BRASIL COM “R”

PEQUIM (touché!) – Ele era apenas um garotinho de 12 anos, aí um amigo convidou e ele topou. Foi conhecer a esgrima no Paulistano, aristocrático clube nos Jardins que um dia já me teve como sócio, vejam só, mas eu só ia lá para brincar de autorama, cortar o cabelo e comer feijoada. Achava todo mundo muito fresco. Pois é, quando eu tinha 12 anos, já achava um monte de gente fresca.

Mas não se trata aqui de destilar preconceitos bobos contra o Paulistano, clube de elite, sim, mas que presta ótimos serviços ao esporte brasileiro. A elite não é de todo má, afinal.

Bem, o outro garotinho de 12 anos é Renzo Pasquale Zeglio Agresta, o Brasil com “R” de nossa série olímpica, que daqui a 12 horas faz sua primeira luta em Pequim e me atendeu gentilmente pelo telefone agora há pouco para falar da vida de um espadachim. Sua Olimpíada começa e acaba amanhã. “É tudo num dia só”, avisa.

Renzo mora em Roma há três anos, para onde foi por conta da esgrima e dos estudos. Se formou em administração pela John Cabot University, me informa o guia do COB. Foi medalha de bronze no sabre no Pan do Rio, ano passado, e chega à sua segunda Olimpíada aos 23 anos. É corintiano, coitado. A foto que ilustra esta entrevista é de autoria de Rogério Albuquerque, e peguei emprestada deste álbum de ótima qualidade. Dado o crédito, merecidíssimo.

As cinco perguntas que eu tinha preparado, já que a idéia da série é essa, não foram suficientes. Acabei esticando um pouco. Não faz mal. Renzo é bom papo e a ele, como a todos, desejo sorte na estréia.

Como começou esse negócio de esgrima? No Brasil ninguém faz esgrima…

Foi um amigo que me convidou em 1997, no Paulistano. Eu sempre gostei de esporte. E acabei gostando muito da esgrima porque é uma modalidade que une o físico e o mental.

E o Brasil tem algum futuro na esgrima?

O nível das competições ainda é baixo, mas está melhorando, já conseguimos medalha em Pan e classificação para Olimpíada. Mas para melhorar ainda mais é preciso fazer muito intercâmbio e disputar competições internacionais. Essa foi uma das razões que me levaram a morar na Itália, um centro importante da esgrima na Europa. Mas hoje tem uns cinco ou seis lugares muito bons para praticar esgrima no Brasil. O Paulistano é um deles, o Pinheiros é outro.

A esgrima é um esporte de elite? Pouca gente pratica porque é caro?

Não, não é de elite. Existem muitos lugares para praticar e o material não é caro. E dura bastante tempo. Um sabre, por exemplo, custa entre 100 e 200 reais.

O preço de uma chuteira…

Menos. É mais barato que uma chuteira dessas novas, de marcas famosas.

Qual é o seu herói de capa e espada?

Puxa… Acho que nenhum.

Nem o Zorro, o Dartagnan?

Não, acho que nenhum, mesmo.

Bom, para terminar… Se você tivesse de escolher alguém no Brasil para dar uma espetada, em quem seria?

Rapaz, você vai ficar bravo se eu disser que não tem ninguém?

De jeito nenhum.

Então… Ninguém.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Outra pauta poderia ser o Trois, que foi um senhor esgrimista e hoje é arbitro do torneio olímpico. Reza a lenda que já “apitou” algumas finais olímpicas.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Muito bom o apoio do FG à esgrima! Reconheceu até preconceito bobos…
A divulgação do esporte é sempre uma boa, mas o material de esgrima é caro sim! O Renzo é sabrista e a lâmina a que ele se referiu não deve ser de competição. Isso sem falar na máscara, roupa, kit elétrico… Tudo em euro.

Fernando Assis
15 anos atrás

Gostei da comparação com a chuteira…
Eita nós…

Lionel
15 anos atrás

Gostei muito da entrevista…adoro o Paulistano…….adoro gente ( como Voce disse com um ar de preconceito…)….eletisada pois como todo mundo constatou o rapaz é super gente fina …super educado…e inteligente…e humilde….com sorte consegue convercer uns brasileirinhos a treinar…e quem sabe no futuro tenhamos mais gente competindo….´…afinal sempre lutei para ter um Brasil. . . . com mais gente culta….pois o governo não liga a mínima para o povo…..a prova foi a medalha de bronze hoje no judo. feminino…..nossa primeira medalha e a mâe catou moedinha para ir …e não tem patrocinio….:.ê Brasilllllll

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Sugestão pro Renzo: uma espetada nos adversários do Corinthians, a começar pelo Avaí, que o Timão pega amanhã à noite… Timão Ê, Ô…Timão Ê, Ô…Timão Ê, Ô…Timão Ê, Ô

Diogo
Diogo
15 anos atrás

Boas perguntas Flávio… fiquei decepcionado com as respostas bobas e sem sal rapaz. Eu que nem “esgrimar” esgrimo tenho meus herois de capa e espada…
abs

marcio
marcio
15 anos atrás

Ola FG, adoro seu blog mas me responde uma coisa até agora nao te vi uma unica vez na ESPN durante as olimpiadas, o que acontece?

Anna Barros
Anna Barros
15 anos atrás

Adoro esgrima.Mandou bem.Sorte a ele. Abraco,Anna

tulyo cruz
tulyo cruz
15 anos atrás

Além de desportista e tambem um grande politico.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Acho esgrima muito legal. Se tivesse uma academia que ensinasse isso aqui em Londrina, eu já teria ido atrás.

Não tem nada a ver, mas… o vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, é um baita esgrimista – participava de torneios internacionais inclusive. Quando veio pro Brasil, lutou com o campeão carioca e ganhou fácil, fácil…
Ah, ele também é kartista.

Espetar? Se ele passar um pouco mais de tempo por aqui, vai arrumar rapidinho!

Boa sorte a ele!

Humberto Fernandes
Humberto Fernandes
15 anos atrás

Perdeu a oportunidade de registrar que daria uma espetada na Juliana Paes. Ou na Sabrina Sato.

Ou no Galvão Bueno, mas aí com outra finalidade.

DonOctavio
DonOctavio
15 anos atrás

“Bom, para terminar… Se você tivesse de escolher alguém no Brasil para dar uma espetada, em quem seria?”

primeira coisa que veio na minha cabeca… SCAGLIONE!!!!

:D

Squa
Squa
15 anos atrás

Po, cara chato, esse Renzo. Inventa um, fala alguma coisa. Tinha que praticar esgrima…

rizzo
rizzo
15 anos atrás

cara, você tem que entrevistar mais.

muito bom.

Bruno Brandão
15 anos atrás

Grande Renzo!
Esse cara merece!

Fabio Bandini
Fabio Bandini
15 anos atrás

“No Brasil ninguém faz esgrima”. Como assim ? Eu fiz por muitos anos !! Comecei no Banespa depois, por duas vezes, treinei na Federação Paulista.
A arma realmente não é tão cara mas somado à máscara (que é a coisa mais cara), fios de corpo, malha metálica, tênis apropriado, colete, calça, algumas lâminas reserva, dá uma boa grana.
Pra quem não sabe, a Federação Paulista de Esgrima, que fica ali na Rua Abílio Soares 1300, oferece material pra quem está começando.
Aliás, é um belo esporte pois o esgrimista precisa de muito preparo físico aliado à técnica e raciocínio rápido.
Quanto ao Renzo, boa sorte ao sabrista. Estamos na torcida !

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

não tem ninguém pra espetar?

caraio, eu ia ter que comprar uns 10 sabres pra cortar a cabeça de toda minha lista!

BERNARDO
15 anos atrás

Renzo Pasquale Zeglio Agresta, esgrimista e muito político.
Não ter ninguém no Brasil para dar uma espetada??????????…
Ele está tanto tempo fora e faz parte da elite que não precisa se preocupar com o “outro”, principalmente com os descasos e discriminações, até mesmo no esporte…decepção pura.

Eric
Eric
15 anos atrás

Ou até tinha,mas ficou sem graça de falar….hahahahahaha

Antonio Gornatti
Antonio Gornatti
15 anos atrás

Flávio, tu que é um cara curioso, me faz um favor: descobre a história dos dois negros que jogam na seleção Russa de basquete ! Procurei em todos os lugares e não encontrei nada. Aliás esse papo de mudança de cidadania pode ser um tiro pela culatra. Será que os brasileiros que adotaram a nacionalidade georgiana podem se convocados para a guerra ? :)
Abraços e bom trabalho aí !

Dú
15 anos atrás

Tá vendo? É Corinthiano e gente fina. Por sinal, do jeito que está, a segundona ano que vem vai ser recheada, e nós, nada melhor que um dia após o outro……..