BRASIL COM “S”

PEQUIM (bum) – Ele se diz “80% dentista e 20% atleta”. E, na delegação brasileira, é uma espécie de vovô: 47 anos completados em 24 de junho, o atleta mais velho do grupo. Está na sua primeira Olimpíada. Nada mal para quem resolveu começar no tiro esportivo há apenas nove anos, em 1999, numa idade em que a maioria das pessoas consegue, quando muito, fazer esteira na academia do prédio para, quem sabe, disputar uma corridinha de 5 km em volta do Ibirapuera.

Inaugurando a seção “Brasil de A a Z”, randomizando o alfabeto, vamos ao nosso Brasil com “S”. “S” de Stenio Akira Yamamoto, dentista, casado, duas filhas e palmeirense que não sabe nem que o goleiro do time é o Marcos (“Eu lembro do Ademir da Guia e do Leão”, brinca). Ele já estreou hoje, não foi bem na pistola de ar/10 metros, e volta a atirar dia 12, na prova de 50 metros.

Você começou a atirar com 38 anos de idade. Nunca é tarde para nada?

Nunca. Mas, no esporte, só o tiro dá essa possibilidade. Porque não tem idade para começar, nem para terminar. Tem um cara aqui de 60 anos que continua muito competitivo e é um exemplo disso. Quando eu comecei, me disseram para treinar bastante porque levava jeito. Me empolguei e no ano seguinte já estava na equipe brasileira.

Qual é o seu sonho olímpico?

Beliscar uma medalha seria um sonho. Mas eu comecei a realizar meu sonho no ano passado na Copa do Mundo em Munique. Fui vice-campeão e consegui a vaga olímpica. Agora estou aqui. Estou em plena realização do meu sonho olímpico.

Você é um atirador-dentista ou um dentista-atirador?

Ah, ser dentista ajuda muito. Ajuda a ter paciência. E ajuda a controlar os movimentos, a ser delicado, preciso. Um técnico russo disse uma vez que dentistas, artesãos e artistas dão ótimos atiradores. Mas para ser um bom atirador é preciso ter cabeça. É 90% cabeça e 10% treino. Porque todo mundo que atira pela primeira vez vai acabar acertando no 10. Mas é só treinando que você acerta mais que os outros.

Você é a favor do porte de arma no Brasil?

Sou a favor de quem quiser ter, que tenha. Eu nunca tive porte de arma. Já fui assaltado dezenas de vezes, sofri sequestro-relâmpago, mas nunca quis ter, nunca pensei em reagir. É muito melhor estar vivo.

Se tivesse de começar de novo, em outro esporte, qual seria?

Bom, na minha idade, não dá para pensar em começar nada daquilo que eu gostava quando era mais novo. Eu adorava ginástica olímpica, atletismo, fiz arremesso de peso. Eu frequentava os cursos no Ibirapuera, e acho importantíssimo para qualquer criança conhecer um esporte, poder praticar. Eu só não seria jogador de futebol, porque tenho os dois pés esquerdos…

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emerson
Emerson
15 anos atrás

Cara, esse nosso atleta é clone do Mao Tsé Tung

Ricardo Leite Lopes
Ricardo Leite Lopes
15 anos atrás

Muito bom Flávio, só aqui a gente vê os esportes não óbvios. Futebol, volei, judô, ginástica e outros esportes com chance de medalha tem cobertura massacrante na mídia, os outros esportes a gente nem sabe que existe. Eu mesmo não faço idéia de quais esportes tem brasileiros participando. badminton, tiro, arco e flecha? O que fazem os 277 brasileiros em Pequim?

pilha
pilha
15 anos atrás

Estava curioso para saber como tinha sida a performance do nosso dentista atirador, só no seu blog é que descobri, bela cobertura. Parabéns.

Sergio SP
Sergio SP
15 anos atrás

Muito legal essa seção. Bom poder conhecer outros atletas com histórias normais, chega daqueles “heróis” malas do vôlei.

Luiz Mariano
Luiz Mariano
15 anos atrás

Caro FG
Muito legal essa nova seção. Obrigado pela cobertura “diferente” dos jogos olímpicos, pois a mídia está mais “pausterizada” do que de costume nessa olimpíada.

geraldo nunes
geraldo nunes
15 anos atrás

Valeu, Kamarada Gomes, muito melhor saber destes do que ver pela enésima vez Marta, Ronaldinho, Thiago…

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Vi a história dele no Histórias do Esporte, na ESPN. Merece tudo de bom!!! Reitero o que os colegas já disseram: a nova seção é uma grande sacada.
Beijão, Flavinho!!!!

vivi
vivi
15 anos atrás

bacana demais essa entrevista

e boa sorte pra ele na outra prova!!!!!!

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Experiência de vida implícita nesse brasileiro.
Experiência de vida diária é o principal alicerce dele, pelo que deixa transpassar na entrevista.
Bom profissional, ótimo pai de família. Deu uma chance a mais de resultado pro Brasil.
Parabéns ao Stênio.

E parabéns a você, Flavio Gomes, pela linha de cobertura.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Po legal em, quem diria, não sabia que isso era possível. O Heidfeld que anda dizendo que gostaria de um dia poder participar, desde que num esporte que a idade não faça tanta diferença. Ta ai, ja tem um bom exemplo.

Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Gomes, só agora vi o blog na versão olímpica. Parabéns, está legal pra caramba. Estarei sempre aqui comentando.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

De todas as midias disponíveis, seu blog faz a cobertura mais interessante das Olimpíadas. Parabéns e obrigado por produzir alguma coisa diferente num mundo de copias.

Nilton Viscaino Jr.
Nilton Viscaino Jr.
15 anos atrás

Flávio,
Parabéns pela reportagem.
Divulgar os atletas brasileiros desconhecidos é uma tarefa para os verdadeiros comunicadores, daqueles que não tem medo.
Mostrar uma personalidade “brasileira” como a do Stenio não tem preço.
Mais uma vez parabéns.
Para o Stenio desejo boa sorte e já o considero vitorioso, pois o simples ato de representar o Brasil já é uma vitoria.
Abraços,
Viscaino

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Mesmo após ser assaltado dezenas de vezes, ser seqüestrado, etc. ainda vai defender o país que dá tal segurança.
É… parece que para ser atirador tem mesmo que ter um saco de Jó e um esperança infinita..

Jamil
Jamil
15 anos atrás

Gomes
Adorei a nova seção.
Parabéns