MONZADAS (7)

SÃO PAULO (escorregaram…) – Por partes, então? OK, de cima para baixo. Vettel foi “o cara”, como se diz. Kovalainen, de certa forma, também. Chegou perto do alemão, mas o mais importante para ele, internamente, foi deixar Hamilton bem para trás. Webber e Rosberg fizeram mais do que normalmente permitem seus carros, terceiro e quinto. Trulli e Glock, sétimo e nono, cumpriram o dever de colocar a Toyota entre os dez primeiros. E Alonso ficou na média, oitavo, ele que é bom de chuva. De Bourdais já falei, mas reforço: quarto no grid, está fazendo por merecer a confiança do time para ficar por lá no ano que vem.

E Massa? Dos quatro primeiros colocados no campeonato, foi o único que teve atuação digna. Reconhecidamente ruim na chuva, fez das tripas coração no Q2 para conseguir o décimo tempo, na hora em que o aguaceiro apertou e ninguém conseguiu melhorar suas voltas. No Q3, fez o que pôde. Nada demais, mas um sexto lugar que pode lhe render, ao final do dia, a liderança do Mundial.

Passar ao Q3 foi fundamental para Felipe, porque Hamilton e Raikkonen empacaram na chuva. Ridículas, as atuações de ambos. Kimi em 14º, Lewis em 15º. E são pilotos reconhecidamente bons de chuva. Kubica, outro “chuvista” reconhecido, igualmente parou no Q2 e larga em 11º.

Como se vê, todos nós reconhecidamente não entendemos nada.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
15 anos atrás

DEPOIS DESSA CORRIDA PERGUNTO AO “ilustre” antonio jose E AGORA MEU FILHO………………..VETTEL VAI BRILHAR EM MARANELLO SIM, FATO.
FLÁVIO GOMES ESSE HAMILTON É UM DEMONIO

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Ao Ronaldo de Souza:

Porque os outros pilotos ,não tem nada a perder e o Massa, tem e muito , e também porque seus concorrentes diretos ao título tomaram muito mais banho do você acha que o Massa tomou.
Amigão menos presunção por favor!!!!!!!, ninguém estava dentro da Ferrari do Massa apara afirmar alguma coisa, portanto !!!!!!!!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Ao Mantovanelli:
E o Barrichello esta fora porque ???????

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Acho gozado como alguns não apenas opinam mas afirmam o porque disso ou o porque daquilo na verdade é tudo suposição ninguem esta dentro dos carros para saber em quais condições cada um entrou para treinar, com mais ou menos combustível, tudo é mero chutômetro
Por exemplo, na minha opinião,e não afirmação ,o Massa vendo que o Raikkonen e o Hamilton seja por qual motivo ainda não sabemos, treinaram muito mal e acabou fazendo um treino sem correr maiores riscos de um acidente e danificar seu carro titular para a corrida de hoje.
Não acredito que esse pessoal que esta à frente, tenha máquina para segurar o Kovalainen e nem o Massa.

Péricles Malheiros
Péricles Malheiros
15 anos atrás

Que da hora esse grid de Monza! Na pole, Vettel, com o tempo de 1min37s555. Na última posição, Adrian Sutil, com passagem de 1min37s417. A única coisa lógica é a “hegemonia” do motor Ferrari em Monza: de ponta a ponta (STR e Force India)… Só faltou fazer mais bonito na própria Ferrari — bom, a Volvo tem motores náuticos.

Jonatã
Jonatã
15 anos atrás

O papo do XUMI com o DOMENICALLI foi entre o Q2 e Q3? Alguém pode confirmar? Se foi, concordo com o nosso amigo Franklin. Massa pesado!

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

Massa vai para uma parada, como o cara amigo Franklin falou acima.

Franklin
Franklin
15 anos atrás

Me perdoem, mas quem esta falando mal do massa, tem pouca visão de estrategia. Com certeza, diante do quadro q se encontrava a pista e tambem da previzão de se manter essas condições de tempo para a corrida, a Ferrari optou por uma só parada na corrida dando muito mais chance ao massa. O unico que parece que tambem esta pesado é o Alonso, o resto, VET,KOV,WEB,BOU,ROS, estão leves.
OBS: a FERRARI sabe que o MCLAREN vai lotar o carro do Hamilton, vcs acham que a Ferrari vai dar mole?? eles aproveitaram e encheram o do Massa tambem e falou, vai lá e da o seu jeito. e ele deu, o 6º posto.
Abraço

Mantovanelli
Mantovanelli
15 anos atrás

Bons de chuva foram apenas 4:
Jack Icks
Keke Rosberg
Schumacher
e o rei da chuva, Senna.

o resto engana…

veber
veber
15 anos atrás

não foi desculpa mas o vacilo da Mclaren e do Hamilton foram sair para o Q2 com intermediários,,,, isso foi soberba e burrice,,,, quando voltaram trocaram para pneus de chuva forte mas já era e Lewis só conseguiu forçar e rodar,,,, o Kimi também colocou pneus novos e parece que não funcionou bem,,,,, já o Massa colocou a faca nos dentes e mesmo chovendo mais forte ele manteve-se na pista e no final acabou ainda melhorando uma posição e passando ao Q3,,,, parabens Massa é assim que se faz um campeão,,,,,, amanha é pensar no campeonato e fazer o máximo de pontos possíveis,,, certamente terminará o dia a frente de seus concorrentes diretos

João Luís
João Luís
15 anos atrás

Corrigindo o post anterior é Raikkonen e não Raikkone….abraços.

João Luís
João Luís
15 anos atrás

Bem, o Massa construiu sua possível vantagem na corrida ao conseguir o 10º tempo num momento em que a pista não permitia isso a ninguém…Quanto ao Raikkone e Hamilton, além de tudo que já foi falado, não pode passar batido o fato de que foram os que menos andaram no molhado nos primeiros treinos, tanto na sexta quanto o terceiro treino livre hoje.

Abraços.

John John
John John
15 anos atrás

“Desde quando o Hamilton é bom na chuva”???

Esse aí não assiste F1 mesmo

Chilá
Chilá
15 anos atrás

Mas afinal, o que será que o Schummy esbravejou no ouvido do Stefanno Domenicalli? É assim que se escreve o nome dessa figura? Abraços… Alguém tem vídeo disso? Procurei no youtube e não achei nada…Falow!!

rufles
rufles
15 anos atrás

O desempenho de massa nessa classificacao me lembra e muito o desempenho de shcumacher na china em 2006 em condições semelhantes, com o agravante de schumi estar atras de alonso e seu escudeiro na época. Massa terá de correr equilibrando a cautela e a agressividade nos momentos certos assim como fez schumi em china 06 e como prost sempre fazia.

abs!

Ronaldo de Souza
Ronaldo de Souza
15 anos atrás

Para a pessoa que me perguntou que não sei o nome já que não postou.

Não sei quanto de combustivel tem o Massa, nem muito menos do resto. Mas já que você acha que só a quantidade de combustivel foi responsavel pela posição do Massa, me diga porque tanto na Q1, quanto na Q2, o Massa levou um banho de vários pilotos?

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Pois é, XUMI JR, estamos em Monza, local apropriado para uma bela pasta regada por um maravilhoso Chianti e de repente sentimos um cheiro típico de óleo saturado em pastelaria.

Leonidas Filho
Leonidas Filho
15 anos atrás

To achando que a previsão de tempo para amanhã não é para chuva, como não é permitido mexer nos carros para a corrida os caras abriram mão de um setup rápido para o treino e se garantiram para a corrida.

O massa se adaptou melhor ao setup e vai largar mais a frente.

O restante preparou o carro para chuva e fizeram um tempo ótimo, mas amanhã vão pagar pela ousadia.

gustavo
gustavo
15 anos atrás

desde quando hamilton é bom na chuva?

Carol Miranda
Carol Miranda
15 anos atrás

Querido “Lip” Massa, se vc ganhar o campeonato deste ano eu mudo a letra da minha música “selinho” pra te fazer uma homenagem. Será: ” Não quero dar beijinho, só quero perder o selinho (e com vc Zaca!!)”. Sua garota que me perdoe, mas o mundo já está cheio de Marias-Chuteiras , então, resolvi seguir pelo ramo automobilístico e me tornar uma Maria-Volante ( ou seria Gasolina??) e além do mais eu adoro essa sua fala com linguinha presa , é tão sexy!!!

Ok, qualquer coisa é só me chamar que eu largo aquele MC subnutrido com quem eu faço essas músicas ruins de lascar.

Desejo muitos selinhos para vc e para todos aqui do Blog do Gomes, Bye!!!

JD
JD
15 anos atrás

Bem lembrado, Flávio,! Em MONZADAS 6, o comentário que fez sobre o Vetel, comentário com o qual concordo, parcialmente.
Quanto a não alteração das vírgulas, uma vez que elas sempre estão no lugar certo, uma sugestão: coloque, por uma questão de estilo, a palavra RECONHECIDAMENTE entre vírgulas.
Aguardemos, o domingo promete, não sei o que , mas promete, com estas condições doidas, promete.

Rodrigo Ruiz
15 anos atrás

Com certeza o treino mais emocionante que muitas corridas…..

E do jeito que está o grid, o Massa que se cuide, pq é o único dos 10 que tem algo realmente a perder nessa largada. HAM e RAI largando lá no fundão podem optar por uma largada mais conservadora e atacar mais na corrida, afinal tem carros bem melhores. lógico se a corrida for sem chuva. Agora se ficar no chove nao chove ai vira loteria, mas sinceramente quem tem mesmo que se cuidar nesse início de prova é o Massa.

XUMI JR.
XUMI JR.
15 anos atrás

Antonio José,

Ainda não nasci, mas gostei do
-”Suspende o de carne e manda um de queijo”.

Marcos, bandeira azul…

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Em tempo: Desculpe Marcos, mas o seu comentário comparativo entre Vettel e Massa chega a ser medíocre. Você fala sobre valores distintos e, por enquanto ainda desproporcionais, como se estivesse numa pastelaria. Parece algo do tipo; -“Suspende o de carne e manda um de queijo”.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Parece qua as condições de Monza conseguiram afetar mais aos pilotos de ponta, que se perderam nos acertos lavados e enxaguados no dilúvio Italiano. Com isso, outros valores puderam se destacar, gerando talvez, até interesse maior em torno dessa prova. Se a chuva voltar amanhã e Vettell mantiver equilíbrio na frente, poderá conquistar uma vitória historica. E Massa, que já sabe se conduzir muito bem nas situações não muito favoráveis, pode beliscar algum lugar no pódio e somar pontos importantíssimos. Nelsinho? Vamos rezar prá ele de novo, mas daqui há pouco os ‘santos’ lá de cima vão descer e dar uma pta bronca.

XUMI JR.
XUMI JR.
15 anos atrás

O MASSA QUE SE CUIDE, PQ O FILHO DO XUMI QUE VAI NASCER O ANO QUE VEM COMEÇARÁ A BRILHAR NA EQUIPE DE MARANELLO EM 2029

PERGUNTA
PERGUNTA
15 anos atrás

RONALDO DE SOUZA,

VC QUE CONSIDERA “ridicula a atuação do Massa”

VC SABE QUANTO ELE TEM DE COMBUSTIVEL?
VC SABE QUANTO DE COMBUSTIVEL TEM O PESSOAL QUE ESTÁ A FRENTE?

E A RESPONSABILIDADE DO SETUP DAS FERRARI E DAS MCLAREN É SÓ DOS PILOTOS?

Marcos
Marcos
15 anos atrás

OLHA O MASSA QUE SE CUIDE, É BOM ELE GANHAR ESSE CAMPEONATO CASO CONTRÁRIO A ESTRELA DO VETTEL COMEÇARÁ A BRILHAR NA EQUIPE DE MARANELLO PARA 2011

Magno Amorim.
Magno Amorim.
15 anos atrás

Rapaiz, vamos conversar aqui:
Alonso nem tão cedo guia pela Ferrari, e hoje e durante o fim de semana vi as causas disso. (Raikkonen já assinou)
A Ferrari hoje é um time de muitos, que jogam pela equipe. Viram como o schumi buzinava no ouvido do pessoal? Falou um monte pro diretor lá e um outro monte maior ainda na cabeça do Massa.
Já imaginaram o Alonso numa situação dessas? Vocês acham que ele ia aceitar conselhos do schumi? Que ele derrotou duas vezes? Sem falar no tão afamado espírito de equipe do espanhol (nenhum). Tô achando que ele, Alonso, assinou com a BMW por 15 anos!!!

Ronaldo de Souza
Ronaldo de Souza
15 anos atrás

Só mais uma coisa, acho que se o Hamilton não bater na primeira curva amanhã, fará uma corrida que ficará na história.

Ronaldo de Souza
Ronaldo de Souza
15 anos atrás

Hamilton fez uma burrada (mais uma) no inicio da Q2 ao escolher os pneus errados, quando foi arrumar a besteira que fez a pista tinha piorado e já era tarde demais.

Quanto ao Raikkonen, concordo com o Gomes, atuação ridicula. Também considero ridicula a atuação do Massa, apesar de conseguir chegar ao Q3, com o carro que tem era obrigação lutar pela pole, mas ja ficou claro que quando cheve ele não é piloto pra isso.

Parabéns ao Vettel, que sempre quando se necessita um pouco mais das habilidades dos pilotos do que só depender do carro, ele tem um destaque.

Pedro Gryschek
15 anos atrás

Eu acho que, se chover, o Hamilton pode levar a corrida.

Salario Minimo
Salario Minimo
15 anos atrás

Afirmar que um determinado piloto eh ruim na pista molhada eh tão estupido quanto afirmar que o outro eh ruim na pista seca.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Eu também queria entender. Nos tempos de Sauber o Massa conseguia fazer melhor. E o que ocorreu com Hamilton e Kimi? Desaprenderam tudo?

Junior
Junior
15 anos atrás

Alonso bom de chuva? No japão ano passado, bateu sozinho, em Mônaco esse ano fez lambança de novo.E agora larga atrás de um monte de azarão…Folclore…apenas folclore…

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Concordo com vc FG !
Hoje as coisas foram exatamente como seu comentário preciso e conseqüente….. Amanhã muita água pode, “veja bem” PODE ROLAR, não disse que vai…. O astro Aquaplaning poderá passar por baixo da ponte, dependerá muito das condições metereológicas, nada esta decidido. Se for no seco teremos um tipo de corrida, se for na chuva…….rsrsrsrs…………O SHOW ESTA GARANTIDO………. ou alguém aki discorda disso?

Luiz Carlos Silva
Luiz Carlos Silva
15 anos atrás

Se a corrida for mesmo uma loucura amanhã o Hamilton ganha. Pelo seu histórico, ele adora uma corridinha caótica. Agora, pelo que falou essa semana, o “senhor das águas” tinha obrigação de ficar um pouquinho mais pra frente…

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Po… o MAssa fez milagre conseguindo o 10o tempo nas mesmas condições que estavam no momento Hamilton e Kimi e ainda falam mal..fala de uma vez então que não gosta do cara !!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

quanto ao Kimi e o Hamilton, parece que eles não são tudo isso na chuva. No mais, os cinco primeiros colocados andaram totalmente sem pressão, pois não tem nada a perder. Se tivessem batido ou seja lá o que for daria na mesma.

Gostei do Massa e TAMBÉM gostei do Alonso! por sinal, acho que este (o Alonso) vai aprontar com uma parada a menos!! podem escrever e me cobrarem depois da corrida!!!!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Interessante que nas 5 primeiras posições nós temos:

– 2 motores Ferrari (e nenhuma Ferrari)
– 1 motor Renault (e nenhuma Renault)
– 1 motor Toyota (e nenhuma Toyota)

Marcos
Marcos
15 anos atrás

HOJE NA CLASSIFICAÇÃO O QUE IMPEROU FOI A SORTE, ESSA SIM ESTEVE PRESENTE COM VÁRIOS PILOTOS QUE ANDAM NO PELOTÃO DE TRAZ E FIZERAM SEU BRILHARECO.
NO ENTANTO DESTACO A PARTICIPAÇÃO EM GRANDE ESTILO DE SEBASTIAN VETTEL, ESSE MOLEQUE COM CERTEZA NÃO TERÁ APENAS 15 MINUTOS DE FAMA.

PERGUNTA
PERGUNTA
15 anos atrás

O RAIKONEM É BOM PILOTO NA CHUVA?

Ze
Ze
15 anos atrás

LUCAS PAULO,
Vc pode explicar melhor sua tese?

Udieli
Udieli
15 anos atrás

Massa não vai arriscar tanto, é simples, os demais não tem nada a perder!!!! Já o Massa, errando e ficando atolado na brita, ou pegando o muro, é obivio que não vai arriscar tanto quando está na briga pelo titulo!!!!!!!!
Raikkonen largou de louco em SPA, e acho que agora não vai ser diferente, se ele não carregar alguem, pelo menos vai apertar pra cima do Hamilton em virtude de SPA!!!!!!! Vai ser loucooo!!!!!!!!

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Concordo quanto Kimi, mas o Hamilton entrou na chuva tarde demais. Tanto pe que o cara ficou muito atras até do Kimi.

RIcardo
RIcardo
15 anos atrás

Pela diferença nos tempos do Massa em relação aos primeiros, pode pintar uma prada só ? Ou foi chocolate mesmo e ele é definitivamente péssimo de chuva ?

O Polêmico
O Polêmico
15 anos atrás

Será, sem dúvida, a corrida com a maior mudança de posições de chegada em relação ao grid dos últimos tempos.
Esqueçam esse grid pq n valerá absolutamente nada.
Será um festival de safety cars, bicos quebrados, rodadas, abandonos e erros de estratégia – quem fizer só uma parada poderá se dar muito bem.
Amanhã se separarão os homens dos meninos.

Lucas Paulo
Lucas Paulo
15 anos atrás

Povo, não fiquem bravos com o Raikkonen… Vê só: a Ferrari já se decidiu, é o Massa que vai brigar pelo título. Só não vem à público por que fica feio pro atual campeão ser escudeiro…
Por isso ele ficou em 14o, uma posição à frente do Hamilton. Se o inglês tivesse melhorado, ele também o faria… Mas ele deve ficar lá segurando pro Massa assumir a liderança do campeonato.

Agora, falando sério: dos 10 primeiros, o único que não é “franco-atirador” é o Massa… O resto está correndo pela corrida, o que vier é lucro… Eu acredito em um Massa até mais pesado pra corrida de amanhã já que, dependendo das condições, Hamilton e Raikkonen virão com o tanque até o talo… A briga do Massa não é com o Vettel, nem com o Kovalainen…

LéOo
LéOo
15 anos atrás

desde quando o Kubica é bom na chuva?

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Um treino atípico e muito interessante
Faz tempo que não via um treino todo com chuva e me surpreendi com o resultado, já que Hamilton e Kimi costumam se sair bem com pistas nessas condições, mas hoje foram abaixo da crítica e de forma conseqüente Felipe conseguiu atravessar a arrebentação e conseguir um ótimo lugar ao sol. Caro Flávio, esse resultado não é indício de que alguma coisa vem mudando na maneira como o Massa esta reagindo diante da pressão que o atual campeonato? E mesmo com todas as surpresas e improvisos que as condições adversas impõem a dupla Hamilton/Kimi não estão conseguindo transformar em resultados todo o potencial que sabidamente possuem?
Amanhã poderemos ter mais novidades… quem viver, verá!!
Para onde envio artigo de um SUV russo que vc deve conhecer, nota DEEEEEZZZZ? Não consegui achar seu e-mail ou para onde devo enviar.