PRENDE EU

SÃO PAULO (na correria) – O blogueiro Tio Italo foi quem mandou a foto ao lado, informando que pertence ao livro “Memória Visual de Porto Alegre”, do Museu de Comunicação da cidade. Diz a legenda: “Embarque na Rádio-Patrulha de estudante que provocou desacato ao Governador Ildo Meneghetti, 12/03/1965”.

Pelo menos colocaram a moça no banco da frente. E que passarinho é esse da Rádio-Patrulha? Com a palavra, a gauchada. E se tiver alguém que já passeou num desses, conte aqui.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alex telles
alex telles
15 anos atrás

Briese, Meneghetti era um bonachão, homem simples e bom. Não tinha nada de sombrio ou desagradável, tanto que venceu todas as eleições que disputou. Duas vezas governador, prefeito de Porto Alegre, sempre no voto. Desagradável, talvez para o fanfarrão Brizola, em quem deu “surras” eleitorais memoráveis. A tal prisão certamente foi obra de 5.o. escalão. Mas repare que, em pleno 1965, a mocinha foi até muito bem tratada…

Leandro Briese
Leandro Briese
15 anos atrás

Achei a foto muito baixo astral Gomes…tempos difíceis aqui no Rio Grande…a expressão da moça não é nem um pouco convidativa a entrar na Rádio-Patrulha.
Pra quem não sabe, Ildo Meneghetti foi um dos pilares do Golpe de 1964…uma das principais lideranças civis do golpe, e figura das mais sombrias e desagradáveis da história do nosso estado…

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Época difícil aquela, militante que marcava bobeira ia ‘cantar’ na Radio Patrulha. E se fosse artista mais talentoso, tinha o palco do DOPS prá ele ‘dançar’. Mas, já passou, outro dia fizeram uma cerimônia e o Lula pediu desculpas em nome do país, às vítimas do autoritarismo. Graças a Deus.

Rodolpho
Rodolpho
15 anos atrás

O Jeep é Wyllis ou Willys acho que em 65 a Ford ainda não a havia comprado.Os Quero-quero (com ífem?) habitam todos os campos de futebol aqui em Curitiba, são bem populares, as Ind. Todeschini fabricavam as balas Quero-quero, e também as balas Pica- pau , um dia juntaram as duas num saquinho misto e logo depois pararam de fabrica-las.

Edu Harmel
Edu Harmel
15 anos atrás

Interessante a discussão sobre os quero-quero… Mas notei que a moça desacatou ao governador, e foi convidada a entrar na viatura e a sentar-se no banco da frente. Se fosse hoje, ou não era presa (dependendo do governador seria aplaudida) ou ia de ambulância.

Lucas Israel
15 anos atrás

um amigo meu já chamou um quero-quero de “want-want” num texto em inglês… Mas esse carro é bem bonito. Bem melhor pintado que as trapizongas da PM-sp de hoje

Rafael Aun
Rafael Aun
15 anos atrás

Quero-Quero. A sentinela dos pampas.

Tem muito aqui em Passo Fundo/RS.

Parece que no Sul da América Latina existem espécies semelhantes mas com um canto ligeiramente diferente.

Abs

Tiago Pastorello
Tiago Pastorello
15 anos atrás

Seria um Jeep Ford?

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

O Mauro lembrou com predicado do Quero-quero, sempre alerta em atacar quem chegar perto demais. Muito comum hoje nos gramados de futebol, onde vemos algumas vezes os jogadores passando aperto nos razantes destes pássaros.
A rádio-patrulha era um instrumento chique aos olhos da sociedade, uma vez que se podia comunicar com a base de dentro do Jeep. Já imaginou que tecnologia avançada?

Camacho Real
Camacho Real
15 anos atrás

O passaro eh um quero-quero. Antes meio restrito aos campos (pampas?) gauchos, hj habita cerrado, praia e, se bobear, ate terreno baldio e campo de futebol em todo o centro-sul brasileiro.

Mauro
Mauro
15 anos atrás

A menos que, eu esteja muito enganado, o passarinho no logotipo da Rádio Patrulha, é um Quero-quero, ave típica aqui do RS, que, antigamente também eera conhecida como “a sentinela dos pampas”, por estar sempre atenta ao que ocorre a sua volta, cuidadno como poucas de seu ninho.

Abraço a todos

Léo Engelmann
15 anos atrás

Percebeu que na frente do pássaro do logo tem um microfone?

Eric
Eric
15 anos atrás

Jeepinho chic…capota de lata!!!!!!!