O CARA

PEQUIM (aqui do lado) – Michael Phelps ganhou mais duas medalhas de ouro hoje. Já são cinco nestes Jogos, 11 no total em Olimpíadas. Estou falando apenas em ouros. Ele já é o mais dourado atleta de todos os tempos, tendo superado hoje Paavo Nurmi, Mark Spitz, Carls Lewis e Larissa Latynina, todos com nove. Falta agora a Phelps bater a marca individual de Spitz, peixe como ele, que em Munique/1972 ganhou sete medalhas de ouro.

O americano já é o nome destes Jogos. Ninguém vai conseguir fazer nada parecido, em esporte algum. Era o esperado. Phelps é uma das superestrelas desta Olimpíada, ao lado de Roger Federer, Rafael Nadal, Kobe Bryant e Ronaldinho Gaúcho — devo estar esquecendo vários, claro, mas estes são os que dão autógrafos na Vila Olímpica, para os outros atletas.

Para se ter uma idéia do tamanho dos feitos de Phelps, é só olhar o que o Brasil conquistou em ouros olímpicos até hoje: 17, com muito orgulho, com muito amor. Em todos os esportes, em todos os Jogos.

Mas não temos do que reclamar. Se fosse um país, a República Federativa de Phelpslândia ainda estaria atrás da gente. Em compensação, já teria deixado para trás, no ranking das medalhas de ouro em Olimpíadas, países como México, Índia, Portugal, Venezuela, Colômbia, Israel… Phelpslândia, hoje, seria a 41ª nação mais dourada do mundo.

Que me desculpe o Romário, mas “o cara” é o Phelps.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
15 anos atrás

Com a devida licença, o “cara”, o “cara” mesmo, é o tal de Boltz: 100 metros em 9.69, com direito a paradinha… Quê isso, meu Deus? O cara é mais rápido do que a Ferrari. Uma alegria contagiante.

Sergio Leão Lobo de Almeida
Sergio Leão Lobo de Almeida
15 anos atrás

Desculpe, onde escrevi “devia” no comentário acima, deveria ter escrito “deveria”…

Sergio Leão Lobo de Almeida
Sergio Leão Lobo de Almeida
15 anos atrás

Spitz estava procurando ingresso??? Ele devia ser convidado de honra da organização!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

FG:
Sugiro que assista na Net o Jornal Nacional de hoje, quarta à noite no Brasil.
É raro, mas muito raro mesmo elogiar o tipo de jornalismo que a RG faz, mas vi hoje uma reportagem sensacional, sobre um judoca brasileiro que não ganhou medalha, mas mostrou um outro significado para a palavra vitória.
E fizeram um contraponto muito interessante ao deus das piscinas, o Phelps desse post.
Assim como o remador que não tinha vinte conto pra treinar, esse judoca não tinha dindin pra pagar a taxa de R$1500 para a faixa preta… Apenas hoje descobri que as faixas das federações de judô são como as carteiras de piloto de outra entidade constituída de ladrões…
Acho que vale uma entrevista com esse cara. O que ele falou, como se colocou e o que a TV mostrou é de chorar, e não estou exagerando.
Tenta ver, FG. E tenta achar o cara. É “mais um brasileirinho contra esse mundão todo”, porém de uma sinceridade atroz, de uma hombridade como poucas vezes vi.

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

Spitz está vivo, e também estava procurando ingresso pra assistir as finais da natação.

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

É o Schumacher das piscinas.

E em 2012 tem mais Phelps. Em 2008 também.

Belair
15 anos atrás

Olha moçada, acho que é bem fácil derimir essa dúvida entre Spitz e Phelps; bota o mesmo calção do Spitz no Phelps, coloquem cabelo e bigode iguais, joga o cara na piscina e comparem os tempos nas mesmas provas. Daí sai o tamanho da evolução da natação em 3 décadas, na tecnica e condição física, considerando-se serem 2 pessoas distintas,com biotipos diferentes. Alguém vai tomar essa iniciativa ? Acho difícil, mas seria interessante,sem dúvida.
Agora, ficar discutindo quem é o melhor fica meio….sei lá, assuntinho chato. Spitz foi um assombro em sua época. Phelps também é um assombro ,HOJE.
Por que a gente não pode simplesmente ser grato pelo privilégio de vê-los em ação ? Curtam a coisa ,gente. Só isso.

Mao Tsé Tung
Mao Tsé Tung
15 anos atrás

Bem-vindo a era dos “caras”!!!!!

– Phelps – O “cara” da Natação
– Roger Federer – O “cara” do Tênis
– Tiger Woods – O “cara” do Golf
– Schumacher – O “cara” da F1 (Essa é polêmica, mas é verdade.)
– Yelena Isinbayeva – O “”cara”” do Salto com Vara
– Dentinho – O “cara” do …esquece.

Adriano Silva
Adriano Silva
15 anos atrás

A diferença que ele coloca em seus adversários em algumas provas não é normal. Não gente, não tem roupa especial, treino, piscina ou tecnologia que proporcione tamanha desproporção. Quando ele nada parece (apenas na desproporção à força dos adversários, por enquanto) um Ben Jonhson das piscinas. Pronto, falei.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

O cara é impressionante mesmo. É muita diferença em relação aos demais, chega até a ser covardia. É como colocar um carro com motor de 2000cc numa corrida com carros de 1600 cc.
Mais comparável ao Pelé, Federer, Nadal… do que ao Ronaldinho Gaucho.

Não consigo considerar o Ronaldinho como estreeeeeeela. Ele não é uma unanimidade. Já foi, mas isso é passado. Será que consegue voltar à velha forma?

André Luiz Gomes Rodrigues
André Luiz Gomes Rodrigues
15 anos atrás

Imagine-se o que não progrediríamos em termos de resultado se, ao invés de defenderem a candidatura do Brasil em 2016, os nossos dirigentes esportivos e membros do Governo trabalhassem com o mesmo afinco e obstinação para melhorar as condições dos nossos atletas e as instalações onde treinam? Já pensaram nisso? Taí o Engenhão, o complexo Maria Lenk (que Deus a tenha! Deve estar dando cambalhota na cova), que não me deixam mentir….

André Luiz Gomes Rodrigues
André Luiz Gomes Rodrigues
15 anos atrás

É ele mesmo. Não tem pra ninguém. Nadei competitivamente e nunca vi nada parecido em minha vida. Apenas um pequeno exemplo de como “o cara” merece esse rótulo: reparem nas golfinhadas que ele dá debaixo d’água na partida e nas viradas. Simplesmente impressionante!!!! Estou louco pra ver o quanto ele vai abaixar do recorde mundial dos 200medley.
Em tempo: pelo amor de Deus, outro PAC não!!!!! É só trabalhar sério e de forma realista e, principalmente, com honestidade por parte dos dirigentes e do Governo. Nada mais do que isso.

Marcos Novais
Marcos Novais
15 anos atrás

Mais um “Miguel’ excepcional, o melhor em em seu esporte, a aparecer nos últimos tempos, e a quem tivemos o privilégio de ver em atividade: junto a Michael Jordan e Michael Schumacher temos, agora, o Michael Phelps.

Sergio Leão Lobo de Almeida
Sergio Leão Lobo de Almeida
15 anos atrás

Concordo que o Phelps é o cara nesses Jogos. Acho que ele vai conseguir os 8 ouros e os respectivos recordes mundiais, superando Mark Spitz, que eu considerava imbatível para todo o sempre ( como também um certo alemão queixudo…). Dúvida: onde anda Mark Spitz? Alguém sabe? Vive ou já é falecido? Se está vivo, alguém já falou com ele?

Cassio
Cassio
15 anos atrás

Se o Robert Scheidt tivesse essa chance de disputar várias provas ou se cada regata valesse medalha, garanto que ele ia conseguir a mesma quantidade ou mais medalhas que o Michael Phelps.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
15 anos atrás

Roberto Martinez, qualquer um é o CARA qdo compete em pé de igualdade com os outros e os deixa segundos pra trás. Então; eu nunca vi um cara nadar igual esse phelps, rápido, preciso, preparado fisica e psicologicamente. Comparações com passado são na melhor das hipóteses, balelas; Todos que competem nas olímpiadas, sem exceção, treinam anos de suas vidas para chegarem ali. Talvez no passado o Spitz conseguiu o feito não pq era superior, talvez pq era mais bem treinado. Hoje não existem mais segredos, ou é doping, ou genética superior, ou treinamento garra e dedicação, alem de equilibrio psicológico.

cesar Augusto Sousa
cesar Augusto Sousa
15 anos atrás

O “cara” querendo ou não já fez história, isso sim é um ‘FENOMENO”, como também Mark Spitz, quem é o nosso fenomeno “o gordinho”? (meu deus!!!!), mais do q nunca o Brasil precisa, urgentemente elaborar um PAC nos esportes brasileiros, temos muito a aprender com outros países.

Juscelino Pereira
Juscelino Pereira
15 anos atrás

Um exemplo vivo de determinação e metas na vida.

Sylvana
Sylvana
15 anos atrás

É O CARA MESMO. DE TEMPOS EM TEMPOS SURGI UM ALGUÉM FORA DE SÉRIE. ESSE PHELPS, TALVES NÃO SEJA SUPERADO NEM EM MUITAS DÉCADAS.

ALEXANDRE
ALEXANDRE
15 anos atrás

ME DESCULPE, MAS ESSE COMENTÁRIO DO ROBETO ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADO, NÃO QUE ESSES ATLETAS DE OUTRAS ÉPOCAS NÃO FORAM BONS ELES FORAM ÓTIMOS, PORÉM A TECNOLOGIA ESTÁ AÍ PRA ISSO, O PHELPS QUEIRA OU NÃO É O CARA. ( SE VOCÊ ACHA QUE EU ESTOU ERRADO É SÓ VOCÊ OLHAR A SUA VOLTA TUDO TEVE SUA EVOLUÇÃO NÃO É???? OU VOCÊ AINDA USA TELEX!!!!!)

Marcio
Marcio
15 anos atrás

Não tem como comparar épocas em esportes individuais pois a tecnologia no preparo é a mesma para todos.O cara é o melhor mesmo, não tem como compara-lo. Mas esse feito deveria ser realizado por Carl Lews, quando, por diferenças que tinha com a federação americana de atletismo, foi vetado para a corrida de revezamento.

Denise
Denise
15 anos atrás

Flávio, cá entre nós, não acho que esse cara seja muito “normal”. Vê-lo na piscina é quase assustador, tamanha perfeição e determinação. Até parece que ele é filho de golfinho…

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Também, me desculpe Romário, mas “peixe” é o Phelps!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Nos comentários anteriores em que eu disse que Mark Spitz era o melhor até agora. Michael Phelps vêm surpreendendo e se continuar assim vai superar o outro americano. Quem viver verá!

Eric
Eric
15 anos atrás

Simplesmente espetacular.
Um atleta de verdade,um foguete na agua.

Vai ser beeeeemmmm dificil alguém tirar dele a hegemonia nas medalhas….o cara é novo ainda….

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Independente do grande feito do Phelps, realmente merecendo ser chamado de “o cara”, pra mim o verdadeiro “cara” da natação é o Mark Spitz, que marcou época há 36 anos atrás. Isso com todo arrastro “hidrodinâmico” do bigode e cabelo (êh modinha ridícula da época, igual ao Prefontaine (é assim que se escreve??) … além da evolução técnica e física que houve nesse período.