MONTEVIDÉU (aos trancos) – Manja a asinha que a Williams testou em Jerez esta semana. É mais ou menos assim que a FIA quer no ano que vem. Algumas equipes estão fazendo experiências com as restrições aerodinâmicas que vêm por aí.
Esquisita, não? Quem mandou foi o João Leandro Carvalho.
É o que eu digo sempre, os carros de F1 estão conseguindo ficar a cada ano mais feios ainda.
Que horror esta asa traseira, os carros da GP2 ficarão mais elegantes que os da F1 ano que vem…
Atenção…………… novo regulamento para a F-1 2009,,,,,,,,,,,,, conforme laudos da FIA,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, está proibida a ultrapassagem,,,,,,,,,,,,, está proibida a passagem por cima das zebras,,,,,,,,,,,,,,,,,,, está proibido os riscos desnecessários,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, em casos omissos os pilotos devem andar em fila indyana,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, está proibido,,,,,,,,,,,,,,,,, está proibido,,,,,,,,,,,,,,,,,,, caso os pilotos não cumpram o regulamento estarão sujeitos a punições dos comissários,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
No primeiro momento a sensação é de algo fora de escala mesmo, mas…. se alguém voltar no tempo e olhar detalhadamente todas as mudanças que a aerodinâmica sofreu desde que se começou a usar os aerofólios para ajudar na estabilidade, início dos anos 60 se não me engano, tem cada coisa, pena que alguns aqui não acompanharam, mas não é tão estranho comparado ao que já foi inventado e tentado em termos de efeitos e ganhos nesta área. FG vc não poderia colocar algumas esquisitices para compararmos
A FIA devia mandar logo retirar toda a asa traseira de vez, ao invés de tentar matá-la aos poucos!!!!
santamãedoguardaquecoisadsgraçadadefeia
Está parecendo os aerofólios de dragster. Será que esse tamanho vai segurar o carro na pista?
Parece aqueles tunnings de caixa de papelão.
Tão achando feio é? Esperem para ver quando mudarem o carro todo…
Meu Deus!! Que trem horrivel!!!
Já falei, quer aumentar o numero de ultrapassagens, muda a pontuação e coloca como era antigamente, 10,6,4,3,2,1, você vai ver como o piloto vai querer ganhar e não administrar!!
Galera, os carros estão lindos, esculpidos pelo vento…
Esse ta esquisito pois parece gambiarra mesmo, coisa de outro carro, adaptado nesse. Se houver limitaçao por uma largura tão menor que a do carro, vão ter que inventar muita coisa pra resolver essa parada, pois carro feio assim nao anda…
a FIA em sua campanha de avacalhar com a F1 esta indo bem,que coisa feia,horrivel!!
Eu acho que eles só queriam aparecar e conseguiram é óbvio que as areas de anucio jamais diminurão em um carro de F1, pois é de la que vem a grana. Acho que é só uma jogada publicitaria que deu certo pois a estas horas esta imagem deve ter aparecido em varios lugares do mundo. Eu tambem concordo que o regulamento deve dar prioridade a aderencia mecanica e fazer de tudo para que a F1 deixe de ser um campenato de engenheiros e orçamentos, e seja acima de tudo um campeonato de marcas e pilotos. Se estas asas permitissem que os atuais carros ganhassem em média meio segundo nas pistas pode ter serteza que todos usariam pois carro bonito é carro que vence.Pessoal F1 tem que ser rapido e veloz. Se querem ver carros bonitos melhor procurar outra coisa.
Pra mim, aerodinâmica devia ser limitada usando como desculpa melhorar espaço de patrocínio, acho que isso deixa todos felizes.
Isso é piada, só pode… feia é elogio! Acho que essa aí ganha disparada de todos os aparatos aerodinâmicos que já inventaram esse ano para os carros.
Isso aí é sacanagem! É feio d +! O que a FIA vai inventar para a asa dianteira?
Ridícula…parece aqueles carrinhos de F1 de brinquedo que se comprava aos montes no saquinho para dar de lembrancinha de aniversário em uma cidade que morei…..
Ok, ok….Ta certo que carro de F1 não tem que ser bonito, mas aí já ta zuando né meu!!!!!
Abç.
Leva a mal não, mas…..que troço feio hein!!!!
O difusor também é diferente.
Os carros de F 1 estão ficando cada vez mais feios, só isso que tenho a escrever.
Caramba, ficou feio. Já vi desenhos contemplando o regulamento do ano que vem, e digo que desde 1997 os carros têm ficado mais feios a cada ano e regulamento que passa.
Nada a haver esse aerofólio.
Não há a necessidade de estreitar todo o conjunto como na foto.
Simplesmente alterando o ângulo das aletas de forma que o vento tenha menos resistência já se consegue o efeito desejado.
Com as aletas mais inclinadas perde-se espaço publicitário…é verdade.
A traseira ficou muito feia!!!
Duas consegüências : 1) a asa vai virar um “out-door”, 2) as equipes vão dar um jeito de reinventar o efeito-solo…
Coisinha feia…
Acho que ficou mais esquisita porque o carro utilizado é o desse ano. Posso estar enganado mais acho que o do ano que vem é mais estreito, pelo regulamento. Será que dá pra fazer a Eau Rouge flat com isso aí?
Tiraram a asa de um hotweels e colocaram no f1?
Cruzes!!!!!
Se vai melhorar a questão de mais ultrapassagens, ok. Mas que ficou feio demais, ficou!
Feio² = 1x pela restrição + 1x pela estética
Feinha né?
Agora mesmo vão colocar os carros em trilho igual autorama.
A proposito FG, encontrastes o Walter??
Flávio,
Eu não diria esquisita, eu diria feia. Até a gente acostumar…
Abs
Isso é para dar ou tirar a segunça do carro?
Esquisita????!!!!!!!
E eu pensando que os carros voltariam a focar bonitos sem a parafernália de penduricalhos, orelhas de Dumbo, chifres, etc.
Por que não mantém a largura atual e restringe a apenas um elemento no aerofólio??? ficaria mais decente que isso…
equisita não,,, vc foi muito bom,,, é simplismente ridícula essa nova asa,,,, está deixando muito feio um carro de F-1
Tem um jeitão de fotochópes, isso aí… Acho que é só pra se ter uma idéia de quão feios ficarão os carros. Os patrocinadores principais terão que ter nomes bem sucintos, como Tim, Oi, HP, AIG (opa, esse quebrou, né?)…
Daqui a pouco vão poder chamar o aerodinamicista da Stock Jr. pra desenhar os carros de F1.
Espero que realmente funcione para não ficarmos rezando por chuva para dar emoção aos Gp’s…e o pneu slick deve dar mais velocidade e grip para as ultrapassagens…
Não é esquisita, vamos abrir o verbo aqui. É feia.
Mas se for pelo esporte, tem meu apoio!
claro…mais um porque acho isso um teste isolado da Williams.
testando o carro pro ano que vem, com asa nova, e…..pneus sulcados??? totalmente, sem sentido ao meu ver.
Quem fez o aerofólio???
A Fapinha???
Horrível….
Medonho, ta parecendo uma caricatura.
Sou a favor das restrições aerodinâmicas. Os carros estão cada vez mais parecidos com carros alegóricos do carnaval. Muito feios. E como a F1 é um laboratório para indústria do automóvel, deve prezar mais pela aderência mecânica, transferindo as tecnologias que derem certo aos nossos carros.
Sem contar que deve dar mais chances de ultrapassagens ao diminuir a turbulência. Com certeza contribuirá para grandes espetáculos.
Deve ter diminuido o valor do patrocinio.
Sei lá, tá com cara estes novos carros que vai aparecer algum maluco revolucionando a coisa.
Nossa Flávio, ficou horrível!!! Resta saber qual será o resultado…
se isso favorecer ultrapassagens, que venha!
Mas que é estranha pacas, ah, isso é!!!!
estéticamente bizarro…
mas já é bem melhor do que aquela bipartida, proposta há alguns anos atrás…
Parece-me que todas as restrições são à beleza. A feiúra dos carros resultantes está ultrapassando os limites.Que coisa,sô…!
Vi agora no Grande Prêmio que o Buemi foi confirmado na Toro Rosso. Caramba, como é que ele passou na frente do Lucas Di Grassi? Tem coisa errada nessa F-1. Parece piada. O Buemi tomou o maior pau do Di Grassi no ano passado quando eram companheiros de equipe. Aliás, o Grassi massacrou todos os companheiros dele. Isso não vale nada? É, o balcão de negócios tem mais peso que o que a gente acha que vale alguma coisa. Pena.