BELGICANAS (12)

SÃO PAULO (under investigation) – Já vi que vai pegar fogo a discussão sobre a posição devolvida por Hamilton a Raikkonen depois que ele assumiu a liderança ao cortar a Bus Stop. Ninguém pediu, mas vai aí minha opinião. Na tentativa de ultrapassagem, Raikkonen foi duro e não tirou o pé, no que fez muito bem. Hamilton não teve alternativa e, para não bater, cortou a chicane e passou o finlandês. Ato 1 claramente descrito e resolvido.

A partir daí, por ter ganho a posição cortando caminho, Hamilton teria de devolver o lugar. Fez isso. O regulamento não diz se o piloto tem de devolver a posição pedindo desculpas, ajoelhando no milho, deixando o adversário abrir dez carros de diferença, ou implorando o perdão diante do altar. Aliás, não diz nada sobre isso. A praxe é apenas devolver a posição para não ser caracterizada uma ultrapassagem irregular. Hamilton devolveu. Ato 2 concluído.

Aí começa o ato 3. Era uma reta, Raikkonen estava acelerando, e Hamilton, assim que o adversário passou, fez o mesmo. A partir do momento em que Kimi retoma a posição, a corrida volta ao normal. Claro que Lewis tinha o carro acelerando e tracionado. Mas Raikkonen também tinha. E defendeu a posição como pôde. Foi o maior barato, um dos mais belos momentos do ano. Hamilton, no entanto, estava mais rápido. Passou na La Source, ainda foi tocado, e seguiu em frente. Fim do ato 3.

Enfim, não vi nada demais. Nem esperteza do primeiro, nem ingenuidade do segundo, nem atitude antidesportiva de qualquer um dos dois. Situação de corrida difícil, mas que foi concluída dentro dos conformes, como diria o outro.

Eu não puniria ninguém.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
O Polêmico
O Polêmico
15 anos atrás

Flavinho,
Vou panfletar essa msg em todos os posts sobre o assunto aqui no seu blog. Por favor, n barre, assine tb.
Abs

Moçada q está indignada com essa sacanagem,
Por favor, assinem o abaixo-assinado a seguir.
Claro, n vai mudar a decisão em si, mas, creio, dará uma força para o Hamilton(eu sei, bastaria ir no site do cara e deixar uma msg para ele) superar o episódio e vencer esse mundial. No entanto, a FIA precisa ter a exata noção da repercussão negativa q teve a decisão, e, assim, quem sabe, possa aperfeiçoar as suas regras e parar de desestimular as ultrapassagens na pista.
http://www.petitiononline.com/belgp08/petition.html

MSM
MSM
15 anos atrás

Concordo com você na descrição dos 3 atos, FG. Os Comissários ficaram com a pulga atrás da orelha, porque o Hamilton, assim que o Kimi voltou à frente, ultrapassou-o no mesmo momento, se o Hamiltom tivesse esperado o contorno da 1ª curva e colasse na traseira do Kimi, já na descida, eles nem dariam importância ao caso. PAra mim foi normal o lindo “balé” dos 2 carros na reta, é uma cena para se ver várias vezes.

Muller
Muller
15 anos atrás

Nem comento o juízo, mas sim o veredito. Na verdade, questiono:
25 segundos? Depois da corrida ter acabado? Sem nenhum anúncio de que o incidente estava sob investigação?

Outro comentário à parte:
Se fosse Ayrton ali, teria entrado nos boxes duas voltas antes do fim e teria chegado uns 30 seg a frente de todos.

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
15 anos atrás

Parabéns Gomes!!!

Luiz Kerber
Luiz Kerber
15 anos atrás

Acho que se o Hamilton esperasse um pouco mais, iria ultrapassar mesmo de qualquer maneira, mas o que ele fez e COMO ele fez não foi certo não.
Ele deveria ter devolvido a posição antes de “embalar”, pois ele já estava em aceleração bem maior que o Raikonen quando abriu o caminho. Raikonen não teve nenhuma chance de se manter na frente até o final da reta.
Pela regra, não fez nada de errado, mas na hora eu também dei a minha punição ao Hamilton – punição JUSTA.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
15 anos atrás

Como o próprio FG disse, “Hamilton, no entanto, vinha mais rápido”. Vai entregar a posição, tira o pé. Agora entregar a posição com o pé embaixo na parte mais limpa da pista é fácil.
Decisão difícil mas, na minha modesta opinião, acertada.

O blogueiro Jeba descreveu da melhor maneira possível: se não tivesse cortado a chincane, teria condições de passar naquela curva? Creio que não!

Abs …

Lucas Paulo
Lucas Paulo
15 anos atrás

Concordo com o pessoal que diz que o Hamilton errou por se precipitar… Ele passaria o Raikkonen de qualquer jeito: as duas Ferrari fizeram a última volta em primeira marcha pra não correr o risco de rodar… Não contesto a qualidade do inglês na chuva… Ele é quase um Barrichello no molhado, mas, ele tem que correr com a cabeça. Sem contar que, se existir uma razão para punir a McLaren, parece que a fia pune sem dó nem piedade… Torço pelo Massa, acredito que vou vê-lo campeão este ano, acredito também que a punição foi justa, mas creio que minha torcida não influencia minha opinião. Afinal, o Massa não estava nem perto da briga… E o Hamilton só passou por trás do Raikkonen para dizer que dera a posição…

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

intencional ou nao, o piloto ingles cometeu uma infracao, os comissarios estao la pra julgar o fato e nao a causa, ainda bem que voce nao é comissario e tao pouco piloto.

gloss
gloss
15 anos atrás

Pra cima Massa.

Nelson
Nelson
15 anos atrás

Concordo com a maioria da matéria, no entanto resta uma pergunta. Essa chicane era um espaço pequeno, vamos supor uma pista onde um piloto que esteja bem atrás faça um gato desses e depois de recuperar uma boa distância, dê a vantagem ao concorrente? Partindo do seu raciocínio, de que não há a exigência de quanto tempo ou espaço deva dar de vantagem, também não há com relação ao espaço e tempo que o levou à vantagem. Dessa forma um pilantra pode levar uma grande vantagem em uma curva difícil e depois fazer essa mesma alegação, somente devolvendo a posição e aproveitando o vácuo para passar. Esse Mané do Hamilton iria ultrapassar o Raikonen de qualquer maneira, poderia ter raciociocinado e esperado um pouco mais, pois a corrida já era dele. Ele sofre de precipitacius precocius. Freud responde.

Bernie
Bernie
15 anos atrás

O problema é que que pede a punição do Hamilton são as Felipetes… os caras não entendem nada de corrida, só falam como torcedores.
Se fosse o Massa no lugar do Hamilton, esses mesmos que querem punir o inglês estariam absolvendo o Massa.

Mais um SHOW do Lewis Hamilton, sem dúvida nenhuma o melhor piloto da F1… (o Kimi é fregues do cara mesmo)

DonOctavioDelFlores
DonOctavioDelFlores
15 anos atrás

Na hora da ultrapassagem eu falei “tem que ser punido!”.

E como minha palavra é lei, aconteceu :D.

Hamilton decidiu deliberadamente cortar a chicane, se nao fosse isso, ele perderia uns 2 seg no minimo para contornar a curva normalmente.

Odeio essas areas de escape em asfalto.

marcel
marcel
15 anos atrás

Me pareceobvio que ele levou vantagem nessa manobra, porque ele
“cedeu a posiçao” no vacuo do Kimi, e utilizou-se disso para ultrapassagem seguinte. No meu entender LH tentou dar uma de esperto e o regulamento nao permite mais esse tipo de manobra , entao há a possibilidade de haver punições a este tipo de manobra
Discordo deste regulamento e desse engessamento de pilotos, mas a puniçao é até justa porque o LH , não entregou a posiçao, mas se aproveitou disso para ultrapassar e nao precisava disto

Danilo Villela
Danilo Villela
15 anos atrás

Como piloto que é, difícil concordar com você. Nem terminei de ler tudo, mas Hamilton teve sim a possibilidade de continuar na pista sem bater no Raikonen, porém perderia mais tempo e, possivelmente, não o ultrapassaria logo em seguida.

José Eduardo
José Eduardo
15 anos atrás

Flávio, respeito muito a sua opinião como jornalista que é e admiro. Mas penso que a devolução da posição, por cortar a chincane, se deve para que o piloto não seja beneficiado pela manobra. Lews seguramente tinha carro para passar Kimi em qualquer outro ponto, acho até que isso aconteceria, mas naquele momento a ultrapassagem só foi possível por ele não ter seguido no traçado correto. Tivesse contornado a curva corretamente, mesmo que colado na Ferrari, não teria chance de ultrapassar. Não acho que foi uma vitória merecida de Massa, mas a punição a Hamilton foi correta.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Bom, todos vão começar a fazer isso então, passa reto numa chicane, traciona melhor e passa na proxima curva. E outra que ninguem comentou. Na reta depois da Eau Rouge, Hamilton muda duas vezes de traçado, ato proibido pelo regulamento, ou não?

Cristiano
Cristiano
15 anos atrás

Discordo de vc, Flávio, em um ponto. Teve, sim, ingenuidade por parte do Raikonnen. É fácil falar agora, mas se ele tivesse segurado o carro, “malandramente”, a ponto de ficar lado a lado e somente consolidar a ultrapassagem no final da reta, não teria dado chance do troco, logo após Hamilton devolver a posição.

Jandy
Jandy
15 anos atrás

Você fala como se ele não tivesse se aproveitado do vacuo do carro de Raikkonen…….
A manobra foi muito bonita, mas dizer que Hamilton não se aproveitou da situação é um tanto estranho…….

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Pedro, a corrida que Hamilton passou o Massa pela chicane??? Monza, ano passado. Lembra como foi (http://www.youtube.com/watch?v=TDh1IyJaIFI)? Hamilton estava na frente do Massa, que dá um totó no Hamilton… que, segurando o carro, corta um pedaço da chicane, porque naquele caso ele sequer passou reto.

Deca
Deca
15 anos atrás

Concordo plenamente com o seu comentário.
Hamilton merecia a vitória..
Parece que os “caras” estão com medo do Hamilton ser o campeão desse ano.

Pedro
Pedro
15 anos atrás

Acho a punição ao Hamilton justa. Ele já é o novo Dick Vigarista. Já disse e repito: lembrem da corrida em que ele passou o Massa cortando chincane e não devolveu posição. O cara é o melhor piloto, disparado. Mas alguém tem de dizer a ele que não vale tudo. Perdeu uma corrida ganha. Com paciência teria feito uma manobra justa.

Acho que o ideal era dez posições no grid seguinte. É mais esportivo. No entanto, acho que 10 posições na corrida seguinte tiraria dele a chance de podium, por isso foi até melhor pra ele esta punição desta forma.

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Hamilton bobeou!!!
Seu carro estava muito mais rápido, não precisava dar aquela de manezinho cedendo no talo a posição para o Kimmi e ainda dando o bote na sequencia.

É querer fazer uso da regra pela forma como foi redigido e não para o motivo óbvio para o qual foi criada (maior causa do nosso sisteminha juduciário ser tão capenga poraqui).

Hamilton duas retas depois passaria, se tanto.
Massa ganhou de volta a corrida da Hungria, por assim dizer…

Cae Salomão
Cae Salomão
15 anos atrás

Acredito na punição, não por hamilton não seder a posição, mas sim por ele se manter no traçado “ideal” sem freiar claramente para tomar a ultrapassagem, evitando do raikkonen seguir a sua frente e tirando vantajem de sua velocidade.

ALONÇO
ALONÇO
15 anos atrás

Flavio ele devolveiu a posiçao, porém, claramamente em vantagem para dar o bote. Dessa forma tirou sim vantagem da situação. Isso ta parecendo mais para a época que p Shummy dava uma de Dick Vigarista. Assim fica facil, o cara força a ultrapassafgem por fora, aonde nao em preferencia, corta a chicane deixa o concorrente passar e ja pegando carona no vaco pelo lado diretito ultrapassa……….

aBRAÇO

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Ainda acho que aconteceu algo que não deveria ter acontecido na ultrapassagem do Hamilton…que ele levou vantagem ao estar tracionado é claro, que o Kimi não optou pelo melhor caminho, tambem esta claro, mas será que se isso passar batido, no futuro as devoluções de ultrapassagens feitas por dentro das chicanes não vai mudar? e ai trazer um risco desnecessário para todos os pilotos? Não acho que tudo tenha sido dentro da estrita normalidade que estamos acostumados a ver em provas de F!, e podera abrir um perigoso precendente para que no futuro, mesmo perdendo a posição, alguns espertinhos o façam com o mínimo de segurança e visando sair ganhando no final. Se eu fosse da FIA iria rever com muita calma tudo que aconteceu, e depois de nova e sistematica investigação poderia aplicar algum tipo de sansão aos que se excederam na luta com chuva.

William
William
15 anos atrás

HAMI,LTON PUNIDO, MASSA É O VENDEDOR, NICK SEGUNDO E HAMILTON TERCEIRO( PENALIDADE 23 SEGUNDOS)

Paula
Paula
15 anos atrás

Gostaria de um comentário de um especialista em direção. Se um piloto (de qq carro) sai na frente do outro favorecido, o outro vem de tras acelerando (pois já contornou a curva), o da frente diminui a aceleração do seu carro para deixar o de tras passar. O de tras continua em aceleração e o da frente diminui sua aceleração… POR FAVOR, QUAL A VANTAGEM AI?

A UNICA VANTAGEM FOI DO CARRO, FICOU CLARO QUE HAMILTON TAVA MUITO MAIS RAPIDO. E SE NAO PASSASSE ALI, PASSARIA NO FINAL DA CURVA.

Michele
Michele
15 anos atrás

Puniram o Hamilton. E agora, como fica o campeonato?

BOBBY
BOBBY
15 anos atrás

Glock foi punido, perdeu seu suado pontinho pelo oitavo lugar. A punição foi de 25 segundos.
Hamilton deveria ser punido em 15 segundos, pelo menos, por ter cortado a chincane e ter levado vantagem na ultrapassagem em Kimi. A FIA não pode deixar sem punição, será difícil punir alguém no futuro.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Eu puniria o Hamilton com menos 10 posições no próximo GP… :P

Paula
Paula
15 anos atrás

Se hamilton freasse antes de cortar por fora e continuasse na reta ia passar mais fácil ainda. Kimi fui ingenuo.. devia ter tirado o pé e esperado a reta passar.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Já saiu a punição…pra variar a sucursal da Ferrari na FIA deu a vitória a Massa.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

O que estão fazendo com a MCLaren é uma palhaçada.
Eu nunca mais assisto uma corrida de F1.
FIA vai pra PQP.

Itamar
Itamar
15 anos atrás

Foi punido.

Regis
Regis
15 anos atrás

o hamilton foi punido!!!Ficou em terceiro

Trovão
Trovão
15 anos atrás

Pessoal, basta de tapetão, lembrem-se que ano passado o LH foi obrigado a apertar duas vezes o botão do limitador de velocidade no GP Brasil para não ser campeão, em virtude da desclassificaçao (merecida) da Mclarem.
Porém o acordo deveria ir além e preveria também que nenhum dos dois pilotos (mclarem) poderiam ser campeào, como realmente aconteceu…alguém aí tem alguma dúvida?
Quanto a essa manobra ele não só devolveu antes da linha de partida como também ultrapassou pelo lado oposto (direiro) da sua trajetoria inicial da entrada da reta (esquerda). O Kimi ainda tentou tira-lo da pista com um toto na sua roda trazeira, sem exito!
O moleque andou demais, sobrou de novo no molhado, coisa que sempre faz melhor que todos atualmente na F1!
Vitoria mais que merecida e ele deverá ser Campeão, se não tiver novamente razões para tapetão (ano passado tinha)!
abraços a todos e bom final de domingo!
Vamos a la playa, oh, oh..!!!!.

Henry
Henry
15 anos atrás

TAPETÃO – autosport.com

Hamilton penalised, Massa handed win

By Jonathan Noble and Pablo Elizalde Sunday, September 7th 2008, 16:08 GMT

Lewis Hamilton has lost his victory at the Belgian Grand Prix after he was given a penalty for cutting a chicane when fighting with Kimi Raikkonen.

The stewards gave Hamilton a drive-through penalty after the race had ended, meaning 25 seconds were added to his time.

The win goes to Brazilian Felipe Massa, second in the race. The penalty has dropped Hamilton to third place in the race.

Fernando Ramos
Fernando Ramos
15 anos atrás

Hamilton penalised, Massa handed win

By Jonathan Noble and Pablo Elizalde Sunday, September 7th 2008, 16:08 GMT

Lewis Hamilton has lost his victory at the Belgian Grand Prix after he was given a penalty for cutting a chicane when fighting with Kimi Raikkonen.

The stewards gave Hamilton a drive-through penalty after the race had ended, meaning 25 seconds were added to his time.

The win goes to Brazilian Felipe Massa, second in the race. The penalty has dropped Hamilton to third place in the race.

More to follow.

Fonte: http://www.autosport.com/news/report.php/id/70401

JD
JD
15 anos atrás

FOI JUSTA A PUNIÇÃO!?? TORÇO PELO MASSA, MAS A PUNIÇÃO É NO MÍNIMO, ARBRI´RÁRIA, NAÕ HÁ CLAREZA NO REGULAMENTO!

Felipe Leite
Felipe Leite
15 anos atrás

Lewis penalizado, Massa fica com a vitoria: http://www.autosport.com/news/report.php/id/70401

JD
JD
15 anos atrás

HAMILTON FOI PUNIDO. CAIU PARA TERCEIRO E MASSA GANHOU, NO COLO, A PRIMEIRA COLOCAÇÃO.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Eu concordo com o Flávio…a menos que devolver a posição seja esperar sentado dois dias e correr atrás do piloto da frente novamente. Se for assim, realmente o Hamilton não fez.

Devolver a posição pra mim é como disse o leitor acima, voltar a situação anterior, e isso ele fez , ficou em segundo. Depois ultrapassou pq a McLaren estava mais equilibrada que a Ferrari com pneus duros.

Claudio Godi
Claudio Godi
15 anos atrás

Discordo de seu comentário. O Hamilton devolveu a posição pela metade. E ficou praticamente ao lado de Kimi, embora estivesse tracionado ele deveria se posicionar atrás e não fez. Hamilton deveria deixar ultrapassar totalmente, mas não fez. Tem que ser punido com 25 a 30 segundos assim como o Timo Glock foi.

BOBBY
BOBBY
15 anos atrás

Se não houver punição ao Hamiltão vai ser uma festa nas próximas corridas. Todo mundo passando chincane. Fico impressionado dos caras defendendo a ‘esperteza’ do Hamiltão. Pera lá, vamo ganhar dentro das regras. É evidente a vantagem que ele teve ao cortar caminho.
Mas isso é secundário, o que importa agora é que o Massa vai ter um baita segundo piloto para ajudá-lo no campeonato, afinal, 23 ptos atrás do líder, o título já era para o finlandês bom de mé.
Go Massa GO !!!

Henry
Henry
15 anos atrás

Lula_Dodói, já existem várias opções para não ouvirmos galvão.

Aqui e no Grande Prêmio, o pessoal sempre indica alternativas excelentes.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Jeba, o Hamilton tanto tinha condições de passar o Kimi, que o fez antes quando cairam as primeiras gotas e a pista fiscou escorregadia. O Kimi tinha uma vantagem de 3,8 s, após a segunda parada dos dois.

A questão foi que Kimi tirou o pé, fazendo com que o Lewis diminuísse a cada volta, chegando a 0,9 s quando caiu a garoa.

Tanto que o carro de Kimi ficou totalmente sem equilibrio com a pista molhada que ele rodou sozinho quando tentou acelerar.

Com os pneus duros a Ferrari de Kimi perdeu rendimento claramente.

Lula_Dodói
Lula_Dodói
15 anos atrás

queria ver o que vocês diriam se o massa não fosse o segundo. Eu quero que o galvão é massa se explodam. da-lhe hamilton neles!

William
William
15 anos atrás

O Kimi tambem se beneficiou seguindo reto pela chicane na largada………

Henry
Henry
15 anos atrás

Eu sou contra tapetão.

Foi incidente de corrida.

Tenho que admitir que o Hamilton faz temporada de campeão e só um erro dele pode tirar-lhe o título.

São os fatos, acima das torcidas.

Parabéns ao Hamilton, perfeito,
Parabéns ao Kimi, que lutou na corrida.
Parabéns ao Massa, que correu para o campeonato.
Parabéns ao Kubica, que está em 3. no campeonato.

Pedro
Pedro
15 anos atrás

Assim como em Monza ano passado, qd cortou a chincane pra passar o Felipe, o ótimo Hamilton vai tomando o posto de dick vigarista que era do schumi. E tudo isso com liberdade dada pela FIA