FELIPE CHEGANDO

PEQUIM (e aqui faz um calor desgraçado porque o ar-condicionado empacou nos 28 graus) – Vi a corrida domingo, e os treinos no sábado, aqui na China, graças aos links que o Bruno Vicaria descola não sei onde. Incrível isso, assistir à TV na tela do seu computador. Ainda me pego meio espantado com essas coisas.

Mas vamos ao GP da Europa, e tudo num post só. Primeiro, o sábado. Pole daquelas categóricas, para não deixar dúvida. Agora, a corrida. Vitória e melhor volta, hat-trick. Massa está no melhor momento de sua carreira e se não fosse aquele motor quebrado na Hungria, estaria na frente de Hamilton, com mais moral ainda.

No ritmo em que vai, passa o inglês, mais cedo ou mais tarde. A não ser que Lewis e a McLaren reajam nas duas próximas corridas voadoras, Spa e Monza. Valência, em tese, era prova para os prateados, e acabou não sendo. Na Bélgica e na Itália, seria a Ferrari a favorita. Mas esses prognósticos têm-se mostrado muito furados porque têm acontecido coisas inesperadas, como o motor estourado de Felipe em Budapeste e, domingo, o de Raikkonen.

Kimi, diga-se, não está honrando o #1 que leva na carenagem. Voltou a demonstrar apatia nos treinos, na largada e na corrida. Se eu fosse o chefe de Maranello, neste momento apostaria minhas fichas no brasileiro. Mas Raikkonen, tudos sabem, pode acordar de uma hora para outra,  num estalo.

Sobre Valência, agora. A pista é muito feia e chata. Aqueles muros de concreto lembram os circuitos cafonas de rua nos EUA. O cenário lembrou, em alguns momentos, o porto de Santos. OK, tem uns iates, uma ponte e a água é azul. Mas, sinceramente, não dá nem para comparar com Mônaco. Fora que ninguém passa, também.

Em resumo, achei meio besta essa prova.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Muller
Muller
15 anos atrás

O circuito é até bonito sim, mas não serve para a F1, onde uma mosca voando sobre o asfalto já altera completamente o balanço aerodinâmico dos carros. Se você colocar carros do DTM, do WTCC ou da Americam Cup ali, a coisa iria mudar totalmente. BAsta ver a corrida de GP2. O visual ficou chato menos pelas muretas e mais pela falta de referências decentes para os pontos de imagens da TV.
Como alguém disse, o romantismo já era. A F1 (como está hoje) só vai andar bem em autódromos, nunca mais em circuitos.

E sobre Massa… é entre ele e Hamilton. Ponto.
Eu não sei, mas o Kimi me lembra muito o Nelsão Piquet. Já ganhou um campeonato, relaxou… depois fica com vontade de novo e ganha mais dois.

Jobson
Jobson
15 anos atrás

Corrida chata, como na Hungria. A F-1 precisa ousar mais nos novos circuitos e procurar um projetista com mais imaginação.
Vamos ver se Cingapura tem um melhor resultado!!!?? A FIA se preocupa em alterar os carros; mas com pista de rua de Valência só Kart mesmo.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Discordo da grande maioria em parte, eu achei a pista muito bonita, o problema eh q nao tem ultrapassagem oq tornou a corrida chata e por a corrida ter sido chata o pessoal ta discontando na beleza do circuito…
Por nao ter ultrapassagem tb acho q se saisse do campeonato nao faria falta, mas ate ae falar q aquele oceano azul, aquela ponte, sao feias, eu discordo completamente, uma paisagem magnifica…
Outra coisa q nao concordo e reclamar das areas de escape, num fui desses de torcer por acidente, entao para mim a ausencia deles eh um ponto positivo pro circuito nao negativo…

Péricles Durães
Péricles Durães
15 anos atrás

“Incrível isso, assistir à TV na tela do seu computador. Ainda me pego meio espantado com essas coisas.” Pela internet, você pode acompanhar várias competições, de vários esportes, em vários lugares do mundo. É só ter os links e programas certos. Eu, por exemplo, acompanho diversos campeonatos de futebol (Romênia, Dinamarca, Hungria, Irlanda, entre outros), narrados no idioma local, obviamente. Dê uma olhada neste site: http://www.myp2p.eu .
Quanto à corrida, não assisti ( acordar 9h da matina num domingo? No, thanks.) e, pelo jeito, não perdi nada.

jjfoyt
jjfoyt
15 anos atrás

Me desculpem os entendidos, mais adorei o circuito, acredito que ficara ainda mais bonito e acredito também que veremos para o proximo ano pegas que ficarão na memoria de todos.

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Concordo…a pista tem o charme pq é nova, o entorno dela realmente parece o de Santos mas ninguém nunca da F1 vai passar ng aí. Corrida chatíssima, sem disputa…com 5 voltas já tinha acabado. A F1 só tem graça com o imponderável (chuva, furacão..etc)

Rafael
Rafael
15 anos atrás

FG, comentários com a habitual sensatez. Disse tudo: Massa em seu melhor momento, E o Kimi, “anda meio-desligado, nem deve sentir os pés no chão”.

Sobre a pista, aos que gostam de corridas de automóvel, como nós, só resta nos conformarmos com o fato de que o dinheiro manda na F1, ao ponto dos dirigentes não admitirem algo óbvio para todos: “Os carros de F1 chegaram a um nível de desenvolvimento, no qual é inviável o uso de pistas de rua para competições!!” Titio Bernie e Uncle Max deveriam forçar a retirada destas pistas do calendário e não incluir mais delas.

Parece um carrossel, os cavalinhos passam sempre na mesma ordem!

Eduardo - SP
Eduardo - SP
15 anos atrás

100% de acordo com a chatice da prova. E p/ piorar tem áreas de escape que não acaba mais…nunca vi corrida de rua que o camarada roda, não bate em ninguém e em nenhum lugar, e volta normalmente…

MSM
MSM
15 anos atrás

Depois das OlimPIADAS, estou de volta ao que interessa. Apesar do traçado rápido e da paisagem bonita, a corrida foi horrível, de emocionante só teve a batida do Nakajima (que dessa vez não teve culpa, ao contrário do GP da Austrália, que bateu no Kubica quando estava em SC) no Alonso (que não merecia sair logo depois da largada); o atropelamento do Kimi no mecânico; a saída simultânea dos boxes do Massa e do Sutil e outro motor Ferrari explodindo na reta (será que estão fazendo rodízio?).
Infelizmente o esclerosado do Bernie Eclestone está tornando a F1 uma fila indiana, com tantos circuitos de rua (esse ano além de Valência, teremos Cingapura ,que pelas fotos que vi, tem um traçado mais travado e no ano que vem estréia Dubai). Carro tem que correr em autódromo, eu só livro Mônaco, e assim mesmo pela tradição.
Quanto ao Massa dominou completamente desde o treino e não deu condição alguma para os 3 mosqueteiros que disputam o campeonato ameaçarem o 1º lugar.
Além do MAssa eu destaco: as Toyotas, que tiveram outro bom desempenho (Glock chegou a estar em 3º). Arrisco a dizer que será a 4ª equipe do campeonato; a volta do Kubica ao pódio com a BMW; e o Vettel, que está cada vez melhor e dará muito trabalho aos outros pilotos no ano que vem quando estiver correndo pela Red Bull.

jose
jose
15 anos atrás

A corrida foi muito chata,o circuito é mais um daqueles que não dá ultrapassagem se não fosse o Massa dar o show que deu acho que seria mais chato que corrida de stock.
Por falar em stock aguardem durante a semana a bobajada que a globo vai promover encima da corrida do milhão.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

À primeira vista, achei uma belezura a pista, mas, corrida vai, corrida vem, tornou-se um saco. Sem ultrapassagens, eca!
Meio atrasada, desejo tudo de bom no seu retorno à boa e velha casa!
Abraços!!!

borges
borges
15 anos atrás

Finalmente alguém para a falar a verdade desta pista, é feia, visualmente monótona, chata. Esperava mais afinal o local sediou a America’s Cup e o prédio construído ali na marina é realmente muito interessante em termos de arquitetura, mas o que se viu na TV foram aqueles intermináveis muros de concreto e alambrados e uma corrida monótona. Quem tenta comparar com Mônaco não tem noção do que está falando. Pior ainda foram as arquibancadas colocadas em locais onde as pessoas quiseram o dinheiro de volta pois não viam nada de corrida!

Matheus
Matheus
15 anos atrás

Se nao tivesse furado o pneu do Hamilton na hungria?!!

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

Mais uma pista ridícula , sem graça, parecida com a de Melbourne, sem uma curva interessante, enfim, nao sei pra onde está indo essa Formula 1. Por que os projetistas nao conseguem modernizar os circuitos antigos, dando-lhes mais segurança, mas sem mexer nos traçados ? nao consigo entender isso. Além de assistirmos corridas sem ultrapassagens agora elas nao tem mais desafios tambem, nao temos mais a oportunidade de ao menos vermos os carros contornando curvas de altas como no passado. Assim tá dificil…

Al. Unser Jr.
Al. Unser Jr.
15 anos atrás

A pista é uma droga, se não chover não tem jeito, vi a gp2 e foi igual, Surfers Paradise é muito melhor, e Long Beach idem.
Fora isso apesar de não gostar do Massa tá bem melhor q o Kimi.
t+

cruz
15 anos atrás

só o fabio seixas achou “linda” a pista…

Edson Naga
Edson Naga
15 anos atrás

Boa Tarde Gomes.

Este circuito é belíssimo!

Gosto muito de GPs em circuitos de rua, mas este não deu pra assistir não?????

Só ví a largada e a chegada.

É praticamente impossível passar nesta pista.

Vamos lá MASSA????

Esse ano vai dar ????

17 anos depois, voltaremos a ter um campeão mundial.

Se depender da minha força positiva só uma vez na vida, é esse ano ou nunca mais…

Vencer ou Vencer!

Flw Gomes.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Depois de 6 voltas, me aborreci com aquela monotonia , e fui passear pela cidade vazia de moto, voltei bem acordado e consegui pegar o final da corrida. Que diabo de pista! Reclamam da falta de ultrapassagens e investem não sei quantos milhões naquele estacionamento de shooping.

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Em alguns momentos, bem esparsos por sinal, lembrou-me a área dos casarões antigose que é área de alguns bares , preservados de Maceió, que por sinal é próximo ao porto……

Daniel Grillo
Daniel Grillo
15 anos atrás

Caro Flávio, concordo com sua opinião sobre o circuito de Valência: apesar da localização, mais se parece com os circuitos de Rua dos Estados Unidos que o circuito banhado pelo Mar Mediterrâneo. Bom saber que não fui só eu que tive essa impressão. Grande abraço.

Marcello
Marcello
15 anos atrás

Foi um ótimo final de semana para o automobilismo brasileiro, vitórias de Massa, Castroneves e Di Grassi. Parece também que houve ainda uma outra vitória brasileira na Europa (BMW?).

josé maria de souza
josé maria de souza
15 anos atrás

De fato, o visual da pista é muito, muito chato. Não há pontos de referência para o tele-espectador. Com vários trechos largos, esperava ultrapassagens, o que não ocorreu. Viva Mônaco!
José Maria

Mauricio Gangi
Mauricio Gangi
15 anos atrás

Flávio,
Assistindo à corrida, parecia que era uma etapa da Indy em Long Beach…realmente a pista decepcionou. Vamos ver se Cingapura não será a mesma coisa, apesar de que lá ainda tem o atrativo de a corrida ser à noite.
Abraço

Joe
Joe
15 anos atrás

Provinha chata du caramba…A FIA fez um baita questionário há algum tempo perguntando para os espectadores sobre a F1, inclusive eu respondi, e foi praticamente unânime os pedidos para a volta das ultrapassagens, aí os caras colocam esses circuitos de mer.da, ridículos, em que ninguém ultrapassa ninguém. O que o dinheiro não faz, hein…só que sem espectador não tem F1.

Alonso na Ferrari???? Pra que???? A Ferrari tem o atual campeão e, se o Zacarias continuar do jeito que tá e os motores não estourarem mais, ele leva o títulos esse ano. Parece que ele definitivamente se encaixou nos trilhos (desde que não chova). Eu mesmo acreditava mais no Kimi, mas a coisa parece que virou mesmo.
Ou seja, pra que Alonso, se a Ferrari tem chances de ter 2 campeões, que já estão na equipe. Besteira….e além do mais sairia muito caro, como já deve ficar se o Massa ganhar este ano. E mesmo assim seria melhor pegar o Narigudo ou o Vettel, que sairia bem mais barato.
O Choronso nunca mais ganha título na F1.

Thiago
15 anos atrás

Corrida chata dos infernos!!! Se não fosse pelas belas senhoritas que apareciam de vez em quando nas imagens eu teria durmido bem mais durante a transmissão.

Sinceramente, parecia mais uma exibição daquelas feitas em países sem F1 do que uma corrida de verdade, acho que todos estavam com medo de cair no mar ali perto da tão falada ponte…

Souza
Souza
15 anos atrás

O Massa está detonando o Raikkonen em desempenho, porém os números não dizem isso. Engraçado né ?

O Kubica por exemplo está há 9 pontos do Massa apenas
O cara ganhou só uma !

Massa pra ser campeão vai ter que superar a incompetência da Ferrari este ano.

Belair
15 anos atrás

Ainda sobre Massa : pela foto aí acima percebe-se porque o FG está menos durão com o Felipríncipe. Estão virando colegas; a “cabeleira” está ficando igualzinha….

Belair
15 anos atrás

Tô começando a achar que, depois da 2a. biela seguida, talvez seja mais negócio pro Felipe estourar o motor já na classificação p/ o próximo GP e receber a punição por troca de motor, do que largar com o de Valencia. Largar atrás com motor novo é esperança de pontuar no final, pelo menos. Largar com essas bielas aí é zero ponto.

Pedro - Codó-MA
15 anos atrás

acho que o Massa vive um grande momento e tem tudo para ser Campeão, mas é complicado confiar na Ferrari, se o Schumi estiver presente em todas as corridas, acredito que teremos o brasileiro Campeão.

Eric
Eric
15 anos atrás

Não acredito muito não em outro resultado em SPA…..Massa na cabeça!!!!!!

E sem fuMASSA por favor…..eita bielinha lazarenta…..

O Polêmico
O Polêmico
15 anos atrás

O importante é q nas duas últimas corridas, o Hamilton viu aumentar sua diferença para o segundo colocado em um ponto em cada uma delas, apesar de n vencê-las.
Lembrem-se q a McLaren humilhou a Ferrari em Monza em 2007.
Aposto em duas dobradinhas dos prateados nas próximas 2 corridas – McLaren vai para o oriente lider tb no mundial de construtores.

Carlos Bento
Carlos Bento
15 anos atrás

Flàvio,

Li na internet que o Alonso pode ir para Ferrari em 2009, será que é por isso que a Ferrari não define quem e o primeiro piloto, com a esperança de anunciar Aolonso como Primeiro Piloto em 2009 e passar uma rasteira (novemente) no Brasileiro.

Isso já aconteceu com nosso brasileiros em outras equipes, não foi….

Um Abraço

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Bem chato esse GP ai, falaram tanto, nas fotos parecia uma maravilha… na pratica, um muro branco de enjoar e aquele alambrado parecendo corrida dos EUA, deve ser um tédio até pro piloto aquele visual. Pra piorar a corrida eu tava na praia só tinha uma tv e deu pau, tive que assistir a corrida da padaria, sem som. Os momentos de maior emoção foram no pit, com o Kimi fazendo aquela cagada, achei que ia sair levando a mangueira quase um momento de déjà-vu… e depois o Sutil e o Massa, saindo lado a lado dos pits. Fiquei torcendo pra alguem furar o pneu naquela ponte, pra ver se dava uma animada na bagaça, mas só o Kimi estorou o motor mesmo pra fechar com chave de ouro.

Petrolhead
Petrolhead
15 anos atrás

Puxa, eu estava vendo a prova e pensando, aquele navio cargueiro com os caras empoleirados assistindo, parece Santos!
Pelo jeito, não fui só eu!
Aí apareciam uns iates, e umas bonitonas no paddock, e essa impressão se desfazia.
Mônaco é outra coisa, sem dúvida!
Só o trenzinho, sem ultrapassagens, é parecido.
Monótono.
Com chuva, deve ficar melhor.
Sem patriotadas, mais do que na hora da Ferrari apostar em Felipe, se quiser aproveitar que tem o melhor carro do campeonato e levar o título para Maranello.
Kimi, apesar de ser mais piloto(na minha opinião), este ano está fora da briga, algumas vezes por seu lendário azar(batida nos boxes na França, escapamento quebrado, motor quebrado domingo), outras por apatia mesmo.
Senão, Hamilton leva para Woking e fatura aquela McLaren F1 cor-de-laranja(sim, com hífen!).

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Esperar o que de uma prova cujo principal orgulho arquitetônico é uma ponte, horrorosa por sinal?
Mas imagino que com chuva, aquilo ali ficaria interessantíssimo…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

Valencia foi um circuito construido planejado, pra depois ser usado como rua!
Monaco eram ruas que foram transformadas em circuito, oq faz MUITA diferença no caso.

Monaco apesar de ter corridas chatas e tals, é MUITO mais desafiador do que Valencia.
único jeito de tentar salvar Valencia, é tirando as áreas de escape.
De resto, como já disseram, e eu já havia dito quando vi as fotos….parece com os circutios de rua da Indy lá nos EUA. Tem áreas de escape, aquelas zebras nos “S” (ésses) são igualzinhas…e o circuito é plano.

Patrick Vaz
Patrick Vaz
15 anos atrás

Foi, sem dúvida, a corrida mais chata que já vi.

drmarcos
drmarcos
15 anos atrás

O Flávio, antes da Hungria e de Valência “cairam de pau” em cima do Massa, não somente a imprensa estrangeira, mas também a nacional e até muitos daqueles que por aqui deixam seus comentários. Como eu já disse em outra oportunidade, se alguns mordessem a própria língua, cairiam fulminados. Para iguais a eles, alguém, não lembro quem, disse: “Quem sabe, faz. Quem não sabe, critica”.

Um abraço.

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

Pô FG, Santos é mil vezes mais bonita, praticamente a Mônaco brasileira!!!

http://www.santos.sp.gov.br/