DRAMALHÕES

PEQUIM (chororô) – Os jornais de hoje no Brasil, possivelmente, vão estampar em suas primeiras páginas fotos de Diego Hypólito atônito levando um tombo no final de sua apresentação — que de acordo com os especialistas vinha sendo muito boa até o último movimento.

Diego chorou muito, disse que não tinha condições de falar com os jornalistas, voltou atrás, deu entrevistas e pediu desculpas ao povo brasileiro. Abro mão da minha parte, atleta nenhum precisa se desculpar comigo por não ganhar o que achava que ia ganhar. Faz parte do jogo, a medalha seria dele, não minha.

O que percebi, na verdade, é que os resultados em geral da ginástica foram bem ruins para a equipe brasileira. Nenhum dos candidatos a medalhas conseguiu nada. Jade Barbosa se sentiu aliviada porque “finalmente acabou”, não aguentava mais a pressão (enorme, ela será apedrejada quando chegar ao Brasil; esses atletas às vezes exageram, você conhece alguém que “pressionou” a pobre Jade?), Diego caiu sentado e disse que “não acreditava” e Daiane dos Santos, a única que, para mim, encara as coisas de um jeito mais realista, avisou que no fim do ano pára com a ginástica para voltar a estudar.

Com a saída daquele técnico ucraniano que inventou a ginástica no Brasil, receio que o “efeito Guga” pode se abater sobre a modalidade. Quando o Guga ganhava torneios por aí, todo mundo falava de tênis. Começou a perder, o tênis deixou de existir. É só ver onde está o Brasil na Davis. No caso da ginástica, viramos todos especialistas em duplo twist carpado — eu continuo sem ter a menor idéia do que seja isso — quando Daiane, com toda sua simpatia e graça, desandou a ganhar medalhas pelo mundo. Sem ela, e sem resultados, pode apostar: ninguém mais vai falar de duplo twist carpado, até aparecer algum novo fenômeno meio sem-querer.

Mas drama por drama, esqueçam o da ginástica brasileira. A China hoje está comovida com Liu Xiang, campeão olímpico e mundial dos 110 m com barreiras. Ao lado de Yao Ming, do basquete, parece ser o maior ídolo esportivo local. Era certeza de medalha, em outra das provas nobres do atletismo. Antes da sua primeira série classificatória, ele já parecia sentir uma contusão no tendão de Aquiles do pé direito, que o aflige há seis anos. Houve uma largada falsa. Da segunda, Xiang nem participou. Tirou o número da camiseta e desistiu, para comoção do país.

Espero que nem todos chorem. Se 1,3 bilhão de chineses começarem a chorar ao mesmo tempo, vai inundar estar merda toda.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos A. Torres
Carlos A. Torres
15 anos atrás

Ainda por cima o cara é atleta do Flamengo……..Tinha muita gente no RJ do Vasco, Flu e Bota torcendo contra.
Se ele fosse do Palmeiras, o pessoal do Timão também torceria contra.

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

O Galvão (argh!) que infelizmente eu vi outro dia no Sportv (foi mero acaso tê-lo visto) ao anunciar mais um bronze do judô disse “ganhamos mais um bronze”, portanto ele deve estar arrasado com o Diego e principalmente com o caso da vara. Ele deve estar filosofando à respeito coisas do tipo: é culpa da Ferrari, de algum mecânico mancomundo com o Kimi (ôpa, isso ele fala quando o Felipe faz lambança, desculpe….)
Quanto a Jade, preferia quando ela fazia aquele papel em “O Clone”, principalmente na hora da dança do ventre…

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
15 anos atrás

Assino embaixo do comentário da vivi.

Fracasso? De forma alguma. Um país que há 10 anos atrás era inexistente no mapa quando se falava de ginástica hoje já é considerado num nível acima da média. Segundo dados trazidos em um programa da emissora que tem 5 canais transimitindo as Olimpíadas, hoje temos 16 centros de treinamento de ginástica no Brasil, e milhares de jovens praticando o esporte.

Se isso efetivamente for real, este é o único exemplo no esporte brasileiro em que a notoriedade de alguns foi utilizada para formar uma base.

Sim Sr., uma base, porque os resultados atingidos nas Olimpíadas mostram que a EQUIPE é forte, que o GRUPO é forte. O que você prefere, ter um campeão Olímpico a cada 20 anos ou ter equipes fortes e consistentes em todas as Olimpíadas?

Um Ayrton Senna por século ou um sistema de desenvolvimento de pilotos no Brasil que efetivamente funcione?

Pois é, e pelo visto a ginástica está seguindo o caminho correto.

Koala
Koala
15 anos atrás

A conclusão foi a melhor, mas estava lendo um comentario do Bob Fernandes no terra magazine e acredito que este é o grande problema dos atletas brasileiros: O CHORORO
Os atletas não são preparados e quando chegam a uma competição desse nivel, temos a grande emissora do nosso pais dizendo que são todos os melhores do mundo e fazem com que eles acreditam que a medalha esta no papo. Mas no final desabam no choro. Alguem viu o Phelps chorar em alguma medalha (Talvez tb inundaria essa m#$ se ele chorasse todas as medalhas). Brasileiro tem que se equilibrar emocionalmente antes de pensar em ganhar qualquer coisa. Na minha opinião só a sorte traz medalhas para o Brasil. Bando de louco que se emociona com tudo, desde caso Isabella ate a cara do Diego Hypollito quando caiu sentado!

Luciana
Luciana
15 anos atrás

“até aparecer algum novo fenômeno meio sem-querer”….

Perfeito. Aqui, é assim que acontece. Guga, Daiane, Diego, Cielo. Atletas acima do normal, que vingam mais por talento próprio do que por estrutura oferecida pelo COB.

Quanto ao drama causado pelos fracassos, há de se considerar que, independentemente da tal pressão externa existir ou não, é claro que esses atletas sabem que as chances de medalahas, aqui, são escassas. Que cada oportunidade nesse sentido causa grande expectativa. Isso não precisa lhes ser dito. Eles sabem.

miguel
miguel
15 anos atrás

flavinho,
os dramas olímpicos sempre fizeram parte dos jogos, mas com certeza o maior drama é ser esportista no Brasil, Qualquer que seja a modalidade(exceto o futebol masc.)

Rene
Rene
15 anos atrás

parabéns pelos comentários, retratam bem a realidade. Pergunte a todos os Brasileiros se algum deles pressionou a Jade ou o Diego, etc, talvez tenha havido um exagero Global no excesso de confiança em medalha e sairam os nossos pobres atletas a confirmarem o feito antes do obtê-lo. Vi alguns momentos da ginástica e como é para voce Flávio para mim um duplo twist escarpado nada mais é do que um pulo um pouco maior que um pulinho. Daqui a pouco tudo passa e vamos deixar pra lá, e com certeza nossos nobres atletas possam não se afetar com entrevistas grandiosas colocando-os tão alto antes que os mesmos nem tenham aprendido que para subir uma escada é necessário pisar em um degrau por vez, caso contrário toma tombo.
Abraço

Barba
Barba
15 anos atrás

É Chefe, a pressão é da imprensa, que imprensa o atleta, esperando dele medalha de qualquer jeito. Como para nós as chances de medalha são mínimas, os que têm alguma chance são pressionados ao extremo, sendo expostos a todo tipo pressão, com entrevistas com pai, mãe, avós, tios amigos e o escambau. Por que a imprensa faz isto, porque vende jornal, dá audiência, etc.

Rodrigo Herrero
15 anos atrás

Vai ver que essa pressão toda é da imprensa, global e bandeirantal, que fica faltando sempre pros atletas: “o Brasil inteiro está torcendo por você, é a chance de medalha” e fica aquela transmissão utópica de Brasil-potência, Brasil-fantástico, que só existe no discurso desses caras pra tentar segurar audiência – não se fala do jogo, mas sim da chance do Brasil ganhar algo. Não se é fã de esporte no Brasil, mas sim das vitórias, já dizia o Juca Kfouri. Abraço Flávio Gomes, estou adorando seus textos, direto daí de Pequim.

vivi
vivi
15 anos atrás

essa questão de fiasco, fracasso, é meio relativo né?

pela primeira vez o brasil pegou final por equipes, geral.

pela primeira vez duas atletas foram para o individual geral.

pela primeira vez duas atletas foram para a individual por aparelhos.

e,

pela primeira vez um atleta chegou a uma final no masculino.

só que as medalhas não vieram. Mas fracasso? Sei lá, não acho que a palavra é adequada não.

Jade e Diego ainda têm idade para ir pra Londres’12. Vamos ver no que dá….

Entendo suas palavras, mas do fundo do meu coração que eu espero que isso não aconteça,

Beijos!

Artur
Artur
15 anos atrás

Coitado do Diego.Rendeu-se a pressão do pessoal da Globo,deu entrevista dizendo que viessm os leões,que agora era medalha.Enfim,deu uma de Barrichelo.A foto estampada nos principais jornais brazucas é dar pena.Realmente não estva preparado para não levar a medalha.Dolorido mesmo.

Thiago Christao
Thiago Christao
15 anos atrás

Como reclamamos….
Eh no volei, na quadra e na praia, no futebol masculino e feminio, resumindo, se choro dessa medalha , era ouro , prata e bronze pro brasil facil , com recorde mundial e olimpico.
Como estao os gafanhotos FG ? Bom apetite…
abco !!!

Belair
15 anos atrás

Tá inspirado hoje,hein Flávio? Tô rindo até agora da enchente de lágrimas. Sabes nadar ?
Viu as meninas ? Essa Marta e a Cristiane tem algo a ensinar aos da seleção masculina. Show !!!

Vinny - RJ
Vinny - RJ
15 anos atrás

A Pressão q a Jade sente é a mesma que o Barrichello sentia depois da morte do Senna! Acha q tem q carregar o país nas costas. Esse é o martírio de quem decide escutar o q a mídia diz! Nossos veículos de comunicação colocam uma pressão enorme nos atletas. Em cada entrevista deixam claro ao atleta q o país depende deles, q eles são a esperança, q eles devem, q eles tem q… colé? Os atletas não devem nada. Uma medalha de ouro nao vai mudar a minha vida. Só a do atleta!!!

Torço para q todos conquistem suas medalhas, mas não exijo isso de ninguém.

baygon
baygon
15 anos atrás

Acho que nossos atletas precisam de uma preparação psicologica ou algo parecido para enfrentar a pressão das Olimpiadas. Eles amarelam na hora H colocando todo o trabalho a perder, uma pena mesmo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Jobar

Realmente, dava a impressão que estavam fazendo turismo mesmo! Um show de: “Eu sabia…” “Eu vi…”.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

O que mais me chamou a atenção foi o volei de praia. No Rio, eles ganhavam campeonatos mundiais toda a semana. Quando chega nas Olimpíadas, que a coisa engrossa… Ainda não acabou, mas, não sei não…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Putz, dá dó porque eles devem treinar muito. Abrem mão de um monte de coisas pra chegar no dia mais importante de suas carreiras, com grandes chances de triunfar, e acabam cometendo erros. E é uma carreira efêmera. Veja a da Daiane.

Tava conversando com a minha mãe. Será que o treino deles é divertido, ou tão divertido quanto um treino num carro de corridas? Acho que não!

Jobar
Jobar
15 anos atrás

FG, o que poderia dizer sobre dramas. Acho que dramático é uma pessoa aceitar fazerem dela a imagem da qual ela não tem.

Dramático é fazer-se de uma delegação desportiva uma rede de pesca, o que se pode ver neste caso, furada.

O que a mídia achou que poderia ser ouro virou uma decepção, e tem apresentadores de televisão se vangloriando de ter visto a “história sendo nadada”, achanmdo que a olimpiada é um pacote turístico.

É tudo um faz de conta.

Mas os seus comentários fazem-me partir o côco a rir, mas acima de tudo reflectir sobre coisas da vida.

Um abraço moçambicano