É FOTA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 30 de julho de 2008 - 10:44F-1

É FOTA

SÃO PAULO (agora vai) – Quer dizer que as equipes se reuniram em Maranello e resolveram fazer uma associação? Demorou… Chama-se FOTA, Formula One Teams Association. Vão brigar na FOM e na FIA. A questão é: quem vai mandar nesse negócio? A linha política será pró-montadoras ou pró-esporte? Arrisco a primeira, claro. Afinal, quase todos os times hoje nada mais são do que postos avançados das fábricas nas pistas. A intenção, me parece evidente, é bater de frente com Bernie no lado financeiro e de frente com Mosley (ou quem vier) no lado esportivo.

Vamos ver que bicho vai dar.

17 comentários

  1. MSM disse:

    É tanta sigla e tanta gente querendo mandar, que o futuro da F1 está começando a ficar perigoso.

  2. Kmaratta disse:

    Na nota do site Uaie, faltou o Max Mosley indicar como possíveis sucessores, o Papai Noel e o Coelinho da Páscoa.

  3. Kmaratta disse:

    Nada mais justo. Afinal, quem é que coloca DINHEIRO (é com maiúscula?) naquela zona toda?

  4. Amaral disse:

    e lá vem o Briatore mexendo seus pauzinhos.
    dizem, foi numa reunião dessas, em 93, que ele alertou “se o Senna tiver uma Williams eletrônica como a de agora, vai vencer todas as provas da temporada ano que vem”: proibiram as suspensões e os auxílios ultra hitec. o resto é história.
    eu duvido que, hoje em dia, ele declare qualquer coisa a respeito dos mandos e desmandos da F1 sem antes avisar o Bernie.
    FOTA já era a sigla da Formula Three Association, da F3 britânica. não que isso tenha alguma importância.

  5. Alejjandro disse:

    Tomara que não vire um Clube dos 13… só pra negociar cotas de TV…

    Brincadeiras à parte, acho que demorou pra ter isso daí… já tinha um de pilotos, agora um de times… o importante é eles não mandarem no esporte… e, sim, trazer contribuições pra que a F-1 só melhore… não só do ponto de vista esportivo, claro… em todos os pontos.

  6. Fernando Carvalho disse:

    Amigos: vi anota abaixo, publicada no site Uaie que reproduzo na integra ( abaixo) mas fica apergunta ; será ???!!!!!:

    Mosley garante que deixa a FIA em 2009 (30/07)
    Gazeta Press

    A vitória nos tribunais no caso do escândalo sexual que se envolveu em Londres fez muitos acreditarem que Max Mosley havia recomposto as forças para estender ainda mais o seu período à frente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Porém, ele garantiu nesta quarta-feira que deixa a presidência da entidade ao fim de seu próximo mandato, em outubro de 2009.
    Mosley, de 68 anos, está no comando da FIA desde 1993 e assegura que não permanecerá no posto por muito tempo, apesar de ter levado a melhor no processo que moveu contra o tablóide londrino News of the World, responsável pela divulgação das fotos em que o mandatário aparece em uma orgia sadomasoquista com cinco prostitutas e temática nazista – esta sempre negada pelo britânico.

    “Há um grande número de pessoas na FIA que tem dito que eu concorrerei novamente em 2009”, afirmou o dirigente em entrevista à publicação Autosport. “Eu não quero (continuar), porque, para ser muito, muito honesto, preciso parar de trabalhar todos os dias. A cada manhã acordo e não acredito na quantidade de tarefas que tenho para fazer”.

    Com a decisão de deixar o cargo em que já está por 15 anos tomada, Mosley até indicou o seu possível sucessor, destacando o francês Jean Todt, que marcou época como diretor da Ferrari. “Acho que há muitos nomes em potencial para me substituir, e, se Todt estiver interessado em fazer isso, tenho certeza de que ele seria muito capaz”.

  7. por pouco nao surge um nome bem sugestivo, rs.

  8. EdisPJ disse:

    Imagino que a pauta deva ser a distribuição de lucros e, se sobrar tempo, mudança dos custos e outras coisas, tipo regulamentos e afins…

  9. Becken disse:

    Flávio,

    O que vc acha das implicações dessa nova entidade na regulamentação das novas regras da Formula 1, como por exemplo no congelamento de motores?

    Abs

  10. Renato disse:

    A chave é como se comportará a Ferrari dentro desta associação.

    Historicamente a FIA e o Bernie sempre conseguiram dividir as equipes oferecendo, por baixo dos panos, vantagens para a Ferrari passar para o outro lado.

    Foi o que fizeram pra detonar a tal GPWC, e foi o que fizeram lá na década de 80 quando estavam tirando a F1 da FISA.

    Vamos ver como vai se comportar Don Luca. Eu não confiaria, o cara é muito rato.

  11. sérgio barros disse:

    “A intenção, me parece evidente, é bater de frente com Bernie no lado financeiro e de frente com Mosley (ou quem vier) no lado esportivo” – bate prá cá, bate prá lá….. se conseguirem fazer as corridas mais interessantes, que tenham sorte e competência.

    Mas sinceramente, tecnicamente o homem evolui de forma assombrosa, mas ainda não consegue o básico que é se entender com os seus semelhantes, principalmente polica e economicamente. Vamos aguardar.

  12. Fernando Carvalho disse:

    Trocadalho do carilho +> “Minha FIA, se a FOTO FOM boa, titio Bernie não deixa a FOCA bater o rabo no Titio Max e fica tudo na CONCORDIA ”
    Mais uma vez , B2B… e o esporte ohhhhhh……

  13. luis disse:

    vai dar em nova cateoria ou mudança da atual ao bel prazer da fota

    o que tmb nao deixa de ser uma nova categoria no final das contas…

  14. Pé de Chumbo disse:

    É.
    Vai ser FOTA, mesmo…

  15. Eric disse:

    Vamos ver quanto tempo durará a parceria.
    Tomara que seja ótimo para a F-1 senão foteu.

  16. Jason disse:

    E, em breve, a Formula One Drivers Association.

    Será que nossos jornais publicariam a sigla?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>