O ÚLTIMO DART
SÃO PAULO (mesmo se não for, é lindo) – Mais uma da minha pasta “Penduras de Pequim”. Mestre Mahar mandou a foto desse Dodge preto garantindo que é “o último Dart fabricado no Universo de que se tem notícia”. Se Mestre Mahar falou, está falado!
Não me derreto por Dodges, mas eles têm o incontestável charme de pertencerem à limitadíssima categoria de “muscle cars” brasileiros. Meu pai teve um Charger e um SE, ambos brancos. Eram lindos.
Os Dodge Dart que vc mandou fotos são outro carro, completamente diferente, que apenas utilizou o nome … Estamos falando do Dodge Dart A-Body, que parou nos EUA em 1976 para dar lugar aos Dodge Aspen.
É o mesma situação dos Dodge Daytona da década de 80. Mesmo nome, outro carro.
Abraços
Teu mestre estava errado. Ultimo DODGE DART Fabricado no Universo foi para a Policia Americana em 1984 e 85 civil. Ja mandei as fotos para alguns que contestaram.
MOPARABRAÇO
voce usa esse carro para ir a encontro????????????????????????????
Alguém sabe dizer o número de chassis de carro? Deve ser acima de 93015.
Grande Léo….
O Maveco tem 4,6 e 8 cilindros.
O Dodjão sempre V8.Exceto Dodge Polara,que era 4 cil.também.
Dodge Dart aqui? Só V-oitão, e dos bons!
MOPAR OR NO CAR !!! Todos os Darts fabricados no Brasil sairam com motor V8 – conhecido como 318 e o mais mansinho da família small block(318; 340 e 360) . Mas, na America tinha-se a opção do Slant 6 e alguns até chegaram por aqui com essa motorização.
Alê e Eric,
Eu era muito criança ainda, e que eu me lembro, havia dodge com motor 6 e 8.
Mas corrija-me se eu estiver errado.
( ou estou confundindo os carros, com Maverick, esse sim, tinha 6 e 8 )
Não corre a lenda que o último Dodge só foi fatturado em 1984?
dodge 6 cilindros?????????????
Léo….
Dodge 6 cilindros???
Meu pai teve um desses, Charger, vermelho. Lindão!
Íamos de Dojão de São Caetano para Mogi das Cruzes, início da rodovia Mogi-Bertioga, no início dos anos 1980.
Pai, mãe, três filhos, bagagem e espaço sobrando ainda. Câmbio no volante ( 3 marchas? ), freio abaixo do painel. Um ronco poderoso, apesar de 6 cilindros.
Mas consumia muito. Meu pai tentou vender e não conseguiu. Foi rifado.
Eu nasci na época errada. Se eu tivesse uns 15 anos na época, jamais deixaria meu pai sequer pensado em vendê-lo.
Dart. Esse sim foi um dos “grandes” (em todo sentido) carros nacionais, desde criança foi o meu sonho, enquanto meu pai tinha DKWs eu sonhava com Darts
Flavio,
este comentário não tem nada a ver com o post, mas é para lhe dar a dica de um site (http://www.zootropole.com.br) e mais precisamente de 1 foto que acho que você vai se interessar.
É o chevette mais artístico que já vi (http://www.zootropole.com.br/uploaded_images/chevette-726823.bmp).
abraços
Parabéns Kowalski, pelo site, e acima de tudo, pelo texto. Já lí a matéria sugerida, e nem imaginava a raridade dos 71.
Parabéns também ao Alexandre pelas restaurações caprichadas.Ninguém vira referência à toa.
Ja fiquei órfão da Dodge duas vezes, uma com o Dodginho……de repente pararam a produção e foram embora e p…no c…..de quem era proprietario. Depois foi com a Dakota, linda até hoje. Tambem fiquei empinando corvo. Nunca mais compro Dodge, Chrysler e Cia. Outro dia queriam me dar uma RAM, lógico que não aceitei………………
Restauradérrimo, caro Bel Air. Se você visse como ele estava antes…
Não, nem todos os carros dele estão assim. Só os que estão prontos. Há uma fila de “doentes terminais”, esperando serem renascidos por completo, e assim eles são, aos poucos.
Te passo dois endereços onde tem carros dele que podem ser vistos:
http://www.mulsanne.com.br (meu site, tem uma matéria com um Charger R/T 1971 ouro espanhol que ele restaurou inteiro)
http://www.museudodge.com
[]s!
Prefiro ainda o MUSCLE CAR nanico que eh o Maverick,mas esta barata quando restaurada,e o dono querendo ainda pode chegar FACIL aos 450 HP.Para ir a missa sem motor enrolando e outras cooisas irritantes de motor pequeno.
Valeu Kowalski. Esse aí é restaurado também ? Não parece. Tá muito bonito. Quanto ao “referência” : pode-se ver mais da sua coleção ?Podemos saber mais dele ? Se todos os Dojões dele forem como esse…
Esta a venda? (2) …………. olha o leilão ai…..
Lindo demais!!
Meu sonho é ter um Charger R/T General Lee.
Com bandeira dos confederados no teto e porta soldada, pra entrar pela janela..
Não bel air, este Dart pertence a um dos maiores colecionadores de Dodges do país. O mais bacana é que o cara pega carros em péssimo estado, e os restaura integralmente. É uma referência no meio.
Se não me falha a memória,isso quem me falou foi meu vizinho,em agosto de 1981 parou a produção com pouco mais de 1.000 Dodges produzidos nesse ano,incluso o Polara.
Pena que essa fase “Muscle” no Brasil foi extremamente limitada.
Lindo Dodge, apesar de eu preferir os Fords.
Adoro esses carros, grandes, com motores grandes, torque bom em rotações baixas, aquele “blum blum blum” que só um velho V8 faz na marcha lenta.
Apaixonante, não vejo a hora do meu V8 roncar novamente e voltar a gastar meu salário com gasolina e pneus traseiros.
Reformar carro antigo da trabalho, e como.
Parabéns ao dono do Dart.
Esses ultimos devem ser de 1981 correto?
Saia com a plaqueta de identificação como fabricação Volkswagen Caminhões.
Meu vizinho quando comprei o Fusca me falou que adorava Charger R/T….procurei vários até que ele achou um de acordo….77 monocromático,lindão.
Está à venda ?