PERGUNTINHA BESTA…

SÃO PAULO (sem ofender ninguém) – Procurem ser bem honestos, todos vocês, os mais de 500 blogueiros que deixaram seus comentários nos posts abaixo… Digamos que o piloto que fez o que Hamilton fez hoje se chamasse Ayrton Senna, ou Felipe Massa. E levasse a punição que ele levou.

Qual seria sua reação?

Mas procurem ser honestos, mesmo. Tentem visualizar: no lugar daquele carro cinza, um vermelho e branco, com um capacete amarelo ao volante, brigando pela vitória e pelo título, “contra tudo e contra todos”; ou um todo vermelho, com um capacete verde-amarelo-azul, buscando a taça que não se vê por aqui desde 1991.

O que você diria sobre esperteza e “fair-play”?

A ilustração é do Tuta.

Subscribe
Notify of
guest

214 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio cesar
sergio cesar
15 anos atrás

Bom dia Flavio

Flavio, concordo com vc,acho que tungaram o Hamilton, gosto do Massa,e vou torcer para ele ganhar em interlagos,mas seria justo o hamilton ganhar o titulo,pois ele fez por merecer desde o ano passado,e esse ano de 2008 ele fez um boa temporada.

juarez
juarez
15 anos atrás

não sei se entrei pela porta certa.oque queria é saber se na cat.super classic tem limite de cilindrada p/fusca c/motor ar(boxer),
pode passar de 2000 ?
fico agradecido se puderes me informar
obrigado

RESPOSTA DO FG:

Não. Fuscas, só 1.300 cc a ar.

Leandro Montianele
15 anos atrás

Sensacional a pergunta!!!

Digo declaradamente que estou torcendo por Felipe Massa, mas é impossível não enxergar os fatos. Hamilton não mereceu a punição e ponto final.

Com certeza se fosse Senna, o piloto que estivesse no lugar do inglês, o mundo tudo diria que a punição foi injusta.

Abraços!

Suricata
Suricata
15 anos atrás

Simples: Neguinho tentou passar onde não dava, passou o ponto de frenagem, cortou caminho pela gincane, não devolveu a posição e continuou acelerando até completar a manobra de ultrapassagem: como não dava pra fazer a passagem pelo box, foi penalizado em 25 segundos… e ainda acha que não fez nada de mais, igual motorista bêbado que mata família na calçada… tem que ser punido sim, ele sempre foi protegido pelo Dennis e acha que é imortal… mas até o Senna foi punido por cortar gincane…

Leandro Ribeiro
Leandro Ribeiro
15 anos atrás

Acho engraçado esses comentários trazendo de volta o Senna e fazendo essas comparações… O Flávio Gomes tá achando que as opniões a favor da punição são pelo fato de sermos brasileiros ou torcedores do Massa. Nesse caso específico, acho que o problema é com a torcida contra dele em relação ao Massa que está bem acima da torcida dos brasileiros à favor.
Enfim, estava em Interlagos em 93 quando ví o Senna sendo punido com um stop and go por ter ultrapassado um retardatário em bandeira amarela. Não ví ninguém contestando isso na época. O cara pode ser quem for… certo é certo, errado é errado, nada mais do que isso.

Schumacher
Schumacher
15 anos atrás

Hahaha os caras vêem o que querem ver e ignoram o que não lhes interessa. O Hamilton trapaceou e isso está muito claro.

http://br.youtube.com/watch?v=70rXr2Mkq_M

Este vídeo mostra MUITO claramente que ele poderia ter continuado tranqüilamente na pista. Quando ele resolve cortar a chicane o carro do Raikkonen já está inteiramente na frente dele, não cabendo desculpinhas de que “não sobrou espaço”. Ele quis claramente aproveitar aquele alibi pra cortar a curva e entrar na reta colado. Muito malandrão.

Quem viu a corrida sabe que ninguém conseguiu fazer aquela chicane e entrar na reta colado pra passar na outra curva. O Hamilton fez essa trapaça conciente de que seria difícil ter outra oportunidade, sem contar com falhas do Kimi.

O problema é que depois do que aconteceu em 2007, é praxte os fanzecos da McLaren se fazerem de coitadinhos e perseguidos.

HC
HC
15 anos atrás

Desafie o Reginaldo Leme a responder isso na próxima coluna.

O Polêmico
O Polêmico
15 anos atrás

Flavinho,
Vou panfletar essa msg em todos os posts sobre o assunto aqui no seu blog. Por favor, n barre, assine tb.
Abs

Moçada q está indignada com essa sacanagem,
Por favor, assinem o abaixo-assinado a seguir.
Claro, n vai mudar a decisão em si, mas, creio, dará uma força para o Hamilton(eu sei, bastaria ir no site do cara e deixar uma msg para ele) superar o episódio e vencer esse mundial. No entanto, a FIA precisa ter a exata noção da repercussão negativa q teve a decisão, e, assim, quem sabe, possa aperfeiçoar as suas regras e parar de desestimular as ultrapassagens na pista.
http://www.petitiononline.com/belgp08/petition.html

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Gosto de seus comentários e querosaber se o que aconteceu com Senna no Grande Prêmio do Japão em 89, se não me engano, foi o mesmo tipo de punição ou atém maior, pois se usou o aspecto da “cortada” chicane e ganhar vantagem.

Um abraço,

marcelo

AM
AM
15 anos atrás

Independente de qq coisa, gostei! Entre os três torço para o Massa. É o mesmo see meu time ganha com penalti duvidoso…

Carlos T.
Carlos T.
15 anos atrás

O massa que se cuide pois se o hamilton continuar assim malandrinho, pode querer aprontar uma pra ele já já…

Tiago
15 anos atrás

Sinceramente,

Acho que seria uma tremenda sacanagem se o personagem que você “hipotetisou” protagonizasse hoje (como se a cartolagem não tivesse acontecido entre o falecido e o narizinho).

Mas confesso que estou surpreso, infelizmente, com o resultado da enquete sobre a justeza da punição dada à Hamilton.

Tudo bem ficar feliz porque o Massa “venceu”, mas confesso que me surpreendi com os 77% de votos em apoio à rasteira ao inglês, mas tudo bem, estamos numa democracia.

Uma vez me perguntaram “você é Sennista ou Piquetzista?” e eu disse “sou automobilista” e assim continuarei.

Torço pelos brasileiros sim, mas antes de tudo para quem está em desvantagem. Por isso esse ano já torci por Hamilton, Massa, Kovalainen e Raikkonen.

Não assisto só as categorias Globais, até porque existem pelo menos mais 70 por aí a fora que não tem enfoque da mídia, seja por “inviabilidade” seja por ruindade mesmo.

Por isso e muito mais continuo achando um absurdo a punição à Lewis Hamilton e o que os comissários fizeram foi só dar mais destaque à forma como o inglês executou magistralmente uma linda manobra de utrapassagem, pela técnica, ousadia e talento.

Mario
Mario
15 anos atrás

sendo honesto eu abominei a decisão dos comissários, essa F1 atual com esses não me toques está ficando coisa de maricas, para mim demonstra que Bernie e seu time só tem interesse em fazer espetaculos circenses e não corridas para disputas, imagine na França em 79 o que seria de Villeneuve e Arnoux, seriam banidos do esporte para sempre com direito a negação de mais tres gerações, RIDICULO

Peixe
Peixe
15 anos atrás

Eu acho que ia ser um saco ter que aguentar a Rede Globo falando que a F1 roubou o campeonato do Massa.
E teria sido injusto do mesmo jeito, na minha opinião.

Hamilton não deveria ser punido.

flavio Lopes Padilha
flavio Lopes Padilha
15 anos atrás

pegunta básica!
alguem já perguntou aos tres fiscais, em qual parte da pista o Hamilton poderia voltar a atacar o Kimmi, após sua volta a pista?
meia volta, na volta seguinte, 4 segs após. nada!! silencio total!
sacanearam Hamilton violentamente e hoje em sua coluna no O globo, Celso itibere demonstra sua indignação.
abraços a todos!!
Flavio Padilha

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Hamilton não passaria Kimi na La Source volta sem cortar a chicane. Simplesmente pq não há tempo e espaço pra pegar o vácuo.

Então levou vantagem. Conclusão: punição.

Se reverter é uma praxe pra evitar a punição, então deveria esperar a La Source pra atacar de novo. Lembra: não passaria
se não tivesse cortado a chicane!

Não é a primeira vez que um piloto é punido por isto. Não venham fazer o LH de Jesus Cristo…Aconteceu com Senna e com Schummy, o que mais dizer?

Se fosse o Massa estaria certo do mesmo jeito (eu ficaria puto, é verdade…)

Massa não mereceu ganhar esta prova. Fato. Mas o Kova mereceu ganhar na Hungria?

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Pessoal vou repetir o que já foi dito aqui por muitos:
Me parece que o Flávio Gomes e os ” Hemiltets ” ainda não pararam de espernear e incorformados ainda querem teimar em colocar-se contra os fatos.
” Se o Hamilton fizesse a curva de forma normal ,sem cortar pela área de escape, jamais conseguiria velocidade extra e não chegaria no fim da reta em condições de ultrapassar o Kimi ”
Portanto, pelo amor de Deus, vamos para de discutir algo sem nexo, o Hamilton tirou vantagem de uma situação irregular que ele premeditou , e mereceu ser punido ”
FIM DE PAPO …………………………….

Maicon Aurelio
15 anos atrás

Gostaria de entender por que marretam tanto o FM afinal ele foi lá fazer o que cabia a ele. Já era a 2a corrida do motor, o clima estava uma merda e precisava faturar o maximo de pontos possiveis numa corrida onde ele sabia que KR iria pra matar ou morrer. Com tanta coisa em jogo e com a lição do ano passado onde ele arriscou tanto que ficou sem condições de disputar a final ele fez o que era certo. Quem quer ganhar o titulo tem que (como diria o capitão nascimento) progredir com estratégia.

EVANDRO
EVANDRO
15 anos atrás

o Hamilton sairia colado no kimi de qualquer maneira, e teria condiçoes de fazer a mesma manobra no fim da reta, entao qual vantagem ele obteve passando reto na chincane??

Arnaldo Ribeiro
Arnaldo Ribeiro
15 anos atrás

Me desculpem, alguém provavelmente já disse isso aí em cima, mas ler 170 comentários vai ser complicado …

Parece que o Flávio Gomes esqueceu do Japão 1989 …
Senna foi desclassificado (muito pior que um drive through) justamente por ter “cortado a chicane” e olha que não foi tarefa fácil depois de bater com o prost e ainda ter de desviar daquele monte de “proteções”de isopor …

Logicamente que todos os brasileiros (bom, talvez não aqueles Piquetistas fanáticos. Entendam-me bem, fanatismo é ruim de qualquer um dos lados) acharam injusta a punição. Mas a FIA (FISA naquela época) não perdeu o sono por causa disso …

Felipe Leite
Felipe Leite
15 anos atrás

Ah, só pra complementar: não achei que o Hamilton quis dar uma de esperto.

No caso do corte da chicane, ele tinha 3 opções: bater, meter os cinco pés no freio ou cortar a chicane. Ele preferiu cortar, OK. Mas não foi para passar o Kimi, foi pra não bater.

Depois disso, ele teria que devolver a posição e a vantagem obtida. Devolveu a posição meio naquelas, nesse ponto só é que ele esticou um pouco o limite pra mim, mas também não achei que foi na base da esperteza, mas sim na gana de vencer.

Felipe Leite
Felipe Leite
15 anos atrás

Se fosse com o Massa ou com qualquer piloto que eu gostasse, eu ficaria muito puto com o próprio piloto, por ter jogado fora 6 pontos na disputa pelo título, sendo que a vitória estava razoavelmente garantida.

Eu achei a punição justa. Mas entendo perfeitamente que é uma decisão controversa. Entendo totalmente seus argumentos. O problema todo está no regulamento que é muito aberto, e na cabeça do Hamilton, que é meio oca.

O regulamento diz que toda vantagem adquirida indevidamente deve ser devolvida. Para você, ela foi. Para mim, não foi. Na minha opinião ele deveria ter deixado o Kimi abrir um pouco mais antes de atacá-lo novamente. Sem contar que eu fiquei com a impressão de que o Hamilton ficou com o lado seco da pista enquanto o Raikonen ficou com o lado mais úmido.

Nada disso altera o fato de que o Raikonen deveria ter defendido melhor a posição na freada da La Source, deveria ter segurado a onda e não batido, e que o Massa não merecia ganhar essa corrida. Mas quem erra deve ser punido, e paciência se a vitória caiu no colo do Massa.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Sempre digo que o Gomes adora uma polêmica, mas desta vez ele analisou a situação de maneira extremamente fria e acabou chegando à única conclusão possível.

Hamilton ficou inteiramente atrás de Kimi, ainda que em posição de ataque. Aliás, ele já vinha muito próximo de Kimi antes da manobra. Assim, ao deixar Kimi passar, Hamilton nada mais fez do que voltar à posição original, ou seja, atrás, mas embutido no Kimi.

O mais curioso é ver que a maioria confessou sem o menor pudor que se a punição fosse aplicada a Senna ou Massa teria ficado emputecido. Ou seja, sem nenhum compromisso com a lógica ou com o bom senso.

Bom, esse é o retrato do povo brasileiro.

Gomes, sinceramente achei que seu posicionamento seria diferente, apesar de saber que patriotismo barato não faz parte de seus atributos. Parabéns pela análise.

Por outro lado, duvido que o Reginaldo Leme tenha o mesmo equilíbrio. Há algum tempo ele tem me decepcionado. Ontem começaram a cair umas gotinhas e ele veio com aquela história de decisão política, de que Ferrari e MacLaren poderiam pressionar os fiscais para que a prova fosse interrompida. Simplesmente ridículo.

Por falar em ridículo, vocês todos vivem reclamando do Galvão, mas ontem o Luciano do Valle ultrapassou todos os limites. Depois do Galvão ter ressuscitado o Alboreto (e reiniciado a carreira do Boutsen), ontem foi a vez do Luciano trazer de volta à vida o Graham Hill (ao falar do Graham Rahal). Se fosse só isso, tudo bem, seria um erro isolado. Mas ele também chamava o Ryan Hunter-Reay de Hunter-Rahal, o Ryan Briscoe de Brian Riscoe… um festival de besteira.

Rafael Duarte
Rafael Duarte
15 anos atrás

Poxa…

Li os comentarios agora e vi que a parada esta pegando fogo… Comentarios levando em conta 100% a emocao. Parabens por ter paciencia com esses malas, Flavio! Rs… Vou tentar colocar a minha visao do fato (como se alguem se importasse) e gostaria da tua resposta, se possivel Flavio.

Ok, Cortou a chicane. Ok, se posicionou de novo atras do Raikkonen.
Na traducao no post voce escreveu “cortou a chicane para obter vantagem”, quando na verdade a traducao correta seria “cortou a chicane E obteve vantagem”. Mas ta! O ponto nao eh esse.

Pelo que me informei, ele nao foi punido por causa de “meio carro” etc… Ele foi punido porque a vantagem (distancia) que estava para o Raikkonen antes de cortar a chicane era maior do que a distancia que ele se posicionou atras do Raikkonen apos cortar a chicane. Dai a vantagem obtida. Como ja se passavam de 2/3 da prova, a punicao seria 25s de acrescimo no tempo final da prova (como foi feito), ja que nao era mais possivel aplicar a lei do “drive through”…

Confere Flavio?

Rafael Duarte
Rafael Duarte
15 anos atrás

Bom…

Justo, justo nao foi com certeza. Mas como foi o Hamilton o prejudicado e o Massa beneficiano, eu to dando risada!

Marcão do V8
Marcão do V8
15 anos atrás

Assim como foi vergonhosa a punição que derama Castroneves em Detroit, o e´pisódio com Hamilton foi pior ainda. Literalmente a FIA acatou os berros dos Ferraristas como medo de sofrerem represálias depois. Hamilton foi sim o cara, concordo com os dribles, mas ele precisa disso para amadurecer como piloto. Assim como vem acontecendo com o MAssa. Sorte deles que o Rubinho quebrou, pois ele ia colocar pneu de chuva já no pit stop, não tinha nada a perder pois estvaa em 17º.

Rafael Moreira Preto
Rafael Moreira Preto
15 anos atrás

Absurdo!

Os cartolas do automobilismo estao acabando com o esporte.

No EUA acabaram com Helio Castro Neves, na GP2 foi com o Bruno Senna, na F1 foi com o Lewis e no paulista eh esse regulamento da classic que nao sai!

Deixa o pessoal resover corrida na pista pelo Amor de Deus!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

Honestamente: deveria ser punido! o Ayrton Senna foi punido quando cortou a gincane no ano que perdeu o campeonato para o Prost, não foi? foi e justamente!
Agora eu só não entendo uma coisa: só porque o brasileiro foi beneficiado (por sinal ítalo-brasileiro) com a cagada do Sr. Hamilton (era só terminar em segundo lugar e deixaria a Ferrari em pé de guerra com seus pilotos e com um caminhão de vantagem, ou seja: falta cérebro) que o pseudos intelectuais vem aqui dizer que absurdo, um brasileiro tá levando vantagem… sabe de uma coisa: tem certas pessoas que tem um baita problema em entender que a regra vale para todos, independentemente de nacionalidade! agora se o inglês é burro (pois ele é mesmo, apesar de ser um piloto fantástico) não tem nada com isso o segundo colocado,seja quem for.

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Errou tem que pagar e pronto, não interessa o piloto que seja. O próprio Massa disse o seguinte: Para Massa, fatos como este são geralmente abordados nos briefings antes das etapas, “em que se deixa claro que, quem cortar a chicane tem de devolver a posição e se livrar de qualquer vantagem obtida”. E que se Hamilton tivesse contornado a Bus Stop corretamente, “nunca conseguiria passar Kimi naquela reta curta que vem em seguida”.

Marcelo de França
Marcelo de França
15 anos atrás

Os brasileiros poderiam até roubar um pouquinho na sua opinião, se fosse piloto brasileiro, mas isso ainda não invalida a regra de substituição do muro ou da brita…

O fato é que se eles contornassem a curva um atrás do outro, não haveria ultrapassagem na curva seguinte.

Eu, por mim, construiria um muro ali, pro ano que vem, e diria aos pilotos: Agora se virem!

SAULO NOVAES
15 anos atrás

Quer dizer que se fosse o Hamilton que estivesse em primeiro com 6 segundo à frente do Massa e este viesse com tudo, passando as 4 rodas sobre o apêndice de asfalto que tem ali, cortasse a chicane e chegasse no Hamilton no fim da reta, a ultrapassagem seria legal?

O inglês ganhou tempo na chicane, mesmo que fosse p/ não bater e estragar a corrida dos 2. Devolveu a posição, sim, mas sem dúvida de que levou vantagem por já vir com motor cheio enquanto Kimi acelerava. Se fosse mais esperto, ultraassaria antes da Eau Rouge ou pouco depois como fez o Kimi no Massa, já que tinha mais carro, e evitaria essa confusão toda.

Justa a punição!

Victor Leoncio
Victor Leoncio
15 anos atrás

Bem, eu confesso ser torcedor de pilotos brasileiros e daqueles que não costumam aparecer entre os ponteiros quando fazem boa corrida, mas também concordaria com a punição se o Massa fizesse o que o Hamilton fez. Embora ficasse triste, mas concordaria, como concordei pelo fato do Massa ter saído dos boxes com sinal vermelho ou, na Indy, com o Helio ser punido por ultrapassar a faixa branca nas voltas de qualificação.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

duas declarações:
mclarem: lewis tava 6Km mais lento do que kimi

massa: lewis não passaria o kimi nakela reta tão curta

duas verdades, e na minha visão o lewis realmente se aproveitou, infelizmente a pena foi pesada de mais, pra mim dava 5 posições a menos pro lewis e pro kimi na largada de monza e tava tudu certo, mas não sou eu que julgo.

Zuber
Zuber
15 anos atrás

Se não houvesse punição, em 2009 os pilotos saberiam como fazer uma ultrapassagem na Source. Basta cortar caminho pela chicane anterior, depois devolve a posição, deixa o oponente passar um pouco, pega-se o vácuo que não conseguiria pegar se tivesse feito a curva corretamente e concretiza-se a ultrapassagem. Simples assim.

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Prezado FG,
Se o piloto fosse de capacete amarelo e de carro vermelho, provavelmente eu diria que a punição foi injusta…
O Sr., provavelmente, diria que eu estaria sendo imparcial e que se o carro fosse prateado diria q a punição foi justa…
Qual a diferença???
Será q é tão difícil admitir uma situação verdadeira que foi favorável ao Brasil???
Desculpe se estou sendo parcial, mas o Hamilton claramente cortou a curva pra não perder tempo…só que se freasse não sairia no vácuo do Kimi pra passar…
Do jeito que fez ficou fácil. Deixa o cara sentir o gostinho e pega o vácuo do indefeso Kimi…
Fico aqui com a sua paráfrase de Fangio, utilizada da Hungria:

CARRERAS SON CARRERAS!!!

luis
luis
15 anos atrás

não torço pelo massa

muito menos pro senna

então

da na mesma pra mim…

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira
15 anos atrás

Independente de quem fosse, Gomes, Senna, Piquet, Mansel, Massa, Nakajima ou Masacane: a punição foi injusta e você bem disse o porquê. Não existe tempo x ou espaço y que o piloto deve ficar atrás para devolver a posição.
Sem mais.

JOSÉ MARIA
JOSÉ MARIA
15 anos atrás

Eu acho que o Massa não deveria acitar a taça e os pontos da primeira posição, asim o nosso digníssimo Flavio Britânico Advogado do Lews Gomes pararia de chorar !!!

Carreras son Carreras caro Gomes

José
José
15 anos atrás

Tenho pena do pessoal que enxerga até favorecimento da Ferrari ao Kimi por microssegundos no pit (vide Malásia) e agora vem garantir sua imparcialidade na avaliação objetiva da situação, independente do prejudicado. Lamentável.

Flavio, parabéns pelo blog e pela racionalidade.

Marco
15 anos atrás

Quanto absurdo!!!
Senhores, bem ou mal, de um erro que deixaria o Hamilton ainda mais atrás do Raikoneen, ele se beneficiou e ficou na frente. Lei pata todos. E deixem de bobagem de desfazer do Massa, ele correu para chegar e mostrou ter sorte com a batida do Kimi e a punição do Hamilton. E daqueles brasileiros que não torcem para o Brasil, busquem exílio em algum lugar, vocês não valem nada.

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Continuo achando que ele, Lewis, ganhou uma energia para ultrapassar o Kimmi além daquela devolvida na aliviadinha seguida do vácuo para o bote final. Bastaria uma ou duas curvas atrás do Finlandês para zerar o evento e então partir para novo ataque. Para mim esse é o conceito do regulamento.
Talvez tenham que mudar a redação do dito cujo já que está rolando tanta interpretação de texto…

…e ah, o Senna não teria escapado daquele jeito, hehe

djowl
djowl
15 anos atrás

Não sei se foi justa a punição! Só sei que o Ré conseguiu vantagem com ela.

Ele nunca estaria ali se tivesse contornado a curva. E dava pra frear sim!!

Responda uma pergunta Flávio Gomes, mas tem que ser sincero e sincero de verdade!!:

Se o Ré tivesse contornado a curva ele estaria ali colado na Ferrari??? Só isso. Acho que a situação deve ser vista no geral e não pontual. Senão vai tudo mundo começar a cortar aquela curva agora! Daí cede o lugar e embute no cara!!

:))

Ludwig
Ludwig
15 anos atrás

Lembra Suzuka quando Ayrton ganhou e não levou por causa da batida em Prost. Pois é FG, teu exemplo foi infeliz! Bem aplicada a punição.

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Triste, muito triste a decisão pela punição.
LH vinha em uma corrida espetacular. Errou, correu atrás, passou de forma ilícita, cedeu a posição, Kimi deu bobeira, LH botou por dentro e foi para o abraço!
Queriam que ele fizesso o quê? Parasse o carro e deixasse o Kimi dar uma volta????
Gosto do Massa, torço por seu sucesso, mas ganhar assim não é justo. Da mesma forma que a vitória do Heikki não foi merecida, a do Massa também não foi.
Torço para que o Massa ganhe o campeonato por 10 pontos para que esse injustiça não macule o seu título, se vier.
Estou decepcionado.

Spada
Spada
15 anos atrás

A punição foi correta!

Quem forçou a barra para cima do Kimi??

Ele usou a chicane porque forçou, se tivesse contornado atrás do Kimi, e tentasse em outro ponto, nada disso teria acontecido….

Claro, que se fosse um brazuca, ficaria p……

Quando o Zico perdeu aquele penalti na copa de 86 contra a França, você gostou??

E quando o Italiano (não me lembro o nome) perdeu o penalti na final dando o titulo de 94 ao Brasil, vc gostou??

Adoro a F1, mas não dá para ficar indiferente quando se trata de um piloto, atleta etc de nosso pais!

Abs

Caio
Caio
15 anos atrás

Eu diria que ele era apenas mais um brasileirinho contra esse mundão todo… rsrsrs

Jeba
Jeba
15 anos atrás

Eu sempre achei o Hamilton muito parecido com o Senna no quesito mal-caratice e arrogância. Senna sempre foi meu herói, mas depois de conhecê-lo melhor através dos vários livros e biografias a ele dedicados, pude perceber que ele era assim como é o inglês hoje: arrogante, se acha melhor que todos e não mede esforços e utiliza-se de expedientes moralmente não aconselháveis para alcançar a vitória. Creio que sua pergunta foi respondida.

Emerson
Emerson
15 anos atrás

Pelo que me lembro, houve um episódio em que um carro vermelho e branco com um capacete amarelo foi punido apenas por passar reto na gicane de suzuka. Chega de Dick-Vigaristas na formula 1. O último se aposentou em 97 e espero que não apareça outro tão cedo. Parabéns aos comissários pelas punições de Hamilton e Pantano.

Rafael Licursi
Rafael Licursi
15 anos atrás

Bem sincero, seria um absurdo, como realmente foi… acontece que, ultimamente, em algumas disputas envolvendo pilotos brasileiros, estes têm me parecido bem ingênuos, o que o Hamilton não é. Acho inclusive que ele é até um pouco sujo em suas manobras, mas piloto bonzinho não chega a lugar nenhum. O cara guia muito e o Kimi tinha que ter forçado-o a tocar na grama na freada, aí sim ele não voltava para ultrapassá-lo no fim da reta…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

Bom, Hamilton deixou sim Kimi passar novamente. PORÉM, ele estava muito mais tracionado e com giro muito mais alto, por isso deixou kimi passar e logo na retomada ja estava bem mais rapido.
Agora, essa punição, achei injusta. Poderia, perder 100 posições na largada da Itália, seria menos penoso, e não estragaria a festa que foi e resultado.

Agora, de quem é a culpa de tudo isso? DO FILHO DA MÃE QUE DESTRUIU A BUS STOP!

se fosse como antigamente, nada disso teria acontecido