BRATWÜRSTE (10) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 20 de julho de 2008 - 11:46F-1

BRATWÜRSTE (10)

SÃO PAULO (escorregadas…) – A Ferrari foi mal demais em Hockenheim. E está contrariando todos os prognósticos daqueles que, como eu, achavam que seria um Mundial de dois (acho que já falei isso…) entre Kimi e Massa. Que nada… O momento é de Hamilton, e algumas das pistas que vêm pela frente são francamente favoráveis à McLaren. Que, acertadamente, não quer ser mais realista que o rei. Hoje, mandou Kovalainen abrir para Hamilton. Fez muito bem.

O único erro dos prateados hoje foi não chamar Hamilton para os boxes junto com os outros. Transformou uma vitória fácil numa vitória difícil. Agora, o que Lewis guiou, tá doido! OK que ter um carro melhor que os outros é sempre bom. Mas ter de passar tanta gente em tão pouco tempo não é moleza. E virando tempos de classificação, sem cometer erros.

Hamilton é muito talentoso, embora irregular. Basta lembrar o que fez no Canadá e na França. Mas é um piloto que, de vez em quando, imprime um ritmo às corridas que pouquíssimos são capazes de imprimir. Com a cabeça no lugar, será um dos grandes.

Ah, e Alonso já não está mais fazendo tanta falta à McLaren, é bom que se diga. Aos poucos, Lewis assume a condição de líder do time. E vai exercendo-a com grande capacidade.

38 comentários

  1. Heitor disse:

    Ah tá, o Nelsinho chegou em segundo e se transformou em revelação do ano ……….. ele herdou esta posição depois da entrada do saftycar, e pilotou após isso sem cometer nenhum erro, aliás como se espera de qualquer piloto …. foi o dia dêle. Ou seja, a oportunidade caiu nas mãos dêle e ele não desperdiçou.

  2. Flávio disse:

    Impressionante como as pessoas falam em “bairrismo” como algo pejorativo…
    Hamilton pra mim é o melhor piloto de F-1 da atualidade. Ainda é irregular, mas faz corridas espantosas de rápidas. Quando tá num dia bom ganha com contundência, com extrema facilidade, parece que faz outra corrida, simplesmente imbatível…faz lembrar (e muito!) o alemão do queixo grande…
    Porém, não torço pelo Massa por uma questão de “bairrismo”, como se fosse uma idiotice torcer pelo brasileiro se ele não é o melhor. Ora, se nós formos os primeiros a jogar o cara na lama quem vai levá-lo pra frente? Infelizmente somos assim com nossos esportistas. Fazemo-los parecem ridículos só porque não são os melhores do mundo. Não deve ser fácil lutar contra Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Massa tem sim suas virtudes e também suas falhas. Talvez lhe falte braço pra enfrentar Hamilton, como faltava para Prost para enfrentar Senna, mas o francês chegava até o fim na disputa…Isso é a graça do esporte, saber de suas limitações, aproveitar seu ponto forte e tentar vencer…
    Não sou “bairrista”, sou brasileiro. Parece que alguns acham que ao falar “bairrista” se acham os entendidos sobre o que ocorre na F-1….como se elogiar o brasileiro fosse sempre uma atitude passional e desconhecedora do esporte…

  3. Heitor disse:

    Aleluia ! Até que em fim o reconhecimento …. pode ser que ainda não se comporte como um gênio, este jovem Hamilton, ainda comete erros bobos, mas pilota com supremacia. O Título não veio o ano passado, por motivos que só a história no futuro irá revelar ….

  4. Matheus disse:

    Irregular nao senhor, essas duas provas q vc citou é q o Hamilton nao quer ficar atras de ninguem. Lembra do ano passado? Se nao fosse o acerto entre as equipes ele seria campeao. Agora q ele colocou a cabeça no lugar v6 vao ver.

  5. Husky disse:

    sobre o treco do galvao ai falar q se o massa tiver 5 pontos na frente do kimi nas proximas 2 provas ele é que tem q ser escolhido pra ser o primeiro piloto é totalmente parcial isso…se fosse o contrario, coooom certeza ele ia falar q ainda era mto cedo pra escolher quem ia ser o primeiro piloto da ferrari, q a ferrari tinha q se decidir somente qdo o piloto nao tiver mais chances e bla bla bla bla…

  6. Mirax disse:

    @dren@ado, realmente a McLaren vem apresentando um carro melhor desde a França, porém em Silverstone o Hamilton e a McLaren deram outro baile na Ferrari e em seus pilotos. Até o Kova fez ótimas ultrapassagens.

    O Massa rodou 5 vezes, o Kimi 3 vezes e a Ferrari pra completar não fez a troca dos pneus dos dois pilotos.

    Nesse caso então quem teve péssima atuação foi os vermelhos, pq os prateados deram show.

    Só o Barrichello virava mais rápido que o Lewis na chuva, pq estava com pneus pra chuva intensa e o Lewis com pneus intermediários.

  7. Marcelo Liberatori disse:

    Engraçado, a McLata pode dar ordem de troca de posições e quase ninguém comenta nada. Hum! Queria ver se tivesse um brasileirinho no lugar do Kova!

    Reiterando, troca de posições por ordem de equipe é a coisa mais antiga da F1.

    Abs …

  8. Eduardo - Joinville disse:

    O Sr. Massa está devendo uma atuação dessas como a do Mr. Hamilton para nos dar um outro motivo para torcer por ele além das razões bairristas.

  9. Hugo Leonardo disse:

    Não foi erro de estratégia da Mclaren, eles sabiam que um 3° trecho longo com pneus macios não funcionaria bem, então deixaram o Hamilton na pista com a certeza de que o Massa, único na frente do Lewis a realmente competir, estaria pesado e de pneus duros. E isso foi confirmado na coletiva pós-corrida.

    Abração!

  10. Marcos disse:

    continuando:
    Desse jeito é só é só entrar nos boxes, voltar no fim do pelotão que depois quem estava na sua frente na pista e não entrou terá que “realinhar ” atras de vc – ridículo.

  11. Marcos disse:

    Mas não tinham que alinhar as posições ANTES e liberar os boxes DEPOIS? Acho que o piquet só conseguiu esse salto de posições nessa comida de bola da direção de prova. Fizeram errado! Ou mudaram a regra?

  12. Mirax disse:

    Zalex, me desculpe mas os carros da McLaren estão bem mais equilibrados que os da Ferrari. Basta ver a corrida da semana passada no molhado e ver a de hoje em pista seca.

    E somado a isso, o momento de cabeça no lugar e pés no chão do Hamilton pilotando feito um leão e com estratégias corretas da equipe(tirando a de hoje, é óbvio) tem feito a diferença.

    Na Ferrari sempre há um erro, quando não é dos pilotos, é da equipe. A McLaren vive realmente um momento diferente, sem brigas internas, sem se preocupar com casos de espionagem, focada no campeonato.

    Se o Lewis não tivesse feito a besteirada no Canadá, com consequente punição na França, estaria com mais 20 pontos à frente de Massa.

    Tanto o Lewis quanto o Kova, parecem poder pilotar os MP-23 com muita facilidade. Acho que a McLaren acertou aumentando o entre-eixos do carro com relação ao do ano passado, pq conseguiu diminuir a vantagam da Ferrari em pistas velozes também.

  13. @dren@do disse:

    Méritos pro Massa na minha opinião, largou na frente do Kimi e levou a “bagaça” até o fim, pois se ele fosse tão incompetente quanto muitos dizem ele teria tomado a ultrapassagem do Heidfel (que queria muito o pódio por correr em casa), e como o Hamilton estava virando quase um segundo mais rápido seria burrice por tudo a perder naquele momento.
    A Ferrari que acorde logo, pois desde a França a Mclaren vem mostrando um carro muito superior ao da Ferrari, só não apresentou mais resultado na França por terem largado para trás devido a punição e em Silverstone a chuva meio que mascarou isso, ajudada pela péssima atuação de seus dois pilotos por motivos de falhas na equipe principalmente…
    abraço.

  14. Zalex disse:

    Discordo… a Ferrari continua maravilhosa, e só ver na camera in-board, a facilidade dos pilotos da ferrari nas freiadas e curvas. Se compararmos com a dificuldade dos outros pilotos com seus carros, pricipalmente o Hamilton! O problema é que o inglesinho faz a diferença. Estivesse o Hamilton na ferrari, o campeonato já estaria ganho.
    Resumindo, nem Massa nem Kimi, nem Kubica, e pricipalmente nem Kovalainen chegam perto do rítmo do Hamilton.
    Depois de uma SUPER vitória no molhado em Silverstone, ele vem com outra SUPER vitória.
    Alonso… vamos reavaliar né Flavio Gomes.

  15. MSM disse:

    Não dá para dizer que uma eauipe e os seus pilotos são os possíveis campeões num campeonato equilibrado como esse. As Ferraris começaram melhor, agora a Mclaren está melhor e até a BMW rouba os pontos em todas os GPs. No Gp de hoje, a Mclaren deu um banho, apesar do Kovalainen não ter andado bem, o Hamilton correu muito e mesmo com o erro da equipe, ele conseguiu passar Massa e Piquet após o 2º pit.
    Já a Ferrari andou mal de novo e nenhum dos 2 pilotos estavam em condições de ganhar, principalmente o Kimi que esteve muito mal desde a classificação. E o Massa que não conseguia chegar no Piquet e nem se livrar do Heidfeld? Algo estranho está acontecendo neste carro.
    E o Alonso não consegue fazer uma corrida decente na Renault, mesmo com um carro ruim. LArgou em 5º, mas não conseguiu melhorar e acabou rodando perto do final. Se ele vai correr na Ferrari em 2010, pelo menos que tente fazer a parte dele na Renault no final desta temporada e em 2009, já que eu acho muito difícil que ele saia para outra equipe para correr por um ano somente.

  16. Nico disse:

    Deixa eu ver se entendi: McLaren mandar o II piloto abrir para o colega número 1 pode. Ferrari não pode. Eta roubalheira sô!!!

  17. Humberto Corradi disse:

    Hamilton ganhou a corrida e se isolou na liderança do campeonato porque a McLaren está focada num único piloto.
    Quer saber onde onde ele ganhou a corrida? Quando voltou atrás de seu companheiro e teve passagem livre! Se fosse Massa atrás de kimi ia ser uma briga daquelas. Numa F1 tão equilibrada isso vai fazer a maior diferença. Eles perderam o título ano passado por estarem divididos e não cometerão o mesmo erro neste ano.
    Já a Ferrari, sem rumo e sem foco, vai para as batalhas dividida e enfraquecida. Quando mudar sua estratégia pode ser tarde demais para Massa ou Kimi conquistarem o título.

  18. Jefferson disse:

    Desculpem a insistencia no meu ponto de vista, mas repetindo minhas previsoes do ano passado (alias, se concretizaram), o Hamilton é AFINAO, vai amarelar na hora da verdade, podem anotar que ele nao leva o campeonato! Massa vai sofrer ainda numas 3 provas, mas depois no final recupera e sera campeao, porque Kimi desisitiu.

  19. jose disse:

    -Ferrarista não gosta mas a Mclaren é muito superior a Ferrari desde o0 ano passado.
    Se não fosse a briguinha das bonecas a equipe inglesa teria ganho o campeonato de pilotos e de construtores no ano passado.
    O campeonato deste ano já está decidido em favor do LH,a menos que aja algumas besteiras infantis do piloto ingles.
    Parece que a Ferrari e seus pilotos engataram marcha a ré.
    Não me parece que o LH seja o melhor piloto de todos mas certamente tem o melhor carro.

  20. Gustavo disse:

    Hamilton claramente esteve em outro nível hoje, com a cabeça no lugar, e com carros idênticos, ele poderia ser adversário até para o grande Michael Schumacher, se sempre repetisse o controle emocional de hoje.

  21. Luana Marino disse:

    Pois é. Também faço parte da turma que apostava tudo na Ferrari (sobretudo em Kimi) no início da temporada. Mas eis que Hamilton está tratando de mostrar que não é gênio de um ano só.

    Sei que ainda não é o momento de chamar o garoto de gênio, mas o que ele fez hoje, assim como há 15 dias, na Inglaterra, foi genial! É muito difícil encontrarmos um piloto completo (como, em minha opinião, era Senna e Schumacher), sempre há um ponto fraco. Raikkonen, por exemplo, tem um ritmo de prova espetacular, mas peca muito em classificações; Massa já é o inverso, embora tenha melhorado muito sua constância nas corridas (prova disso é o campeonato acirrado, estando ele a frente de Kimi).

    No caso de Hamilton, o seu pecado é semelhante ao de Felipe, a irregularidade. É capaz de ir do céu ao inferno em provas seguidas. Mas tem muito talento. E braço! Como diz minha amiga Alaíde Pires, o negão, em alguns momentos, é de tirar o chapéu, hehe. Quem estiver à frente, se der mole… créu!

  22. Mirax disse:

    Também concordo com Max Mosley aí em cima…acho que o Kovalainnen, apesar de estar fazendo um campeonato melhor que o do ano passado, até pq o carro ajuda e muito, tem tido um desempenho muito fraco. Não está ajudando muito a equipe a conseguir pontos pro campeonato de construtores, nem está tirando pontos da dupla da Ferrari.

    Pelo que consta, parece que o Rosberg está cotado para a vaga dele em 2009. Acho que Rosberg, um Weber, um Hiedfeld, um Kubica, daria muito mais trabalho a Hamilton que o Kova.

  23. Mirax disse:

    Sinceramente, já vi o Lewis pilotar muito em outras corridas, mas essa de hoje vai ficar no topo da corrida dele.

    Tudo bem que a Ferrari não rendeu nada hoje, mas a McLaren não rendia nada no início do ano, então palmas para a equipe que colocou os carros prateados no mesmo nível que os vermelhos.

    Sem falar que a McLaren tem dado um show nas estratégias, com exceção na de hoje, que por pouco não fez a vitória ir pro ralo.

    Quem tá devendo um pouco é o Kovalleinen, que poderia ter se aproveitado do erro de estratégia do Lewis pra abocanhar o pódio, mas ele perdeu rendimento logo no início da corrida e não conseguiu acompanhar o Massa.

    O Lewis deu um show hoje e contrariando ao Galvão Seca Pimenteira, que se não chovesse a Ferrari teria vantagem na corrida e que a McLaren teria um desgaste maior dos pneus, o desempenho mostrou totalmente o contrário, que o carro da McLaren está bem equilibrado.

    A BMW parece que estagnou, numa provável evolução que parecia está chegando.

    E parabéns ao Nelsinho, que soube se aproveitar da sorte, pra conquistar o segundo lugar. Foi perfeito, não cometeu erros e conseguiu manter a diferença para o Massa que vinha em terceiro.

  24. vilson disse:

    cadê os críticos do nelsinho ?

  25. Max Mosley disse:

    Como eu acreditava desde algumas corridas atrás, a McLaren tirou a diferença de performance para a ferrari e inverteu a vantagem a seu favor. O carro oferecido aos seus pilotos é apto à conquista dos dois campeonatos.

    Lewis possui muitas qualidade e alguns defeitos. Quando está inspirado ele consegue tirar tudo do carro e ignorar completamente os seus oponentes.

    Por tudo o que disse nos dois parágrafos acima, coloco todas as minhas fichas no inglês e sigo nessa aposta até o final.

    Já o Kovalainen é o elo fraco na equipe. Além de achar que ele não merecia esse cockpit em 2008, creio que seguir com ele em 2009 é um enorme erro estratégico. Tudo bem que o Lewis goza de certa imunidade na equipe, mas um piloto mais gabaritado pode fazer melhor papel de escudeiro e ser determinante para o título de construtores.

    Quanto a ferralha, digo outra vez, antes de Schummi, Brawn e Todt era um festival de pataquadas. Depois deles, está voltando ao normal.

  26. Michael Schumacher disse:

    Herr Gomes,
    Der Ferrari hatte die Bremse Problem und nicht die Anpassung der Reifen auf Temperatur auf der Spur, die unsere Ingenieure prüfen die Daten sorgfältig durch. Die Tage von Ferrari im Rennen heute, auch mit leerem Tank, war 1 Sekunde über den Zeitpunkt der Prüfung, was nicht normal ist. Massa und Kimi hätte nichts getan, um besser heute. Die Überraschung war nicht in der Lage zu überwinden, die große Angelo Piquet mit seinem Renault 2006/2007, Modell 2008 ….

    Tradutor Google:
    Herr Gomes
    A Ferrari apresentou problema de freio e de não adaptação dos pneus à temperatura da pista, que nossos engenheiros devem analisar os dados com cuidado. Os tempos da Ferrari na corrida hoje, mesmo com tanque vazio, foi 1 segundo acima do tempo dos testes, o que não é normal. Massa e Kimi nada poderiam ter feito de melhor hoje. A surpresa foi não conseguir ultrapassar o grande Angelo Piquet com sua Renault 2006/2007, modelo 2008….

  27. Carlão disse:

    A incapacidade de comentar e analisar a corrida chegaram ao limite. Na corrida passada a besta fera GB querendo explicar por que o vento só soprava para a Ferrari do Massa, disse que ela era absurda, +/- 4,5 m/s, devendo ser multiplicada por 6; o correto é por 3,6. O Burti viu pelo computador bêbado que o Hamilton entrava no Box, GB comemorou como um título ao ver Hamilton não entrar nos boxes durante a entrada do safety-car. Ora Hamilton só havia usado um único tipo de pneu e deveria trocá-los, naquela circunstância poderia perder até 8 posições, não fazê-lo significou perder 3 e poder recuperá-las, como o fez. Por fim disse que Hamilton foi desonesto em suas ultrapassagens; quando não foi, foram todas limpas e lindas. Terminada a corrida e Burti ainda insistia no erro dos boxes, credo! Vivas ao Nelsinho, Heidfeld se deu bem em cima do Kubica. Melhor só se chovesse..

  28. Michele disse:

    Realmente, a Ferrari está dando mancada atrás de mancada… Mas gostaria que me esclarecessem algo: o Galvão, em mais uma das suas pérolas, disse que se o Massa abrir cinco ou seis pontos pro Kimi nas próximas duas corridas, o favorecido na equipe é o brasileiro. Não é muito cedo e arriscado favorecer um tendo tantas corridas pela frente e com tão poucos pontos de vantagem (se houver esta vantagem…)? Sem contar que o Kimi é o atual campeão. Não é mais uma das “viagens” do Galvão?

  29. Joe disse:

    Será que o Alonso chegou a fazer falta pra Mclaren algum dia?
    Ah, mas ele trouxe 6 décimos pra Mclaren…vão dizer…Na verdade quem trouxe esses 6 décimos foi o Nigel Stepney.
    Me desculpem, mas não consigo ver toda essa babação de ovo pro Alonso e ficar quieto.
    Já estou achando que o Alonso nunca mais será campeão, pois quando ele voltar a ter um carro bom na mão, terá que bater pilotos que provavelmente estarão bem mais maduros, como Kubica e Hamilton. Kimi provavelmente terá se aposentado e Massa é uma incógnita.

  30. Sonegheti disse:

    Ok, eu mesmo respondo antes que alguém fique eufórico com a possibilidade de punição do Luis: não me lembro de ninguém que tenha sido punido por jogo de equipe desde que alguém disse que era proibido. O tio Ron que o diga, quando sua equipe foi absolvida do GP de Mônaco do ano passado com a mesma acusação…

  31. Caíque. disse:

    Vez por outra alguns blogueiros aparecem para falar mal da ORDEM dada o Barrica na Austria em 2002, a qual ele apesar de te-la recebido 8 voltas antes, só deixou o Schumacher passar nos ultimos 50 metros. Hoje foi escancarado a ordem dada pelo Ron dennis e CUMPRIDA imediatamente pelo Kova…e ninguém vai falar?
    É bom que todos vejam e mais uma vez confirmem que a F1 SEMPRE foi assim.

    Com relaç~çao a AOlonso,, correu mal e perdeu uma ótima chance de fiacr calado, pois tudo bem que o Piquet teve sorte, mas as últimas 23 voltas do moleque foram muito boas e DUVIDO que o Hamilton o passase se só faltasem 2 voltas para terminar a prova, como já mostrou na GP2. ele vai longe, porque senão o pai já o teria feito desistir.

  32. Bira disse:

    Só encontro uma explicação para a Ferrari ter andado atrás da Renault: alguém esqueceu de soltar o freio de mão do carro….
    Na reunião de segunda-feira na Ferrari, vão precisar de mais potes de vaselina.

  33. marcio disse:

    mas feio mesmo foi o Alonso, visivelmente contrariado dizendo que somente a sorte teve o Piquet. Na constelação dele somente uma estrela brilha. sempre.

  34. Sonegheti disse:

    Perguntar não ofende (e perguntar torcendo, ofende?), mas a ultrapassagem do Luis no Kova pela ordem de equipe não corre o risco de ser punida? Só pra lembrar: O Ron aperta o botão pra falar com o Heikkkki e ele freia mais que minha mãe no semáforo pro Lewis passar. E só pra lembrar (2), jogo de equipe foi proibido na F1 lá em 2002…

  35. Japoneis disse:

    Realmente hoje Hamilton fez a diferença…
    Alem de pilotar no limite, foi esperto pra dar um chega pra la no Massa. excelente ultimas voltas hoje.

  36. leoengelmann disse:

    Mas que os dois brasileiros foram burros de deixar a guarda aberta ( abrir para o lado de fora ) na curva, isso sim, foi burrice.

  37. Rodrigo Zauli disse:

    A mudança de posição não estava proibida?

  38. leoengelmann disse:

    Com certeza: a troca dupla de pneus da Ferrari no acidente do Glock foi, digamos, sugerida, pelo Schummi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>