FILMINHO
SÃO PAULO (batam à vontade) – Da esquerda para a direita, uma sequência que ilustra bem o que aconteceu nos segundos decisivos do GP da Bélgica. Pode não servir para nada, mas pelo menos mostra que esse papo de que ele devolveu “meia posição” ao Raikkonen é balela. O quarto quadro mostra claramente que ele estava atrás, mesmo. Na primeira foto, Hamilton corta a chicane; na segunda, “leva vantagem”, passando o finlandês; na terceira, começa a devolver a posição; na quarta, já está atrás, inteirinho atrás; na quinta, Kimi abre para fazer a tomada para a La Source (seria mais inteligente mergulhar por dentro, mas não era fácil, com Hamilton fungando atrás dele); na sexta, Lewis aproveita a avenida aberta pelo ferrarista e, claro, passa. Notem: aproveita o “buraco”, não o vácuo. Vácuo não se pega em tão pouco espaço.
A partir da quarta foto, amigo, como diria o filósofo Galvão Bueno, a corrida começou de novo. Se alguém me mostrar onde está escrito que o piloto A tem de esperar o tempo X para tentar passar o adversário B de novo, me rendo.
Como ninguém vai achar isso em regulamento algum, despeço-me por hoje.
Boa noite Flávio!!
tem um vídeo de um torcedor que mostra o momento exato da hora em que Lewis corta a Bus Stop……pelo vídeo, dá para perceber nitidamente que Hamilton forçou o corte….na hora, se ele tivesse freado atrás de Raikkonen, ele teria contornado perfeitamente, mas ao invés disso, ele preferiu cortar para ganhar velocidade!!
meu primo acabou de dizer aqui o motivo da punição,,,, os organizadores terão 20 mil pagantes a mais por causa desta briga acirrada pelo campeonato,,,,, se a Ferrari chega em Monza mais atras o pessoal poderia desanimar,,,, com essa ajudinha da FIA teremos 150 mil no autodromo Dino e Enzo Ferrari em Monza.
Flavio, Massa campeão, chega de show!
Hamilton não entregou a posição e ponto final!
pessoal,,, apenas não se esqueçam que na freada Lewis passou Kimi,,, em seguida virando a direita Kimi veio pra cima do Lewis,,, em minha opinião o Ingles viu que iria bater e preferiu passar reto,,,, temos que olhar os dados da telemetria e ver que no momento em que Hamilton devolveu a posição e logo depois quando passaram na linha de chegada o Mclaren estava 6 km mais lento que a Ferrari,,,,, finalmente eu pergunto então se Lewis não tivesse passado naquela curva e passado na próxima então não haveria punição??? esse é o ponto da injustiça dos comissários só que esqueceram que naquele momento a Mclaren era bem mais rápida e iria passar de todo o jeito,,,, ou seja não foi o corte da gicane que definiu a corrida………… mas como sempre a FIA dá um jeito de deixar o campeonato melado,,,, lembro-me muito bem de 1999 em que a Ferrari utilizou uma peça fora das especificações e não foi punida apenas para que tivesse uma final na etapa seguinte em Suzuka entre Mclaren e Ferrari,,,,, o histórico da Ferrari é térrivel e na epoca do Shumacher era bem pior porque ele inclusive ultrapassou em bandeira amarela e não foi punido……….avante Massa avante Lewis avante Kubica
realmente acho que deveria devolver a condição de jogo anterior que seria começar a acelerar depois do raikkonen na reta, pq essa era a condição que teria se ele fizesse a curva atrás, simples assim…
ora churumelas ! o pessoal fica falando que o LH acelerou antes do Kimi passar ! queriam o que ? que o cara abrisse sei lá quantos segundos de vantagem ? onde tá escrito isso ? o Kimi não passou^? então estava com o motor ainda mais cheio que o do LH ! ou então como já disseram acima 1+1 não é igual a 2 !
neguinho fica falando ainda que ele ganhou vantagem pois com a manobra saiu mais próximo !? mais próximo do que ele estava antes da freada só se ele estivesse debaixo da caixa de cãmbio da ferrari.
essa decisão foi uma pataquada igual aquela em monza no ano retrasado quando puniram o alonso nos treinos pq estava uns 100/150 metros na frente do massa e isso prejudicou a volta dele ! palhaçada pura !!!!
Na verdade… se o Luis Amilton não tivesse sido tão precipitado teria levado a 1 colocação, o carro dele tava mais equilibrado… foi tudo culpa dele!!!
falando como torcedor logico que otimo o Felipe Ganhar na Marmota ou seja lar como for; mais analisando do ponto de vista eu achei errado observe as imagens na chegada da chinquene mesmo que ele não tentasse passar o kimi ele entraria mais perto e poderia passa-lo mais na frente, na minha opinião ele devolveu a posição sim porque ele ficou atras do carro de KIMI, que culpa ele tem se o KIMI e ruim na CHUVA e teve a proesa de rodar 2(duas) vezes na Ultima Volta enquanto ele saiu tambem do asfalto mais foi mais abilidoso eu acho que corrida se ganha no asfalto não em bastidores.
caro gomes, minha parca experiência dirigindo nas caóticas ruas da minha cidade diz que o hamilton começou a reacelerar antes mesmo do raikkonen passar ele totalmente, já estando na mesma velocidade e aceleração crescente no momento da foto que vc diz provar que ele deixou. pra mim ele foi muito é velhaco, talvez ele tivesse mesmo é que ter feito uma nova curva atrás da ferrari e depois tentar o ataque.
Flavinho,
Vou planfetar essa msg em todos os posts sobre o assunto aqui no seu blog. Por favor, n barre, assine tb.
Abs
Moçada q está indignada com essa sacanagem,
Por favor, assinem o abaixo-assinado a seguir.
Claro, n vai mudar a decisão em si, mas, creio, dará uma força para o Hamilton(eu sei, bastaria ir no site do cara e deixar uma msg para ele) superar o episódio e vencer esse mundial. No entanto, a FIA precisa ter a exata noção da repercussão negativa q teve a decisão, e, assim, quem sabe, possa aperfeiçoar as suas regras e parar de desestimular as ultrapassagens na pista.
http://www.petitiononline.com/belgp08/petition.html
Apesar do nome não fui influenciado na resposta!
Creio que o LH vai mostrar muito ainda do seu potencial nos próximos anos, poderá sim ser o maior campeão mundial da história, mas por enquanto ele vai pagar pela inexperiência como neste caso que ele poderia passar a ferrari no decorrer da corrida sem deixar dúvidas de que ele estava melhor na corrida!
Hei Flavio……..pra ser bem sincero…….QUE SE DANE O HAMILTON……….ele parece o sucessor do “MANSELL” (está certo?)…….quer passar onde não dá e acaba estragando o carro…….quem sabe se o hamilton perder de novo o título neste ano ele aprende a ser menos afobado………sorte pro Massa!!
Evidente q o ingles entrou com o motor mais cheio na reta!!! se beneficiando do atalho pegado na bot stop, inevitavel a ultrapassagem uma ves que hamilton deixa kimi passar e logo em seguida fixa seu bico do carro na caixa de cambio de kimi, no final da curta reta e so por de lado e sair para a primeira posiçao!! teria que realizar a manobra apos a segunda curva, para caracterizar que kimi vinha mais lento… abraços a todos..
A situação é bem polêmica, permite interpretação para ambos os lados.
Na minha avaliação o hamilton se arriscou desnecessariamente e acabou sendo punido . Durante a corrida o Raikkonen estava sempre mais rápido, mas no final como a pista começou a ficar molhada o Raikkonen começou a tirar o pé do acelerador e o Hamilton, que dirige melhor na pista molhada, grudou no Raikkonen.
O Hamilton claramente iria ter outras chances de ultrapassar, pois a pista estava molhada, mesmo que a chuva que caiu depois não fosse possível de ser prevista com certeza.
O Hamilton é um excelente piloto, mas arrisca muito e acaba errando, em geral tem tido muita sorte nos seus erros, muito devido a sua habilidade de pilotar, porém em algumas vezes isto termina mal, como no caso desta prova.
Bem, eu pessoalmente acho que o Hamilton, deu margem para a punição. Porque queiram ou não ele acabou beneficiando ao cortar a chicane e “ao meu ver”, entrou com mais ação na curva seguinte.
Mas o que realmente tem me causado uma estranheza absurda é ver as sequentes punições causadas a Maclaren. Estranho como todas as decisões tem pesado contra a equipe inglesa.
fiquei triste com relação a resposta dada ao sr. acacio , as 00:18, você como um jornalista não deveria ser estupido com os seus leitores e sim responder os comentarios como se deve sem ironia.
Ao meu ver Hamilton ao ceder a posição não deu chance nenhuma a Haikkonen, ou seja, ele já entrou tomando o vácuo do ferrarista, uma linda manobra, pena que ilegal.
Portanto achei que a punição foi justa pra compensar a punição sob Massa no ano passado no Canadá.
Concordo com o Ric, antes da chicane ele não estava tão colado no finlandes..
abçs
flavio vai me desculpar,mas ta parecendo q vc esta querendo entrar pro time do galvao,que corrida voce assistia pra dizer que o hamilton nao deveria ser punido,ate minha filha de 12 anos pode te explicar a manobra do expertinho hamilton,acorda garotinho..abracos
RESPOSTA DO FG:
OK, mas não deixa sua filha ver como você escreveu “expertinho”, isso pode fazer mal ao processo educacional da garota.
Flavio, por favor, sem separatismo! Escrever “censo” definitivamente não é o mesmo que escrever na capa de uma página de esportes que a punição foi esdrúxula.
Assim como eu critiquei quando você caiu matando no que você achava “erro do Massa” na prova da Malasia, eu critico agora porque você está se portando como se nunca tivesse entrado em um carro para competir.
Tem nego falando até do caso de espionagem “comprovado” da McLaren como puxa-saquismo para a Ferrari, sendo que foi nítido que quem mais avançou com os dados alheios foi a McLaren… este carro que eles fizeram neste ano só foi possível por causa dos estudos que eles tinham do desenvolvimento do carro da Ferrari (isso explica a McLaren ter invertido a sua característica e começou a andar melhor em pistas de alta, obrigando a Ferrari a se desenvolver para as pistas de baixa).
Esta sua conclusão foi vaga… entrega de posição não é assim que se faz… malandragem tem que ser punida! Estou começando a preferir você como comentarista de Olimpíadas.
Adoro Hamilton, veio rápido para mudar de vez a F1. Mesmo assim, ele ñ deveria ter se aproveitado da situação. Porque: em menos de meia volta ele se aproximou muito rápido, tinha muito mais carro; a mini reta de SPa ñ daria chance de pegar um vacuo e fazer aquela manobra, ele ñ deu nem tempo de Rai se posicionar, já foi tomando a parte de dentro, tanto que o ferrarista abriu bruscamente para ñ tocar e, na curva, tentar um “x”, mas Hamilton fez a curva muito bem… resumindo: nessa mesma volta ele passaria facilmente a ferrari e ganharia a prova sob chuva… Eu duvido, se fosse em Mõnaco, se ele ñ tentaria na próxima volta
Ha o comentario do Massa que ilustra bem o problema: tivesse o Hamilton feito a chicane normalmente, ele nao teria como ultrapassar em uma reta tao curta. Ou seja, teve vantagem sim, e inegavel…
o Flaviao vc gostou da repercussao das besteiras que vc falou ne, vamos ter bom censo. abraços
RESPOSTA DO FG:
Vamos, vamos ter bom censo, vamos contar tudo direitinho. Não esqueça de informar seu grau de alfabetização.
Na minha opinião a punição foi errada, pq antes da curva de acesso a reta do boxe, o Hamilton já tinha passado o Kimi por fora, e vendo que ia ser ultrapassado o Kimi espatifou o carro em cima do Hamilton jogando o inglês para a chicane, cada vez mais a F1 está chata de assistir, quando tem uma ultrapassagem espetacular igual a essa, sempre inventam alguma punição, diga de passagem nunca contra a
Ferrari.
A punição foi justíssima e com ela evita-se que manobras como essa se tornem um habito na formula 1 !!!!
Hamilton cometeu dois erros nesta corrida. Primeiro passar pela chicane, isso ja lhe renderia uma punição, mas o mesmo “devolveu” de forma duvidosa a posição. Segundo. Se o Hamilton fizesse a tomada da curva (sem passar direto na chicane) ele podria ter feito a ultrapassagem normalmente na La Source, mas não fez. Ao passar pela chicane alem de tirar vantagem por estar com mais velocidade e o motor mais “cheio” ele obrigou o Raikonem a tirar o pé para os dois na baterem. Dai ele devolve a posição, porra mas nao foi justo pois os dois nao estavam com a mesma aceleração. Neste ponto Hamilton levou vantagem e por isso foi punido. Naquele momento eu nao tenho duvidas q hamilton faria a ultrapasagem pois ele tava guiando com mais confiança, mas o fato é q ele se beneficiou de uma manobra ao meu ver “escandalosa”. Hamilton nao precisava ter feito dessa forma.
Amigos respeito a opinião dos demais colegas mas estou convencido de q a pnição foi justa.
Podem falar oq for… jah roubaram descaradamente contra a mclaren por causa dos escandalos até agora naum provados…
A Mclaren tem um carro INFINITAMENTE melhor q a ferrari q FELIZMENTE quebra q nem os antigos propulsores mercedes-benz de 3 anos atrás…. Isto naum vem ao caso…. mas continuar ajudando a ferrari eh RIDICULO…
A FIA realmente perdeu o juizo em dar a vitoria para massa…. renda-se a Hamilton…. foi leal em entregar a posição para raikkonen… este sim naum soube se defender e pelo azar dele perdeu 1 milesimo depois…. azar soh dele…. como o flavinho disse… naum tem esse papo na regra… kerem continuar punindo a Mclaren por algo q nem provas possuem…. Estou revoltado pq tenho saudade dakela formula-1 de brigas entre pilotos onde a fia naum se intrometia…. ou seja digo-lhes um elogio: LADRÕES IMBECIS…
O Hamiiton apesar de devolver a posição, acabou levando vantagem ao pegar o vacuo no final da reta e apesar de estar a 6 Km mais lento ao pegar o vacuo irregular conseguiu tracionar sem a pressão aerodinamica do vento, conseguindo assim estar mais rapido ao final da reta
Concordo com o Rodrigo Paiva,não tem nada a haver com ferrari e nem de ser brasileiro, queria ver se tivesse uma brita ali, se fosse assim da pra fazer várias vezes aquela manobra com certeza o piloto consegue passar mais pra frente pois vai estar com o motor mais cheio, muito justo a punição! por que o Hamilton não freiou.
Queria entender…
O cara vai pra Ferrari, era sombra do Schumi…
Ai Schumi sai, e ele vira o queridinho, afinal, eh brasileiro, e italiano adora brasucas…
Ai ele perde, e perde feio…culpem o azar, o motor que quebra, o sinal vermelho, mas perdeu…
Esse ano, tudo igual…ganha qdo soh uma tartaruga nao ganharia, qdo eh exigido talento, arrojo, ele peca…
O Hamilton, definitivamente, é mais talentoso, disso nao ha duvidas…
E o pior (melhor) é INGLES e usa um capacete em HOMENAGEM a um BRASILEIRO, Ayrton o eterno…
Massa é bom, muito bom, mas o Hamilton é melhor, e muito!
abco!
Ah!
Lembrando, Senna deixou de ganhar um campeonato porque cortou uma chicane, provavelmente todos q defendem esta punição foram contra aquela.
Adianto a todos, fui contra as duas punições, se a F1 continuar assim é so pintar os carros de Rosa e contratar a Pelope Chamosa para pilotar a Ferrari.
FG,
1 – Esse negócio de asfaltar chicane já entrou no roll das artimanhas dos pilotos, claro que o LH deixou de recolher e aproveitar a área asfaltada da chicane.
2 – O Massa vai ter que, de novo, mostrar cabeça boa. Ele não pode se influenciar com esta estoria de beneficiado porque poderá ganhar o campeonato (a diferença de 8 passou para 2 pontos).
Independente de qq coisa, gostei! Entre os três torço para o Massa. É o mesmo see meu time ganha com penalti duvidoso…
Se o Hamilton tivesse contornado a chicane, jamais sairia tão colado, ao ponto de mergulhar ao final da reta com tamanha facilidade, pois querendo os torçedores do Hamilton ou ñ, era o campeão mundial que estava na frente, considerado um dos pilotos mais técnicos da categoria.
meus queridos, o fato é que existem regras, e pessoas mais inteiradas dessas regras do que todos nós julgaram o inglês culpado “ponto”. E mais uma coisa, esse inglês pilota de forma deselegante (para ser elegante) não é de hoje, e até para inglês ver e entender, vou dizer em bom português: ele é um porquinho, “pig”. falei !!!!
Concordo que a devolução da posição foi correta, o problema é a vantagem que ele com certeza teve ao não ter de reduzir e contornar a chincane. se tivesse feito isso ele teria que manter uma distância segura durante a curva e sõ então partir para o ataque acelerando junto na reta e enfretando a pista escorregadia. Enfim, decisão polêmica mesmo
Concordo com vc FG, é digo mais, acho q quem deveria ser punido é o Kimi, mas não pela FIA e sim pela Ferrari, pois um campeão do mundo não pode ser tão ingénuo, para mim o Lewis fez o q Senna, Schumi, Piquet e qualquer outro q tem como meta a vitoria.
Quem não apoiou o Edmundo no final da copa de 98, quando o Brasil levava 3 pepinos da França e ele reclamou do Rivaldo por devolvido um lateral???
E se a punição fosse para o Massa ou o Senna?
Moral da historia…
“Essa punição, foi como marcar jogo perigoso num gol de bicicleta.”
Flavio, vc esta sendo riduculo! Esta agindo como uma craianca que diz uma coisa e é desmentida pela maioria (grande maioria) e não desiste usando de todos seus artificios para tentar “enfiar guéla abaixo” na cabeca dos outros coleguinhas que esta certo. Veja a votacao em uma enquete de outro site, 77% dizem que os comissários acertaram, vc e os outros 33% tem todo direito de dar também sua opinião, mas mostrar manchetes de sites com chamadas do tipo ” Absurdo” “Imagens mostram que decisao foi errada”, como se fossem manchetes de fatos verídicos e sem discussão, isso sim é absurdo, tentar manipular massas para que concordem contigo e lhe ajudem a defender sua opinião. Um abraco de quem te admira, mas acha que esta passando do ponto.
No meu modesto entendimento achei que o Hamilton foi “malandro”…a curva que ele cortou era fechadíssima…não teve que reduzir tanto a velocidade quanto o Kimi, que a contornou por completo. Ao entrar na reta, enquanto Kimi ainda astava acelerando, o “malandro” ja estava com o giro do motor bem mais alto só esperando pra dar o bote, com o pensamento de que devolvendo a posição nessas condições estaria se redimindo. Seu “fair play” de limpo não teve nada.
A punição foi justíssima.
Brasil !!
Punição injusta e ponto final.
flavio gomes isto nao e a primeira vez que acontece, sera que os pilotos nao conhecem as regras e isto que eu acho.
ficou melhor para o brasileiro que encostou no hamilton agora eu quero ver se o brasileiro tem carro para a corrida em que a mac laren e melhor, sempre leva a melhor.
fizeram a decisão certa, agora se fosse o hamilton que estivesse no lugar do raikkonen será que ele devolvia a posição…
Flavio…. Eu até concordaria com você mas, antes da ,primeira imagem precisamos saber qual era a diferença, em distância e/ou segundos, entre Haikonnen e Hamilton. Me parece, e posso até estar enganado, que ao cortar a chicane Hamilton não só reduziu a distância que o separava de Haikonnen mas, principalmente, utilizou-se deste erro permitindo que o lento Haikonnen, então ultrapassado, voltasse à frente sem a força que deveria (ou imaginava possuir). Veja que na imagem corrida Hamilton simplesmente despacha a Ferrari como se fosse um simples retardatário.
abração
o FG é muito ruim em seus comentarios, na maioria é imparcial
Um absurdo, mais uma vez a McLaren é prejudicada em benefício da Ferrari, e ainda, alguns comentários chegam a falar que Hamilton somente emparelhou com o carro da Ferrari. Dizem que uma imagem vale mais de mil palavras, mas isso só para alguns, outros nem olham a imagem e acho que também não viram a corrida. Os dirigentes da F1 estão como os dirigentes do futebol brasileiro… Será que isso é bom?
Acho que a punição foi um pouco exagerada, por outro lado, a saída desta curva não permite que o carro de trás saia tão colado no vácuo do que vai a frente….
abriria precedente para que sempre se corte a curva e devolva a posição ao adversário porém retornando no vácuo do mesmo.. O que também não me parece muito correto. Todos fariam isso para facilitar sair da curva no vácuo.
Amigo, claramente Hamilton se aproveitou da situação. Caso ele não estivesse passado pela chicane, ele não entraria na reta no vácuo do Kimi e não ultrapassaria, pois a reta é muito curta. Desde já agradeço o espaço para debates, sempre respeitando as opniões de todos.
ALGUEM AI TEM IDÉIA DO QUE UM CARRO DE 800 VCS É CAPAZ DE ACELERAR. ESQUECERAM QUE A PROXIMA CORRIDA É EM MONZA. EXISTE A POSSIBILIDADE DE O KIMI TER FREADO ANTES DO HAMILTON POIS SEU CARRO QUASE DESEQUILIBROU COM A TENTATIVA DE IMPEDIR A ULTRAPASSAGEM E POR ULTIMO POUCOS MORTAIS DE FATO SABEM DA CAPACIDADE DINAMICA DE UM F1. TORÇO PARA O HAMILTON E A PUNIÇÃO FOI COM INTERESSE DE EMBARALHAR O CAMPEONATO. E CON ISTO SE OBTER VANTAGENS FINANÇEIRAS.
Não concordo contigo.
A regra diz que o piloto tem que devolver a posição e se LIVRAR de qualquer VANTAGEM obitida. Acontece que, do jeito que Hamilton devolveu a posição, ele ainda ficou com VANTAGEM, pois devolveu a posiçao já no vácuo do Kimi, com o traçado a seu favor e com o motor cheio, pronto para ultrapassá-lo. Já o Kimi, que fez a curva corretamente, saiu com o motor menos cheio e com menos tração que Hamilton.