BRASIL COM “N”

PEQUIM (faz pensar) – Sete anos atrás ele pegou um ônibus em Capela, no Sergipe, e desceu para o Sul maravilha. Foi se juntar à mãe, que já tinha se instalado em São Vicente, perto de Santos, aonde foi atrás de trabalho. Ainda adolescente, via os meninos da sua idade remando no Canal dos Barreiros. Um amigo o levou até lá. As aulas na escolinha de canoagem custavam 20 reais por mês. O amigo emprestou metade. Ele começou a remar. Levava jeito. Mas acabou o mês, e acabou o dinheiro. “Aí eu parei, porque não tinha condições de pagar as aulas.”

Um mês depois, o técnico Pedro Sena o encontrou numa feira. Lembrou dele e perguntou por que tinha parado. Por causa da grana. Tirou do bolso, e Nivalter Santos de Jesus, no final de 2004, voltou a fazer canoagem no Canal dos Barreiros.

No ano seguinte, estava na seleção brasileira e já era campeão sul-americano. No ano passado, no Pan do Rio, levou o bronze em sua especialidade, C1, prova de 500 metros — uma canoa rápida, na qual se rema ajoelhado sem tempo nem de olhar para os lados.

Nivalter Santos de Jesus, que não tinha 20 mangos por mês para praticar um esporte, é o Brasil com “N” de hoje. Ele vai à raia do Parque de Canoagem e Remo de Shunyi no dia 19 como primeiro e único representante brasileiro na canoagem em Pequim. Tem 20 anos de idade e uma humildade do tamanho da China.

Quando você começou, imaginava que pouco tempo depois estaria numa Olimpíada?

Eu não imaginava que ia ficar tanto tempo na canoagem. Porque não tinha dinheiro para pagar as aulas. Mas depois que eu voltei, os resultados começaram a aparecer e eu comecei a sonhar. Hoje estou muito feliz.

Quanto custavam essas aulas?

20 reais.

Por aula?

Por mês.

E como você conseguiu voltar?

O Pedro [Pedro Sena, seu técnico] me encontrou numa feira e me colocou de volta na escolinha da AFC [Associação dos Funcionários da Cosipa].

E onde você treinava, em Cubatão?

Em São Vicente, mesmo. Mas tem canal que passa por Cubatão.

Hoje você se sente realizado, por estar em Pequim?

Não. Por enquanto eu só dei um passo para realizar meu sonho de verdade, que é ser campeão olímpico, ou mundial.

E dá para pensar nisso aqui?

Todo mundo quer uma medalha, né? Se eu chegar a uma final, aí será bom disputar uma medalha.

E quais são seus principais adversários?

Rapaz, eu não me ligo muito nos nomes deles, não. Eu saio remando.

Mas quais os países mais fortes, os caras que vão dar mais trabalho?

Ah, da Hungria, Alemanha, Canadá. Eles são muito fortes.

Você já foi ver a raia?

Fui. É uma raia artificial. Parece que era uma plantação de arroz.

E como são as raias no Brasil? Você tem condições legais de treinar?

Não, porque no Brasil as raias são todas tortas, né? A gente vai remando e as bóias vão saindo do lugar. Quando chega no fim, não sabe nem em que raia chegou. Mas tem uma em Curitiba que é muito boa.

Isso não atrapalha nos treinamentos, na sua preparação?

Rapaz, acho que não adianta ficar pensando nisso, senão a gente não vai pra frente. Quando dá, a gente faz intercâmbios, fica um mês na Europa, o importante é aproveitar. Mas não dá para pensar em morar fora, não.

E dá para viver de canoagem?

Olha, eu vivo, mas é difícil. Às vezes o salário não dá para pagar as contas.

Quem te ajuda?

Eu tenho patrocínio de uma universidade [UNIMES, Universidade Metropolitana de Santos] e de uma firma de embalagens [Porsani, também de Santos].

Algumas perguntinhas rápidas… Você já remou contra a maré?

Remo contra a maré todo dia, correndo atrás de patrocínio.

Onde você sonha remar? Algum rio famoso, algum lugar conhecido?

Não, nenhum lugar assim. Acho que na praia da Biquinha.

Onde é isso?

Em São Vicente.

Qual foi a maior remada da sua vida?

Quando eu consegui me classificar em quinto na Copa do Mundo da Alemanha. Mas acho que a minha maior remada ainda está por vir.

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcel
marcel
15 anos atrás

MUITO BOM!!!

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
15 anos atrás

Muito legal as entrevistas de A a Z.

Fico feliz de ver um representante da minha cidade São Vicente.
Podemos ver que a galera que vai para os jogos são esforçados sempre batalhando pelo esporte.
E mesmo assim a mídia quer que eles tragam medalha de ouro, não levam em consideração todo o trajeto do atleta.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
15 anos atrás

Esse cara é Phoda!

Marcos Rosa Filho
15 anos atrás

A raia ao que o atleta se refere é no Parque Iguaçu, divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais (onde tem o aeroporto). Durante dois anos pratiquei remo no parque e sempre ficava para trás dos canoístas, um esporte dificílimo.
O pico, de 2km de raia, é um dos melhores do mundo, por ser reto e possível de se colocar milhares de pessoas, o que é um grande diferencial para estas competições de água, pela visibilidade de patrocínio. Sucesso a todos os canoístas e demais atletas.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Tira remo, bota kart.
E a história é a mesma.
Brasil-sil-sil.
Dos dirigentes, das federações de mentira, dos clubes dos asseclas, das verbas que ninguem sabe pra onde vão.
Brasil-sil-sil.
De potencia olímpica de mentira dos jogos panamericanos e suas jogadas pra todo mundo ganhar dinheiro – e de brinde destruir um autódromo pronto só pra um dia construírem um outro, bem mais caro pra todos os mesmos ganharem dinheiro de novo.
Brasil-sil-sil.
Que a RG vendeu como potencia nos jogos panamericanos, e que agora mede seu real tamanho na maior competição do mundo. e vê que não é potencia coisa alguma.
Brasil-sil-sil
Um país que constrói obras faraônicas sempre, pensando que prédios tem inteligencia. Tá tudo lá, semi-abandonado, em cima da ex-pista de corridas.
O mesmo ocorre com o ensino. Obras e obras: PAC’s, Escolas Técnicas, CEU’s, Brizolões no Rio. E nada de copiar as melhores práticas, manter os melhores elementos. Só obras para se locupletarem.
Avisa aí o Nivalter: Se tiver a sorte de conseguir o milagre de uma medalha – que duvido – se aparecer algum dirigente pra aparecer na foto, cospe na cara dele. E beije o seu ténico.

Liliane
15 anos atrás

Nivalter nasceu lá no interior aonde eu morava tbm, quando meu irmão me ligou pra vê ele na TV nem acreditei…estou muito muito orgulhosa por ele e pela superação de todas a dificuldades …Nilvalter vc já é um vencendor………..deus te abençoi

Serjones
Serjones
15 anos atrás

Parabéns FG, pela série de entrevistas.Lendo entrevistas assim me fazem sentir patriota.Como disseram mais para cima,pode virar um livro!Abraços

JEPeres
JEPeres
15 anos atrás

Grande trabalho FG, provàvelmente nosso herói não será medalhista, por motivos óbvios, mas Deus vai dar uma ajuda. Porém FG você está fazendo a sua parte tirando o Nivalter do anonimato (coisa que o COB não soube fazer), e mostrando nossa triste realidade. FG desculpando pela redundância, seu trabalho está sendo magnífico…….E as pernocas das chinesas?

Lionel
15 anos atrás

Parabens ao Flavio pela exelente materia . . .e a todos que blogaram. . . todo mundo falou o que Eu queria falar …aí fui lendo e pensando …como resolver esse enorme problema …como sou um homem de marketing …bolei o seguinte …vou dar a idéia para a Rede Globo …tenho diversos amigos lá ….vou pediu para lerem essas matéria do Flavio….e bolarem um CRINÇA ESPERANÇA ESPORTE que ajudaria essa multidao de atletas carentes no Brasil inteiro …por que esperar do governo…talves sobrem algumas garrafas vazias e latinhas das festas para esses atletas venderem …isso é o máximo que terao de ajuda….e falando da Globo daria um retorno enorme…(.tudo precisa dar retorno ) e a gente ia vër o dinheiro sendo aplicado ..nao é como é feito hoje …vai para UNICEF e a gente nao vë nada…a Globo admistraria essa conta e mostraria os atletas e resultados somente assim com iniciativa privada vai se conseguir alguma coisa …tomara que dë certo ..PARABENS A TODOS

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Mais um brasileiro que sabe arrancar leite da pedra.

Cadu
Cadu
15 anos atrás

Flávio, estarei a trabalho ai na China e pensei em ficar uns dias a mais pra assistir algo dos jogos, mas to sem ingresso nenhum. Tá tranquilo comprar ai na hora ? Muito caro por ser em cima da hora ?

RESPOSTA DO FG

Dá para comprar e não são caros, desde que você não queira, claro, a final do vôlei ou do basquete.

Zé Zanine
Zé Zanine
15 anos atrás

Pô…Seu Flávio….só vc mesmo para encontrar e entrevistar um autentico atleta! É multimidia..mesmo seu Canalha..como diz o João
Abraços
na volta vê se tira umas fotos de uns SAABs…SKODAs…mas se não der tudo bem!

Fabiano
Fabiano
15 anos atrás

Depois tem gente que não entende por que o Brasil é tão fraco nas olimpiadas.
O cara mal tem dinheiro pra comer , como querem que os caras tragam medalhas ….
E depois vem o governo dizer que esta investindo no esporte … só se for vale-transporte e vale-coxinha …

Rafael Ramos
Rafael Ramos
15 anos atrás

Gostei do sujeito,. Ambicioso e pé no chão.

E gostei muito também de você ter colocado os nomes dos patrocinadores. Quem apóia esporte e cultura tem mesmo que aparecer na mídia.

Nico Contreras
Nico Contreras
15 anos atrás

Tem cara que recebe tudo na mão e não da valor, esse é um vencedor mesmo sem medalha.
Parabéns NIVALTER !!!
Belo exemplo Flávio.

Abraço

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Esse “rapaz…” no início das frases é bem típico do povo de cá. Que bom você trazer pra nós esse pessoal de quem ninguém fala. O mais legal é quando ele diz que não sabe o nome dos adversários… “apenas vou remando”… Muuuuito bom!!!!
Sorte!!!!
Abração, Flavinho!

Dú
15 anos atrás

Isto que é destino traçado.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Um grande exemplo para o país! Espero que o Brasil valorize esse campeão.

sérgio barros
sérgio barros
15 anos atrás

Para a nossa cidades, Santos, que tem o Fábio Paiva e a Opium, soa triste demais ver a canoagem apenas com este nosso amigo.

Parece que o clube Vasco da Gama também encerrou as atividades com Canoa Havaiana.

Para uma cidade com tradição aquática, que inclusive tem representantes medalhistas nas travessias oceânicas, é muito triste um país não conseguir sequer dinheiro para passagens dos atletas de esportes que não são do futebol, tão badalado pelo COB e abandonado pela CBF.

E ainda querem fazer olimpíadas aqui…..só se for para meia dúzia enriquecer as custas da ingenuidade popular.

andré
andré
15 anos atrás

P/ mim esses caras valem a olimpíada, a galera do atletismo tbém, mérito próprios, com muito mais dificuldade que os demais esportes

Chega a ser risível o esporte de maior número de medalhas ser a vela, tão praticada por aqui rsrsrs (ultrapassada agora pelo judô, mas as competições de vela ainda não rolaram)

E depois aguentar o Galvão Bueno….É DO BRASIL!!!!!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Esses são os verdadeiros batalhadores, que a Rede Globo não divulga, justamente quando ele mais precisa. Se o cara vencer(espero que sim) , a coisa inverte e vira Brasilsilsilsilsil….

Moiserine
Moiserine
15 anos atrás

mais um anonimo que a maioria da midia só lembra agora que existe…..

Imagine qtos atletas desistiram por falta de incentivo, ou por falta dos tais 20 reais?????

Sei que na ESPN ( sou fão do canal ) sempre tem espaço pro esporte olimpico até nos anos que não temos olimpiadas, mas é muito pouco pra um país que sonha em sediar um jogo olimpico esse descaso com o esportista….

ronan
15 anos atrás

As histórias de vários atletas brasileiros são de emocionar, principalmente dos que são humildes. Os da natação geralmente são filhos de papai que começaram a nadar nos clubes sociais… Ora são nadadores, ora posam de modelos… Nem perco meu tempo vendo a trupe da enganação.

Phelps
Phelps
15 anos atrás

“E quais são seus principais adversários?

Rapaz, eu não me ligo muito nos nomes deles, não. Eu saio remando.”

Sensacional!

Carlos Fraga
Carlos Fraga
15 anos atrás

Casos como este nos mostram que, com excessão dos milionários dos esportes coletivos, cada brasileiro que compete individualmente que está lá em Pequim é um herói.

Esse cara é um herói, a medalhista de bronze lá do Judô é uma heroína. São exemplos assim que eu quero que minha filha siga quando tiver idade pra isso.

E o Lula passear pela vila olímpica é muita demagoria diante de um cenário como esse.

Parabéns, Nivalter, poucos neste país podem se considerar um exemplo, e vc certamente é um.

tati
tati
15 anos atrás

que determinacao!!! Boa Sorte!! Se o Brasil quer sediar uma Olimpiada no futuro temos que aprender a licao e dar suporte aos Atletas brasileiros. Temos MUITA gente com potencial mas muitos nao atingem aquilo que podem por causa de falta de dinheiro, patrocinio, infra estrutura. TEMOS QUE MELHORAR!!

Martha
Martha
15 anos atrás

Fiquei muito orgulhosa de ver um conterrâneo representando o Brasil nas Olimpíadas. Somos sabedores das dificuldades pelas quais os atletas de um modo geral passam para conseguir sobreviver apenas do esporte. Imagine, então, um Nordestino, pobre e que pratica um esporte pouco valorizado no pais . Estamos torcendo muito por Nivalter, apesar de que, para nós, ele já é um campeão.

Borges
15 anos atrás

Muito legal a entrevista!

Charles Schweitzer
Charles Schweitzer
15 anos atrás

Gomes, hoje tem prova de ciclismo… Não temos nenhum brasileiro no Contra-Relógio, mas tem um Schumacher e te digo mais, GRANDES chances do Schumacher vencer a prova. Ele ganhou os dois contra-relógios do Tour de France…

Vale como curiosidade…

Abraços,

Charles

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
15 anos atrás

FANTASTICO o perfil desse atleta, batalhador mesmo, imaginem um Rubinho com esse espirito ! FG: parabens por ter a HOMBRIDADE de colocar o nome dos patrocinadores do cara, coisa que a RG jamais faria !

Elias
Elias
15 anos atrás

Vai com Deus, Nivalter. Deles o Brasil é feito

JAIME RIBEIRO COELHO
JAIME RIBEIRO COELHO
15 anos atrás

Oi Cara, assisto você na ESPN E TODO A TURMA, e gosto muito deste tipo de reportagem, que mostra o verdadeiro ATLETA brasileiro ( nato). Imagine se fosse bem preparado.
Parabéns, isto eu entendo como jornalismo.

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
15 anos atrás

Boa Sorte Nivalter!!

Infelizmente é a realidade dos atletas brasileiros em quase todos os esportes olimpicos( “Amadores” ).

Parabéns Flávio pela série de entrevistas, legal a chance conhecer a história de alguns membros da nossa delegação em Pequim, que dificilmente terão alguma visibilidade na impresa. como o caso do rapaz do levantamento de peso que só ganhou algumas capas de jornais eletrônicos porque o peso caiu no seu rosto. Fato que foi mais alardeado do que a sua performance até aquele momento que era muito boa.

Abraço a todos!

Belair
Belair
15 anos atrás

Ah ! A praia da Biquinha em São Vicente é aquela da ponta, a mais próxima da antiga ponte pensil ( p/ Praia Grande) , onde existem aquelas barracas vendendo cocadas deliciosas , e há também uma antiquíssima biquinha d’água. Nas rochas da praia há um monumento histórico que tem a ver com Martin Afonso ou fundação de S. Vicente ou sei lá, gostaria de lembrar, alguém aí saberá , informem por favor. Eita infância boa , sô ….

Belair
Belair
15 anos atrás

…não me ligo muito nos nomes deles não…
…remo todos os dias contra a maré…
…quando chega no fim, não sabe nem em que raia chegou…
Focado,inteligente, espirituoso.
Parabéns a você Flávio por revelar numa curtíssima entrevista, a essência de um cara muito legal. Essa é a “alma” brasileira, única, e que me enche de felicidade de constatar,sempre.
Pena que a foto está, ahhnn, digamos, bem…

Sr. N.
Sr. N.
15 anos atrás

Umas história dessas faz a gente pensar que esse mundo tem jeito…Corangem, chará! E medalha pro Brasil, que é bom por ter gente como vc.

Aliandro Miranda
15 anos atrás

É o retrato vivo da comunidade atlética sofrida do Brasil. Tomara que sempre reme e chegue a algum lugar. Ou a bons lugares.

(E agora, uma observação básica: por que agora, nas entrevistas, as observações do entrevistador são feitas entre colchetes, e não mais entre parênteses. Tenho notado isso ultimamente…)

lais
lais
15 anos atrás

isso é que é ter uma medalha antecipada, pela própria história de vida. Parabéns NIVALTER SANTOS DE JESUS.

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
15 anos atrás

Fantastico.
Mais uma prova do descaso nesta farta, mais largada nação.
Penso que será muito legal ter uma olimpiada no Brasil, mas antes não seria interessante, ao menos, que todas as escolas tivessem um quadra, digo, teto, carteiras, alimentação, professores e material escolar já seria um bom começo.

Goiano
Goiano
15 anos atrás

Fala para ele FG mandar o remo na água sem medo de ser feliz. Felicidades a ele e parabens pela cobertura.

Verde
15 anos atrás

Lacônico e direto. Torcendo por ele.

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Poxa, muito legal, que exemplo de dedicação! Virei fã na hora, torço pra que ele tenha a oportunidade de fazer bonito nesta Olimpiada e que participe de várias outras, no futuro, já que é bem novo…boa sorte!!!

Bruno Giorgi
Bruno Giorgi
15 anos atrás

Parabéns pela entrevista Flávio! Cara, enquanto nossos governantes não dão o devido apoio ao esporte brasileiro, tudo que se faça para enaltecer a força de vontade e a coragem dos nossos atletas deve ser reconhecido, esses caras que estão em Pequim (pelo menos a maioria) devem ser considerados verdadeiros heróis.

VALDENILTON FERREIRA DE SANTANA
VALDENILTON FERREIRA DE SANTANA
15 anos atrás

Imaginem se nossos governantes investissem no esporte.

Com certeza seríamos uma potência .

VALDENILTON FERREIRA DE SANTANA
VALDENILTON FERREIRA DE SANTANA
15 anos atrás

É um verdadeiro cidadão BRASILEIRO, com todas as letras…
SUCESSO NIVALTER !!!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Excelente! São essas histórias olímpicas que queremos conhecer! Tenho meia-dúzia de canais da SporTV na minha televisão e só passam a mesma droga de volei de quadra, volei de praia, futebol masculino, feminino, basquete… Outro dia passaram 3 minutos de badminton, mas daí começou um jogo de duas obscuras duplas de volei de areia e cortaram… Ou seja, minha “cultura” olímpica, se depender da TV, seguirá sendo sobre futebol, volei e basquete. Valeu, Flavio!

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Agora só falta a Rede Globo descobrir que esse cara existe, e ir fazer aquelas matérias que eles adoram fazer. Colocar aquela poesia de repórter meia boca que eles fazem, depois, tchau malander, que o negeocio é futebolllll.

Albert
Albert
15 anos atrás

Sou aqui da Baixada Santista e fico satisfeito de termos representantes nossos na Olimpíada de Pequim. Como disse o Leandro Guilheiro (bronze no judô), também aqui da região, a falta de investimento no esporte olímpico é o maior problema. Penso que, enquanto o governo brasileiro pouco fizer para incentivar a juventude praticar os mais variados esportes, não adianta ir a esses eventos buscar apoio para sediar uma Olimpíada e correr o risco de pagar um mico por falta de representantes olimpicos à altura, dado a magnitude de nosso país.

fernando
fernando
15 anos atrás

O Brasil não deu NADA pra esse rapaz, e depois todos cobram patriotismo.

Mobi
Mobi
15 anos atrás

Enquanto isso os cartolas gastam tubos não se sabe bem onde, porque, em que e para quem.