O PERSONAGEM | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 21 de agosto de 2008 - 16:31Pequim 2008

O PERSONAGEM

PEQUIM (never forget Beijing) – Faltam só três dias para acabar. Vou voltar com a sensação de que nada mais será igual. Tempo e distância fazem isso com a gente. Mas depois falo disso, ainda faltam três dias. Melhor esperar terminar tudo. Começo, meio, fim. Falta o fim.

Ao longo destes dias, que na minha escala de tempo foram algo como 5.000 anos, alguns personagens desfilaram por este blog. Vamos eleger o principal deles, então. São seis candidatos. E a blogaiada vai votando.

Começando com Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, ouro e recordista mundial nos 100 m e nos 200 m rasos, o homem que levou o Ninho ao mais autêntico delírio. E que deixou atordoados todos os especialistas, e se mordendo de inveja os adversários, que já não insinuam mais nada, têm certeza: o cara estava dopado. Para mim, o doping dele se chama alegria. É nosso personagem número 1 nesta que será uma acirradíssima eleição.

Depois dele, Michael Phelps, o peixe, que derrubou a marca histórica de sete medalhas de ouro de Mark Spitz em Munique/1972 até chegar a oito douradas, um fenômeno aquático e midiático, que será lembrado para sempre dentro daquele cubo azul. É o número 2 na nossa cédula eleitoral virtual.

O terceiro é chinês, Liu Xiang, grande esperança da nação vermelha nos 110 m com barreiras, que se machucou antes da largada e, primeiro, calou o Ninho; depois, inundou-o com as lágrimas de 1,3 bilhão de pessoas. O maior drama de Pequim, nosso personagem número 3.

Drama também viveu Fabiana Murer, gatinha brasileira, candidata a medalha no salto com vara depois de conseguir bons resultados no ano, que na hora de saltar descobriu que a vara que precisava para aquela altura não estava no estádio, estava sabe Buda onde, e foi uma agonia vê-la procurando por todos os cantos, até estancar à frente de uma competidora chinesa como se fosse uma estudante na Praça da Paz Celestial disposta a brecar no braço uma coluna de tanques. Acharam a vara depois, bem longe dali, na Vila Olímpica. E acabaram os Jogos para a menina. Fabiana é a número 4 de nossa pequena eleição.

E enquanto Fabiana se desesperava, perto dali, debaixo de uma cabana feita de toalhas brancas, se isolava do mundo Elena Isinbaeva, musa incomparável, esculpida por mãos sacras, uma mulher alada que conversa com o céu antes de saltar, e quando salta voa, flutua, e vai quebrando recordes e espalhando sua perfeição e seu sorriso para milhões de pessoas atônitas com tanta beleza. A russa, que tem um Lada cor-de-vinho (se não tem, dou um para ela) é a número 5 e penúltima personagem olímpica.

Por fim, o único que não disputou prova alguma, não quebrou recorde algum, não ganhou nenhuma medalha, não teve de justificar derrotas ou de se preocupar em como celebrar vitórias.

É o sábio dos sábios, aquele que passou as últimas semanas iluminando nossos obscuros e tortuosos caminhos com seus ensinamentos seculares de profundidade inquestionável, um sopro de lucidez e serenidade num mundo tão voraz e competitivo, que com sua voz suave e firme ao mesmo tempo nos fez refletir sobre a alma humana em sua essência.

Nosso personagem número 6 é o milenar Confúcio, que sobre a liberdade de escolha dos povos e dos blogueiros um dia disse a seu fiel e inseparável discípulo Gah-Fang-Yotung: “Votai, votai, escolhei o melhor, o mais belo, o mais forte, aquele que toca teu coração”. E diante da clara irritação de Gah-Fang-Yotung, porque aquele era seu único fim de semana de folga no ano, consentiu: “Tudo bem, se não der pra votar justifica e pode ir pra praia, mas olha lá quem vai levar, não quero zona no meu apê”.

121 comentários

  1. Stella Artois disse:

    YELENA ISINBAEVA!!! “musa incomparável, esculpida por mãos sacras, uma mulher alada que conversa com o céu antes de saltar, e quando salta voa” … essa foi a melhor descrição da Yelena Isinbaeva que eu já li na minha vida… falou tudo aí!!!

  2. Ivan Drumond disse:

    Ainda dá tempo de votar?

    Desde Atenas 2004 eu aguardava vê-la novamente, e Elena não decepcionou. Foi sem dúvida o grande momento de Pequim 2008.

  3. Amaral disse:

    errata: o carisma do Bolt compensa as medalhas a mais do Phelps.

  4. Amaral disse:

    meu voto vai pro Bolt, já que atletismo é o que mais admiro nos esportes olímpicos; e o relâmpago detonou na prova mais famosa do atletismo.

    e ainda dançou antes da largada, durante a prova, e depois de vencer, como bem observou o Robson Caetano.

    e, por último mas não menos importante, fez homenagem aos chineses, de sutil humor, pegando emprestado aquele gesto que se vê nos espetáculos de dança tradicionais, do tempo do Mao, acho que é o gesto do arqueiro, para cima e para a vitória.

    o carisma dele compensa as medalhas a menos do Phelps.

  5. Helder-PE disse:

    Acho que Phelps e Bolt estão dopados. Voto em Confúcio, hehe.

  6. Pe. Antonio Vieira disse:

    Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. Por sua performance e por sua alegria incontida.

  7. Koala disse:

    Sem duvidas Phelps !
    Maior atleta de todos os tempos !

  8. ROGÉRIO-SP disse:

    A RUSSA, PELA BELEZA
    PHELPS, INATINGÍVEL.

  9. Jana disse:

    Sem dúvida alguma que nessa Olimpíada só deu Bolt.
    E corrigindo o Squa acima:
    Ele ganhou 3 medalhas, que é mais que 1/3 das do Phelps.

  10. Alberto Cucio disse:

    Bolt, já que o atletismo é a modalidade “chave” da evento, sem dúvida, a justificativa de haver Olimpíada.

    Phelps, acredito, ser “coisa” mais laboratorial.

    Grande abraço a todos

    Alberto
    São Paulo/Capital

  11. Magnum Freire disse:

    Olimpiada com ceú cor de burro quando foge, não combina com esporte.

    Pode ter sido organizada, mas tem muita opressão do estado, já comentada aqui, sem contar com a poluição ridicula que se via durante as tranmissões.

  12. Mirinha disse:

    Phelps com certeza, e brasileiro claro: Maureen Maggi., ela mostrou a todos que a julgaram que ela é mais ela!

  13. Cassiano - Jundiaí/Sp disse:

    C ON F Ú C I O !!!!!!!!!!!

  14. felipe trifone disse:

    Nélson evora…. ele fez portugal vibrar…. deu o ouro prometido e suado….

  15. Chines disse:

    O nome dos jogos foi a CHINA, meu amigo!
    A CHINA!
    Deu um banho na organização dos jogos, e deu um banho no quadro de medalhas!
    Não adianta querer achar personagens (Phelps e compania ltda).
    Nada vai diminuir a demonstração de força que a China deu nessa olimpíada.

  16. liana disse:

    Phelps!!! além de lindo!! hullllll

  17. Anonimo disse:

    linda a russa o nome phelps

  18. Eduardo Gomes disse:

    HELENA…HELENA…HELENA…HELENA…+ 1 … HELENA

  19. jairo disse:

    meu voto, é de longe e disparado para o confúcio blábláblá…

    o cara é um sábio, e os ábios, até com 2983479847 anos, ainda estão na ativa… daqui a 10 anos os outros atletas eu não sei se estarão!

  20. Luiz Mendes disse:

    Com absoluta certeza, Bolt, pois, além da quebra de recordes e do baile, nos outros atletas, ainda levantou de forma unanime a certeza de estar dopado, opinião de outros atletas e alguns especialistas, o tempo de 9:68 nos 100m e 19:30 nos 200m, me leva a certas duvidas, johnson estava dopado quando fez 19:32 a muitos anos atras, o revezamento 4x100m do brasil que fez tempo de 9: alguma coisa, e que divido por 4, dá algo em torno de 9:75, estam dopados, deixo aqui uma certeza, a inveja é uma m…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>