BELGICANAS (14)

SÃO PAULO (é isso aí, gasolina na fogueira!) – Eu normalmente acho que os comissários esportivos das corridas têm sempre razão (não é a FIA quem decide essas questões em provas, mas sim os comissários, que variam de GP para GP), porque dispõem de vídeos, cabeça-fria e experiência para analisar, rapidamente, questões difíceis. Apenas para mencionar, pois não os conheço, os comissários que decidiram pelo drive-through a Hamilton (transformado em 25s a mais no tempo porque a corrida já tinha terminado) foram: Nicholas Deschaux, Surinder Thatthi e Yves Bacquelaine.

A punição foi embasada na seguinte sentença, que consta do documento #49 do fim de semana belga: “Cut the chicane and gained an advantage”. Cortou a chicane e ganhou uma vantagem. Matou a família e foi ao cinema.

Creio que há um equívoco essencial, aí. Hamilton não cortou a chicane para ganhar vantagem. Fê-lo (como escrevo bem!) para não bater em Raikkonen, o que é bem diferente. Uma coisa é o cara cortar caminho para fazer os outros de bobos. Outra é aproveitar que enfiaram asfalto em tudo que é canto dos circuitos para evitar uma batida, o que fez Lewis, e dali em diante seguir com o cortejo porque havia uma corrida ainda por terminar.

Portanto, acho que o trio de comissários partiu de um princípio que não condiz com a realidade dos fatos (como escrevo mal!), determinando logo de cara, para abrir a discussão, que Hamilton cortou a chicane e levou vantagem. Um julgamento duro e difícil de ser feito, não? O pobre do Hamilton mesmo disse, depois da corrida: “Devolvi a posição. O que mais eu poderia fazer?”.

Pois é, não sei bem. Talvez ir ao confessionário e rezar dez ave-marias, pedindo perdão por ultrapassar outro carro numa corrida de carros.

A McLaren recorreu da punição. A história recente avisa que são raríssimos os casos em que há uma mudança das decisões de comissários. Em todo caso,  a equipe inglesa tem todo direito de chiar.

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Antonio Seabra
Antonio Seabra
15 anos atrás

Flavio,

Voce chunhou uma frase antologica: “pedir perdão por ultrapassar os outros numa corrida de carros” !!!!! Acho que esta é máxima em voga.
Hoje o cara tá com meio carro do lado e o da frente fecha a porta. Resultado, punição para o cara de trás !!! Eu entendo que está do lado, seja bico, meio carro, 3/4, o da frente não pode fechar a porta ! Tem de deixar um espaço, minimo, mas tem de deixar ! Daí, se o dentro não se segurar e bater, punição nele !!!
Mas os caras hoje fecham a porta 100 % !!! Vide a tentativa do Kovaleinem sobre o Weber: o cara tava meio carro do lado, o Weber foi pra tangencia, bateu, e o Heikki foi punido. Existem mais de 500 estórias iguais a estas. E depois o povo reclama que não tem mais ultrapassagem nas corridas de carro.
Diga-se de passagem que um dos que inaugurou esta tendencia foi o nosso queirídíssimo Airton Senna. Reconheço que ele foi um piloto fantástico, um dos melhores, senão o melhor, como piloto completo. Mas fechadas de porta, zigue-zague na reta, etc, etc, eram com ele mesmo. Tudo para não ser utlrapassado.
Saudade do tempo do Villeneuve (pai, obvio), que não fechava a porta, freiava pra lá do Deus me livre e neguinho não passava mesmo. Mas, se tivesse mais equipamento, se fosse bom ou macho o suficente, o espaço para ultrapassagem estava ali, disponível. Minimo, mas disponível.
Hoje todo mundo fecha a porta, e o de tras que se dane: Senna, Schumacher, Coulthard , Weber, Hamilton, Trulli, são ou foram destaques nesta materia. E as outras categorias não ficam atras, não, veja só a nossa Stock !!!! Se tentar passar sem o da frente errar, bate !!!!]

Se continuar assim, não vai ter ultrapassagem nunca !!!! Nem em corrida de bicicleta.

Por isso, a tua frase é perfeita: tem mesmo é que rezar e pedir perdão por ter tentado ultrapassar os outros.

Abraço

Antonio

O Polêmico
O Polêmico
15 anos atrás

Flavinho,
Vou panfletar essa msg em todos os posts sobre o assunto aqui no seu blog. Por favor, n barre, assine tb.
Abs

Moçada q está indignada com essa sacanagem,
Por favor, assinem o abaixo-assinado a seguir.
Claro, n vai mudar a decisão em si, mas, creio, dará uma força para o Hamilton(eu sei, bastaria ir no site do cara e deixar uma msg para ele) superar o episódio e vencer esse mundial. No entanto, a FIA precisa ter a exata noção da repercussão negativa q teve a decisão, e, assim, quem sabe, possa aperfeiçoar as suas regras e parar de desestimular as ultrapassagens na pista.
http://www.petitiononline.com/belgp08/petition.html

Alexandre Bento
Alexandre Bento
15 anos atrás

Estou até agora procurando entender o que é ceder a posição. Ora se estou na freente e deixei o carro de tras passar eu cedi a posição. Agora que culpa tem o piloto que deixou passar que o cara da frente não consegue manter o carro na pista?? Tem que ficar atras dele ad eternum??

Marcelo de França
Marcelo de França
15 anos atrás

Aconselho a TODOS os pilotos a começarem a inventar estratégias pra ganhar tempo cortando chicanes. E inventar boas desculpas, como “Perdi o ponto de frenagem”…

Aconselho a todos os donos de pistas a suspenderem esse negócio de substituir brita por asfalto. Deixa a brita mesmo. Ou bota logo um muro. Se o piloto bater, o problema é dele! Pelo menos não vai ter mais discussão sobre áreas de escape.

Alex
Alex
15 anos atrás

me desculpe o comentarista mas, torcidas à parte, o senhor como um “quase” piloto, deveria saber e perceber que, independente do fato ter sido provocado ou premeditado, a dita “devolução da posição” feita pelo Hamilton na verdade foi uma manobra na qual ele simplesmente “encaixou” seu carro no vácuo do Kimi para posteriormente colher o fruto de tal manobra. se essa facilidade em pegar o vácuo fosse tão simples quanto o demonstrado no vídeo, retiraria o que eu disse…..
mas opiniões e vantagens obtidas à parte, não ha que se falar do arrojo do Hamilton na ultrapassagem no final da reta.
Porém, observando o regulamento e o vídeo, ele realmente “levou uma vantagem” ao cortar a chincane!!!

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

é bom o Felipe ganhar o campeonato por mais de quatro pontos (dois q ele ganhou mais dois q o Hamilton perdeu).
vai ficar um título nublado com este tapetão…

luis
luis
15 anos atrás

gomes

não importa se fez pra ganhar vantagem

ou se ganhou vantagem pq fez(tostines! hehe)

por isso a punção…

Wilder
Wilder
15 anos atrás

Gomes,

É bom saber que há mais pessoas imparciais, Ontem quando fiquei sabendo que o Hamilton foi punido, fiquei indignado, pois ele devolvel a posição ao Kimi e o ultrapassou novamente.Torço p/ o Felipe ser campeão, mas na pista, da forma que está encaminhando não tem o mesmo valor.E há de se convir, não há dúvidas de que o Hamilton é um excelente piloto!

Spada
Spada
15 anos atrás

Flávio,

Desculpe, mas discordo de você!

O Hamilton cortou a chicane para não bater….mas porque ele iria bater??

Porque forçou a barra em uma ultrapassagem por fora!

Mas ele devolveu a posição logo em seguida….sim, mas se colocou em posição de ataque para pegar o vácuo bem no inicio da reta!

Este “Inglesinho”, de bobo não tem nada!

edson castro
edson castro
15 anos atrás

Flávio, ele foi jogado p fora pelo kimi por isso saiu p a chicane….será que só nós vimos isso…o kimi estava espremendo até o massa, meu…o negócio é o seguinte, a f1 é para barrichelop baixo,,,,não pode ultrapassar…quanto tempo faz que não se tem um pega assim…LEWIS FOI ROUBADO!!!!

JOSÉ MACIEL
JOSÉ MACIEL
15 anos atrás

A PUNIÇÃO FOI MAIS QUE JUSTA E TEM OUTRA COISA A FERRARI PREJUDICA MAIS O MASSA DO QUE O AJUDA. A EQUIPE TEM QUE SE VOLTAR PARA O MASSA POIS SÓ ELE TEM CHANCE DE CHEGAR AO TÍTULO. DEPOIS QUE O PROST FEZ COM O SENNA NO JAPÃO TEM QUE TER PATRIOTADA SIM, VAMOOOO..VAMOO.VAMOOO MASSAAAAA.

VEBER
VEBER
15 anos atrás

eu afirmo apenas o seguinte,,,, um drive tru significaria no máximo 20 segundos,,,,, de onde estes comissários arrumaram 25??? mais uma patacada da FIA,,,,, como esse pessoal gosta de interferir nas disputas e no campeonato

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Hamilton deve ser até elogiado por ter evitado a batida com Raikkonen. Mas é óbvio que ele, com a manobra defensiva, levou vantagem, mesmo devolvendo a posição.

Há modos e modos de devolver. No caso da corrida de domingo, ele devolveu a posição mas ainda ficou em vantagem. Se ele tivesse feito o traçado certo não estaria naquela velocidade quando devolveu a posição ao finlandês. Hamilton cedeu o posto, porém muito melhor tracionado do que Raikkonen.

Como diria Arnaldo César Coelho, “está certo o juiz”.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

A pergunta é: Se Hamilton não tivesse cortado a chicane, estaria tão perto de Raikkonem e na velocidade que estava para conseguir a ultrapassagem??? Eu acho que não…Então acredito que ele levou vantagem sim, apesar de ter cedido a posição…Conseguiu ficar mais perto e mais veloz do que estaria em condições normais…

Victor
Victor
15 anos atrás

Claro que ele ganhou tempo. Sem cortar caminho, não estaria tão perto do Kimi para ultrapassá-lo depois. Foi nisso que os comissários pensaram e isso que é o certo. Deu uma de esperto e se f****. Ponto para a F1, que deixou finalmente de proteger o inglês…

Raul
Raul
15 anos atrás

Caro Flávio, seu comentário não condiz com a verdade dos fatos.
Vamos aos fatos:
1. Hamilton cortou a chincane (se tivesse um muro lá ele bateria no muro)
2. Ao devolver a posição ele continuou acelerando e se beneficiou da manobra (corte da chicane) e repassou o Kimi.

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
15 anos atrás

O regulamento diz “cut the chicane AND gain an advantage”. Não diz “cut the chicane TO gain an advantage”. Assim, verifica-se que a punição, ainda que controversa, é devida.

Marcio Vieira
15 anos atrás

O uso da chicane fez ele sair mais tracionado, com melhor velocidade que o Raikkonen, porém, isso não está escrito no regulamento. Nem tudo que está fora do papel é errado. Cabe o bom senso nessas horas.

Não acredito em maracutaia, em tapetão, etc., mas a McLaren vai pagar o preço da besteira que ela fez ano passado por vários anos ainda.

Vinicius
Vinicius
15 anos atrás

Ridiculo essa discussao!! Como o proprio regulamento diz ele n pode cortar a chicane e ganhar vantagem sobre o adversario. O fato de ele ter dado a posiçao n quer dizer nd, ele ganhou alguns segundos ali q, se n tivesse ganho n passava Haickonen!! Ele q forçou a ultrapassagem e deveria ter freado qnd viu q n dava!!

Ronaldo Macedo
Ronaldo Macedo
15 anos atrás

Engraçado. No dia anteior a choradeira foi grande quando o Senna, injustamente, foi punido por dirigir “perigosamente”.
Agora eu pergunto: além da besteirada, será que o Lewis não deveria ser punido também por dirigir perigosamente. Isto é uma acertiva, é só observar com cuidado. Ele queria sair e tirar Haikonen da corrida. Infelizmente não conseguiu o seu intento. Acho até que este rapaz deveria ser submetido a exames anti-dopings.
Um abraço
Ronaldo Macedo

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
15 anos atrás

Essa patriotada me dá nojo…li apenas uns cinco comentarios e já teve ate nego dizendo que o Hamilton jogou o Massa pra fora em uma corrida aí. Como se o Massa não fosse o mais desleal de todos, que vive jogando o carro nos outros…

A regra diz: devolva! Ele devolveu!

Se fosse ao contrario e o prejudicado fosse o zacarias, digo, o Felipe, o pessoal tava bufando até agora!!! Injustissimo!!!

Edison
Edison
15 anos atrás

Flavio, este “equivoco essencial” seu ficou meio esquisito. A intenção não altera o resultado. Ele pode não ter tido a intenção mas obteve uma vantagem, que foi real.

Alberto
Alberto
15 anos atrás

Flávio, uma coisa é defender o direito de ultrapassar, outra é defender um metido a espertinho, que está sempre querendo levar vantagem em qualquer lance de que participe.
Tô achando que o Hamilton vai jogar fora o campeonato de novo, além de irritar a todos.
Com certeza os fiscais de Spa não estavam olhando para o lado contrário da corrida

Robson
Robson
15 anos atrás

Se fosse assim era só o piloto forçar uma ultrapassagem e quando a pista acabasse cortar caminho e dizer “foi para não bater”. Ora, o cara deu uma de espertinho mesmo, pode-se até discutir se a punição foi excessiva mas foi merecida sim.

Pesan
Pesan
15 anos atrás

Tapetão dos brabos. Sou brasileiríssimo, mas sou fã incondicional do talento, e por essa razão torço pelo Hamilton. Porém, deixando a torcida de lado…o que o Lewis fez para ser punido? Espero que se faça justiça: assim como o Massa mereceu ganhar em Valência, hoje o ingês mostrou porque foi o único a tirar o Alonso do equilíbrio no ano passado…o cara anda demais. Ademais o Massa é muito marrento…frase dele para o Alonso ano passado: “Vê se aprende…” Resposta do espanhol: “Aprender, eu?”. Mais ridículo é a Globo realizar a chamada para a corrida…”Os dois líderes do campeonato – Lewis Hamilton e o brasileiro Felipe Massa” (detalhe: Massa sete pontos atrás).

Wagner wagner wagner
Wagner wagner wagner
15 anos atrás

Ainda bem que você não é um comissario, o meia boca do Hamilton se aproveitou do fato de ter “cortado a gicane” e sair mais lançado, quando devolveu a liderança para o Haikonen estava mais lançado por isso tomou facil a posição, se isso não for se aproveitar da sacanagem, eu não sei o que é. FALEI…

RESPOSTA DO FG:

O que seria uma “gicane”?

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

Eu acho que a puniçao até seria valida se o Kimi tivesse continuado na corrida e chegado em segundo, agora, com ele fora nao tem sentido punir. A minha opinião na hora da ultrapassagem foi de que o Hamilton teria levado vantagem pois veio mais embalado na reta, mas concordo com o Flavio quando ele diz que o regulamento manda apenas devolver a posiçao, mas não a forma como se deve faze-lo…

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Estou vendo seu comentário pela primeira vez, se vc acompanha F1 deve saber q mesmo q o piloto não use de propósito a chicane têm q deixar o outro passar novamente sempre é assim portanto o Hamilton aproveitou a situção já que ele vinha acelerado e o Raikonen indo par o mesmo. E vc falar q ele está lutando contra tudo contra todos é desrespitar o Massa, dá a entender então q estão querendo ajudar o Massa, se fosse assim não estoraria motor e outras coisas…Vc foi infeliz!!!!

Antonio
Antonio
15 anos atrás

O Hamilton deve, é ficar muito satisfeito por ainda ter ficado com a terceira colocação. Flávio, será que já se esqueceu da desclassificação do Sena no Japão, dando o título ao Prost e desclassificação do Massa ano passado ao sair dos boxes, sinto dilzer-lhe mais o seu cometário foi muito infeliz.

Rodrigo Graças
Rodrigo Graças
15 anos atrás

Bom, parece que não assistimos a mesma corrida, pois o Hamilton, nem de longe, devolveu a posição, ao menos como deveria ser feito. Ele simplesmente deixou o Kimi passar, mas de maneira que já pudesse ser ultrapassado no final da reta. Malandragem pura.

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Pergunta simples:

Se colocasem um montão brita na chicane então?
O q teria acontecido com o Hamilton?

Ridiculo usou de má fé pura.

Vitor
Vitor
15 anos atrás

O texto diz “cut the chicane AND gained an advantage”, e não “TO gain an advantage”, não tem nada a ver com intenção. O trio de comissários não partiu do princípio ao qual você se refere, partiu do fato de que o hamilton tirou vantagem da cortada da curva.
Mesmo que ele tenha cortado para evitar uma batida, não pode levar vantagem nisso.

EU
EU
15 anos atrás

eu denovo, se tivesse freiado para fazer a curvasem bater ficaria uns 5 segundo atras e não passaria mais o kimi nem a pau . . . jogou o massa pra fora em outra corrida, é o “prodígio valentão” tem mais é que se fo… ops ! punir mesmo !!!

Vinicius
Vinicius
15 anos atrás

Querido Flavio Gomes, cortar a chicane não é crime, ganhar uma vantagem não é crime, mas “Cortar a chicane E ganhar uma vantagem”(“Cut the chicane AND gained an advantage”) aí sim é passível de punição, nao importa se foi pra desviar e nao bater, se foi pra ver alguma loira que estava parada ali dando mole ou outro motivo. Ele nao cortou PARA ganhar uma vantagem, mas acabou fazendo as duas coisas que juntas dão punição. Mais que justo esta punição, visto que ao chegar perto de Kimi ele estava com o carro mais equilibrado por nao ter passado na curva…

Killarney
Killarney
15 anos atrás

Ahhh Flávio Gomes… Então você esqueceu do Jean Marrie Balestre tirando o título do Senna depois da corrida em que ele disputou na freada com o Prost???? Onde o Senna foi com o bico quebrado para os boxes, trocou, voltou em décimo e bláu, ultrapassou a todos novamente e ganhou a corrida????

E tem mais. Se o Hamilton tivesse ficado mais meia volta ali atrás do Raikkonen, ele ainda sim teria se dado bem… E aí?

EU
EU
15 anos atrás

Absurdo é o cara entrar como entrou na curva e se beneficiar sim e é claro muito , pq se tivessemos um muro ali por exemplo a corrida acabava pra ele, como acabou para o verdadeiro merecedor da vitória que foi o kimi. Arrojo sim, irresponsabilidade não, tirou as chances de título do kimi… gosto muito de vc flávio, mas dessa vez errou feio !

guilherne
guilherne
15 anos atrás

idependente de quem herdou a vitoria ( o Raikonen não havia batido ainda ) , o sr Reginaldo leme * acho que o unico comentarista desse pais que realmente entende de f1 ) ja havia avisado que aquela manobra era passivel de punição , portanto o sr hamilton foi punido justamente , sorte do massa que estava no lugar certo na hora certa .

Cesar Augusto Ilgenfritz
Cesar Augusto Ilgenfritz
15 anos atrás

Palhaçada total! O cara estava com tudo para ultrapassar o Raikkonen, mas como ficou por fora, o Raikkonen deixou escorregar e largou ele fora da pista. O Hamilton saiu pela chicane, mas devolveu a posição. Ficou atrás, totalmente atrás, não do lado, mas atrás. O Raikkonen tomou de novo, porque não tinha mais como ficar na frente. É uma baita sacanagem o que fizeram com o Hamilton. A Ferrari é mesmo poderosa. Se fosse o Senna, ou melhor ainda, o Piquet, nós brasileiros iriamos achar que foi uma tremenda injustiça, mas como o Massa está do lado de cá, tem gente achando que foi justo. Não foi. Hamilton deveria manter o caneco. Torço por isto, ou esta categoria em que já não há ultrapassagens vai ficar cada vez pior.

Formiga
Formiga
15 anos atrás

OI Flávio
Acho que o Hamilton jogou com o regulamento (como Schumacher) que do ponto de vista do relgulamento foi “legal”, mas esportivamente uma pena. Só que no regulamento diz que passar pela chicane dá 25s, a menos que o piloto permita a passagem do outro piloto. Esta outra parte do regulamento pode ser meio subjetiva, vi diversos casos em que isto ocorreu e em nenhum, nenhum mesmo, o piloto que deixou passar conseguiu recuparar a posição na curva seguinte, ou seja, tentou ser “esperto” e se deu mau, faz parte do jogo. Se fosse o Massa acharia o mesmo, só que nós brasileiros estaríamos achando o máximo da malandragem. Só que graças aos fiscais este tipo de conduta não deu certo

Anderson
Anderson
15 anos atrás

Eu acho que o Hamilton esta pagando este ano o que fez com o alonso no ano passado, principalmente pela trairagem de hungaroring…

V Maghetti
V Maghetti
15 anos atrás

Vi e revi a ultrapassagem, e, no meu entender, se a “devolução” da posição praticada pelo Hamilton pode ser discutida, o mesmo não se pode dizer de seu arriscadíssimo ataque naquela curva. Acredito que ele achou que o Kimi iria recolher, e resolveu tentar a arriscadíssima ultrapassagem (naquele local e momento).
Tendo em vista que ele tinha, naquele momento da corrida, muito mais carro, podendo, portanto, fazer a ultrapassagem em outro ponto mais favorável e menos arriscado, chego à conclusão de que ele agiu, como tem agido com freqüência, de modo precipitado. E quem corre riscos como este, deve contar com a possibilidade de a coisa não dar certo, como de fato não deu. E, uma vez tendo que devolver a posição, deveria tê-lo feito de forma clara, impossibilitando reclamações posteriores. Poderia, logo após fazê-lo, voltar ao ataque e, provavelmente teria ultrapassado o Kimi pouco depois.
Tudo isto é muito fácil de se dizer depois da corrida, no calor da disputa é diferente, qualquer um de nós talvez tivesse feito o mesmo que ele fez. Entretanto, analisando friamente, acho que ele errou duas vezes, ao forçar a ultrapassagem no ponto errado, e ao não devolver a posição de forma indiscutível, devendo portanto ser punido. Uma pena que a coisa tenha ocorrido no “tapetão”, mas acho que foi uma decisão justa. Sorte do Massa que, depois de vários episódios “azarados”, vê a sorte lhe sorrir.

sifs
sifs
15 anos atrás

achei que o Hamilton tinha mesmo ido passear na chicane sem querer, mas vendo o video (disponibilizaddo no blog do capelli)com calam e fora da emoção da corrida, dá para ver que o Hamilton quis mesmo cortar, bastava ele tirar o pé o frear um pouco para evitar a batida…

André
André
15 anos atrás

Vendo esse vídeo onboard, mudo de opinião. Ele cortou propositalmente a chicane e não cedeu posição nenhuma. É muito claro, só não vê quem não quer.

A tentativa de ultrapassagem em cima do Kimi foi, digamos, otimista… na melhor das hipóteses. Não deu, o que era óbvio, azar. Mete o pé no freio, põe a roda lá fora, o escambau, mas ele optou por cortar a chicane e não tirou o pé. É só ter o sentido da audição pra perceber.

O Hamilton é um pilotaço, muito superior ao Massa, mas vai demorar a ser campeão. Com essa cabecinha de moleque não dá.

Salvatore Bonnazzo
Salvatore Bonnazzo
15 anos atrás

Ainda bem que na época do Senna a ferrari era péssima é não tinha jeito de agir no tapetão…

Torço para o Massa, mas não posso concordar com um absurdo desse, o que fizeram foi um roubo na cara dura, como o Hamilton diminuiu a velocidade para devolver a posição acelerando o carro? como muitos afirmam aqui.

O Massa não precisa da máfia pra ser campeão este ano, agora o kimi? este eu tenho certeza que se a máfia não entrar em cena este terá menos pontos que o Kubica no final do campeonato.

Junior
Junior
15 anos atrás

Bem, a minha opinião é a seguinte. Independente da discussão se a posição foi devolvida ou não, o fato é que Hamilton mais uma vez fez bobagem, não agiu friamente. Citaram se fosse Senna e Prost. Pois bem, qualquer piloto com capacidade suficiente de fazer uma leitura da corrida, e nisto Prost foi mestre, veria que a ultrapassagem era apenas uma questão de mais duas ou três curvas e recolheria. Hamilton foi afobado e deu margem para a interpretação dos comissários, que não lhe foi favorável

SSPOK
SSPOK
15 anos atrás

Discordo veementemente meu caro Watson, digo, Flavio Gomes!!
Ele errou no mínimo a avaliação, e ao cortar a chicane como ele fez, literalmente, compensou para ele o erro anterior, o que não pode!!
Você, corredor como eu, sabe que quando se erra numa corrida se paga, mas com a manobra o Hamilton nada perdeu, ficando numa ótima para dar o bote!
Não perdeu nem mesmo 1 segundo! Imagine se ali existisse uma caixa de brita, ou grama, a corrida tinha acabado para ele?
Fora isso, bom tema para uma polêmica!!
Boa semana a todos!!!!

Fernandes Moura
Fernandes Moura
15 anos atrás

Bom muitos sabem da minha opnião, eu sou muito mais o Lewis Hamilton, muito melhor piloto que o Massa, e sobre Spa acho que o Hamilton devolveu sim a posição e todos puderam ver que ele ficou atras novamente do Kimi so que o kimi adiantou a freiada e o Hamilton aproveitou, acho que a FIA errou pois se acharam que o Hamilton estava errado eles deveriam ter tomado uma posição na mesma hora, eu acho que o problema é o Max mosler que é um Racista FDP, Fora Felipe Massa, ganhar assim não tem graça, ganhe na pista como ja fez outras vezes.
Mas minha torcida sempre foi para o Hamilton desde o ano passado!!!!
Na verdade não sei pq assisto a F1 ainda, ja escutei o galvão falar que o Coulthard é uma chicane ambulante, até ai tudo bem, mas a algumas corridas atras o Coulthard defendeu a posição que era a 13 e o galvão falow que o Coulthard estava errado que não adianta brigar pela 13º posição se na Formula 1 não compensa brigar por posições atras, então que coloquem so a Ferrari e a MacLaren para correr, soobre o Hamilton fechar os Pilotos, isto é normal as corridas são assim, ou costumavam ser, hoje em dia não se pode fechar, ultrapassar, escorregar não se pode nada, onde esta a graça? o proprio Senna era uma cara afoito sempre foi pra cima para vencer “O 2º Lugar é o Primeiro Perdedor” o Senna queria sempre ganhar e muitas vezes bateu saiu para fora da pista, sempre andou no limite, esta é a F1 e não a de hoje que esta totalmente sem graça na minha Opnião!

rufles_27
rufles_27
15 anos atrás

Vamos por partes:

1-Apesar das regras não definirem o que é vantagem e como deve – se devolver a posição (conforme dito pelo flavio), conclui – se que pesa o bom senso para analisar a situação. O que foi realizado.

2-Vou levantar uma questão: Se a curva fosse apenas a direita hamilton não ultrapassaria como também ficaria mais atrás do kimi por conta da própria esparramada que todos fazem quando são atacados pelo lado de fora da curva. Logo ele levaria meia volta no minimo meia volta para chegar a mesma distância que estava, só aí ele já obteve uma vantagem.

3-Em termos de regra a suposta esparramada é mais que perimitida e utiolizada e difundida. Pelo menos até então.

4-Por conta do que disse acima já discordo do flávio, pois hamilton não cortou a chicane porque ia bater em kimi e sim porque quis evitar ficar mais atrás face a esparramada. Basta ver que de toda a área de escape ele usa justamente o trecho que fica mais próxiom da segunda perna. Se hamilto tivesse mesmo perdido o controle do carro na disputa da freada ele teria feito uma trajetória mais parecida com uma reta ao invés de contornar a primeira perna e depois cortar a chicane numa trajetória bem próxima da faixa de grama que fica entre a zebra e a área de escape asfaltada.

5-Cabe destacar que esse fator queira ou não foi grande responsável pela batida de kimi que com certeza deve ter se desconcentrado e ficado fulo da vida em perder uma corrida perfeita numa manobra tão suspeita. Não que hamilton seja responsável direto pelo erro de kimi na volta seguinte, porém isso deve ter tido algum peso para os fiscais porque dificelmente o raikkonen erraria até o fim da prova.

6-A favor de hamilton pesa a mesma manobra realizada na corrida da frança (não tenho certeza se é frança) logo nas primeiras voltas e que foi corretamente punida.

Concluindo: além de ter sido uma decisão correta pesa e muito o fato de raikkonen continuaria na prova em primeiro, vencendo e voltando pra briga do título

Rosemeyer
Rosemeyer
15 anos atrás

E’ ridiculo,e demonstra a bobageira que se tornaram essas decisões de comissarios.Claramente hamilton ficou atraz de raikonen e depois passou.Como alguem em sã consciencia pode dizer que levou vantagem.Guiou mais ,isso sim.Politicagem pura,tapetão e mais uma vez a Ferrari mostrando por que e’ a mais nojenta equipe do mundo.

Doutor Marin
Doutor Marin
15 anos atrás

Parabéns à Rede Globo que escalou hoje um NARRADOR e não um torcedor para substituir o Gavião Bueno, precisamos de uma campanha Cai fora Gavião Bueno do Brrrraaaaaasssssiiiiillllllll!!!!!!!

Flávio, vc tem razão Hamilton devolveu e o Kimi não resolveu!!

(devia ter ficado por dentro na tomada da curva), mas não ia mudar em nada não atacar naquela curva, pois o Lewis tinha o carro em melhores condições e ia passar de qualquer jeito, portanto INJUSTA a punição.

Como “carrreras son carreras” azar do Kimi, sorte do Massa!!!