber a etapa do catarinense de automobilismo, foi emocionante ver os carros outra vez aqui, o Roberto Pruner (agora de Omega 33), fez uma homenagem a família Bonet, correndo a etapa do ano passado com um adesivo da Bonplac, mostrando gratidão por tudo o que ele conseguiu, realmente emocionante. Além dos Opalas, a Bonplac patrocinava também um Fusca 34 pilotado por Roberto Granemann, havia também um Fusca 33 pilotado por Paulo Ely (Tri campeão se não me engano) patrocinado pela empresa – Móveis Waely Ltda, até hoje o recorde da pista daqui é dele. Mas o que mais me traz lembrança são os Opalas, até hoje os irmãos Pruner são lembrados com muito carinho por aqui, principalmente o Roberto “Beto” Pruner, varias vezes campeão com esse carro, quando não tinha corrida esses carros ficavam numa garagem da empresa e como meu pai era motorista de caminhão na empresa cansei de vê-los lá, meu pai chegou até à levar um deles para algumas etapas na década de 80… mes desculpem pelo extenção do texto, mas como disse esses carros nos trazem várias lembranças e eu podia ficar o dia inteiro contando aqui…

Abraços Gomes!

Francis Henrique
15 anos atrás

Olá Flavio!
Obrigado pela força, valeu mesmo!!!
Só falta você vir pra Santa Catarina acompanhar uma etapa do nosso campeonato.
Forte abraço

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Nossa, não tem como comparar corrida na terra com arrancada!
Não só em relação a pilotar, mas também a assistir uma corrida dessa. Sem contar, que deve ser muito mais barato.
Imagine acelerar um Opalão desses no barro?
Não tem como não aprender a guiar! Deve ser o maior barato!

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

O piloto que está liderando o pelotão chama-se Roberto Pruner e é de Baln Camboriú/SC. Já não corre mais por esta equipe. Esta foto é dos anos 80 e naquela época ele rivalizava com o Clóvis Concatto, piloto da equipe do frigorífico Chapecó, aquele mesmo que tinha um time de volei na liga nacional. Presenciei pegas sensacionais entre eles e outros mais que andavam uma barbaridade. Você (FG) já foi convidade para vir aqui e ver como o negócio é sério e funciona. Se não me engano te ofereceram até um carro e foi um piloto lá de Chapecó. Lembro que vc leu a msg no programa Limite. Não é você que anda louco para por o pé na terra. Você vai se surpreender como o automobilismo de terra é levado a sério. Abraços.

Dú
15 anos atrás

O Sul do País está anos luz a frente, seja em 4 ou 2 rodas. Sangue na veia geral, e público. Quanto à segurança, as coisas vão se adequando
Essa turma da arrancada, deveria ter mais atenção, pois a bagaça explodiu de dentro para fora. Se acham!

Belair
15 anos atrás

Dessa vez não deu para arrumar uma Kombi ou Lada para o “a esmo ” ??

Wilmor Henrique
Wilmor Henrique
15 anos atrás

“…Não fosse assim, saberiam virar o volante.”

HuaHuaHua, Cruel, muito cruel.
Você é maRvado!

vitor pletsch
vitor pletsch
15 anos atrás

hahahh não sabem virar!!!!!!