tristeza

SÃO PAULO (como tudo) – A gloriosa MZ vai fechar as portas. Fábrica alemã de motos, está em poder de um grupo da Malásia, que decidiu encerrar as atividades no final do ano porque só está dando prejuízo. Hong Leong Industries é o nome do grupo malaio, que controla a MZ desde 1996. Quem mandou a notícia foi o JL, da Guanabara.

Para quem não sabe, a MZ é uma legítima sucessora da DKW, já que a fábrica de Zschopau, que fazia as motos da marca, ficou em território da recém-criada Alemanha Oriental depois da Segunda Guerra. Tanto que o logotipo atual é baseado no escudo verde e branco da DKW. Acabou a guerra, a fábrica foi reativada e continuou fazendo motos, com tecnologia da Auto Union.

Uma MZ chegou a andar no Mundial de Motovelocidade. Acho que coloquei uma foto aqui, um tempão atrás.

Minha moto DKW, 1936, foi fabricada em Zschopau.

Mais uma para entrar no panteão das clássicas.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
angelo marcio oliveira rosa
angelo marcio oliveira rosa
14 anos atrás

Novos tempos… Fabricação em breve. Isto é bom.Tenho uma mz preto ônix, com nota fiscal, manual do proprietário,ferramentas,documentação em dia e manual de consertos. nunca tomou chuva. pasmem! Troquei os pneus, pois os originais aprodeceram, assim como a capa do banco,tomando o cuidado, da colocação do logotipo mz na traseira.mais nova do que a minha ainda não vi.

MZ fahrer
MZ fahrer
14 anos atrás

comunicamos, MZ vai continuar fabricar em breve.
As novos investidores, duas pilotos da corrida, vai comecar em breve.
Veja mais fotos e peças da MZ 250:
http://www.moto.br.tc

ZéBedeu
ZéBedeu
14 anos atrás

Nossa! Trate com muito carinho essa sua preciosidade mas não tenha dó de andar pois como dizia a revista: É um tanque de guerra em duas rodas! Nos dias de hoje é uma moto bem imponente, esbanja respeito; eu particularmante acho linda!!

Vaniel Bittencourt
Vaniel Bittencourt
15 anos atrás

Bons tempos…Tenho uma MZ 250, ano 1985 comprada Zero KM, hoje ela está com 9800 km rodados, não me enganei com nenhum número, tem 9800 km rodados mesmo. O problema é que eu a deixei guardada muito tempo, mais ou menos 15 anos, e quando decidi colocar para andar, os rolamentos do motor estavam enferrujados. Ela funcionava bem, mas fazia uma zoeira que parecia uma enceradeira. Eu desmontei todo o motor e já consegui achar todos os rolamentos, pois são rolamentos comuns de mercado, só falta comprar os retentores do virabrequim, montar o motor e trocar os pneus que estão completamante ressecados. Aí é só andar e não deixar guardada outra vez.

Vaniel Bittencourt

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Não tem nada de apreensão de motos importadas não. A MZ foi sim fabricada aqui no Rio Grande do Sul em meados dos anos 80, pela FBM, Fabrica Brasileira de Motos, era o modelo ETZ 250, porém com roupagem mais moderna desemvolvida aqui. Durou pouco tempo

Sandro Cunha
Sandro Cunha
15 anos atrás

Aqui em Belo Horizonte a Polícia Militar utilizou motos da MZ. Isso foi muito antes das MZ’s 250 que foram fabricadas na década de 80. A história que eu ouvi que foi uma apreensão de motos importadas. Quem for da região e se lembar disso, gostaria que comentasse.

Harry
15 anos atrás

Paasei minha adolescencia andando na garupa do meu finado tio, mas nao era uma MZ e sim uma BMW 500 cc ano 1952. Vou escanear a foto e mando.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Tá bunita essa nêga!
O que diz na plaquinha verde?

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

A MZ ou MuZ correu no mundial em 1998 e 99 com pilotos como Luca Cadalora , essa 500cc na verdade era a ELF de 97 que tinha motor Swissauto V4 ,em 2000 passou a se chamar Sabre ,ou seja foi uma especie de Jordan da F1 , foi mudando de nome e também foi marcando o fim dos independentes no mundial de motovelocidade , a seguir veio a ridicula exclusão da Paton das pistas e o fim da KR Roberts .

A MZ ainda chegou a apresentar uma MotoGP novinha para o publico em 2002 mais nunca largou em uma corrida.

Youssef
Youssef
15 anos atrás

Antes de fabricar aqui a 250 (FBM) eles importaram a MZ 150 e a 250, com aquele estilo antigão, quadradão, aquela placa cromada no tanque. Saiu o teste na revista duas rodas, acho que em seu primeiro ano, lá pelo número 6.
Lembro até hoje que falavam muito da robustez da moto.
Não deve ter sobrevivido nenhuma no Brasil, pois poucas foram vendidas aqui. Talvez a nacionalizada de para encontrar ainda em razoável estado de conservação.

Dú
15 anos atrás

Essas xing-ling estão acabando com tudo. Olhinho puxado chupa na cara dura, ou pega motores com patente vencida e não renovada e mandam ver. Aqui estão vendendo essas xing como pipoca, vc. compra barato, adora e joga fora na metade do saco. O consumidor não se preocupa em assistência técnica, reposição de peças, valor de revenda e tal. Mas daqui a pouco eles vendem a marca para alguém e ela volta. Aqui no Brasil, a FBM andou montando as 250 pelos idos de 85. No Sul deve ter uma pá parada, pois tbm montavam as Zanellas. Reginaldo, aquilo é para vc. guardar suas coisas e sentar comigo guiando!. Este modelo está com sidecar. Falei das xing ling, pois as MZ 2 tempos tinham um cabeçote gigantesco aletado, enquanto essa da foto é boxer, lógico que oriunda da BMW. Essa da foto é antiga!

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

Engraçado que a MuZ (novo nome da MZ) fazia produtos de qualidade e lindos de morrer.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Eu errei, é MZ Simsom mesmo…

http://www.veteranmcb.com.br/MZ/Fotos/mz1.JPG

Bons tempos aqueles em que fabricantes nacionais usavam tecnologia das carroças italianas, espanholas, francesa e alemã-oriental.

Hoje em dia, importam motores xing-ling e montam essas cabritas como Dafra, MVK, Sundown, e tantas outras marcas “Assembly in Brazil, Made in China”…

Youssef
Youssef
15 anos atrás

A primeira foto que aparece nesse site abaixo daria uma linda e clássica ‘bike & girls’.
O site mostra um pouco da história da MZ, inclusive uma foto da nacional e da 500 da moto GP:
http://digilander.libero.it/cuoccimix/ENGLISH-automotorusse9-r(MZ).htm

Germano
Germano
15 anos atrás

e lá se foi o último resquício da indústria Automotiva da Alemanha Oriental ainda em atividade

Eric
Eric
15 anos atrás

Marcelim,
Eu acho que era MZ Simson…

Rafael  Aun
Rafael Aun
15 anos atrás

Olha que interessante,

Já faz tempo.

Encontrei nas ruas de Passo Fundo uma motoca que nunca tinha visto. Era uma MZ de 70 e alguma coisa. Perguntei para o dono que moto era aquela e ele me eplicou que era alemã e coisa e tal, e que não se desfasia dela por nada. Já estava meio judiada, mas tava andando normal.

Um Abraço.

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Se não me engano , na metade da década de 80 , foram comercializadas aqui no Brasil , motos MZ , de baixa cilindrada (acho que 180 ou 250).

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Na década de 80 chegaram a vender Mz Simpsons no Brasil.

Mas aquele negócio com a corrente e a transmissão do contrário, cara de pesadona parece não ter caido no gosto nacional.

Youssef
Youssef
15 anos atrás

É triste de certa forma, mas a história ninguém pode roubar.
O que foi feito e vivido está aí.
Imagino quantas histórias de vida estão ligadas a estas motos.
Como a desses garotos dessa foto, por exemplo: http://www.flickr.com/photos/gdynianin/2154426010/

Pandini
Pandini
15 anos atrás

A MZ chegou a ter fábrica no Brasil em meados da década de 1980. Se não me engano, alugaram a fábrica da FBM. Faziam uma estradeira de 250 cm3 e uma moto menor, acho que de 80 cm3.

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

É uma máquina estranha e, na sua concepção acaba ficando simpática.
Só não entendi esse caixote triangular na traseira. Alguém sabe explicar pra que serve?

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Não, mas é parecida. Essa é uma MZ.

antonio
antonio
15 anos atrás

Esta é a sua moto ?
Poxa , bacana pacas .
Se for , parabéns!