DE TODOS OS FOGOS, O FOGO*

PEQUIM (eterno) – E se é para escolher uma imagem, fico mesmo com o acendimento da pira, embora considere insuperável o mesmo momento em Barcelona/92, o arqueiro, o efeito devastador da flecha acendendo a chama (a gente só soube depois que caiu fora do estádio), a emoção que percorreu a espinha de todos que estavam ali e no mundo inteiro…

* Inspirado em livro quase homônimo de Julio Cortázar, que recomendo.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Barcelona foi lindo sim.
Mas Muhamed “Cassius Clay” Ali com a tocha nas mãos, visivelmente doente, trêmulo e hesitante acendendo a pira foi demais da conta.
Ver o cara que foi um mega-campeão, um poço de arrogancia, raça e técnica refinada reduzido à sua condição humana é imagem pra não esquecer.
Pra mim, essa é a inesquecível, a de maior significado. Dá pra escrever quilos de teses sobre a cena.

Suricata
Suricata
15 anos atrás

Cena inesquecível é das pombas queimadas nas Olimpiadas de Seul … elas caiam em chamas sobre as pessoas que estavam em baixo…

Harry
Harry
15 anos atrás

Oi Flávio,

Voce que detesta Nike, pode comprar um tenis Li Ning (são 5000 lojas ai na China).

Como voce sabe o cara destroçou no cavalo em 1984 e agora teve a honra de acender a pira olimpica.

http://www.lining.com/

Abraços…

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Cronoligicamente,Moscou-80,Barcelona-92 e Pequim-08 foram as maiores e melhores aberturas de Olímpiadas que assisti!
(Obs.: Na escolha da sede de 2012,no qual as finalistas foram Londres,Paris e Madrid,foi divulgado que, os ingleses, subornaram a eleição da sede, comprando votos de comitês inexpressivos….Depois do que a chinesada fez, eles terão muuuuuuuuuito trabalho para superar os asiáticos…)

(Obs.2: FG, percebe-se que no momento que levantaram o ex-atleta chinês ,logo no início, foi claramente visível que a tocha apagou e lógico, elas tem um acendedor semelhante a um isqueiro…Verifique em slow-motion….Foi logo no início…)

vivi
vivi
15 anos atrás

momento lindo mesmo

muito, muito lindo e de extremo bom gosto

Luciano
Luciano
15 anos atrás

A flecha passou sobre a pira e caiu do lado de fora. segue o video.

http://jp.youtube.com/watch?v=Fca-MbAKOV0&feature=related

Não devemos condenar os espanhóis por isso, no meu entender. foi muito bonito de qualquer maneira. Desconfio que hoje, toda pira deve ter um plano “b” para acendimento, caso o negócio dê algum problema. Sem falar que essas coisas são treinadas antes, pra garantir que vai dar certo. Afinal de contas, hoje só acender não tem graça. tem que acender de uma forma inusitada e bela, para ficar na memória.

Jackie
Jackie
15 anos atrás

Jayme ” infelizmente ” você disse tudo !!!
Adoro esportes…
Porém o que mais tem e ninguém vê na preparação de uma Olimpíada é a hipocrizia !!

Fernando Fernandes, Teresópolis, RJ
15 anos atrás

Flávio, foi mesmo uma combinação de HARMONIA, BELEZA, PRECISÃO, SENSIBILIDADE, GRANDIOSIDADE, TECNOLOGIA e, PRINCIPALMENTE, HUMANIDADE a MARAVILHOSA Abertura de Beijing2008! Agora, só falta os chineses ACREDITAREM na mensagem que transmitiram ao mundo e PRATIQUEM a Tolerância e a Compaixão e permitam que TODOS tenham respeitado seu direito de EXPRESSÃO E MANIFESTAÇÃO CULTURAR E RELIGIOSA, além de exercer SUA CIDADANIA por inteiro, no TIBET, Xinjiang e em outras partes de seu próprio (anexado ou não) território. Que O MUNDO COMPREENDA a INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS POVOS e a NECESSIDADE DE COOPERAÇÃO!

Jayme
Jayme
15 anos atrás

Aqui se tivermos olimpiadas no Rio a pira vai se acesa por balas traçantes disparadas diretamente de algum morro, Deus nos livre a roubalheira vai ser tamanha que demoraremos umas dez gerações para pagar a conta. Eu proponho o seguinte, quando nosso IDH estiver mediano, não tivermos mais industria da seca, malabares em semáfaros, indice de criminalidade grotescos, educação de nível africano, mas africano de países em guerra civil, quem sabe poderemos pensar em algo do nível de uma Olimpíada, por enquanto isso é um insulto ao nosso povo largado a própria sorte.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
15 anos atrás

No video de Barcelona reparem nos segundos 18 e 19 que a flecha passa pela pira. Ao menos parece…

Jackie
Jackie
15 anos atrás

Creio que seja a parte mais emocionante !!!

Dú
15 anos atrás

Meu, na foto que se observa o tamanho da coisa. No vídeo a relação parece menos.
Devo imaginar o que se passou na cabeça do Carlor Arthur e do Orlando silva, o ministro e não o cantor, quando viram isso.