MAIS 500?

MONTEVIDÉU (no, please!) – A coluna Warm Up desta semana, publicada no GP com um dia de atraso, é sobre a vitória de Vettel em Monza, usando a corrida de Senna em Mônaco/1984 como parâmetro de comparação. Mesmíssimo tema de post de outro dia, então não sejam repetitivos! Se você já comentou lá, não precisa comentar aqui. Se já me xingou lá, não precisa me xingar aqui. Sacou?

Aliás, o melhor a fazer é não ler, para não despertar seus instintos mais assassinos…

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Vanessa
Vanessa
15 anos atrás

Outro alemão pra fazer história.

Corneta
Corneta
15 anos atrás

“Bellof teria passado Senna se a corrida continuasse”, assim como se “Senna não tivesse morrido, teria batido todos os recordes da F1 e Michael Schumacher seria mais um tricampeão”… é tão bom brincar com “se”… se eu pudesse, correria no lugar do Massa…

Ramon
Ramon
15 anos atrás

Sem querer comparar os pilotos, acho que a corrida do Senna em 84 mais expressiva que a do Vettel.
Tomei o cuidado de rever a corrida de 84. Senna largou em 13º (acho), com uma Toleman, em Monaco, onde passar é uma proeza. Em determinado momento da prova, estava a 36s do Prost, este com uma mclaren.
Antes da bandeira preta, ele estava a menos de 7s do francês.
Essas dificuldades o Vettel não enfrentou em Monza, embora reconheça nele um piloto diferente.
Outra coisa, a F1 tinha em 84 pilotos como Prost, Piquet, Mansell, Lauda, Rosberg, fora outros bom que não foram campeões.

CASTILHO
CASTILHO
15 anos atrás

Flávio Gomes,

Falou primeiro que o cara tinha feito mais do que o Senna. Depois (no warm-up), disse que o que o Vettel fez é comparável ao Senna na Tollemann. Afinou ou mudou de idéia?

Alexandre Armani
Alexandre Armani
15 anos atrás

Flávio Gomes

Novamente suas observações foram ótimas, já que é um conhecedor de automobilismo e detem total capacidade para fazê-las, inclusive para dizer o que disse. Parabéns.

Parabéns também para o Alexandre AFA, por relacionar Bruno Giacomelli, Derek Warwick, Stefan Johanson e Teo Fabi, de forma bastante exclarecedora.

Aos fãs(fanáticos), que não aceitam comparações, sua definição segundo o dicionário Houaiss.

FANATISMO

■ substantivo masculino
1 zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância
2 Derivação: por extensão de sentido.
faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão

Não sejam extremistas, intolerantes, obsessivos nem cegos, vamos abrir a mente e aceitar o novo ou o melhor.

Emerson
Emerson
15 anos atrás

Na chuva o ToroRosso do genial Adrian Newey, empuraddo pelo motorzão Ferrari e bancado pela Red Bull que vende suas bebidas com uns 5.000% de lucro é o segundo carro mais rápido. Até o Bourdais anda bem com um carro desse na chuva.

Brar Soler
Brar Soler
15 anos atrás

Já me acusaram (e não foi só aqui) de Sennista, Schumachista , Piquetista.

Eu confesso que de fato eu cometi o pecado mortal de ser um Emersonsista xiita, no tempo que um brasuca na f1 era algo inédito como polaco Kubica é hoje.

Ayrton sofreu o mesmo problema que Vettel está sofrendo Ninguém aguentava mais brasileiro vencendo na F1 (naquela época era mais difícil ganhar 2 ou 3 títulos) quando apareceu esse cretino do Senna dando o show em Monaco, passando campeões na cara dura como Rosberg, Lauda e ia passar em cima do Prost também….. era pra no dia seguinte ele ser contratado por uma equipe de ponta. A mesma coisa está acontecendo hoje com Vettel. Os caras não querem faxilitar para outro alemão, depois da overdose de Schumacher..

Tá na cara que era para o Sebastião estar numa Ferrari ou numa Mclaren, mas, não está nem na BMW. (Sorte da Red Bull).

O Vettel recém saído da adolescência fez barba cabelo bigode em Monza. O que ele fez, mas, nem Schumacher pode fazer porque passou da Jordan para Benneton (uma equipe em franca ascensão) depois de uma corrida, Nem o Hamilton pode fazer também porque já começou na Mclaren de ponta. O feito do Vettel é só comparável ao do Senna …

Nem Schumacher ne Hamilton tiveram a mesma sorte nesse aspecto. Tenho que admitir isso…. porque o Emerson que pela lógica era o maior de todos (o rei da quebra de paradigmas) é outro que começou pela porta da frente na Lotus.

KUBI é o cara!
KUBI é o cara!
15 anos atrás

FG,
Não sei se falaram aqui, mas além da categoria, a tranqüilidade do garoto Vettel é impressionante. Correu como veterano.

Só que… Só que…
KUBI É ANIMAL! KUBI É O CARA!

Robert Kubica M5 / BMW-Sauber Meet the Team Day
http://www.youtube.com/watch?v=u33myOPeTkI

Robert Kubica and… Mitsubishi Lancer Evo VI
http://www.youtube.com/watch?v=LnlOXwHOea0

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Essa viuvada não cansa!

É isso mesmo, falou bem o Nat-Rock, a fila anda.
As viúvas deviam parar de choradeira e fundar uma igreja prá idolatrar o ‘santo’. Só de comparar qualquer outro mortal com o Senna, vira blasfêmia. Vão procurar outro blog.
Ô povo chato, sô!
Chato e míope.

antonio
antonio
15 anos atrás

Uma questão a mais a ser colocada : Por ser um carro novo , há pouco lançado , não seria a STR um dos bons carros deste estágio do campeonato – bem à frente da BMW, por exemplo – fazendo com que o feito do Vettel não seja meio que ‘normal’ ( considerando a já enorme expectativa que se tem dele ) face a coincidencia de momentos ruins de carros e pilotos Ferrari/McLaren ( convenhamos , nenhum dos quatro fazia/fez um grande treino) ?
E, por isto, o feito do Senna seria bem mais genial ? ( ‘mais genial’, ou seja , considero o do Vettel genial também)

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Bem , parece que as viúvas e carpideiras não se cansam nunca. Se o Bellof era rápido é por que o carro estava fora, o cara dopado e outros quetáis. Nada que possa macular a imagem do grande Senna, que indubitavelmente foi grande, mas estas amor paixão incindicional beira a chatice. Quem alguma vez já teve a oportunidade de pilotar o que quer que seja na chuva, sabe das dificuldades e que a potência do motor conta, mas muito pouco.É preciso arrojo e perícia, e não era só o Senna que tinha isto. Só para por mais lenha na fogueira. Será que ele faria o mesmo com um carro levemente inferior e não com aquelas supermáquinas (tem hífem) da Mclaren?

Brar Soler
Brar Soler
15 anos atrás

MONACO 84
Ao completar a primeira volta Senna era o décimo e Bellof o décimo primeiro.

Senna a uma certa altura da prova, na volta 19, conseguiu colocar Lauda , Arnoux e Rosberg entre ele e Bellof..

A volta mais rápida da corrida foi de Senna 0,644 melhor que o Bellof.

E como já disseram, Bellof (e Brundle) foram desclassificados de todas as corridas do campeonato porque a Tyrrel andava “fora”.

COMPARAÇÂO
A corrida do Vettel foi sensacional uma coisa increditável para acontecer com uma equipe “garagista” (para o padrão de 2008), a mais pobre do grid, que corre com chassi “comprado” com um piloto de 21 anos usa motor Ferrari e instalado em Faenza . Não tem como não comparar com essa corrida do Senna com uma equipe garagista ao extremo como era Toleman (marca de cegonheiros) com um motor Hart, coisa que só um ingles maluco mesmo para fazer.

André Barbosa
André Barbosa
15 anos atrás

Pô Flávio, atrasado de novo…

Getulio
Getulio
15 anos atrás

flávio sobre a punição do hamilton quando vc comparou com o senna em 89…só discordo quando vc disse que o hamilton não merecia ser punido…tanto o hamilton quanto o senna em 89 mereceram a punição…e queria tbm que se fosse possível que vc fizesse postasse no seu blog os pilotos dessa nova geração que parecem com o estilo do senna e do schumacher na pista molhada…

nico
nico
15 anos atrás

De fato, é Hamilton que lembra Airton: joga adversários fora da pista e é imbatível quando a Mclaren é o melhor carro…

veber
veber
15 anos atrás

Flavio vc deveria ter comparado a vitória de Vettel a vitória de Senna em Portugual quando ele largou na pole e venceu,,,, naquela corrida havia muita chuva e Senna tinha um carro que era o terceiro ou quarto melhor no mundial,,, 1985,,, acho que foi apenas esse o seu leve equivoco,,,, embora causou sim boa repercussão,,,, talvez na realidade foi isso que vc queria,,,,, mas sendo justo e não sendo torcedor as duas comparações seriam boas e bem parecidas,,,,, Vettel Monza X Senna Portugal,,,,,,,,,,, valeu,,,, xaus

Mario
Mario
15 anos atrás

aos leitores desse blog que acusam FG de cetico em relação as conquistas de Senna, ele não é cetico quanto as conquistas e sim as comparações que voces gostam de fazer sempre no sentido depreciativo aos demais, tudo aquilo que vale para diminuir as conquistas de Clark, de Lauda, de Emerson, etc não vale para Senna, as comparações de gerações por si já representam um imbecilismo de quem as faz em outros esportes também se vê torcedores sem senso de imparcialidade comparar as gerações no sentido depreciativo para enaltecer quem ele torce, Senna NÃO merece esse tipo de torcedor, ele foi fantástico, genial, mas outros gênios também fizeram por merecer o meu respeito, acho que o que diminui Senna é apenas o fato dele ter uma parcela de torcedores RUINS, pessoas de mente sem preparo e que só viraram torcedores APÓS AS CONQUISTAS DELE, tenho certeza que nehum desses fracos de opinião torciam ANTES dele chegar a F1, se assim o fossem teriam mais respeito as conquistas alheias, Senna nunca demonstrou publicamente não respeitar o talento dos vários pilotos que competiram contra ele ou de gerações anteriores a dele, apontem algum depoimento dele nesse sentido? não existe, o que temos são uns babacas que ficam todos alvoroçados quando alguem quer mostrar que outro piloto fez algo parecido ou melhor. aí é um Deus nos acuda

Marcus
Marcus
15 anos atrás

Creio que mesmíssimo tema, mas diferente….
Parabéns.

Carlos Malfitani
15 anos atrás

Respeito a opinião de todos, só não gosto de comportamentos xiitas, pois nunca são construtivos, e por isso não agregam nada…

Decididamente, não consigo comparar um toro rosso de 2008 com um Toleman de 1984, não dá para falar qual carro é melhor…só sei que o toleman não era um carro e fundo de grid, como costumam pintar alguns….e o ótimo post do Alexandre, que comprova que a toleman não era essa trapizonga que os mais exacerbados estão pintando.

Enfim os dois feitos são marcantes, e ficarão no imaginário dos fãs da F-1 para sempre.

Mas achei o Vettel impressionante, pois o controle que ele demonstrou, numa condição adversa, é raro de se encontrar por aí….os mais xiitas que o digam…

Abs.

Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

Escreve e pede pra não ler…
Vai entender esse Gomes!

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Concordo com quase tudo com oq foi dito no 1º comentário, do Roberto. Principalmente quando diz que seria melhor comparar essa vitória do Vettel com Portugal / 85. Só n sabia dessa história do Bellof estar se aproximando, nunca tinha ouvido falar.

Marcel Pilatti
Marcel Pilatti
15 anos atrás

Flavio, nessa coluna você esreveu de forma muito mais enxuta, simples e direta que no blog – questão de espaço, também – e os termos que usou foram adequados.

parabéns.

só por registro:

Senna, melhor volta da corrida: 1’54″334
Beloff: 1’54″978

Leandro
Leandro
15 anos atrás

Excelente post Gomes. Imagino que a vitória do Vettel foi mesmo uma das mais impressionantes de toda a história da F1, justamente porque não ocorreu por “zebra”, quebra do carro dos adversários, etc. O cara simplesmente dominou o treino e a corrida estando a McLaren e Ferrari em pista!
O Vettel apresentou tanta segurança e dominio que simplesmente não parecia que ele estava dirigindo uma Toro Rosso!

Mantovanelli
Mantovanelli
15 anos atrás

Me desculpe Gomes, tá certo que o Beloff estava muito rápido, mas ultrapassar o Senna naquela chuva em Mônaco, com ele prestes a vencer a sua primeira corrida de forma genial, seria impossível. Com muita sorte o alemão chegaria no Senna, mas passar, esquece.
Não da pra comparar as duas conquistas. Senna foi heróico, numa chuva de verdade, passou todo mundo em Monaco e só não ganhou porque pararam a corrida antes. Vettel foi genial, mas não precisou mostrar muito, largou na frente e chegou na frente, não precisou passar ninguém. Uma coisa é certa, Vettel teve muito menos trabalho em Monza/08 do que Senna em Monaco/84. E na época, a Toleman era muito pior do que a Toro Rosso é hoje.

Alan
Alan
15 anos atrás

Eu vou aproveitar e mandar uma critica a você sim senhor, poderia aproveitar e mandar um texto sobre o Bellof, há anos eu peço isso. Talvez não se lembre mas eu já mandei um pedido desse ao limite e necas.
Mas você está certo, mas não esqueça o Bellof… lembra da propaganda do batom (é com m? não lembro mais) garoto? Parafraseando: Não Esqueça do Bellof. Não esqueça….

Pedro
Pedro
15 anos atrás

Nunca gostei muito do schumacão, apesar dele ser o maior de todos. Mas o muleque do Vettel promete, ô se promete, e olha que eu acompanho a f1 desde 80, qdo o piquet foi vice e eu só tinha 9 anos de idade, e tirando o hamilton, não é sempre que um quase novato ganha uma corrida dessa forma: barba, cabelo e bigode.

JackSpeed
JackSpeed
15 anos atrás

o que a Ferrari esta esperando para botar o baby-schummi na rossa?Vettel já pra fazer lembrar os bons tempos do melhor do mundo!mas eu vou ajudar aqueles pachecos bem como a turma de preto:Belof apesar da façanha foi desclassificado apos a prova nao podendo ganhar do Senna.pronto nem precisam entrar aqui para a velha ladainha,eu nao consegui ler nem 10 posts imagine 500?cada um pior que o outro!da gosto ver um piloto como vettel,independente da nacionalidade!

Xavier
Xavier
15 anos atrás

Legal a lembrança do Stefan Bellof,ele e Senna eram os nomes daquela corrida,e a Tyrrel do alemão nem contava com motor turbo se não estou enganado…
Vettel deu show mesmo.Não sou nenhum expert em formula um mas não me lembro de ter visto um “novato” ganhar uma prova com tanta autoridade.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

As coisas acontecem simplesmente; sempre a mercê dos astros.
Se o cara está no lugar certo, na hora certa, sorte dele ora bolas.
O alemãozinho tem pinta de que veio pra aparecer. E está aparecendo.
Assim como o finado, em determinado momento tb apareceu pro mundo, e tantos outros mais.
Ora Flavio; se alguém se sentir incomodado, que vá chorar na cama que é lugar quente.
A fila, sempre anda, nunca pára pra ninguém.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Comentei uma vez e vou comentar de novo. Eu sou fissurado por fatos relevantes poucos comentados e só do Gomes ter citado a possibilidade de vitória do Stefan Beloff em 84 já é motivo para eu dar nota 10 à coluna.

E realmente é isso mesmo, o Vettel com um carro inferior deixou todo mundo pra trás. Ano passado eu concordei com o Gomes, o Vettel fez mais do que o Hamilton. Liderou o GP do Japão debaixo de uma chuva braba, chegou em quarto na China com a Toro Rosso pior do que está hoje.

Fazer o que… ainda mais agora que o Vettel foi comparado ao Senna, como diria meu pai, “o Vettel não pode ganhar”. Aliás, é “Véttel” ou “Vêttél”?

Régis
Régis
15 anos atrás

Como asim ultrapassado???Vc não lembra da corrida de 84 né….Prost e Senna estavam bem a frente do Bellof….e mais uma volta, depois da corrida, o Prost disse que deixaria o Senna passar pois estava pensando no campeonato e Senna não tinha nada a perder…..mais uma volta …. – lembra que ele baixava mais de 2 segundos pór volta??Não né, e que a diferença entre eles era menor que issol??Não né – O Senna deve ter feito algo com vc nos tempos antigos pra vc sempre falar dele com ceticismo

Pedro Araújo
Pedro Araújo
15 anos atrás

É mesmo, em Mônaco ’84 tava lá o Stefan Beloff vindo e ultrapassando todo mundo… bem lembrado, Gomes.
.

blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

O problema é que, pra nossa tristeza, não é um novo Senna, e sim um novo Schumaker….o bichinho é alemão.

Mas no talento e na garra parece mais com Senna do que com o alemão

hugo
hugo
15 anos atrás

puts, o levinha saiu com acento…

hugo
hugo
15 anos atrás

Ah, comparado com o que aconteceu na semana passada, essa coluna ta até lévinha…

JAKES  VILENEVE  DAS VASQUEZ ALVEZ DA COSTA LOPES
15 anos atrás

boa essa quem mete o pau lá mete o pau aqui mas comparar com senna é cedo mas nao muito porque nao achavamos que apareceria aí apareceu o alemao agora o hamilton e o massa que falem mal mas é o piloto tipico da ferrari vai pra cima é bom e nao ganha tudo, como um bom piloto da ferrari, luta igual um tarado porque não?
temos aí outro alemao é so dar o carro bom o cara leva tem 2 carros em condiçoes de levar o campeonato nos tempos que eu corria de formula um havia provaveis campeoes e mais carros dsiputando o titulo; era eu, jim clark ,piquet jovem ainda, o rato , o regazzoni o emersom o stwart o rindt e assim por diante compro o blog e mando fechar qualquer problema.

Alexei Silveira
Alexei Silveira
15 anos atrás

O Vettel é um piloto talentoso. Desde a F-BMW. Mas a equipe dele até poderia ter feito a Pole com o Bourdais- que faz melhor a parabólica , e ganho com Bourdais, que rodou na volta ” quente” .

O carro da Toro Rosso estava ótimo em Monza e o motor Ferrari, potentíssimo. Vettel fez a sua obrigação. E fenômeno, na chuva, no Paris Dakar, na 24 Hrs Lemans, nas ruas desertas de Paris, era Ickys..

Alexandre AFA
Alexandre AFA
15 anos atrás

A Toleman era uma carroça em 1984?
Vamos aos fatos:

Ayrton estreou na F1 em 1984, correndo pela Toleman, que anos depois foi comprada e se tornou a Benneton e, depois Renault.
Neste ano reside o grande argumento do torcedor de Ayrton para provar que ele fazia qualquer Minardi andar.
Em 1984, com a Toleman, Ayrton esteve na zona de pontuação por 5 vezes, tendo inclusive aquele memorável 2 lugar em Mônaco debaixo de chuva e com patriotada francesa.

Pois bem. Olivier Panis ganhou em Mônaco debaixo de chuva guiando um carro que não era o mais votado, e nem por isso os franceses o consideram um novo Prost, nem alguém que faz qualquer carro andar.

O.k., mas ele (Ayrton) esteve em cinco ocasiões entre os seis primeiros com uma Toleman!

Está certo. Mas como grandes conhecedores da F1, os torcedores do Ayrton já ouviram falar dos absolutamente fantásticos, entre os melhores pilotos do mundo Bruno Giacomelli, Derek Warwick, Stefan Johanson e Teo Fabi.

Como? Eles foram apenas pilotos medianos? Pois é.

Estes pilotos apenas medianos, com uma Toleman, entre 1983 e 1985 período que inclui o ano que Ayrton estava por lá, conquistaram uma Pole, com Teo Fabi, (Alemanha, 1985), e ficaram entre os seis primeiros 4 vezes com Derek Warwick (Holanda, Itália, Europa e África do Sul, todas em 1983), 1 vez com Bruno Giacomelli (Europa, 1983), e 1 com Stefan Johanson (Itália, 1984), este último apenas em três corridas pela equipe.

Donde se conclui que a Toleman não era nenhuma Minardi.

Jeff
Jeff
15 anos atrás

Ja dei meu comentário sobre o post…então vai a “dura” em vc Gomes! Pelo amor de Deus!!! Vc esqueceu de quem sempre gostou de ver o 96 aqui! Pelo menos uma Foto dele aposentado!!! Nossa será que tenho que chegar a esse nível e cobrar? Cade o “marditinho” do 96?

Jeff
Jeff
15 anos atrás

Os incomodados que se retirem do Blig! É o melhor recado que o Gomes pode dar! E “adios” para quem vai…. e junto boa sorte ao Bruno Senna porque ele vai precisar…hehehe
Viva Vettel o novo Schumacher!!!

Mauricio Soares
Mauricio Soares
15 anos atrás

Ok tudo bem.
Mas só para constar, não se esqueça que o Bellof, que era um piloto excepcional e fez uma corrida idem, perdeu todos os pontos daquele campeonato de 84, pois a Tyrrel estava fora do regulamento.
Aliás eu tinha uma Autosprint da época que falava exatamente isto, que o Bellof andava mais rápido que o Ayrton.
Mas o que ficou realmente para a história foi a corrida do Senna.

Abraços

Maurício

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Olha FG, não estou armado até os dentes para fuzilá-lo, mas realmente a façanha do rapaz tião Vettel é de encher os olhos. O difícil é a comparação, pois Senna saíra de trás do grid com um péssimo carro, muito pior que o de Vettel. A classificação foi no seco e o decorrer da corrida na chuva. Lá mesmo em Mônaco, Barrichelo chegou em 2º com uma Stewart nestas mesmas circunstâncias, classificação no seco, corrida na chuva e ninguém lembra, um baita feito, por esse carro também era pior que a toro Rosso. Que o menino é bom e vai ser campeão, vai; mas as comparações são muito díspares.

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Olá Flávio,
semana passada, de férias, passei meia hora em Montevideo, numa escala da Pluna, em direção à B. Aires e depois, fui com meia família para a Peninsula Valdez, de carro alugado.
A Peninsula Valdez, Pto Madryn e Puerto Piramides são passeios altamente recomendáveis, especialmente se for com os pimpolhos.
Leões marinhos, elefantes idem, baleias, orcas (no verão) e pinguins, vistos a poucos metros farão a alegria da petizada.
Mas…. vá no verão!
E não alugue o carro (fundamental, por lá) em B.Aires, porque as retas são intermináveis e quite boring.
Melhor ir de avião até Trelew e de lá alugar o possante.
Mas o deserto da Patagônia é lindo, guiar no “rípio” (cascalho) é sempre muito divertido, atrás das loberias e pinguineras que sempre estão afastadas das rutas asfaltadas.
No inverno leve abrigos pesados, pois fazia mais ou menos uns seis graus durante o dia, mas o vento gelado e incessante vem direto do Polo Sul.
Mas o nosso negócio era ver baleias e a gente já sabia do frio, do vento, então tudo bem!
Voltando ao tópico Senna x Vettel.
Li o anterior e me pareceu que vc repensou a sua opinião.
Concordo que Vettel fez um corridão, que tem talento e promete.
Mas acho que é mais “tranquilo” se arriscar em Monza na chuva do que entre os guard-rails de Mônaco, guard-rails que impedem inclusive a dispersão do spray levantado pelos carros que vão à frente.
Aliás, Vettel andou na frente sempre e Senna vinha lá de trás, assim como o grande Bellof que fez um corridaço.
Embora Monza seja uma das pistas mais rápidas do campeonato, se ande sem asa etc… e tal.
Alem disso, a simpática Toro Rosso está de carro novo, que me parece ser um carro bastante ágil, porem não tão rápido e Senna andava numa Toleman, carroça pesada que o deixava com bolhas nas mãos em qquer circuito.
Embora pilotar na chuva faça os esforços para esterçar ficarem mais leves, etc… e tal de novo.
Concluindo, antes quando vc disse que a performance do Vettel tinha sido mais importante, eu discordei, sem os chiliques que se vem por aí.
Agora, nessa Warm up, eu concordo com vc que as performances foram bem parecidas e tão importantes quanto.
Mas a do Senna foi mais dramática, emocionante!
A do Vettel, surpreendente, mas meio germânica mesmo.
Ou teria sido a conexão “Globo/Galvão” que me afetou?
Pronto, vou ficar remoendo durante o meu final de semana ou quando for assistir a Estoque!
Abraço,
Paulo Franco

Mefistófeles
Mefistófeles
15 anos atrás

O finado e grande bota Stefan Bellof da Tyrrell-Ford passaria Senna, mas não levaria. No final de 1984 a Tyrrell perdeu todos os pontos, pois se descobriu que alegando falta de dinheiro para se adequar ao novo e menor tanque de gasolina do regulamento, a FIA autorizou
o uso do chassi antigo, e o tanque era enchido com esferas de metal para reduzir sua capacidade ao limite do novo regulamento.
Foi apurado que as tais esferas eram de chumbo maciço e o carro era abastecido com a gasolina comercial que se usava na época ao final da classificação, para correr no dia seguinte. Ao longo de mais de 12 horas até a largada, a gasolina comercial ganhava altíssma octanagem fazendo o motor V8 cosworth voar .

@dren@do
@dren@do
15 anos atrás

Perfeito!!!!!

Luppi
Luppi
15 anos atrás

flavio na boa,, sei q vc odeia as viuvas mas por favor leia

nao acho o cara genial como o senna, seguem as comparaçoes

– Vettel Carro melhor

– vettel ganhou com mais km rodados

senna ia bem com uma tranqueira em qualquer situação

Senna sempre ipressionou desde o kart, e foi considerado um deus nas f ford e na f 3

Acho o vettel muit o bom,, mas acredito que o Hamilton é melhor

ABRAÇOS A TODOS

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Meu caro amigo Flavio Gomes.
Mais uma vez é dificil discordar de você.
Dessa vez você nao foi DESAFINADO. Você não esqueceu o principal. Concordo com quase todas as suas considerações.
Mas no finalzinho você não observou DETALHES TÃO PEQUENOS…
Transcrevo suas palavras.
“Só que Ayrton não ganhou, e se a prova seguisse, talvez fosse ultrapassado por Stefan Bellof, que vinha voando em terceiro depois de largar em último”
Não FG.
Quando Airton ultrapassou Prost no final da reta dos boxes e no inicio da ultima volta que não valeu, ele foi mais rápido que Bellof 2 segundos. Sem o spray na cara Airton virou mais rápido.
Flavio Gomes, eu não acredito na teoria “inacreditável” de que você não gosta de Senna.
Acho você justo e equilibrado demais. Acredito que sua franqueza seja um grande incômodo as pessoas. Fique certo que não me incomoda. Quanto mais você é sincero, mais admiro você como jornalista.
Dá uma olhada nos tempos da última volta que não valeu.
Airton foi mais rápido que Bellof e ambos não tinham ninguém por perto a frente. Só para ter uma ideia, Senna foi 8 segundos mais rápido que Prost.
.
Por fim, uma pergunta.
Não era melhor ter comparado a corrida fantástica do Vettel em Monza 2008 com a de Senna em Portugal 85?

Um grande abraço!!
Continue assim.
No fear!!!!!!!