PIQUET, 25 ANOS

SÃO PAULO (obras, argh!) – Fez 25 anos no dia 13 de março, e eu provavelmente esqueci. Se não esqueci, vamos ver de novo: a vitória de Piquet no GP do Brasil de 1983. Diz na descrição do vídeo, enviado pelo Valdemar Emprestado, que foi a primeira vez que o Tema da Vitória tocou na Globo. Não tenho certeza. Mas a vitória foi linda.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique
Henrique
15 anos atrás

Cheio de post aqui com centenas de comentários, a maioria uma grande bobagem e esse post histórico com com menos de 50 comentários?

País de merda mesmo.

marcos andre rj
marcos andre rj
15 anos atrás

FOI A PRIMEIRA VEZ QUE FUI AO AUTÓDROMO ESSE DIA NÃO ESQUEÇO NUNCA, TINHA APENAS 13 ANOS E FUI COM MEU IRMÃO MAIS VELHO E UM AMIGO.
ENTRAMOS PELO FAMOSO JEITINHO BRASILEIRO…LIBERANDO UM DIN DIN PARA O CARA DA KOMBI DOS CORREIOS QUE NOS COLOCOU NAQUELA RETINHA ATRÁS DOS BOXES…QUANDO PIQUET SAIU DO PARQUE FECHADO A CAMINHO DO PODIO SAÍ COMO UM LOUCO NO MEIO DA MULTIDÃO ESCALEI O ALAMBRADO E COMECEI A GRITÁ-LO COMO UM LOUCO…ATÉ GANHAR UM ACENO DELE..NEM DORMI….NAQUELA NOITE…É MUITO LEGAL SER CRIANÇA….. ESSA FOI A PRIMEIRA DAS MUITAS LEMBRANÇAS QUE TENHO DO FALECIDO CIRCUITO….

Jef
Jef
15 anos atrás

Esse é o cara responsável pela minha paixão por corridas.

Eu tinha 10 anos naquela época. A minha prima era (ainda é) vidrada em corridas e assistimos juntos todas as provas…

Que saldades da minha prima, das grandes corridas, dos grandes pilotos.

André Stein
André Stein
15 anos atrás

Bom demais (re)ver estas imagens! Tenho a corrida inteira no HD, mas narrada em Inglês, com comentários do Murray Walker…de vez em quando, boto no dvd-player pra me divertir. :o)

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Alguém aqui sabe por que não foi lançado ainda DVD do Piquet sobre os títulos de 81,83 e 87, como foi feito com Emerson e Senna?

CARLOS E PEREIRA
CARLOS E PEREIRA
15 anos atrás

UM DOS MELHORES PILOTOS, COM UM DOS MAIS BELOS CARROS DA F1″””

pedro
pedro
15 anos atrás

Comentário ácido:

O Piquezão fez tudo muito bem no automobilismo….
Só não aprendeu a fazer filho direito (faltou alguma coisa, ou coisas)………….

Mas, mesmo assim valeu………

Abraços………..

Wagner
Wagner
15 anos atrás

O melhor de tudo para mim é poder dizer: “Eu estava lá.” Sou Piquet desde criancinha. E este Brabham em especial foi um dos mais lindos carros que a Fórmula 1 já produziu, senão o mais. Valeu pelo vídeo.

Ronaldo Reis
Ronaldo Reis
15 anos atrás

Impossível esquecer desta vitória do Nelson Piquet. A corrida acabou por volta das 15:50 hs. Meu filho, Bruno Giovanni nasceu as 16:08 hs ! É que todos no hospital estavam assistindo a corrida. Eu, os médicos, enfermeiras, amigos.
A maior emoção da minha vida.
Inesquecível !

Herik
Herik
15 anos atrás

A primeira vez que o “Tema da Vitória” foi tocada foi numa corrida vencida pela Alain Prost.

Mas o que mais chama a atenção é a diferença da narração para os dias atuais. Bastava narrar os fatos, os acontecimentos da corrida para passar a emoção. Hoje o Galvão é uma mala sem alça com o tal de “conversei com o empresário do Kubica e ele está feliz”, que fulano mora em Mônaco, que o “seu” amigo Berger disso blá-blá-blá, que Cicrano ficou rico e curti a vida no Caxa-prego… Que saco! As transmissões hoje, além da pobreza de informações corretas, estão parecendo edição de revista Caras. Que merd… E eu queri saber dessas besteiras!?

jose carlos
jose carlos
15 anos atrás

este foi o gp mais emocionante dos 11 que fui sinalizador
so quem viu a tocada do piquet sabia o que era uma pilotagem perfeita tanto na sinfonia dos canecos com a caixa de marcha
o que tinha o reutemann e o alan jones de tocada disforme o piquet era igual a uma orquestra sinfonica .nesta corrida era chefe do posto 13 no final da curva sul e neste local passei os melhores momentos de minha vida
jose carlos sete lagoas

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Um detalhe: a Williams do Rosberg, que o Nelson ultrapassa no começo do vídeo é idêntica àquela que o Ayrton testou (foi o primeiro teste dele num F 1, batendo o tempo do Rosberg em Donnington Park no mesmo ano de 1983). Tudo bem, o vídeo era do Piquet, mas acabei lembrando do Senna….

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Aqui a vista superior e lateral desse carro: http://www.automotive-art.com/uploaded_images/art/Brabham_BT52_BMW_F1-TC0003-large.gif

O Piquet diz até hoje que foi o melhor carro que pilotou.

Leonardo Carvalho
Leonardo Carvalho
15 anos atrás

Não sei se foi a primeira vez que tocou o Tema da Vitória, porque eu estava lá em Jacarepaguá. Nas horríveis arquibancadas de madeira, debaixo de um sol quente desde cedo. Mas foi inesquecível, uma corrida fantástica, com as duas ultrapassagens do Piquet, na reta, bem na minha frente. A vibração da torcida, que a gente percebe no vídeo no momento da ultrapassagem, eu senti de perto. Foi bom relembrar isso. Eu tenho o ingresso guardado, o problema é lembrar onde. Se achar, escaneio e mando.

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Essa foi a primeira vez que o tal ” tema da vitória ” foi tocado sim. Lembro do Fantástico desse domingo, no qual diziam que depois de oito anos, um brasileiro voltava a vencer o GP Brasil de F1. Outro detalhe. Esse Brabham BT – 52 foi projetado e construído em tempo recorde. Gordon Murray tinha projetado um outro carro, o BT – 51, por sinal muito parecido com o BT – 49, campeão do mundo de 81, com efeito – solo e motor BMW. A mudança de regulamento no final de 82, que bania totalmente o carro-asa pegou a equipe de surpresa. A toque de caixa foi projetado esse carro maravilhoso. Notem que o design do BT – 52, com seu spoiler dianteiro em forma de delta, é completamente diferente de qualquer carro na pista. A Tyrrell meses depois copiaria descaradamente esse carro. Peço a devida permissão ao Flávio Gomes para postar a imagem do BT – 51, que jamais disputou um GP: http://www.forix.com/8w/6thgear/brabham-bt51.jpg

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Que saudade da Brabhan Parmalat!

Essa corrida é de 1983. Pelos dois anos seguintes, eu fiz catecismo aos domingos. Tinha a Missa às 8h30 da manhã e em seguida a aula de catecismo.

Eu ficava fulo quando tinha corrida ( naquela época não havia video cassete pra gravar ). Eu negociava com meus pais: não ia na Missa, assistia a largada e corria pra aula.

Quando eu consegui – o frio era a desculpa -, eu cabulava os dois pra assistir a corrida toda.

Tempos bons…

Roberto Valle
Roberto Valle
15 anos atrás

Tava lá, na arquibancada C

Inesquecível…

Sirelli
15 anos atrás

Bons tempos da Fórmula 1, quando muita gente podia brigar de verdade pela vitória, quando existiam ultrapassagens e quando pilotos tinham menos frescura.

Além da vitória do Piquet, a maior saudade é do autódromo que o alcaide destruiu. Que circuito…

Belair
15 anos atrás

Tempos em que as cabeças ficavam expostas nos cockpits e podíamos ver os capacetes e não confundir Mirtinho com Kova, como eu fiz lá no Louzão,né não ?
No post aí embaixo, o Pedro pediu explicações minhas sobre a pilotagem dos bons tempos. Infelizmente, nunca pilotei um F1, mas tenho uma bela dica para quem gosta dessas coisas e lê inglês (desculpem) ; é um artigo de Sam Posey na Road & Track de julho/08, sobre o GP da França de 58 em Reims. Tem um trechinho que fala sobre como todos os pilotos se juntavam na 1a. curva após os boxes só para ver o Maestro Fangio fazer a curva atravessado, sem tirar o pé, em TODAS as voltas.Só ele conseguia…
Menciona tambem o cavalheirismo e o respeito do vencedor,e campeão daquele ano, Mike Hawthorn, ao não colocar uma volta de vantagem sobre o Maestro quando podia fazê-lo perto da chegada, só para mantê-lo na mesma volta. Enfim, leitura deliciosa…

vitão
vitão
15 anos atrás

acho que o Piquet encarna a verdadeira expressão “carpe diem” . Viva o dia, total e absolutamente. É isso aí.

Eric
Eric
15 anos atrás

Brabham BT-52…BMW turbo.
Lindo carro.

foca
foca
15 anos atrás

que carro lindo e que saudade de piloto brasileiro andando bem como esse.

Lauro
Lauro
15 anos atrás

É Flávio foi a primeira vez que o tema da vitória tocou. Depois em 84 tocou para o Prost naquele vídeo que tu postou da outra vez. E a partide de 86 em todas vitórias brasileiras.

LEONARDO
LEONARDO
15 anos atrás

BRAVO PIQUET! TEMOS QUE DAR O BRAÇO A TORCER… O GALVÃO COLOCA UMA EMOÇÃO INCRÍVEL NA TRANSMISSÃO

Zé
15 anos atrás

Não adianta falar…continuam fazendo do Hamilton mais do que simplesmente piloto de F1

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula12008/interna/0,,OI2982718-EI10882,00.html

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Este piloto, este carro e esta pintura são uma pintura.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Grande vitória, grande piloto…..um dos grandes do esporte! Agora fugindo um pouco do assunto – mas nem tanto – teve uma Racing que colocava pai e filho (piquet’s) para rodar no autódramo de Brasília com duas Bmw série 1 , vi essa capa a algum tempo já, alguém sabe mais detalhes dessa “time battle”?

milton
milton
15 anos atrás

Como era muito mais bonita a F1 em décadas atrás… Além disso, e os mais puristas irão concordar comigo, antes dava para diferenciar um carro do outro pelo ronco… hoje, nem vendo a gente diferencia (ex: Force India /McLaren)

Orlando
Orlando
15 anos atrás

Gomes, mudando de assunto, não sei se alguém já perguntou, mas onde foram parar as quatro argolas do # 96 do cabeçalho do blog?

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
15 anos atrás

Foi sim a primeira vez que o Tema da Vitória tocou. E a segunda, foi em 1984, na vitória do… Prost!

jose
jose
15 anos atrás

Não tem como não se emocionar,pela música,pelo piloto,pelo carro por uma época mais simples que não volta mais.

Arnaldo
Arnaldo
15 anos atrás

FG,você é bom de memória, sim…. já havia lembrado e na época certa…. Só não coloco aqui o post porque o blog tá migando…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
15 anos atrás

Piquet é o cara!
Foi sim a primeira vez que o tema da vitória foi tocado.
Saudades dos tempos de pilotos irreverentes e moleques.

João LK
João LK
15 anos atrás

Foi sim, Flávio, a primeira vez que tocaram o “tema da vitória” e fizeram um jogo de imagens, mostrando a volta de desaceleração e a torcida delirando. Lembro que eu torci o nariz quando ouvi…

valmir chicarolli
valmir chicarolli
15 anos atrás

Sim, foi sim. O engraçado é que esta música foi composta para tocar somente no GP Brasil, no momento da vitória de algum piloto.

No ano seguinte, por exemplo, foi tocado para o Prost.

Marcel Pilatti
Marcel Pilatti
15 anos atrás

O que eu sempre soube foi que o tema da vitória foi criado para tocar com os vencedores do GP… e se me parece que a primeira vez foi com ele, ALAIN PROST. Parece loucura, mas é verdade. Talvez a legenda se refira à primeira vez que o tema da vitória tocou… para um brasileiro….

À parte isso, vitória linda mesmo. E é de se lembrar que Piquezão ganhou em 1982, mas foi desclassificado… sei não, hein?!

Abraços!

drmarcos
drmarcos
15 anos atrás

O Gomes, quando você tiver um tempinho ensine para nós como é que se faz para mandar para os amigos vídeos como este, ok?
Um abraço.

Edson Framil
Edson Framil
15 anos atrás

um pouquinho de ufanismo nao faz mal a ninguem
rsrs

Demerval Caixeta Jr
Demerval Caixeta Jr
15 anos atrás

Eram outros tempos mesmo. Dava até para jogar uma garrafa de água básica/padrão nos adversários (Quase acertam o Prost na reta de chegada!)

jose donizete
jose donizete
15 anos atrás

Flavio , só vc pode nos salvar ,que tal ,um abaixo assinado
solicitando a rede globo que solte só o audio ambiente, nas
transmissões esportivas, via tecla SAP , formula 1 principalmente , acredito se vc encabeçar a gente consegue
abraços

Pedro Henrique
Pedro Henrique
15 anos atrás

Grande Piquet!!

Clay
Clay
15 anos atrás

Graaaaaaaande Piquet ! ! Bons tempos, de ultrapassagens. . .

Jorjão
Jorjão
15 anos atrás

O tema da vitoria não foi tocado pela 1º vez em 82? Alias, na minha opinião a vitoria mais linda, dele na formula 1. que foi tomada, bem um mês depois pelos cartolas.

Renato Rolim
Renato Rolim
15 anos atrás

A primeira vez que o Tema da vitória tocou foi com Alain Prost no GP do Brasil, pois a musica era feita apenas para o nosso GP. Dps que ela foi passada as vitórias brasileiras e o Nelson foi o primeiro a ganhar com a musica.

Paulo Uzeda
Paulo Uzeda
15 anos atrás

Flavio,

Essa valeu, GRANDE NELSON ! ! ! ! ! ! ! ! !

Lembro que estava com 12 anos e ficava vidrado em frente a TV vendo o Piquet nas corridas.

MUITO BOM , GRANDES TEMPOS.