A MORTE DO GRILO

PEQUIM (de luto) – O episódio abaixo foi relatado por um grilo falante, parente do falecido, que me procurou ontem na entrada do Parque Olímpico. Ele veio de longe, chegou cansado e esbaforido, falando pelos cotovelos, e tive de recorrer a um tradutor, porque misturava mandarim com algumas palavras em inglês. Veio a mim porque identificou o logotipo da ESPN Brasil na camiseta. “Seu amigo matou meu primo!”, acusou, apontando as antenas na minha direção de forma inequívoca.

Foi quando chamei o tradutor, imediatamente, farejando confusão.

O que segue é a mais pura expressão da verdade, sem licenças poéticas.

Fala o grilo.

“Sou um grilo bem colocado na sociedade chinesa. Vou até a competições olímpicas sem ser incomodado [neste momento, perguntou meu endereço e-mail, eu dei, e prometeu que ia mandar uma foto, e mandou mesmo]. Hoje agencio outros grilos e grilas para o mercado que vende ‘pets’ [como disse, o grilo mistura os idiomas, é um poliglota fajuto, mas vou tentar manter o original quando não prejudicar o entendimento] no centro da cidade. Aqui na China as pessoas têm animais de estimação muito variados, ‘exotics’. Os grilos me procuram em busca de uma vida melhor. Sabem que é perigoso viver nas florestas, porque podem ser engolidos por pássaros ou esmagados pelos ursos que não olham por onde andam. E também não gostam de viver nas ruas porque os chineses dirigem muito mal e cospem o tempo todo.”

Segue o grilo, agora um pouco mais calmo.

“Toda semana passo no mercado para ver como estão as coisas. Eu tinha levado meu primo sexta-feira, dia 8 de agosto, dia da sorte, para ser vendido. Era questão de tempo para encontrar um dono. Um grilo forte, bonito, ótimo para crianças e idosos, ‘fine person’ [gente fina, n.t.]. Estava numa gaiolinha muito confortável e sendo bem alimentado com mosquitos cambojanos e folhas de jasmim [foi o que entendi, não sei se essa é a dieta dos grilos, a tradução foi um problema o tempo todo]. Foi quando apareceu seu amigo.”

Pedi que ele descrevesse “meu amigo”, para saber quem, afinal, tinha se metido em tamanha encrenca, um caso de homicídio grílico, cujas penas devem ser duríssimas num país que não perdoa criminosos comuns e persegue dissidentes. Pela descrição, descobri quem é. Caio Salles, cinegrafista, repórter e editor que está fazendo matérias de curiosidades pela China com o Marcelo Duarte pela ESPN. “Eu fiquei com dó do grilo”, me contou, em prantos, quando fui apurar o outro lado da história.

Segue o grilo poliglota.

“Seu amigo comprou meu primo. Um outro, que estava na gaiola vizinha e morou em Macau, entende um pouco de português e me contou tudo. Seu amigo disse que queria libertar meu primo. Livrá-lo das garras dos chineses. Soltá-lo na mata, jogá-lo na ‘jungle’. Porra, quem seu amigo pensa que é? Delegado do Greenpeace? Presidente da Free Grilo International? O que ele sabe sobre os grilos chineses?”

Nesse momento o grilo poliglota se exaltou e dei um gole d’água para ele.

O Caio, de fato, comprou o grilo com o objetivo único de devolvê-lo à liberdade. Não perguntou se o grilo queria, porque a comunicação aqui é meio complicada, mas tinha a melhor das intenções e supunha que sim, qualquer coisa lá fora seria melhor do que viver confinado numa gaiola.

E foi o grilo de Macau quem contou ao grilo poliglota o que aconteceu.

“Seu amigo pegou meu primo e o colocou sobre o banco da ‘van’ [perua, n.t.], ainda dentro da gaiola. Estava um calor dos diabos. Meu primo começou a cozinhar. Foram horas naquela estufa. Um crime, uma tortura inominável! Ele gritava lá de dentro, mas ninguém ouvia. Quando seu amigo voltou, meu primo estava praticamente morto!”

Volta o Caio, ainda sob estado de choque depois de confirmado o óbito. “Ele realmente passou mal. O calor o deixou cambaleando, com os olhos injetados e as pernas moles, todas elas. Corremos para o apartamento. Lá o ar-condicionado é forte, ele iria se recuperar. Subimos correndo com o grilo pelo elevador. Abri a gaiola lá em cima para ele respirar melhor. Mas quando entramos no apartamento, acho que aconteceu alguma coisa. O grilo tremeu, acho que estava muito frio. Não conseguiu sair da gaiola. Teve um espasmo e não se mexeu mais.”

Segue o grilo poliglota.

“Meu primo morreu de choque térmico. Seu amigo matou meu primo! Quem falou para seu amigo que os grilos não gostam de viver nas gaiolas? E agora? E agora?”

Agora, meu caro grilo poliglota, não tenho muito pra dizer, não. Apenas que seu primo era o grilo mais cagado do mundo. Com um bilhão de pessoas na China, o coitado foi ser comprado por um brasileiro de bom coração.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus
15 anos atrás

Pô Gomes…
fala de grilo e fotografa um gafanhoto!!!!
grilos são pretos, Gomes…
assim voce enfraquece a amizade hein!!
hehehehehe
a erva tava tão boa assim??? essa seria a explicação?

abraços! otima a história!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Deliciosa história, FG.
Só voce mesmo pra cascatear assim, como todo bom piloto cascateiro – e todos o são.
Mas pergunta aí ao teu amigo assassino de grilos, o Caio Salles cinegrafista, o que significa “desespero ao ver o pobre bichano não dar um piu sequer”. Tá escrito no comentário dele, acima.
Pobre bichano? Bichano é gato. Ou o Nick B., com todo o respeito.
Dar um piu? Quem pia é pinto, filhote de galinha. E não pinto-rôla, ou pinto-cacête, ou pinto-caray. Esses pintos gozam, mas não piam.
Afinal, quem bebeu ou comeu o que (ou quem) aí na China?
Quem tá mais bêbado ou doido? O assassino de grilos ou quem escreveu a história?

Rodrigo Borges
15 anos atrás

Gomes, traz pra mim um maço dos cigarros que vc anda fumando aí na terra do kamarada Mao. Deve ser do bom, considerando o texto que acabo de ler.

D.Pierotti
D.Pierotti
15 anos atrás

A moral da história eu não sei. Mas é uma das melhores histórias que eu já li.

Mari
Mari
15 anos atrás

É verdadeeee!!!

O Caio comprou mesmo o grilinho, por dó… pobre coitado… morreu de choque térmico. Pelo menos foi o que ele me contou!!!! Nem pra cuidar de um grilo!!!! Haha

Mas também… o que é que se faz com um grilo? Céus! Não tem bicho mais sem graça pra se ter? O bichinho foi adotado pra não morrer na gaiola ou na rinha e acabou morrendo de choque térmico… era um grilo muuuito azarado, isso sim!!!

Agora, esse primo grilo poliglota… sei não… o calor daí tá fazendo mal mesmo! rs

Episcopo
Episcopo
15 anos atrás

Hahahahahaha !
Sensacional !!! Embarcou nesta coisa de “mexican wave” e acabou com a marijuana colombiana…(rs)

luis
luis
15 anos atrás

ou tu ta falando do cara que morreu quando fazia uma exibiçao no jogo de basquet(em portugues sim!).

ou o lsd ta baratinho…

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Putz, que estória mais sem noção…………

fe
fe
15 anos atrás

Legalize é pouco.

Imagina a cara do coitado que ficou tachado de assassino de grilos!

Nick B.
Nick B.
15 anos atrás

Gente!!!
O Fla pirou na batatinha!
Tá mais louco e alucinado que o Nick quando viaja para San Francisco.
Tá mais maluquete que o Nick malhando junto com o pessoal do Clube das Mulheres.
Tá mais crazy que o Nick em festa rave.

Eu não sei o que é mais grave: Fla com a fábula do grilo falante, ou conhecido blogueiro de popô iluminado procurando em seu bauzinho de recordações gibis com historinhas do tal grilo.

Fla, seu danado!
Por causa do seu texto, na minha cabeça agora fica martelando a história do grilo falante já velhinho, de bengala, dando uma providencial saidinha junto de um amigo para não ficar ouvindo as reclamações da patroa-grila. Ainda acho o gibi!

Nick crazy. Total.
Fla no mesmo caminho. Total.

Vejam, senhoras e senhores, um dos pilotos da NBR. E o dono também! Muito trabalho para Rossberto “Todt” Brandennis. Muito trabalho. hehe.

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Pois é Flavio… Não sei que tipo de bagulho tu anda fumando aí, mas com certeza o Bob Marley provaria e aprovaria…

Caio Salles
15 anos atrás

Agora a gaiola está aqui… vazia.
O pequeno pedaço de tomate que ainda resta na pequena prisão me faz lembrar dos momentos de agonia que o pobre grilo passou antes de partir pra outra.
Não imaginam o meu desespero ao ver o pobre bichano não dar um piu sequer no caminho do mercado até a casa.
Um companheiro de quarto disse que chegou a ouvi-lo cantar por alguns segundos antes de partir, mas foi um canto tímido, cansado.
Ainda não entendo muito esses animais, mas percebi que já era um ancião. Os olhos dos chinerongos se abriam ao imagina-lo num espeto sobre a brasa quente. Não pude libertá-lo na natureza, mas pelo menos salvei-o de parar em algum estômago por aqui.

Descanse em paz pequeno grilo!

francisco
francisco
15 anos atrás

sera que o grilo e isso tudo que foi narrado, nesta historia doida.

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Cigarrinho do capeta né? Só tlinta e cinco….

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
15 anos atrás

O chá deve estar “batizado”…..

É por este motivo que quando o Grande Chefe da Grande Nação do Norte viaja ele e a equipe toda carregam até a água que eles bebem!!!!!!! Eu pensava que era “neura” ou frescura demais dos “gringos” mas depois desta começo achar que a medida é bem sensata!!!

Bom dia a todos….

Murilo
Murilo
15 anos atrás

Tudo bem aí???

Pelo jeito a China é legalize….rs

Edy
Edy
15 anos atrás

Flávio, que diabos vc anda tomando aí na China??!!

Emerson Figueira
Emerson Figueira
15 anos atrás

Cara, você é uma figuraça mesmo…até na China…
Esse grilo deveria agradecer que ninguém comeu ele no estádio mesmo.
Ótima história.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Tá parecendo uma fábula… ou coisa de quem tomou “chá” demais… não sei direito…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

E o cinegrafista será condenado a trabalhar na Honda…

Mas beleza de conto… deixou até todo mundo meio “grilado”… será que o Trajano vai ter que pagar a bala? Sim, porque um crime tão hediondo deve dar paredão, hehehehe…

Eric
Eric
15 anos atrás

Putz….deve ser o Marlboro chines……hahahahahahah
Santa imaginação Batman!!!!!!!!!!!!!!

Jackie
Jackie
15 anos atrás

FG,

Grilo falante ??
Tradutor para grilo ??
Mosquitos cambojanos ??
Homicidio grílico ??
Haaaa meu D’us…
Você não está nada bem !!!
Você andou comendo espetinhos ‘exotics’ ???

Lincoln
Lincoln
15 anos atrás

Fotografe logo as meninas e esqueça o resto……e capriche no foco que esta não ficou muito boa……

Belair
15 anos atrás

Flávio , 03:30 da manhã, tá muito tarde para ficar pensando na moral da fábula, sei lá… Amanhã de manhã devo encontrar aqui a resposta à minha dúvida se tem a ver com a “liberdade” dos chineses. Eles preferem mesmo a “gaiola” ? Ou tô viajando na maionese ? Boa tarde aí p/ você.

Dú
15 anos atrás

É isso aí brow.
Grilos dão cambalhota e caem de pernas para o ar.
Nos falamos.