URUTU CHINÊS
PEQUIM (será que pega placa preta?) – Essa belezura aí ficou estacionada o dia todo na entrada das instalações de imprensa em Pequim. Deixou meu brother Fábio Seixas, da “Folha”, escandalizado, porque ele não gosta dessas pequenas exibições bélicas. Eu não me escandalizo com pouco. Se fosse uma coluna de tanques, talvez estranhasse. Além do mais, achei bem parecido com o Urutu da Engesa. Vai ver, é. O Brasil exportou essas coisas para a China?
Que pena……., e não pudemos contar com os comentários dos Srs. Miglorância e Euclides…….!!!!!
Aliás ninguém mencionou nada sobre o Engesa de Assalto Meia Lagarta EXU………!!!!!
A propósito, dizem que parte do maquinário da Engesa ainda se acha na EMBRAER……!!!!!
Trabalhei 10 anos na unidade de SJK. Uma pena ter fechado as portas. Pior ainda é saber que os produtos da ENGESA estão virando sucata.. Mesmo assim, algumas unidades ainda suspiram, graças às canibalizações feitas no decorrer do tempo, como ocorre dentro do próprio EB, na tentativa derradeira de manter a frota operacional.
Ahh….se a EMBRAER houvesse assumido a ENGESA……..!!!!!
Trabalho excelente .das pessoas vinculadas a empesas brasileiras que , igualmente a Engesa ,por motivos obvios, nao puderan seguir adelante . ENGESA, DiGrassi,Miglorancia. Urutu,Cascavel. Uma epoca .Um ideal, Um Brasil . Y quehh Brasil. Contraditorio pais esse . By By Brasil.
quem vai pagar a conta ao bnds, por conta da falencia da engesa,todos os diretores da finada engesa estão milionarios
Caro Flávio,
Realmente a Engesa no seu pioneirismo tecnológico e comercial (primeira empresa Brasileira a visitar comercialmente o país)esteve com seus blindados na China fazendo testes militares variados em condicões extremas (de – 35 a +50 Graus Centigrados) durante 15 meses nos anos 80.
Como resultado deste trabalho, assinamos alguns contratos com as Forcas Armadas Chinesas de transferência de tecnologia de projeto e producão local de Viaturas blindadas sobre rodas de combate e transporte de tropas.
Este blindado 6X6 que vc encontrou não é um Urutu mas é um dos resultados de nosso trabalho desta época, quando a China estava ainda completamente fechada para o mundo ocidental.
Como exemplo, neste momento Pequim possuia apenas um hotel e só para convidados do govêrno ( Grande Hotel).
Esta abertura foi conduzida por Deng Xiao Ping, o lider chinês que realmente modernizou a China e conseguiu trazê-la ao patamar político-sócio-econômico atual.
Vito DiGrassi, Vice Presidente da Engesa Engenheiros Especializados S.A. e pai (orgulhoso) do Lucas DiGrassi.
Thiago Sala,
Duas pessoas, ex Engesa, que sabem tudo sobre Urutu é o Luiz Carlos Miglorância e o Sr. Euclides lá de São José dos Campos, êste último inclusive piloto de Combate da Força Aérea entre 43 e 45!!
Deve ser um Urutu PIRATA!
Excelentes são tuas noticias.Estilo diferente e sem frecuras.Muito bom mesmo!Seja urutu ou não eu acho que num pais com gente pra caramba e as ameaças (tibet,muçulmanos e dissidentes da casa)é uma segurança pra vocês da imprensa.
Se no Brasil-RJ tivesse sido feito logo no começo,a situação talvez fosse menos pior que essa que nos estamos.Pelos menos por aí segundo se sabe se fala pouco ou nada em: narcotrafico,milicias,sequestro relampago,assalto a mão armada,beira mar, elias maluco,deputado comandante de milicias e outras formosuras que a gente conhece muito bem!É o preço que se paga por segurança!
Caro Flávio,
“Se nego encher o saco, mete bala”
Garanto que o tal chinesinho brabo perdeu uma bela oportunidade!
Deve ser algum projeto chinês, legítimo, autêntico e original como as 29 pegadas pirotécnicas (virtuais) e a menina cantora (play back). Kkkkkkk
é um wz551, de fabricação chinesa mesmo. o projeto dele é muito parecido com o vab francês, que aqui na américa latina é utilizado pelos mexicanos e uruguaios. não duvido que os franceses tenham recebido os projetos, já que os franceses venderam muito a eles na década de 80. é um veículo bem na média de outros de sua categoria, nem muito bom, nem muito ruim.
Não é um Urutu, o Barsil e a Engesa nunca teve negócios com a china no campo bélico, naquela época.
O Urutu tem motor nacional, suspensão Bumerang, de 3 eixos…
Este aí deve ser um type alguma coisa, vou ver certinho e mando pra vcs.
Tem concepção baseada em projetos russos, hj tem autonomia, mas antes era simples fabricação sobre licença…
Inclusive usado no Haiti, onde a China tb participa das forças de paz, mas o modelo utilizado é da polícia chinesa, talvez seja esse aí o caso.
Abraços
Parece mais com um BTR russo, devem ter copiado deles ou simplesmente importado.
Segurança nunca é demais, se colocaram ele ali é pra proteger os jornalistas e não o contrário.
O Fábio Seixas deve ter problemas com “coisas grandes”. Seria trauma ?
Veja a implicância com os caminhões da Truck que segundo ele “acaba” com o asfalto de Interlagos !
Estranho ?!?!? hehehehe
Não, não é, mas parabéns Flávio, por identificar a semelhança com o Urutu, e não com Cascavel ou Jararaca. Algum interesse no assunto do qual não sabemos ? E não, infelizmente o Brasil não exportou para a China nenhum Urutu , apesar de ter havido uma passagem promocional dos produtos Engesa nos anos 70 pela Ásia, incluindo a China, num navio fretado, que tambem levou um Puma e um ou mais Gurgel. ( Epa !!! sabias ??? ).
De fato esse aí é um VTT ( Veículo blindado de Transporte de Tropas), que poderia eventualmente ser adaptado para Reconhecimento, Patrulha, Oficina, Ambulancia etc.etc.
Mas esse aí especificamente, é muito mais parecido com o VAB 10 francês ou outros tantos russos do que com o Urutu, que tem a frente muito mais “em cunha”, e não tem esses para-brisas enormes na frente, só a escotilha do condutor e pequenos “blocos de visão”.
Agora, o que mais eu ví aí nas reportagens de TV, foram outros VTTs , mais baixos e sobre esteiras, tambem chineses, os numerosíssimos BMP 7. Todos aí citados tem pouco poder de fogo, mas assustam mesmo assim. Se houver algum tiroteio ou explosões, esconda-se atrás de qualquer um desses.
Queiram ou não, um tanque de guerra estacionado onde quer que seja impõe respeito, principalmente para aqueles que pensam em fazer algo criminoso. No Rio de Janeiro deveriam usar o mesmo, só que em diversos pontos da cidade, para que bandidos e traficantes não sejam tão atrevidos em seus ataques.
É pena que os de colarinho branco não tenham medo por causa das “costas quentes”. Abraços.
Adorei seu comentário : ´´ Se nego encher o saco, mete bala´´ rs !
Abraços e boa jornada !
Para um país que está sendo atingido por ataques de grupos rebeldes mulçumanos, que já mataram quase duas dezenas de policiais nos últimos dias, não me surpreende em nada um carro blindado parado ali.
Aqui no Brasil teriamos eram dezenas, como ocorreu sempre nos grandes eventos internacionais onde o exercito foi chamado a atuar.
frescura…….do Flavio………………….aqui no Brasil , princiipalmente no Rio de Janeiro é normal os caveirões nas favelas.
bom dia.
FG, só faltava ser # 96 !!!
Definitivamente não é um Urutu. A suspensão traseira do Urutu é diferente.
Com a palavra Belair….fala aí brimo…..