FOTO DO DIA

Rio. Ano? Difícil precisar… Mas notem as cores. Quem mandou foi o Humberto Corradi. É no centro, mas me lembrou Copacabana.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dennys Marques
Dennys Marques
9 anos atrás

Não nasci na época(nasci nos anos 90′) mas como gosto da história sobre carros. e a humanidade desde, praticamente, o século XX (mais de 1900 anos depois de Cristo) se baseia (e muito tanto na economia, socialmente, etc) em veículos (tanto carro, moto, ônibus…),
e até um colega comentou q como os prédios são os mesmos, a estrutura das ruas e avenidas são basicamente os mesmos, quem faz marcar a história nesses locais clássicos são os automóveis…me baseio na história do fusquinha pra dizer o ano dessa foto. o fusca tem uma forte história aqui em terras tupiniquins.

como o vw fusca chegou ao Brasil, importando atra´ves de navio (30 unidades sendo intermediadas pela família Matarazzo ) em 1950, – quase que chegaria aqui no BR no último ano da década de 40′ mas que for fatores comerciais e de logística que a vw estava passando na época resolveu levar antes a vw para os EUA.
Essa foto de certeza não é antes de 1950, pois só foram 30 unidades. A Vw começou a montar fuscas aqui atrávés da Brasmotor(hoje brastemp) a partir de 1953 com poquíssimas unidades até que em 1959 a linha de montagem da vw na fábrica de SP inagurada por Juscelino JK aumentou o volume de fabricação do mesmo,
mas mesmo assim a partir dos anos 60′ não era o carro mais vendido, tinha um volume de vendas satisfatório , mas “não viral”, coisa que aconteceu na década 70′, no início da decada de 70′, quando ,em 1972, tornou-se líder de vendas de carros de passeio no Brasil, sendo lider de 1972 até 1976, Fato facilmente notado em fotos dos meados dos anos 1970, em que muitos mas muitos carros são fuscas.
e que durante os outros últimos anos da ´dec. de 70′ também vendeu bastante, e já havia um ‘contigente’ muito alto nas ruas, acompanhado também de brásilias (que nasceu em 73/74). O fusca saiu de fabricação em dezembro de 1986(foram vendidos alguns fuscas nas concessionárias no inicínho de 1987). com vendas mais baixas durante a década de 80′. sem esquecer dos fuscas presidencias, o ‘itamar’,.rs

Voltando nesse espectro, na foto do Rio, há uma quantidade mediana de fusca na foto,(ignorando fatores de poder aquisitivo de quem morava na regiao, ou frequentava, ou outros fatores) a foto,acredito ser, entre a metade e o final da década de 60′. 65~70. Durante a década seguinte, nos anos 70′, alguns modelos eram vistos com menos frequência, inclusive alguns que estão na foto, e por coincidência ou não, o fusca aparecia mais, visto que era mais ‘moda’,mais comum….

Dennys Marques -Recife -PE.

Desconhecido
Desconhecido
15 anos atrás

Naquela época já não tinha jardim em frente à igreja??????

Kristian
Kristian
15 anos atrás

Realmente o fotógrafo estava de costas para a Baía de Guanabara.

Porém o mais curioso (e triste) é notar como a cidade ficaria mais bonita sem a poluição visual que impera nas fachadas desses mesmos prédios, que atualmente exibem “out-doors” gigantes.

Outro fator pra pensar: a cidade tinha mais garis ou as pessoas eram mais educadas? Acho a segunda opção mais provável. Numa foto atual teríamos milhares de panfletos pelo chão e umas lixeiras laranja vazias presas aos postes.

E como símbolo de tempos românticos que não voltam mais: já pararam pra pensar que muitos desses carros atravessaram a Baía de Guanabara, de águas bem menos poluídas, embarcados nas barcas que faziam o transporte entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói? Se eu que não sou desse tempo lamento, imagino quem viveu nesa época…

Simplesmente linda a foto.

rique
rique
15 anos atrás

Candelária com seus encantos,barrocos,obstruindo a avenida Presidente Vargas, com estacionamento nas pistas! Bem-vindo aos anos 60!(início)

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Eu discordo um pouco na questão do colorido, pode-se notar claramente que há uma enorme predominância de azul e beze em tons pastéis, ou seja, é quase tão monocromático como hoje.
Colorido mesmo era da década de 70/80

Romeu
Romeu
15 anos atrás

O ano é 1962. E o mundo era muito mais colorido mesmo.

Paul
Paul
15 anos atrás

Estão corretos quem diz que a Frente da Igreja da Candelária fica voltada para o mar, essa é a esquina da rua 1o. de Março com a Av. Pres. Vargas, como falaram tbm. onde tem esses carros e onibus estacionados hj. tem várias pistas da avenida.
Abraços.

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Muito bonita a foto, acredito que o ano não passe de 64/65

Barba
Barba
15 anos atrás

O fotógrafo está com o mar atrás. Pensei que que o ônibus fosse um lotação, mas acredito que seja um lotação modificado para ônibus, algo comum no início dos anos 60, quando forma abolidos os lotações no Rio. Hoje avançamos temos vans, õnibus piratas regularizados, õnibus regulares sem trocador, entra-se pela frente e salta-se por trás, totalmente contra o fluxo natural, enfim uma zona.

Na minha opinião o vermelho conversível é u’a Mercedes, será?

Abraço

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Repararam que quase não tem gente circulando pelas ruas?

petrafan
petrafan
15 anos atrás

mas Alvaro, a candelária não fica de frente para o mar, ou seja, com as “costas” para a presidente vargas? e na foto aparece a frente da igreja.
se o fotógrafo estava na presidente vargas e o cais atrás da igreja, o fusquinha azul estaria dobrando à direita na rio branco.

Wilson
Wilson
15 anos atrás

Quanta diferença da paisagem monocromatica dos carros de hoje, se a foto fosse atual as cores seriam prata e preto, e cinza do ar…

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
15 anos atrás

Caro petrafan, a foto não é do mar para a Candelária, não. É ao contrário, o fotógrafo estava em algum ponto alto, no meio da Av. Presidente Vargas, entre a Uruguaiana e a Av. Rio Branco. Lá atrás da Candelária, seguindo reto, é que está o cais.
E o ano diria que é entre 1960 e 1962.
Agora, quanto aos carros, que beleza! Quantos sonhos do menino que eu era…

mp4.87
mp4.87
15 anos atrás

Azul e bege eram as cores da moda.rsrs

Eugênio
Eugênio
15 anos atrás

Realmente, se tirar uma foto hoje, os prédios são os mesmos!!!

Mas os carros, quanta diferença…

José Baroni
José Baroni
15 anos atrás

O legal é brincar de contar as “Dekas”, Rural, Fusca, as banheiras norte-americanas. Linda a foto!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Carros multicoloridos não acham?
Parece uma praça de Havana moderna ou uma cidade da América do Sul.

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

Candelária… a Igreja é linda, tinha um cliente na Região. O “Centro Imperial” do Rio tem seus encantos. O ano é dificil de precisar mas certamente é na virada da decada de 50 para 60.

Abraços

Eric
Eric
15 anos atrás

Como você mesmo falou FG,as cores dão um colorido especial a foto….muito legal né.

Barba
Barba
15 anos atrás

Duca, tem Mercury, Skoda, Cadillac, Aero Willys, Fords 54 / 55, Pick-up Chevrolet, Gordini ou Dauphine, Lotação, Rurais, Decas, Fuscas e muito mais, simplesmente ducassête.

Abraço

Rubem R. Gonzalez
Rubem R. Gonzalez
15 anos atrás

Candelária, entre 60 e 62, atrás dessa igreja fica o paralelo carioca do cruzamento de avenidas imortalizada por Caetano em Sampa, o que é o cruzamento da Ipiranga com a Avenida São João, no Rio seria o cruzamento da Rio Branco com Presidente Vargas… é não daria rima não….. deixa como está, lindo esses monoblocos da mercedes e fica provado definitivamente que a Rural é a avó da Cherooke.

roger
roger
15 anos atrás

O Mercedes Monobloco é de quando?!?!?

roger
roger
15 anos atrás

Arriscaria 1968/1970…tem um Kamann Guia vermelhinho conversivel com caracteristicas do ano!
Imagina no Rio de hoje o pessoal respeitar uma faixa amarela pintada no chão delimitando a rua….
Tempos bons…

petrafan
petrafan
15 anos atrás

tenho quase certeza que a foto é no sentido do cais para a presidente vargas. ou seja, o mar está atrás do fotógrafo.
não é isto?

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Arrisco de 1961 a 1963.

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

O mundo atual, está na cor dos carros, cinza ou preto….

Antonio Carlos
Antonio Carlos
15 anos atrás

Desculpe, o comentario anterior saiu no lugar errado.
Aliás, esta foto da Candelaria deve ser do inicio dos anos 70, quando eu sai de Goiás pro Rio, pra fazer Medicina na UFRJ.
Que saudades!!!!!

Rodrigo Carelli
15 anos atrás

Essa é fácil: Igreja da Candelária, centro do Rio.

Jason
Jason
15 anos atrás

p.s.: Faltou dizer: onde há este estacionamento hoje há várias pistas de rolamento da Presidente Vargas.

Jason
Jason
15 anos atrás

Copacabana? Pirou?

Quanto à data, eu chutaria 1962. Já tem Aero bolinha com friso reto, mas nenhum 2600.

A Rural cinza com faixa vermelha é 1960.

O Dauphine rosa é 1961.

RESPOSTA DO FG:

“Copacabana” o texto, Jason, o texto!

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Vou chutar, mas para mim é final da década de 60, por que nesta época eu tinha uns 10 anos e já me ligava em carros, foi quando meu pai comprou uma linda camioneta chevrolet Brasil, motor 3.8L, gasolina, na côr azul e branca, saia e blusa. Igual a que esta estacionada na praça. Há, e nessa época os ônibus da Mercedes-Benz faziam o maior sucesso com a nova porta acionada pelo próprio motorista através de uma alavanca que ia da porta (óbvio) do lado direito até perto do painel no volante, assim o motorista abria manualmente, sem qualquer engenho hidráulico.

Dú
15 anos atrás

Outra,
http://www.flickr.com/photos/carioca_da_gema/253379191/

E saber que ai ocorreu a chacina.

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Ah!! a diversidade cromática dos anos idos,com muitas pinturas saia-e-blusa como se pode ver na foto.

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

Parece que tinha mais Rural do que Kombi, e mais DKW do que fusca..
Bonito o ônibus também.

euclydes barbosa
euclydes barbosa
15 anos atrás

Curioso como os prédios no local continuam praticamente os mesmos, hoje. São os automóveis que “marcam a história”.

Inacio
Inacio
15 anos atrás

Candelária….ano +/- 1960……

Muito boa……

FG preciso do seu email para mandar um link…..muito bom….