GRANDE INGO

SÃO PAULO (pena que vai parar) – Ingo Hoffmann já pingou no Grande Prêmio seu Diário de Despedida da corrida de Londrina, e era meio esperado que ele se referisse ao texto anterior a esse, que gerou ótimas discussões neste modesto blog que vos fala.

O Alemão defende com o brilho de sempre seus argumentos e explica muito do que vem acontecendo com o automobilismo brasileiro nos últimos anos, ele que é personagem atuante de tudo que se passou por aqui pelo menos nas últimas três décadas.

Só me resta, pela ordem: 1) agradecer ao Ingo por ele não deixar de escrever no GP, embora não concorde com o tom que o dono do site, que por acaso sou eu, usa quando fala da Stock Car; 2) sugerir a leitura atenta do texto, pois é uma aula de história; 3) desejar a ele grandes corridas nesta fase final do campeonato, porque serão momentos muito emocionantes para todos que acompanham sua carreira; e 4) discordar energicamente quando ele diz que carro de corrida de verdade tem tração traseira, porque meu DKW tem tração dianteira, e se ele disser que o #96 não é carro de corrida, vai comprar uma briga interminável!

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veber
veber
15 anos atrás

Se o Ingo pudesse me ouvir,,,, modestamente eu iria dizer a ele pra quando sair da Stock criar uma categoria e ser presidente da mesma,,,,,,, uma categoria diferenciada show,,,,, exemplo,,,,, 05 Toyota Camry,,, 05 Audi A4,,,,, 05 Honda Acord,,,, 05 BMW 330,,,, 05 Mercedes C novos,,,, e 05 Jaguar S,,,,,,,,,, grid limitado a 30 carros sendo 05 de cada marca,,,,,,, todos equalizados com o mesmo peso e a mesma potência,,,,,,,,, imagine o show,,,,,,,,, imagine o desfile destas celebridades,,,, destes carros magníficos,,,,,,,,, é bem provável que o custo seria menor que o atual da Stock,,,,,,, pois vc pode resumir o final de semana a sábado e domingo e limitar os orçamentos por exemplo e o uso das peças,,,,,,,, o Ingo é o cara pra ser presidente e cuidar de uma categoria assim,,,,,,,,,,,,, valeu

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
15 anos atrás

A coluna do Ingo, mostra o que a gente já sabe!

Cadê o investimento em automobilismo no Brasil?
Não tem.

Eu tive a oportunidade de ver a Stock Car em 2006 dos boxes, achei o máximo…alta competitividade, seja com bolha ou não.

manuel gerardo via
manuel gerardo via
15 anos atrás

Assim como o Ingo demonstra sua paixão pela Stock sera que não existe alquem que faça uma categoria de formula nesse mesmo modelo ?
Afinal hoje só existem , como o Ingo diz , a Truck e a Stock pela paixão de alguns abnegados.
Parabens Ingo por tudo o que voce representa para o automobilismo brasileiro

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Mas a guerra dos trocadilhos ainda não está acabada!!! Se a Stock, nas palavras do Gomes é Estoque, o “Blig do Gomes” é “Blog do Gomes” nas palavras do Ingo. E ele poderia esculhambar com algo do tipo “Blogue do Gomes” ou “Bligue do Gomes”, mas, como sempre, o Alemão é sempre muito polido.

Lago
Lago
15 anos atrás

eric, per favore, sabe da existência de vídeo deste pega entre ingo x burti x mitsubishi x f-1?

Eric Py
Eric Py
15 anos atrás

Polêmica saudável e uma coluna brilhante.Fica mais claro pra mim e acho q a todos que aqui frequentam, q é a paixão pelo automobilismo que move este esporte no Brasi. E não é uma coisa do automobilismo atual, mas sim da história do automobilismo neste país. Caras como o Ingo são Heróis de sobreviver aqui desta forma.

Alexandre Armani
Alexandre Armani
15 anos atrás

O Ingo sempre foi um Ídolo para mim, muitas vezes fui à Intrelagos só para ver o Ingo nas provas de multimarcas, de BMW e de Stock Car. A Stock Car não me disperta tanto interesse, estive em Interlagos este ano, pois ganhei os ingressos de um patrocinador e aproveitei para levar o meu filho.
Com tudo que acabei de ler no Diário de Despedida do Ingo, dou o braço a torcer, é uma categoria heróica em um país que praticamente matou seu automobilismo, que não tem apoio das indústrias e não recebe ajuda do governo, ví o tempo passar diante dos meus olhos sem poder me tornar um piloto, que era meu sonho, e provavelmente vou ver novamente isso acontecer com meu filho. Se tivessemos o automobilismo brasileiro nas mão de pessoas como o Ingo, a história seria outra, teríamos várias categorias nas pistas, com apoio das indústrias e mídia, e poderíamos ver novos talentos surgirem.
Ingo, parabéns, por tudo que fez e ainda poderá fazer.

Alan Magalhães
Alan Magalhães
15 anos atrás

Pois é. A tão elogiada coluna do Ingo nada mais é do que a esmagadora opinião de seus leitores – sintetizada num texto organizado e agradável – que insistiam em dizer que automobilismo se faz do jeito que é possível fazer. Eu mesmo citei que estamos no 3o mundo e por isso não adianta sonhar em termos uma Le Mans Series tupiniquim, um Super GT nacional um WTCC brazuca, que por sinal, também citei na triste tentativa de implantarmos aqui o Superturismo Sudam. Flavinho, tomo a liberdade de parafrasear o Ingo. Não adianta nadar contra a maré.

Lago
Lago
15 anos atrás

`a destacar das palavras de mister ingo:
***”Porque se nós dependêssemos de órgãos oficiais, a categoria estaria morta, como também estaria morta a Fórmula Truck, que também vive em função do envolvimento das pessoas apaixonadas pela categoria, ou seja, não tem nenhum tipo de apoio de federação ou confederação, como existe em outros países.”***
quem sabe aposentado, com um pouco mais de tempo, ingo deixe de ser pai apenas da stock e adote o automobilismo brasileiro via presidências, primeiro da fasp para um expurgo geral, depois da cba para limpeza total.
torço e acredito que o alemão não deva ter estômago para aguentar a canalha, pelo que provavelmente sentaria o porrete na corja encostada.
jogo de cintura já mostrou que tem!

Augusto
Augusto
15 anos atrás

A idéia de comprar um Lada pra colocar na lanterna é genial: Veja o meu caso: ganhei uma maçaneta de dkw e saí procurando um dkw pra colocar na maçaneta. Depois de dois anos achei, não um, mas dois. Preciso agora de mais duas maçanetas….
Ningém tem uma lanterna de lada sobrando pra eu começar o meu???

nuclearforce@hotmail.com
15 anos atrás

ele dá show com aquela lambo na gt3…

pedrão
pedrão
15 anos atrás

Isto é que é uma VERDADEIRA unanimidade, em 100 comentários uma totalidade de manifestações de apreço, admiração, reconhecimento, concordância, e, incontestabilidade!!!!

É muito bonito de se ver (ler), e apesar de parecer algo fácil, bastando apenas competência, não o é. Isto é para pessoas especialíssimas, que merecem ser “endeusadas” em suas atividades.

PARABÉNS INGO!!!
100% UNANIMIDADE!!!!! (desculpem a redundância)

Neto
Neto
15 anos atrás

Concordo inteiramente com o grande Ingo, eu vejo a STOCK CAR por que gosto, não por que tenha Peugeot, Chevrolet ou Mitsubishi, assisto desde que tinha somente os vectras, qual a diferença de correr com motores todos iguais ou diferentes se a única coisa que vemos é a bolha.

Homônimo/Ce
Homônimo/Ce
15 anos atrás

Sou fã incondicional de corridas, contudo, in loco, nunca mais. Talvez a Indy 500. No Brasil, não há respeito com os VERDADEIROS torcedores. Seria uma boa para o Alumão, nesse caminhada a Presidência da CBA(Cambaliante bizarra associação), tomar as rédeas desse desleixo para com os que tem sangue nas veias.

Jose Marques
Jose Marques
15 anos atrás

Com argumentos escritos de maneira tão sincera e sem qualquer agressividade, certamente ele nos trouxe de volta a nossa realidade. Infelizmente a Stock ainda não conseguiu atrair a minha audiência, até porque fica a mercê dos horários determinados pela transmissora, mas pelo menos agora conseguiu o meu respeito. Parabéns ao Ingo e parabéns também ao Flávio, afinal não só proporcionou espaço à Stock Car neste que é disparado o maior e melhor site de automobilismo do Brasil, como divulgou as colunas do Ingo no seu Blog, fazendo seus leitores conhecerem todos os pontos de vista.

LBM
LBM
15 anos atrás

Concordo com o Ingo. Para o desenvolvimento das corridas no Brasil, acharia interessante a CBA COPIAR (MESMO, NA CARA DURA) o modelo da Argentina. Fico abismado a quantidade de categorias que lá correm (vejam o programa VelocidadSur no SPEED) . Tem até categoria de turismo com carros V6 importados, correndo mercedes, ford, peugeot e outros. Sem falar nas categorias de protótipos. Dá uma vergonha …

Matuck
Matuck
15 anos atrás

Histórico, esclarecedor e sensat0, o texto do Ingo.

Entretanto, ele não tocou no ponto que realmente me incomoda e me revolta na Estoque Car: o show feito para convidados, os das empadinhas e bonés, que ficam nos melhores lugares, e que vão ao evento somente pelo “almoço grátis”. E, para os fãs de automobilismo, sobram lugares ruins e desorganização.

Aqui, em Brasília, na última vez que fui a uma corrida da Estoque, quase saí no braço com um segurança. Eu, pagante de ingresso, como vários outros “otários”, tivemos que assistir a 2 ônibus de um patrocinador de genéricos pararem na entrada dos pagantes, descerem várias pessas vestidas com as cores do patrocinador (2 ônibus CHEIOS, não esqueçam), e FURAR A FILA, enfiando essas pessoas nas arquibancadas de pagantes, na frente de todo mundo que PAGOU pra assistir!!! Xinguei, tentei brigar, argumentar, tudo o que estava ao meu alcance. Chamei até a polícia, que nada pôde fazer, por ser um evento particular. É o reflexo de um país de povo trambiqueiro e espertalhão.

E aí, caro Ingo, como ficam os entusiastas que atém tentaram apoiar a categoria, mas esbarraram na falta de profissionalismo e seriedade de quem a mantém?

Carlos Galto
Carlos Galto
15 anos atrás

INSCREVER o Ladanos, INSCREVER!!!

Carlos Galto
Carlos Galto
15 anos atrás

O Alemão e o Flavito, juntos, tinha de dar nisso! Uma discussão saudável e esclarecedora!!
O Flavito fez o Ingo escrever “Estoque”… É o fim dos tempos…

O Flavito poderia escrever o Ladanoso nos Sertões pra peitar a Mitsubishi do Ingo!!! Ou se preferir me avisa que tem um Niva inteirasso vendendo aqui perto, bem equipado e sem exagero.

carlo spimenta
carlo spimenta
15 anos atrás

Puxa vida Ingo, valeu, tá tudo explicado, agora só um detalhe que faltou você falar, que tal uma coluna oficial sua ano que vem, falando do automobilismo, principalemente Nacional e uns toques sobre a F1? Fica a sugestão, pois depois dessa aula, meu caro Alemão, sensacional. Só para constar, estava em 79 na primeira corrida em Brasília da estoque, saimos as 4 e meia da manhã do Caseb, um circuito improvisado onde tinha uns pegas brabos aqui em Brasília, o Nelson deve se lembrar, daí fomos para o autodromo pulamos a cerca de cochilamos, uma turma, todos com 15, 17 anos, para ver a estoque. Show Ingo.

Luis Renato
Luis Renato
15 anos atrás

Eric, foi em 2005 que aconteceu isso em Interlagos. Estava lá, e demos muita risada.

Doutor Marin
Doutor Marin
15 anos atrás

Camarada Gomes:

Você escreveu o que pensa, vendo de fora e deixou o Ingo mostrar como é, visto por dentro.

Beleza de debate, mas o texto do Alemão foi excelente, esclareceu um montão de dúvidas sobre o automobilismo, com a verdade nua e crua.

Parabens e obrigado INGO!!!

Ricardo Botto
15 anos atrás

Excelente texto e além do ser excelente piloto, agurmenta de maneira inteligente. Muito bem colocado os argumentos, Flávio o Ingo é encardido na pista e tu arrajanste um cara mais encardido ainda com as palavras.

Leandro Briese
Leandro Briese
15 anos atrás

Já conhecia toda a história exposta no último ‘Diários da Despedida’ sobre a evolução da Stock Car, contada pelo próprio Ingo numa entrevista dele para o site Autoracing.
Por isso, mesmo sonhando com uma categoria multimarcas, sempre Respeitei!!! e Compreendi!!! a filosofia da Stock, o esforço dos ‘dinossauros’, dos chefes de equipe, de seus promotores…em construir uma categoria na qual os pilotos brasileiros pudessem se profissionalizar por aqui, e não abandonar a carreira depois da falta de oportunidades no exterior (por falta de apoio financeiro). Prefiro ver piloto com talento, recheado de títulos na Europa, correndo na Stock Car do que administrando as empresas da familia.
Essa turma que construiu a Stock não tem culpa se a indústria automobilística nacional não se interessa pelo esporte a motor. Eles devem é ser parabenizados por não terem se acomodado com o quadro que dispunham (falta de interesse das fábricas e inércia das confederações) e correrem atrás de uma alternativa que consolidasse o automobilismo nacional.
É assim, enquanto existem pessoas que falam e falam, passam a vida falando e criticando, existem outras que correm atrás e executam, constróem, contribuem à sociedade ao longo de suas vidas…as primeiras passam a vida, e ao final, percebem que não construíram nenhuma obra, não deixaram nenhuma contribuição para o meio em que vive…
As críticas feitas à Stock Car, rebatidas pelo Ingo Hoffmann, não contribuem em nada para o desenvolvimento do automobilismo nacional, já que não passam de opiniões apaixonadas, levianas, desinformadas, carregadas de preconceito, de quem não participou e não acompanhou a luta para mater viva a categoria e o esporte a motor em nosso país.
Acredito (e torço para isso) que a Stock não seja uma categoria consolidada, mas em evolução. Alguns passos importantíssimos já foram dados, outros estão a caminho.
Assim, espero que o automoblismo no Brasil seja mais valorizado, reconhecido, divulgado e profissional para continuarmos a nos divertir com esse esporte que tanto nos apaixona, e na qual dependem tantas pessoas.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Cada um faz o seu papel. O Gomes escreve e às vezes pilota; o Ingo pilota e às vezes escreve. E eu tenho apenas que ler a coluna do grande alemão brasileiro e dizer que a coluna foi do k-ralh… E como cada um faz o seu papel, o moderador que me modere.

Alexandre Quintão
Alexandre Quintão
15 anos atrás

Do ponto de vista de um piloto o texto do Ingo é muito interessante. Explica muita coisa. Para um amante do automobilismo, como eu, não muda nada. Continuo com a mesma opinião do Flávio Gomes.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Dei meu braço a torcer…foi um tapa na minha cara…mas veleu a pena…é aquela história: ” as pinga que eu tomo todo mundo vê, mas os tombo ninguém vê…”

Adimiro mais este piloto…grande Ingo

Luciano Monteiro
15 anos atrás

Aliás, em seu texto, Ingo fez várias menções à Fórmula Truck.

Será que o convite que o Djalma Fogaça fez declaradamente no comentário aí acima é resultado da mesma impressão que eu tive?

O tempo dirá.

Luciano Monteiro
15 anos atrás

Vejo os comentarios da blogaiada e atento para um detalhe ao qual nunca havia direcionado os olhos, até por freqüentar os autódromos em áreas internas: o tratamento dispensado pelo público ao evento.

É louvável que a Stock Car prepare estruturas e bom trato às pessoas que compõem as torcidas organizadas, em sua maioria reunida pelos laboratórios farmacêuticos no trabalho que fazem junto a clientes e distribuidores, e que no fim são responsáveis pelo número notável de torcedores que apinham-se nos autódromos.

Não raro, são pessoas que, pela oportunidade que lhes cai no colo, acabam tendo seu primeiro contato com o automobilismo, ou mesmo que topam a parada por não terem opção mais atrativa para uma manhã de domingo.

Mas é inconcebível que o verdadeiro fã, o do churrasquinho, o que abandonas as cobertas ainda na madrugada para não pegar fila comprida nos portões do autódromo, seja relegado. Esse, sim, deveria ter tratamento vip.

De fato, não havia percebido até hoje que há esse detrimento, torço para que trate-se de uns poucos casos isolados. Mas está aí um ponto ao qual Carlos Col (que conduz a coisa toda com maestria, mesmo com a enxurrada de críticas que recebe) e sua equipe devem dispensar atenção especial.

Alguém já imaginou automobilismo de tão alto nível – como o que a Stock Car, na minha opinião, ainda proporciona – sem seu público fanático e fiel?

No quesito tratamento ao público, a Fórmula Truck, tão criticada por outros aspectos, dá uma lição a qualquer evento esportivo do Brasil.

Fernando Assis
15 anos atrás

Belas palavras do Mestre/piloto Ingo…
Lindo texto…
Mas acho que se tivessem usado os motores 2.0 GM, carros de rua, a categoria ia ser show…
Pois outras marcas possuem veículos com a mesma motorização…
E no quesito equalização de performance, seria só trabalhar com pesos…
Fizemos isto em SC na terra, com os gols…
Todos Aps claro…
Mas as carrocerias são diferentes e todas têm um peso específico…
No Gaúcho de turismo tbm é assim…
E têm Uno andando na frente de gol e corsa…

Guilherme Decanini
Guilherme Decanini
15 anos atrás

Falando sério. O Blog deveria lançar o INGO(com maiúsculas) como Presidente da CBA. Alguém do ramo, sério e competente só faria bem ao combalido Automobilismo no País.

Lucca
Lucca
15 anos atrás

Isso sim é piloto!
Parabéns pela coluna!

Daniel Tozzo
Daniel Tozzo
15 anos atrás

Valeu Ingo, parabéns pelas palavras, parabéns pela carreira, parabéns por sua simplicidade! Abraços!

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

As palavras do Ingo foram ótimas, me fez ter um pouco mais de respeito pela stock e sentir uma admiração ainda maior pelo Ingo que é um dos poucos no Brasil que se preocupa com o automobilismo brasileiro …não adianta , ninguém chega a décadas de carreira como piloto por nada , só os fortes sobrevivem .

Wanderlei Pucci
Wanderlei Pucci
15 anos atrás

Caro Flávio Gomes,
Abaixo o comentário que enviei ao Ingo:

Prezado Ingo,

Parabéns pela sua coluna “Diários de despedida: Londrina” e sua atitude em relação aos comentários do blogueiro Flávio Gomes.

Aproveito a oportunidade para agradecer e dar um testemunho.

Naquele distante julho de 1974, na inauguração do Autódromo de Goiânia, misturado com motocicletas, Divisão 1 e outras atrações, foi Você o responsável pelo espetáculo, com uma incrível Brasília azul da Creditum, que passava todo mundo, por dentro, por fora, proporcionando uma das corridas mais emocionantes que já vi. E o mais importante: Você está entre nós, correndo (e bem), agüentando críticas dessa meninada que se brincar, nem tinha nascido naquela época. Como não estão José Carlos Pace, Carlos Jacaré Pavan, Pedro Muffato, só pra citar alguns coadjuvantes daquele espetáculo.

Obrigado.

Obrigado por aquele e outros espetáculos ao longo desses 34 anos.

Obrigado pela paciência de explicar como as coisas aconteceram e acontece no Automobilismo Brasileiro. Morei fora um tempo e não consegui explicar aos estrangeiros como tínhamos Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet e o automobilismo aqui não consegue se organizar.

Não, Você não vai parar. Vai deixar de correr, porque já viu tudo e não tem mais nada a acrescentar ao seu emocional.

Vai sim, continuar presente, pra dar coragem e determinação a esses meninos, que como nós, tem gasolina nas veias e não pode com ronco de motor e cheiro de borracha queimada. Afinal, o show tem que continuar.

Quanto ao Flávio Gomes, é gente boa, escreve bem e é bem informado. Se servir como alento, já tem o castigo merecido, fruto talvez de alguma praga de mãe ou coisa parecida. É aquela mania de DKW e Lada. Drogas pesadas, dependência psíquica, cruz difícil de carregar.

Obrigado.

Wanderlei Pucci

Tels.: (61) 3033 3040 ou Cel. (61) 8179 0169

Felipe Montanheiro
Felipe Montanheiro
15 anos atrás

Parabéns ao Ingo e ao Flávio por esse debate, debate esse que esclareceu muita coisa que, para quem está de fora, nunca fica tão claro.

Apesar de ter 26 anos ainda, me lembro que desde muito pequeno ia assistir a Stock em Interlagos e sempre me encantava ver o Ingo, o Chico e o Paulão “arrancando asfalto” e juntamente com a paixão que meu pai tinha por F1, fez com que eu me tornasse mais um fissurado nesse esporte.

Particularidades à parte, sempre torci pro Ingo sempre falava pro meu irmão quando pequenos: “Olha lá, o Ingo, o 17….ele é o cara!!!” e assim seguimos acompanhando a carreira desse mago das pistas…e mais ainda, pude participar da organização da Etapa do campeonato de Baja que aconteceu aqui em Itupeva e como eu ficava no meio dos trajetos pra coordenar os carros, pude ver que o Alemão toca não somente no asfalto, mas na terra também, e toca muito…além de ser um grande piloto é uma grande pessoa, simples e atencioso com todos os fãs que chegam para fotos ou breves papos.

Ingo, deixo aqui meus parabéns por tudo que já fez para o nosso automobilismo e pelo o que ainda fará.

Sou um grande fã seu.

Abraços, Ingo e Flávio.

Felipe Montanheiro.

Franck
Franck
15 anos atrás

Tomara que falte assunto ao Ingo mais vezes.
Bendita falta de assunto.
Voltando a Stock o que acho que irrita mesmo é a forma como o evento é mostrado pela televisão, outro dia assistindo a uma das provas eu só ouvia o locutor dizendo…Cacá Bueno já é 10°, linda prova de Cacá Bueno que agora já é 9°, excelente recuperação de Cacá Bueno que já é 7°…E fiquei pensando…Quem é o primeiro colocado? Será que isso deixa feliz o patrocinador do 1° colocado? Na verdade o que irrita muito é o “PADRÃO GLOBO DE QUALIDADE”.
Ingo minha torcida é grande por uma vitória sua até o final do ano.
Abraço a todos.
PS – Flávio convide alguém da nova geração da Stock para escrever no GP.

Ricardo Palmero
Ricardo Palmero
15 anos atrás

É por essas e outras que sou fã do Alemão… E seu também Flavio!
Abraços

Magistrado
Magistrado
15 anos atrás

Fica claro que o Sr. Ingo, além de exercer as funções de melhor piloto no automobilismo nacional(dodecampeão dessa categoria)competente e dignamente, também preenche lacunas que o jornalismo especializado e isento deveria obrigatóriamente informar.
A aula sobre a história da Stock e do automobilismo nacional, nos privou de texto(s) sobre a Entidade Ingo Otto Hoffmann, de acordo com o propósito da coluna “diário de despedida”.
Urge que os profissionais do jornalismo especializado assumam este papel com seriedade e isenção, sob o risco de nunca mais ter esta oportunidade.
Informar com isenção é competencia, opinar é posterior direito.
Em resumo ,” jornalistazinhos/fofoqueiros” de plantão:
CHUPEM que a CANA é DOCE!

João Leopold
João Leopold
15 anos atrás

Eu gosto demais de automobilismo e sempre me foquei em F1. Na minha idéia era melhor ser um especialista de uma categoria e usufruir todo prazer que ela dá do que comer todas e depois nem me lembrar o nome daquela que tinha a coisa atravessada.

Isto mudou com a Stock Car, hoje a acho emocionante e altamente seletiva e as palavras do Ingo Hoffman completaram minha idéia e aumentaram ainda mais o prazer de assistir e vibrar com esta categoria.

Parabéns Flávio Gomes meu herói do jornalismo, parabéns Ingo Hoffman por tudo que nos deu no automobilismo e agora também nas idéias e parabéns ao excepcional jornalista Bruno Vicária que me tranqüiliza para os próximos anos saber que teremos alguém com visão clara e intuitiva para nos reportar os acontecimentos destas categorias que tanto gosto.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Pois é, devíamos ter uma Stock 2.0, para corrigir o erro.

Acho que hoje em dia, com sistema turbo de baixa pressão, dá pra tirar 350 cv de qualquer 2.0 mantendo peças baratas e manutenção tranquila, desde que limitem o turbo.
Considerando que o atual motor é V8 americano e passa por empresa que equaliza, dá para manter os custos iguais. E compensar a perda de 100 cv reduzindo o peso dos Stock e equilibrando mais.

Foi uma má decisão continuar com o motor 6 canecos em 99, um preconceito, e que gerou esses Stock atuais pesados, desequilibrados e lentos na pista.

Olhem para a Argentina, que tinha uma categoria principal, a TC, bolha com motorzão (mais fácil de achar lá que aqui) e depois fizeram a TC 2000 que arrasou, hoje nem lembram da TC original.

É o que podemos fazer, Ingo, os motores V8 e a tração traseira é o que vocês querem… o argumento básico é o mesmo. Se a Stock tivesse esses mesmos protótipos com motores mais próximos da realidade nacional, acho que teríamos menos gente reclamando.

Ricardo SMX
Ricardo SMX
15 anos atrás

Grande Ingo mesmo,

O gomes polemizou e o Ingo escreveu de forma honesta de quem viver a realidade do automobilismo brasileiro.
Lembro que a GM sairia do campeonato e antes mesmo disso, o próprio Ingo mesmo sendo o melhor piloto da categoria, teve que se ver o brigado a correr em duplas para dividir os custos da Stock Car, lembro que em 1993/1994 o Ingo fazia dulpa com um piloto de nivel menor que o dele, o Angelo Giombeli, fazia isso para continuar correndo senão ficaria a pé.
o Ingo alem de fazer muito esforço para manter a categoria, ele é um pilotaço, vai fazer faltas as ultrapssagens que só ele sabia fazer, agora temos o Cacá Bueno que é seu fã e eu considero um cara ousado, o que chega mais próximo em termos de competência do ingo.
Parabéns Ingo pela sua contribuição ao automobilismo brasileiro, já pensou se vc não arriscasse no começo correndo de Brasilia??!!!!!

Djalma Fogaça
15 anos atrás

Não podiamos esperar algo diferente vindo de vc,parabens pelo texto,e pena q dezembro tá chegando,se mudar de idéia ,é só chamar,tem uma vaguinha pra vc na truck com certeza.
grande abraço.

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
15 anos atrás

Olha…..

FAN-TÁS-TI-CA, a Coluna do Ingo. Explicou sem enrolar….

MARAVILHOSA !!!!

Parabéns ao Ingo e ao Flávio. Como eu disse antes, cada um tem sua razão, continuamos amigos, estamos conversados e … desce mais uma beeemmmmm gelada…rsrsrs

Jairo Fernando
Jairo Fernando
15 anos atrás

Li o texto (loooongo) do Ingo e foi legal conhecer a história da Stock. Li tudo, mas sinceramente, eu não gosto da Stock. 34 carros, mais da metade só fazendo número, acho um exagero. Assisto alguma coisa porque cortam até parte do treino da F1. Mas a corrida mesmo (da Stock) eu acabo dormindo.

O cara é realmente gente fina, soube responder às críticas com argumentos muito bem fundamentados.

Thiago Silveira
Thiago Silveira
15 anos atrás

Meus parabéns ao Ingo! Acabou de mostrar mais uma vez que além de grande piloto é uma grande pessoa. Sempre evoluindo!

bi
bi
15 anos atrás

#96 não é carro de corrida, é lenda.

Fernando
Fernando
15 anos atrás

realmente muito bom, esclareceu toda a situação da stock atual.

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
15 anos atrás

Olá Flavio,

Passei muito tempo sem postar comentários em seu blog, mas nunca deixei de acessá-lo. Mas hoje fiquei louco de vontade de escrever. Primeiro porque sou fã de carteirinha do Ingo. Sim, nós também temos um “Alemão” tão vitorioso e fantástico como a Alemanha tem Michael Schumacher. E tenho a honra de poder acompanhar a carreira passo a passo deste Monstro Sagrado que é o Ingo. Me sinto muito feliz e privilegiado de poder ter acompanhado e vibrado com cada um de seus 12 títulos na Stock Car. E segundo porque já deve ter dado para perceber que sou fã da Stock, categoria que acompanho desde seu surgimento, em 79.

Nenhuma categoria sobrevive a tanto tempo se ela não tiver um potencial, e a Stock que já passou por tantos altos e baixos, chegando ao cúmulo de correr apenas em Interlagos o ano inteiro, em 1988, agora ela triunfa e colhe os frutos que semeou nestes anos todos.

O Ingo foi muito, mas muito feliz, tanto na coluna passada, como principalmente na de hoje. É logico que todos nós que amamos o automobilismo gostariamos de ter uma Stock multimarcas, mas sobre isso o Ingo explicou muito bem. Do meu ponto de vista, eu respeito a opinião de todo mundo, mas vejo como uma grande bobagem essa história do cara que não se conformar que o carro que ele compra na concessionária não é o mesmo que ele vê nas pistas, na Stock Car. Aí eu pergunto: De que adianta meu carro de rua ser igual ao Stock se eu não posso fazer nas ruas e estradas o que ele faz nas pistas? Ter um carro de rua semelhante a um carro de corrida é como alimentar um sonho totalmente fora da realidade porque nem que se o Astra da Stock fosse o mesmo Astra da concessionária, ainda assim o de corrida teria inúmeras diferenças de desempenho, equipamentos, modificações que em nada tornaria o carro de rua igual. Portanto essa história de carro de rua igual ao carro de corrida é pura bobagem.

O que não pode é uma montadora fazer propaganda enganosa, do tipo: “o mesmo carro que você usa é igual ao da Stock”. Isso é inaceitável. Mas ainda que tenha acontecido esse tipo de propaganda, acredito que em nada interfere na compra de um carro novo, até porque, quem gosta e acompanha a Stock, sabe muito bem que lá o chassi dos carros é tubular e os motores V8. E quem não gosta de automobilismo jamais vai deixar se levar porque certa marca ganhou uma corrida ou campeonato. O cara vai e compra o carro que lhe é do sonho, ou então o qual ele teve alguma indicação, mas nunca baseado em desempenho de corrida.

Parabéns ao Ingo pela belíssima coluna, e se ele, por acaso, ler este comentário, tenha a certeza, Ingo, de que sou seu grande fã e que você fará muita, mas muita falta nas pistas.

Um abraço a todos.

renato
renato
15 anos atrás

Só para completar e esclarecer o e-mail, quis dizer que não vejo nenhum problema no fato de o carro ser bolha.
Pra mim, tanto faz o que está correndo, o que importa é como a coisa está sendo pilotada. Por isso acho que o problema da Stock são alguns motoristas, não o carro.

No mais, parabéns novamente ao Ingo pela coragem e lucidez e subscrevo o que li acima, INGO PARA PRESIDENTE DA CBA!