INGO BATE

SÃO PAULO (sem dó) – Assim que eu gosto. Vocês sabem que desde o início do ano o Grande Prêmio publica, depois de cada corrida da Stock, os “Diários de Despedida” assinados por Ingo Hoffmann, o maior piloto de turismo que o Brasil já teve. Os textos são saborosíssimos e é uma grande honra para meu site poder publicá-los. Afinal, trata-se de um cara que ganhou 12 títulos na categoria, que já correu de F-1, que faz rali, que é há algum tempo o grande nome do automobilismo nacional. Uma lenda viva, com o perdão do clichê.

Pois no seu texto pós-Rio, Ingo descasca minha mania de chamar a Stock de “Estoque”, e se pergunta se faz bem em escrever no Grande Prêmio. Reproduzo: “Não sei se estou fazendo bem em estar neste ‘canal aberto’ com vocês, uma vez que neste site a Stock Car ou ESTOQUE CAR, como alguns dizem por aí, parece ser persona non grata. E eu sou sinônimo de Stock Car. Ao ler alguns comentários, percebo que existe uma torcida contra muito grande”.

Ingo não deve confundir o Grande Prêmio com meu blog. São coisas diferentes. O que eu acho da Stock não tem a menor importância para o Grande Prêmio. Se tivesse, eu simplesmente ignoraria a categoria. Um site de automobilismo instalado no Brasil não pode se dar o capricho de ignorar a única categoria de carros que existe no país — ok, acrescente-se a Copa Clio; o resto não existe. Eu não escrevo sobre a Stock no GP. Tenho repórteres que fazem isso e que seguem uma orientação simples: façam apenas jornalismo.

Não somos promotores de eventos e nem temos como função levantar a bola que for. No GP, não existe torcida contra, nem a favor. A gente apenas noticia fatos. As opiniões ficam para os colunistas. Eu, por exemplo, acho a Stock uma porcaria. O Reginaldo Leme, que escreve no GP, acha maravilhosa. E convivemos em total harmonia. Nas minhas colunas, raramente falo da Stock. Quando o faço, é aqui neste blog. Que, repito, nada tem a ver com o Grande Prêmio.

O fato de Ingo ter me dado um soco no estômago só faz aumentar minha admiração por ele. É claro que o Alemão conhece a realidade da Stock muito melhor do que qualquer um. Está lá desde o início, viveu a fase das vacas magras e é compreensível que se sinta realizado ao constatar, de dentro, que sua categoria cresceu, gera receita, tem transmissão pela TV e tudo mais. A diferença é que ele está dentro, e eu estou fora. Por isso não meço palavras. Não vivo da Stock. Vivo de escrever e falar. Só. E me permito ser crítico. Não só em relação a ela, como a qualquer outra. Tenho o direito, e a obrigação, de ser crítico quando falo do automobilismo brasileiro. Meu único patrão, outro clichê, é quem me lê. Tenho de ser crítico, por exemplo, no caso do doping de Paulo Salustiano. Ou quando o assunto é a segurança dos carros. Ou quando comento sobre sua pobreza técnica. Ou quando falo sobre as torcidas de bonezinhos, o desrespeito ao público que paga ingresso e fica nos piores lugares. E todo o resto.

Piloto nenhum precisa falar dessas coisas, se não quiser. Eu preciso.

Espero que o Ingo não desista dos seus “Diários” apenas porque eu chamo a categoria de “Estoque” — que é apenas uma tradução para o português da palavra que a batiza. A Stock não é persona non grata no GP. Muito pelo contrário. Acho difícil encontrar algum outro site que dê tanto espaço a ela quanto o Grande Prêmio. Tenho um repórter e um fotógrafo exclusivo em cada etapa. Isso custa caro. A gente poderia cobrir a distância, se eu não desse a menor bola para as corridas de bolhas. Mas, jornalisticamente, a avaliação da minha equipe é que temos de estar lá. Então OK, vamos lá.

Pode ser que eu leve uma chamada do Ingo um dia desses, quando o encontrar por aí. O que é raro, diga-se. Acho que o vi umas três ou quatro vezes, e devo ter falado com ele apenas em caráter “oficial”, fazendo entrevistas. Em todas elas, sempre foi de uma gentileza ímpar. É uma estrela, mas se comporta com humildade e sensatez sempre que abre a boca para falar qualquer coisa. É um sujeito admirável.

Portanto, Ingo, continue com seus “Diários”. No GP, se possível. Sei que você deve me achar esquisito. Mas não é o único, fique tranquilo.

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Jefferson
Jefferson
15 anos atrás

A ¨Stock¨car Brasil, em primeiro lugar deveria ter identidade própria e não andar com carros que nada se parecem com carros, aliado ao fato desta mentira do motor V8, identidade como o antigo Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, identidade como a antiga Sudam, identidade como atualmente a TC2000 com carros de motores de linha, onde voçê torce pela marca que mais gosta!! até o BTCC inglês que hoje sem dúvida, mesmo dando à mão a palmatória sobre o humor dos Ingleses é o maior campeonato de categoria de Turismo ao lado da WTCC, sei que não adianta nada mais: FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO, CRIEM UMA CATEGORIA COM CARROS QUE ANDEM NA RUA !!! NÃO ESPAÇONAVES EXTREMAMENTE UTÓPICAS !! Abraço Flávio.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
15 anos atrás

Amigos, para terminarmos essa conversa, só quero registrar que gostando do que cada um gostar, o importante é discutirmos, colocarmos nossos pontos de vista. Achei legal a discussão e agradeço a todos, principalmente ao velho amigo Flávio pelo espaço e tempo. Claro que todos gostaríamos de ver corridas verdadeiramente multimarcas, com carros de sonho, mas isso é muito difícil, ainda mais aqui no 3o mundo. A Stock tem muito mais defeitos do que virtudes e eu conheço a maioria deles. Discutir sua parte técnica é covardia, cada carro lá é apenas “another brick in the wall”, mas é o que temos de melhor e sua parte boa enche os olhos de qualquer um. Arquibancadas corporativas também são comuns na F1 e são essas corporações que viabilizam o esporte que tanto gostamos. Vamos tentar ser positivos, tentar olhar o que há de bom. Eu já trouxe para o Brasil, em 1997, uma categoria fantástica, o Superturismo, de carros perfeitos, avançados, rápidos, lindos e tudo mais. Sabe o que aconteceu? Nada. As montadoras não deram o apoio e ela morreu em dois anos. Se a Stock não morreu até hoje, porque matá-la? Abraço grande a todos e Deus salve as diferenças de opinião! Por sinal, Flávio, tentei mas o meu jeito de fazer caipirinha é melhor.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

É é Holden, não Hoden.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Alan, realmente chamei os carros de “bolhas” e esqueci de mencionar a Hoden. Mas o que eu quis dizer é que os carros que correm lá existem de verdade e os motores são dos carros correspondentes.

Sérgio
15 anos atrás

Acho que em casa que não tem pão…. todo mundo briga e ninguém tem razão…….. O FG está coberto de razão em “descer a lenha” na parte técnica da STOCK. O carro é ruim mesmo. Todo mundo anda no mesmo segundo pois o chassis é uma porcaria. Não há diferentes acertos…… As marcas em nada se envolvem no desenvolvimento do carro, que é um motor V8 igual para todos, que não é da GM, ou da MITSUBISHI, muito menos da VW ou da Peugeot….. E o chassis é fabricado no Brasil, acho que pela ZF. Uma bomba! Contudo o Ingo também tem as suas razões……. E no quesito MARKETING, a STOCK está dando SHOW……. Junto com a TRUCK, a STOCK é a única categoria que está crescendo, gerando empregos, ficando RICA, tendo um campeonato organizado, patrocinadores, cobertura ao vivo pela REDE GLOBO, ou seja, está dando o que falar. Infelizmente, outras categorias como a F3, F-FORD, F-RENAULT, F-OPEL, o KART, campeonato de marcas e pilotos, ou seja, todas as categorias de base do automobilismo nacional estão ou MORTAS, ou estão minguando, com GRIDs ridículos, culpa da má gestão da CBA. Portanto vejo a STOCK como uma categoria ainda muito deficiente tecnicamente, mas vai melhorar com o tempo, pois com todo o respaldo financeiro que ela está conseguindo, a tendência é de evolução tecnológica…… Só o dinheiro constrói……. Sinceramente, não me preocupo com a “briguinha” da STOCK/ESTOQUE, pois acho que tanto o FG quanto o Ingo tem suas razões, o que me deixa de cabelos em pé é ver como andam nossas categorias de base…… Estas sim, formadoras de talentos……. Estamos MORRENDO!!!!!!!

Eric
Eric
15 anos atrás

Alan,matou a pau na explicação da Nascar e da DTM….nem gosto de extender mais nisso…tem nego que mete o pau e nem sabe…ó dó,como diria FG….

Alan Magalhães
Alan Magalhães
15 anos atrás

Prezados. Tá aí a prova de que a desinformação acaba virando verdade quando repetida várias vezes. Ao AC Magalhães eu diria que não vejo problemas em se posicionar quando se está convicto. Se tens medo de publicar suas opinões, omita-se de vez.
Ao Flavinho, grande camarada, jornalista de primeiríssima e dono do meu site preferido de automobilismo, eu lembro que as despesas da equipe do GP na Stock eram sim pagas pela Vicar em 2007, faltou deixar isso claro em sua resposta, até citei que hoje em dia não são mais.
Ao petrafan, sinto em dizer-lhe que você é mais um dos milhões que “compraram” essa verdade camuflada. Os motores da Nascar não têm pedigree, as logomarcas das bolhas são estampadas nas tampas de válvulas, blocos etc., mas os motores não são de nenhuma das marcas envolvidas, são montados em speedshops com componentes de diversos fornecedores, como na nossa Stock. O mesmo engano você teve no caso do DTM, onde essa “verdade” é mais bem vendida e camuflada. Visite pessoalmente várias equipes de DTM como eu fiz e você comprovará as sutilezas, inclusive de carrocerias.
Ao corredorX devo dizer que estás quase certo. Na Grand-Am os blocos são das marcas, mas o resto é feito para equalizar a performance. Mas quanto ao V8 Supercar você está 100% errado. Lá os carros não são silhouette, usam os monoblocos de fábrica mesmo e os motores de cada marca. Ford é Ford e Holden é Holden. Não há bolhas lá. Quanto a um Astra V8 também acho improvável, assim como um Fusion V8 que tanto enaltecemos na Nascar. Automobilismo é show e o importante é ter arquibancadas cheias, patrocinadores e oba oba. Querem o contrário? Assistam a uma prova do nosso Brasileiro de Marcas para ver a tristeza que é. Abraços a todos, que certamente como eu, amam esse esporte.

RESPOSTA DO FG:

Alan, de novo não é bem assim. Acho curioso notar como todo mundo parece saber da vida financeira e comercial da minha empresa, mais até do que eu… A Vicar (e nem era a Vicar, era uma agência a ela ligada), sabe-se lá por quê, resolveu anunciar no GP no ano passado. E o valor dessa publicidade eu reverti integralmente para custear a cobertura da Stock. Não tenho necessidade de ficar expondo detalhes de minhas atividades comerciais a ninguém, exceto à Receita Federal, mas como você é amigo, acho que merece a explicação.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Que eu saiba, na Grand-Am os motores são dos respectivos fabricantes. Das internacionais, a única que poderia ter algum resquício de semelhança seria a V8 Supercar da Austrália, mas até isso não seria possível, porque o motor da bolha corresponde ao motor carro de verdade, que é o Cobra (que também term motor V8, diga-se), ao contrário da Stock.

No dia que o Astra tiver motor V8, aí sim alguma comparação poderá ser feita.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

na Nascar, pelo menos o motor por baixo da bolha tem que ser do fabricante cujo símbolo a bolha ostentar no capô.

na DTM, que eu saiba, os Audis são Audis mesmo, e os Mercedes são Mercedes mesmo. não tem bolha de Audi com motor Mercedes nem vice-versa.

A.C. Magalhaes
A.C. Magalhaes
15 anos atrás

“Só sinto que a maioria dos debatedores deixem suas opiniões de forma anônima, parecem estar com medo de alguma coisa.”
No país da Rede Globo, da Editora Abril, do Zé Dirceu, do Daniel Dantas, do Greenhalg, da mordaça ao livre debate eleitoral travestida em lei regulatória, jacaré nada de costas.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

É só uma questão de contexto. O Ingo não deve saber da dissociação que existe entre o GP e o blig. Se hoje a stock não é tudo o que dizem, o fato é que no passado ela foi ainda pior. E como alguém já falou, estamos no Brasil, não nos EUA ou Europa.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
15 anos atrás

Acho que o debate é sempre bem-vindo e ele se fez forte depois da publicação desse “diários”. Só sinto que a maioria dos debatedores deixem suas opiniões de forma anônima, parecem estar com medo de alguma coisa. Nem sempre concordei com a linha editorial dedicada à Stock Car no GP, assim como não acho a Stock Car a perfeição sobre rodas. Ambos têm defeitos e se reinventam para avançar. O estranho é mandar equipe cobrir a categoria, custeada por ela e mandar o sarrafo. Se é para fazer jornalismo “purista”, não aceitem esse tipo (sei que ele não existe há algum tempo) de ajuda. Vivo no e do automobilismo há mais de 20 anos e jamais havia visto no Brasil uma categoria que faz o que a Stock está fazendo, que gera o que gera, que emprega o que emprega. Nem F2, F3, Fórmula Ford, Fiat, UNo, Pálio, Marcas, nada chegou aos pés da Stock e temos que concordar com isso. Se a bronca é com categorias silhouette, ou “bolha”, apontem suas armas também para a Nascar, Grand-Am e ao DTM alemão, que também usam os mesmos conjuntos por baixo das diferentes bolhas. Pois é, pouca gente acredita (pois é bem vendido e camuflado), mas o DTM também usa essa fórmula e não vejo ninguém chamando-a aqui de “deteeme”.

RESPOSTA DO FG:

Os repórteres do GP viajam para as corridas da Stock com as despesas pagas pela Warm Up.

Eric
Eric
15 anos atrás

E mais uma coisa:

Na F-1 são as montadoras né…..você acha que na Scenic a Renault ultiliza a tecnologia que o Alonso desenvolveu?E no seu Corolla,a Toyota F1 ajudou para carai….?
As únicas…..Ferrari e discretamente a Mercedes.

Então a Red Bull é uma merda….pois é uma “bolha”com motor Renault????

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Fato 1: A Stock realmente é uma bela duma porcaria.
Fato 2: O Ingo é um grande sujeito, e um puta piloto. A derrapada no domingo foi o único momento digno de nota da corrida inteira.

MRui
MRui
15 anos atrás

Não gosto das corridas da Stock pq acho chata mesmo… poucas ultrapassagens e sei lá… prefiro dormir… não me atrai.

Por outro lado, acho uma grande besteira a torcida contra do FG, o TC 2000 não é exemplo nenhum de categoria, autodramos feios, corridas de bate-bate….

Críticas q acho injusta.

a) Passa na Globo… (Era melhor q passasse onde? SBT? Band? Record?

b) Carros são iguais (E daí? O que não faltam são categorias assim…)

c) Chassi tibular (tá… vamos usar carros de rua e esperar as pessoas baterem e morrerem? Meu 1.0 mal passa de 80.. não quero ver um carro desses bater a 180… teria pena de quem tivesse dentro)

d) Montadoras não se envolvem (Oq preferem? Monomarca total… ou bolhas diferentes? Acho q estamos no Brasil e não nos EUA, Australia, Europa.. onde vale a pena as empresas investirem em tecnologia… ou é como está.. ou simplesmente elas vão embora)

e) Só sinto falta q a Stock Junior ou Light fosse com bolhas de carros populares… afinal esses são os carros vendidos no Brasil.

F) Amantes do automobilismo (esporte) são poucos que assistem corridas e ainda são super chatos, ja´os q gostam das corridas (entretenimento) são muitos e não se preocupam com rebinboca da parafuseta

g) Gosto bastante de F-1 (onde tem envolvimento de montadora e etc…) e a maioria das corridas é um saco… passamos a vida inteira sem saber quem tem o melhor braço.. o cara da Toro Rosso ou aquele q só correu de Toyota… exatamente onde é esporte… e onde é dinheiro q diferencia as equipes???
Pensem nisso…

Rick
Rick
15 anos atrás

Nossa! Depois de 115 comentários, eu! Mas vou dar meu pitaco!
O Ingo dá um show de pilotagem, na pista. E um show de humildade fora dela, até quando escreve… E o FG dá um show de jornalismo quando comenta, escreve, critica. Enfim, aqui no blog, no GP ou em qualquer outro lugar.
Conheço muitos pilotos; poucos com o Ingo. Conheço muitos jornalistas, tive muitos professores; poucos como o FG.

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Para o ídolo que é. Ingo deveria ser um pouco mais tolerante

Além do mais, deveria perceber que não existe comparação entre o Jornalismo Esportivo (muito bem feito) pelo Grande Prêmio, e o ambiente informal do Blog, onde podemos expressar nossas opiniões, nós e o Gomes.

Sou fã do Ingo, ele fez história nas pistas e não ficou devendo nada pra cabra nenhum, mas temos que lembrar que em seu ambiente o FG também vem fazendo bonito…

Miguel
Miguel
15 anos atrás

Nossa!!!!
depois desse comentário do Squa, fiquei até com medo de opinar sobre qualquer coisa relacionada a essa polêmica!!rs…..
É natural, alguém que comeu o pão que o diabo amassou e lutou para o crescimento de uma categoria que a proteja e fique chateado com quem fale mal dela. Normal.
No mais garanto q o FG faz um jornalismo sério e que o blog não tem nada a ver com o GP.

veber
veber
15 anos atrás

o pessoal da stock deveria diminuir 200 kilos nos carroes e melhorar o chassi,,, desta forma certamente a emoção iria aumentar e principalmente o talento do piloto iria fazer mais diferença… mas talvez não seja isso que queiram,, na verdade o que manda hoje é mídia e show,, o resto fica pra depois,,, vejo vcs no SPORTV ao vivo nesta sexta com a F-1 ao vivo direto do melhor circuito do mundo SPA – Bélgica…. See you

veber
veber
15 anos atrás

eu até acho a Stock Brasileira e a Nascar Americana corridas show que envolvem bem o público,,, mas a Brasileiro por exemplo tem poucas ultrapassagens e muito bate bate,,, a Americana pelo menos neste quesito ( ultrapassagens ) é bem superior….. Agora acho que vc Flavio Gomes como eu e como muitos outros tem o sentimento de que estes carros são muito pesados e muito lentos,,, mas vivemos em democracia e todos tem os seus direitos e espaços garantidos,,,, mas posso confessar,,,, Formula 1,, MotoGP,, Indy Car,, GP2 e a nova SUPER LIGA são boas demais,,, vale lembrar que o WTCC é turismo mas também é show,,, tem altas ultrapassagens…….

EDGAR é o Kara
EDGAR é o Kara
15 anos atrás

Por falar em pilotos feras e narradores:
CADÊ O Edgard Mello Filho?????

Squa
Squa
15 anos atrás

Eu nem ia comentar nada, mas não aguentei. Q o cara é uma lenda, ninguém contesta, e por isso mesmo se espera um pouco mais de tolerância, ou sei lá que adjetivo colocar, com as críticas. Em 2005 eu acho, encontrei com esse cidadão nos boxes, antes da corrida, andando tranquilamente, me aproximei, manifestei minha admiração por ele e pedi uma foto. Ele não falou nada e parou, o que entendi como um “sim”, dei a máquina pra um amigo e me posicionei, e percebi meu amigo esperando algo pro clic, olhei pro Ingo e ele estava de costas pra mim, olhando pro outro lado. Eu apontei para a máquina e disse “a foto é ali”, e ele olhou pra mim com cara feia e saiu andando. Fiquei P. da vida, aquilo era o cara q eu admirava? Falei alto pra ele já saindo, “obrigado simpaticão, vc vai rodar na corrida”, (falei exatamente isso, não esqueço), ele olhou feio de novo e continuou sua andada. Minha praga é forte, ele rodou na largada, comemorei feito um gol. Desde então torço contra. Acho q ele deve ter medo de mim hj em dia…

R.Zuquim
R.Zuquim
15 anos atrás

Apoio o Mandruvá: “Ponto final.”
– mas que rendeu conversa (a)fiada, rendeu, né FG?

Aproveito pra perguntar ao Flávio:
onde estão as faladas fotografias de veículos asiáticos e soviéticos que você andou vendo lá pelas bandas do camarada ?
Mostra elas pra nós. Ou já viraram livro?

Márcio Pimenta
Márcio Pimenta
15 anos atrás

Ingo foi deselegante sim. E não o foi apenas com o site Grande Prêmio, foi com a Chevrolet tambén que durante anos apoiou a categoria.

Ingo fez muito mais mal a categoria escrevendo este texto que se tivesse ignorado o termo “Estoque”. Ignora por exemplo que nenhuma montadora apóia com seriedade a categoria. Todas vêem a Estoque como um mero brinquedo de uma oligarquia falida e provinciana.

Lamento por Ingo ser limitado neste sentido.

Mandruvá
Mandruvá
15 anos atrás

Só tenho uma coisa a dizer: a Stock Car é uma porcaria. Ponto final.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

São pontos de vistas diferentes , só isso.
Por um lado, quem vive de automobilismo, ralou por anos, etc, ver agora uma categoria com a Globo (gostem ou não é a TOP) , pagando salários, gerando receitas, etc, só enxerga o lado bom, oportunidades, carreira, etc.
Alguém aqui prefere a Stock Car de 1988, aqueles Opalas disfarçados, com aquela carenagem horrorosa, se não me engano feita pela CAIO (que fabrica ônibus) ??
Por outro lado, quem gosta de corridas do tipo WTCC, DTM, BTCC, ou até a TC2000 e Top Race na Argentina (é duro de engolir , mas eles estão muito a frente nossa nesse ponto), com tecnologia, apoio, público, divulgação, etc,etc, se revolta com o show “Nascarizado” da Stock.
Quem gosta de corridas e bons pegas, não perde a viagem e assisti com narração ruím mesmo. Aguenta até o Téo José…

Particularmente a Stock não é a minha preferida, mas é corrida e eu assisto quando dá.

Concordo com o ditado do Éric :
Muitos críticos aqui adorariam ir com boné e boca livre na faixa…

Dú
15 anos atrás

Paulo, deu digamos, a estocada final!
Não confunda a estocada com a Estoque do FG.
Digo que deu a estocada final no peito do Automobilismo.
Fez a CBA se achar, ganhar grana e tal.
Creio que se o Brasil não tivesse o GP de F1, a CBA estaria descrendeciada junto a FIA, como era em 67, que pilotos de fora tinham receio de vir correr nas Mil Milhas com medo de perderem a licença.
Isto é um assunto para se defender tese, mostrando o lado do famoso marketing, dos bastidores, de quem são os donos da categoria.
Por exemplo;
http://www.estado.com.br/editorias/2007/05/09/eco-1.93.4.20070509.56.1.xml

Doutor Marin
Doutor Marin
15 anos atrás

Gomes: Pra mostrar pro Alemão que vc gosta de Stock e não de estoque, põe de novo aquele post com 2 Opalas Stock fazendo a curva em “Nado Sincronizado” acho que a foto era do Paulão e do Alemão mesmo. Do tempo em que “Carros” precisavam de “Pilotos”…

Lago
Lago
15 anos atrás

éric, você tem certa razão. a primeira, indúbitável: o que vale são corridas mermão, até de biga. quanto aos acessórios destas, ou seja, quanto ao resto, se a empadinha estiver quente, se la cerveza gelada e o scotch on the rocks, porquê eu iria reclamar, não é mesmo?

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Não importa se o Ingo confundiu GP com Blig, o fato é que ele aproveitou prá dar o seu recado: não gosta da maneira que o Gomes se refere à categoria. Direito dele, tanto quanto do Gomes não gostar e escrever no blog. De fato o GP faz cobertura e não emite a opinião do Gomes.

A polêmica derivada disso é o valor que a Stock tem para o automobilismo brasileiro. Não tenho bagagem técnica suficiente para emitir juízo de valor sobre o assunto, mas também não me agrada muito.

E não agrada, porque não basta apenas ter um monte de gente no mesmo segundo prá dizer que o negócio é bom. Fico impressionado como tem piloto ruim prá caramba que consegue chegar em play-offs e até disputar vitórias. A impressão que tenho é que é um negócio meio nivelado por baixo, onde o piloto não faz muita diferença. Por exemplo, tem muita gente ali que consegue andar mais rápido que o Ingo em certas situações, mas se estivesse a bordo do 17 naquele toque do Burti tinha espatifado a bolha sem dó.

Na F1 é o extremo oposto. Ponham o Kimi e o Hamilton na Force India e vai ver se se eles marcam algum ponto.

Um meio termo bem interesssante é o WTCC. Os carros são de verdade e as disputas também. E tá cheio de piloto bom. Muito interessante de assistir.

Categorias que são diferentes faces do mesmo esporte, cada um gosta das suas. O problema por aqui é que a RG quer vender o seu produto e quem conhece bem automobilismo fica de saco cheio com o tipo de ‘marketing’ deles, aí o negócio fica parecendo mais ‘fake’ ainda.

Só prá encerrar. Que papo absurdo é esse que a stock assassinou o automobilismo brasileiro????

Eric
Eric
15 anos atrás

Só mais uma coisa:

Todo mundo adora a F-1 né…..então vai:

Na F-1 tem também um puta monte de caras e bocas,empadinha,paddock,arquibancada dos bonézinhos as pobres moças solitárias(Cobram caro!!!!!) que ganham um ingresso e nem vêem a corrida e ninguém comenta!!!!!!Alguém aí já foi na F-1 comer e beber a vonts????Eu Já!!!!!!!E eu que sou fanático não ganho(só para o sabado e olhe lá)na porra da Truck idem,na Porsche Cup idem……cacete galera…..QUE MUNDO VOCÊS VIVEM?????????

No mundo inteiro é assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ronaldo Reis
Ronaldo Reis
15 anos atrás

Bueno, na GT3 aqui em Brasília, conheci, tirei fotos e conversei com o Ingo. Sujeito impressionante. acessível, tranquilo, prestativo. Se já era fã do piloto, aumentei o reconhecimento da pessoa, do homem que fez sua história na categoria.

No ano da sua despedida, resolve escrever um diário.
Ele esta se afastando, poderia simplesmente viver das glórias que alcançou.

Mas resolve defender a categoria que o abraçou, registrando que nosso FG critica esta categoria.

Ora !

Os dois podem ter convergência de ideais.
E divergências de opiniões.

Nada de excepcional até aqui.

Nosso FG registrou a sua réplica, com relação a opinião do Ingo.

Há o direito da tréplica ?

Abraço.

Lago
Lago
15 anos atrás

nada como conseguir seu posto no olimpo, onde os bons tudo podem. até mesmo dar uma dura no patrão. hé! hé!

Marcão
Marcão
15 anos atrás

Com todo respeito ao Ingo que é um herói do automobilismo brasileiro, mas, a Stock é razoável, mas o que fode é a transmissão, os caras da Globo são muito ruins, não manjam nada de automobilismo e ainda querem inventar modinhas como o tal Dr. Stock, literalmente ridículo.
Prefiro assistir a DTM pela internet, ouvir comentários em inglês que não entendo nada, mas, pelo menos não ouço merda dos comentaristas da globo. Engraçado que o Galvão vive criticando a transmissão da FOM na F1, mas será que ele nunca prestou atenção na merda de transmissão que a Globo faz? Literalmente ridículo, nem vale a pena fazer mais comentários.
A Stock só será um verdadeiro ícone do automobilismo profissional quando os idiotas que estão envolvidos na organização se profissionalizarem.

jose
jose
15 anos atrás

Vaidade,vaidade,vaidade,sempre ela.
Já destruiu amizades,amores,já fez guerras, vira e mexe e ela faz novas vítimas.
Ingo Hoffman foi e é um grande piloto não só na stock,foi grande na F2,F1,brasileiro de marcas e por aí vai,melhor,mas muito melhor que a maioria dos pipis,cocos,kakas,fifis,pepes etc… dessa droga que se transformou a stock brasileira.
Só tem uma coisa seu Ingo:a stock não é o centro do mundo,muito pelo contrário é uma categoria chata com carros com motor de caminhão,chassi de canos dagua,tecnologia argentina,pneus ensaboados e um grande balcão de negócios onde todo mundo é vip e muito chique.
Até entendo que o Ingo se ofendeu,afinal é até onde eu sei seu ganha pão mas não tem como negar que a categoria deixou de ser muito legal(no tempo dos opalas),mais ou menos com as barcas dos omegas e essa porcaria que é atualmente.
Por tudo isso seu Ingo,pelo grande piloto que o sr é,pela grande pessoa que o sr sempre foi acho que foi exagerada a sua reação.
Vou lhe dar um conselho:elimine a vaidade o mais cedo possível,não desaparecendo os sintomas procure um médico.

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Caro FG
Elegante sua posição. Se fosse em certas emissoras ou blogs a coluna tinha sido vetada e nunca saberíamos dela.
Não gosto da estoque. Assisto porque é carro correndo e quem ama esse troço assiste a qualquer porcaria.
Tem razão o Ingo de defender o seu ganha pão. Mas ele tem de saber separar o joio do trigo. A estoque, que o fez ser o super campeão que é, não existe mais, foi mutilada, castrada e torturada em prol da comercialização da imagem da categoria.
A estoque dos anos 80 e 90 era romântica, tinha pilotos que entendiam de mecânica, tinham muito braço, pouco dinheiro, muita coragem e desprendimento. Por isso era espetacular. Hoje é circo. Quando uma emissora passa a mandar em corrida de automóvel é sinal de que os valores se inverteram.
Vamos aos motivos pelo qual não gosto da estoque:
– É corrida de bate-bate.
– É corrida da R.G.
– Acabou com as categorias de fórmula no Brasil.
– Todos os chassis são iguais
– Tentam iludir o publico colocando as bolhas.
– Tentam iludir o público com aquele reabastecimento ridículo que nem necessário é. Os carros podem completar a prova sem reabastecer, mas são obrigados a fazê-lo.
– Tentam iludir o público com aquela superpole ridícula.
– Sacaneiam o público que gosta de automobilismo, fornecendo péssimas infra-estrutura, organização, lugares, sinalização, condições de higiene e dando preferência às torcidas dos bonés, deixando claro qual é a prioridade.
– É sepultura de piloto em final de carreira.
– Não investe um centavo na melhoria dos circuitos em que corre – diferente da truck.

Posso passar o dia enumerando defeitos na estoque…
O que o Ingo não pode é confundir as coisas. Trabalho é trabalho. Opinião própria é outra coisa. Saber diferenciar os dois é profissionalismo, isenção.

Todos aqui que não gostam da estoque tem a capacidade de não o gostar por opinião própria é não por “lavagem cerebral” do Gomes.
Tomara que o Ingo leia esses comentários para perceber que, apesar da chuva de confetes da RG, para quem está do lado de cá da tela, a estoque virou circo. E com direito a palhaços, só que na platéia.

Vidotti
Vidotti
15 anos atrás

Por tudo o que o Ingo já fez, tem o direito de criticar o Gomes sim.
Como diz o ditado: “Quem fala o que quer, ouve o que não quer!”… mas isso é democracia, certo?!

Ingo, continue escrevendo, pois se vc parar, vai parecer que realmente não podemos viver com opiniões diferentes!! Não faça como os bandidos dos gramados que só pq são palmeirenses matam os são paulinos. Isso é coisa de cretino.

O que o Gomes falou, tem a lógica dele (meio distorcida às vezes, concordo), mas esse é o direito maior do ser humano –> se expressar livremente.

Fica Ingo!!

[]s

Irapuã
Irapuã
15 anos atrás

Esquisitices à parte, gosto de coerência e profissionalismo.
Por isso admiro as posições do FG. E também por isso admiro o Ingo, piloto versátil e completo, coerente e profissional. Opiniões são pessoais e mesmo que diferentes, devem ser respeitadas.
Esse assunto me lembrou de quando era muito mais jovem (infelizmente já não sou tanto), e gostava de corridas de autorama, naquelas pistas de oito carros, trinta e tantos metros. Mas aí começaram a aparecer “profissionais”, com carrinhos muito mais potentes e em categorias exclusivas, com chassis cobertos por placas retas coloridas e “apêndices” aerodinâmicos incolores, que eu quase não conseguia ver de tão rápidos. Me afastei, porque gostava de corridas de carrinhos e não de corridas de cunhas coloridas. Pois é esta a sensação que me passa a Stock-car de hoje. Eu gostava da Stock – e do Ingo- de antigamente, competindo com os Opalas do Pedro Vitor DeLamare, Paulão Gomes, etc.
Talvez porque eles corriam de carro e não de bolhas coloridas…

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
15 anos atrás

Ahhhh sei lá….

Eu gosto de corridas, a estoque é divertida, Ingo é genial, o grade prêmio é um grande site de noticias, gosto de ler as opiniões do Flávio no blig , independente de concorda ou não…

sei lá acho que o Ingo tava de mau humor quando escreveu!

Abraço a todos!!

Guto
15 anos atrás

Eu estou começando a gostar da Stock agora. Claro que tem muito a melhorar e adoraria ver um multimarcas de verdade na competição. E sei também que as corridas tem mais de publicidade do que de automobilismo em si.

Mas acredito que está evoluindo e, em breve, será uma categoria que conquistará o público de vez. Torço para isso!

E o Ingo é, sim, sinônimo de Stock Car. Assim como o Senna era de F1 (Fangio e Schumacher também)…

Abraço

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Se tem um cara que pode falar o quiser de Stock Car neste país, este cara é o Ingo Hoffman. Afinal de contas ele passou e ainda passa, tudo o que aconteceu de bom e de ruim na categoria. Entendo o que o Ingo quis dizer. Ele esta defendendo o seu ganha-pão, esta certíssimo. Não costumo ler as notícias da Stock Car no site GP, simplesmente porque o pouco tempo que tenho, uso para vêr outras notícias que me interessam, daí não posso dizer se o site denigre ou não a categoria. Mas é inegável que a Stock tem mais espaço neste site do que, por exemplo, no site da Globo. Isto eu sempre tive o cuidado de verificar. Inclusive nesta semana ( e isto eu jamais tinha visto aqui com qualquer outra categoria a frente da F-1, carro chefe ) o subtítulo da Stock no “Últimas Notícias” deste site estava no topo. Quanto ao jornalista Flavio Gomes, eu, na condição de leitor do site e blogueiro, já discordei diversas vezes da opinião dele, mas sempre respeitando-a e em outras ocasiões, o Flávio escreve ou lembra de coisas que eu penso ou gosto que me faz sim ter uma profunda admiração pelo seu trabalho (e porque não pelo seu lazer, pois o blog é o Flavio Gomes em seu estado bruto e por vezes brutal) Só o tempo dirá quem tem razão. Só pra citar um exemplo do que a Globo faz com seus “produtos” quando estes não servem mais. Li no site da UOL que alguns figurões da Globo já pensam em boicotar os esportes olímpicos já que “a” emissora, perdeu os direitos de transmissão dos jogos Olímpicos. Quando ela perder a F-1, talvez ela não tenha mais “vontade” também de passar as corridas da Stock.

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu sei lá se estou sendo radical…..mas o que é mais legal:
34 carros(fod-se que sejam bolhas,capas ou catsangulo que seja) que andam,com 20/25 no mesmo segundo,nego tira pelo de ovo para andar na frente ou GT3 que é espetacular mas com 2 voltas nego já abriu 10 segundos dos outros e vira desfile,salvo raras exceções???
Falam dos boyszinhos da Stock….e na Copa Maserati e Porsche Cup são só quebrados né???

Acho que vale o ditado:

-Macaco que não alcança a banana,fala que ela é podre!!!!

Eu gosto de corridas,seja qual for.

Celso Vedovato
15 anos atrás

Parabéns pela seriedade, sinceridade e dignidade dos dois. é assim que se faz. Voces são exemplos. Parabéns

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
15 anos atrás

Boa discussão. Mas como ainda lembro do Ingo correndo de brasília azul, precisamos relevar que talvez ele não saiba que BLog é uma coisa, site do Grande Prêmio é outra. E, convenhamos, ninguém tem mais direito de falar da Stock Car do que ele. Ele com suas razões e FG com as suas. Mas foi muito agradável ler o ícone da Stock dizer que os comentários das transmissões “DA” emissora são, digamos, ruins …

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

Só esquisito???

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Dificilmente falo da Stock, até porque só acompanho o básico. Mas vale a pena dizer que é, sim, a única categoria com alguma relevância no país. Onde estão as outras?

O que vimos no Rio neste domingo foi até legal. Uma transmissão boa da TV, na medida do possível, e percebi que a categoria valorizou o decrépito Autódromo do Rio, ao fazer esta prova do milhão, chamando a atenção para uma praça esportiva altamente necessitada de recursos.

Agora, é evidente que os problemas existem, muitos deles explícitos. Traquinagem tem em qualquer lugar, e temos que bater mesmo, por mais que a Stock esteja no auge e para tristeza de todos seja a única categoria automibilística do país.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Olha eu sou novo nesse cenário do automobilismo, as algumas (poucas) vezes que fui pra interlagos com meu pai era pra ver a stock car, ou aquelas corridas que tinham de palio, corsa, essas coisas. E lembro bem que era tranquilo chegava la escolhia onde queria ficar, só precisava chegar um pouquinho mais cedo que tava tudo livre. O Ingo define que a categoria de lá pra cá cresceu. Eu defino que a categoria cresceu de forma desordenada! A categoria tinha tudo pra ser excelente mas pra mim virou um lixo. Deixou de ser uma categoria e passou a ser um big brother, só ta la gente fazendo caras e bocas, garanto que a maioria ali não sabe o nome dos pilotos, que dirá reconhecer eles. Sempre li os diários do Ingo, principalmente porque ele não conta nada da stock atual, se contar não leio, conta tudo da época em que a categoria lutava, as dificultades, etc.
A formula truck que ele cita ai eu me recuso até a discutir esse assunto. Um veículo que foi feito pra levar carga, dentro de uma pista é uma piada, das mais de mal gosto possível. Enquanto todas categorias de corrida do mundo, os caras investem na aerodinamica, a truck entra com aqueles trabolho quadrado jogando fumaça pra todo lado.
E é lamentavel que a stock tenha crescido pra aparecer na globo, esses dias tava assistindo a DTM, aquilo sim que é corrida, e pensei. Bem que um único carro desse dai podia ser o último do grid, poderia correr uma corrida junto com a stock lá, ia mostrar um pouco da realidade da stock por trás daquelas propagandas.

Giba
Giba
15 anos atrás

Caro Gomes, leio religiosamente seu blog todos os dias. Raramente comento mas não é por nada. Preguiça talvez.

Adoro automobilismo e acompanhei anonimamente a despedida do #96.

Acho a Stock um saco.

Os Cacas, os Maurícios, os Burtis não ajudam em nada a categoria.

Legítimo o Ingo defender o ganha pão dele por sei lá qtos anos (mais do que eu tenho de vida) !

Só faltava ele dar uma de ROBINHO agora e meter o pau tb

MC
MC
15 anos atrás

ADOREI. Os dois. IH e FG.

Bento Carneiro
Bento Carneiro
15 anos atrás

Toma, papudo!!!
Boa Ingo
Boa FG
Vamos colocar as cartas na mesa…

Isso é exatamente o que não acontece na campanha eleitoral.
Quem faz aqueles programas? Os roteiristas do Pânico?
Que desperdício incrível da oportunidade se colocar coisas importantes para milhões de pessoas.