BELGICANAS (11) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 7 de setembro de 2008 - 11:44GP2

BELGICANAS (11)

SÃO PAULO (tentou) – Para não deixar passar em branco, a GP2 praticamente definiu seu campeão neste fim de semana em Spa. Giorgio Pantano não marcou pontos, mas Bruno Senna fez só dois. Está 71 x 60 para o italiano, com apenas a rodada dupla de Monza para encerrar a temporada. É bem difícil para o brasileiro descontar a diferença.

O curioso é que pela primeira vez desde que foi criada, em 2005, a GP2 não deve emplacar seu campeão na F-1 na temporada seguinte. Pantano já esteve lá, na Jordan em 2004, e está longe de ser um garoto promissor. Tem 29 anos, faz 30 em fevereiro, e seu futuro está muito mais ligado às corridas de turismo e protótipos do que a uma sequência de carreira com monopostos — está na quarta temporada na GP2, já deu. 

O lote da GP2 em 2008 não é dos melhores (2005 e 2006 renderam bons pilotos; 2007 caiu um pouco). Dessa turma, os que têm chance de chegar à F-1 são Senninha, Grosjean, Di Grassi e Buemi. Lucas encerra o ano no lucro e deixando no ar a sensação de que se tivesse disputado o campeonato desde o início, poderia lutar pelo título. Mas ele deixou de correr três etapas (seis corridas), as primeiras do ano.

11 comentários

  1. zalivi disse:

    Concordo com o amigo que acha triste a Renault ainda apostar no Grosjean (apesar de ser um piloto razoável). o di Grassi mostrou seu valor por 2 anos consecutivos. O cara é bom.
    No caso do Bruno,acho que o ideal seria mais uma ano de GP2 ou uma vaga de testes, porem, o sobrenome dele é forte d+, um vice campeonato lhe dará com certeza uma vaga na F1, provavelmente na Toro.

  2. MSM disse:

    O Bruno perdeu grnade oportunidade de colar no italiano no ampeonato. Já o Di Grassi, posso dizer que estaria na ponta do campeonato com certeza, se tivesse participado desde o começo.

  3. Muller disse:

    Pode até não ir pra F1 ano que vem, mas já fez muito.
    Sou fã do Pantano (já deu pra notar), por ter ido do futuro promissor ao limbo e de lá ter voltado. Pelo jeito totalmente tranquilo com que encara as “pressões”.
    Por fim, por ter ganho o treco quando só esperavam que ele apenas fizesse composição no grid.

    Voltando ao início, pode até não ir à F1, mas fico aqui pensando o que poderia aprontar se fosse para uma equipe razoável…

  4. Fábio disse:

    Não gente, concordo que temos que ter críticas a tudo na vida , é isso que faz a cada ato de nossas vidas mais falíveis e mais reais e prontas pra sempre melhorarmos, há de se criticar até nossa mãe e a nós mesmos(talvez a pior crítica de ser recebida), mas pense bem, se Hamilton não tivesse cortado caminho não importa o motivo, seja intencional ou não, não teria estado a frente de Haikonen e ter pego tração forte para ultrapassá-lo no final da reta, ela estava atrás do piloto da Ferrari na curva anterior do fato.

  5. Lucas Paulo disse:

    Pois então os números não mentem… O di Grassi é o melhor desde que entrou na disputa. E tem a questão do carro também, que, no fim das contas é uma “BMW”, se comparado à F1… Depois de o Senna perder uma chance de ouro de pontuar sem o Pantano na disputa, estou começando a acreditar mais no vice do xará Lucas do que no título do primeiro sobrinho… E a Renault ainda aposta no Grosjean… Terrível, terrível…

  6. DiGraça-NaFaixa disse:

    Pontuação tirando as 6 corridas que o Di Grassi não particpou:
    01 Lucas Di Grassi 53
    02 Giorgio Pantano 47
    03 Bruno Senna 36
    04 Pastor Maldonado 36
    05 Romain Grosjean 34
    06 Sebastien Buemi 31
    07 Vitaly Petrov 27
    08 Karun Chandhok 20
    09 Andreas Zuber 19
    10 Jérôme D’Ambrosio 18
    11 Alvaro Parente 15
    12 Andy Soucek 13
    13 Mike Conway 10
    14 Luca Filippi 6
    15 Javier Villa 5
    16 Carlos Iaconelli 4
    17 Alberto Valerio 4
    18 Yelmer Buurman 3
    19 Diego Nunes 3
    20 Sakon Yamamoto 3
    21 Ho-Ping Tung 2
    22 Davide Valsecchi 2
    23 Kamui Kobayashi 1

  7. Alvaro Ferreira disse:

    A punição que tirou a vitória do Bruno Senna na corrida de sábado foi bem discutível. Foi igual ao que aconteceu com o Massa em Valência; para Massa, multa, para o Bruno, drive -through. Ali perdeu a corrida, dez pontos na disputa do título e a possibilidade de largar mais à frente no domingo. Ou seja, ficou quase impossível.
    E o Lito Cavalcanti precisa se ligar mais: na hora em que o Pantano encheu o carro do Lucas di Grassi ele disse que era o Petrov, repetiu com a câmera de dentro do carro e, mesmo no final, com o Petrov em quinto e o Lucas em 22°, ele não se tocou. Sei que a função é difícil, o Lito é um bom jornalista, mas como comentarista vem errando muito, não é a primeira nem a segunda. E tem gente que fala mal do Reginaldo Leme…

  8. Cartoon disse:

    Não sei se é por causa do sobrenome, e sua fatal comparação, mas não vejo nada de mais na pilotagem do Bruno Senna. Assim como não via em Nelsinho Piquet.

    Acho que não fará nada além de compor o grid.

  9. EdisPJ disse:

    Concordo com você, FG. O Di Grassi, mesmo participando de um número menor de corridas, mostrou mais potencial do que todo o resto. Se alguém realmente merece um lugar ao sol, de toda a patota, é ele…

  10. Wagner Scaglione disse:

    O título da GP2 será para o Pantano um diploma de cursinho…
    estuda, estuda e faculdade que é bom, nada.

    em 2001 ele já estava na F3000.

  11. Edson Naga disse:

    Flavio, eu tenho minhas duvidas ainda sobre a capacidade do Di Grassi em um F1.

    A sindrome do Pizzonia na Willimans ainda me assusta.

    Imagina o Robertão Pupo Moreno correndo naquele foguete da BMW junto com o Montoya, se ele não conseguiria vencer pelo menos um GP na F1?

    Pizzonia é mediocre demais. Esse só e rapido fora das pistas.

    Flw.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>