36 ANOS

SÃO PAULO (sol de novo, que bom!) – O primeiro título de Emerson Fittipaldi na F-1 faz 36 anos hoje, me lembra o blogueiro Manoel Pinho Sol. Não é lá uma efeméride daquelas que ganham páginas de jornais, mas vá lá. E também não sei por que as pessoas só dão valor a efemérides redondas, como 25, 50 ou 100 anos. O que 25, 50 e 100 têm de melhor que 36?

Nada. Então, lembremos daquele GP da Itália de 1972 e, de quebra, vejam que foto legal me mandou o Wagner Piloto (na verdade, recebi várias vezes o lote que contém essa foto, elas estão rolando soltas na internet, o que é muito bom). Hoje é um bom dia para usá-la.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mancada
Mancada
15 anos atrás

“Agora, o cara que está ao lado dele na foto, mais parece alguém que caiu de um pau-de-arara e apareceu ali de susto.” Pelo que eu entendi do comentário do José Agart, o rapaz seria o grande piloto Alfredo Guaraná Menezes, então mais respeito seria de bom tom.

Rafael Poliszuk
Rafael Poliszuk
15 anos atrás

Foto bacana esta do Emerson .. naturalmente feliz.. Sempre gostei dele e quando tive o privilégio de conversar pessoalmente em sua casa-escritório em São Paulo, virei mais fã ainda .. sempre gente fina.

Robson
Robson
15 anos atrás

Sensacional Emerson, personagem principal do automobilismo brasileiro, sem dúvida um dos mais respeitados pilotos de toda a história da F1 no mundo. Parabéns Emerson

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Esse é o grande Emerson, que além de ser campeão nas pistas, é também na boa aparência que sempre transmite com sorrisos. Emerson é um exemplo de trabalho e otimismo. Agora, o cara que está ao lado dele na foto, mais parece alguém que caiu de um pau-de-arara e apareceu ali de susto.

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Ao Manoel Pinho Bril:
Não esquenta não, o FG sempre sacaneia com o nome alheio.

Plácido de Araujo
Plácido de Araujo
15 anos atrás

E os dois rapazes que estão de chapéu de papel, hein ? Propaganda da Grapette. Como estou velho… me fez lembrar quando ficava na fila da cantina de escola para comprar “Camarão” e Grapette.
Valeu FG e Emerson.

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Pelo emblema na vestimenta do Emmo, vemos que a F-1 de hoje não é mais a daquela época, definitivamente.

Naquela época era esporte, com parcos patrocinadores botando dinheiro da brincadeira, uma coisa mais simples e entusiasta. Hoje, a Formula 1 é marca, dinheiro puro, recheada de pessoas chatas e, às vezes, tem esporte.

Vecchio
Vecchio
15 anos atrás

Antonio Marcos, a Ferrari também fez um carro de seis rodas. A Ferrari312 T6, ou Ferrari “caminhão”. Não deu certo.

http://f1nostalgia.blogspot.com/

Abraço,
Vecchio

Dú
15 anos atrás

O que a Família Fittipaldi e o Émerson fizeram pelo Automobilismo Brasileiro é coisa eterna.
O barato nesta foto, e aos que o viram na GT3, é que o Rato está com o mesmo semblante de felicidade.
FG, o que o Milton Neves está fazendo de camisa xadrez e chapéu de palha ai na foto?

virgo
virgo
15 anos atrás

Eu imagino que seja difícil para opessoal mais novo entender o significado do feito de Emerson naqueles distantes anos 70. O quê significou a façanha de um rapazinho latino americano (um brasileirinho, como diria aquele outro piloto) no meio daquelas feras, muitos deles hoje lendas como Stewart, Hulme, Ickx, Beltoise, Regazzoni, Cévert, Andretti, Peterson…
Ouço muito nos nossos farnéis as referências a alguns desses nomes acima, mas pouca gente comenta sobre os feitos de Emerson, nosso pioneiro piloto na F1 e nosso primeiro campeão.
A Honra a quem merece e toda a honra àquele que talvez tenha sido nosso melhor piloto.

José Agart
José Agart
15 anos atrás

O chapéuzinho do Alfredo Guaraná Menezes é patrocinado pela GRAPETTE….um luxo…

Manoel Pinho Filho
Manoel Pinho Filho
15 anos atrás

oi FG, tudo bem?

pois é, o brasileiro, infelizmente, tem memória curta e também segue alguns “formatos”…. comemora-se bodas de prata, 25 anos de casado… mas 23, 24, 26, 27…. deixa prá lá! que coisa!?

bem…… apenas uma correção…. se no post vc referiu-se ao mail que lhe enviei hoje…. seria Manoel Pinho FILHO.

saudações.

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Eu tive a sorte de acompanhar esta conquista, pois mesmo pequeno gostava muito de automobilismo e uma nova era começava, ver o desempenho de um brasileiro na então pouco conhecida F1 foi uma experiência indescritível. Parabéns Rato, hoje a esmagadora maioria não sabe o quanto de talento e determinação foi necessário para que fizéssemos parte do restrito clube dos campeões mundiais da mais importante categoria deste esporte a motor. E naquela época teve um componente épico e surpreendente, que neste mundo globalizado não estamos mais acostumados.

Tohmé
15 anos atrás

Patrocinado pelo seu volante. bem legal.

Fabio Bandini
Fabio Bandini
15 anos atrás

FG,
não é você ali de chapéu esperando o rato para pedir um autógrafo ?

Eric
Eric
15 anos atrás

Antonio Marcos Copersucar não teve não.
O carro de 6 rodas era um Tyrrel.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Valeu Emerson, o verdadeiro ídolo , quem pôs o ovo em pé…

Essa foto e muitas outras estão no site da FASP , com os antigos Divisão 4 , Divisão 6 e outras histórias.

Quanto ao carro de 6 rodas, citado no comentário do Antonio Marcos, além do Tyrrell , houve um projeto “papa niquel” da March em 1977 com ninguém menos que Max Mosley , um dos donos , talvez o majoritário e o motivo do M no nome da equipe, que são as iniciais dos fundadores.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
15 anos atrás

Esta é do tempo que ainda alguns o chamavam de Rato. Está lá no site da FPA também. Bons tempos … e 36 anos depois ele continua subindo em pódio. Grande exemplo.

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
15 anos atrás

Hoje também marca os 30 anos do acidente que matou Ronnie Peterson no GP da Itália em 1978

Antonio Marcos
Antonio Marcos
15 anos atrás

Por favor, vc sabe se a copersucar já teve um carro com seis rodas? Tenho a impressão de ter visto em alguma reportagem mais antiga, este carro. Sei que a Willians já teve um carro assim.