RÁDIO BLOG

SÃO PAULO (pequenos hinos) – A “ointentite” pegou firme. Ontem eu e o Marcelo Di Lallo, brother da Eldorado-ESPN, ficamos fazendo uma lista de bandas, cantores e cantoras que escreveram a trilha sonora de nossas vidas nos anos 80, quando éramos jovens e queríamos mudar o mundo. Hoje a gente é velho e continua querendo mudar o mundo, só não sei se vai dar, e se não der, paciência. Desenterramos cada coisa… Para concluir que a música brasileira acabou nos anos 80, depois deles quase nada se salva. Quer uma idéia? Camisa de Vênus, Ultraje a Rigor, Barão, Ira!, Titãs, Língua de Trapo, Kid Abelha, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Magazine, Lobão e seus Ronaldos, Casa das Máquinas, Plebe Rude, Herva Doce, Paralamas, Gang 90 e as Absurdetes…

E tem muito mais. Então, vocês vão ter de aguentar nesta Rádio Blog uma overdose de anos 80 e pronto. Começando com o Rádio Táxi e “Eva”, uma versão de uma canção italiana encantadora. Não achei nenhum bom clipe no YouTube, mas não faz mal. Em compensação, na busca, encontrei uma banda que tem o melhor nome do mundo: Chevette Hatch! É de Minas, e é o maior barato.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio
Fábio
15 anos atrás

Concordo com os companheiros acima! Os anos 60, 70 e 80 foram insuperáveis em matéria de música! Só se esqueceram de citar o “pai do rock brasileiro” o grande RAUL SANTOS SEIXAS!!! Hoje em dia, infelizmente, rock é CPM 22, Detonautas e outros grupinhos!

Mello
Mello
15 anos atrás

Falou, Squa. Bom gosto eheheh.
Toco guitarra. As músicas que citei fazem parte do setlist da Banda Cashbox, aqui de BSB. Sucessos do pop-rock internacional 60s 70s 80s. Tudo de bom.

Sandro Auzani
Sandro Auzani
15 anos atrás

O clipe chega a ser bom de tão ridículo.
A guitarra inconfundível do saudoso mestre Wander Taffo. Não s fazem mais guitarristas como antigamente.
FG aprovado sua aventura musical pelos anos 80

Pedro Araújo
Pedro Araújo
15 anos atrás

Já citaram aí o Violeta de Outono e os Replicantes, duas das melhores bandas dos 80, só que sem a projeção que outras tiveram. Uma progressivo/psicodélica, outra punk/hardcore (da época que hardcore era Dead Kennedys, e não CPM22).

Gomes, quanto a esse negócio de querer mudar o mundo, já diziam os Replicantes:

“resolver os problemas do mundo é coisa de vagabundo”

hehehe…

Squa
Squa
15 anos atrás

Mello,
copiei sua seleção de músicas e pessei a tarde aqui no escritório as ouvindo. Algumas assistindo o clip, outras apenas ouvindo. Aproveitei o link na lateral do Youtube de musicas relacioanadas para ouvir mais algumas. Muito boas.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

O verdadeiro rock acabou por aqui na década de oitenta e lá fora no começo dos anos noventa, antes do início da porcaria chamada grunge.

No início dos anos 90, muitas bandas lançaram discos muito bons que pareceram um último suspiro do rock antes do fim. Falo de “The Razor’s Edge” do AC/DC, “Fear of the Dark” do Iron Maiden, “Revenge” do Kiss, “No More Tears” do Ozzy, “Hey Stoopid” do Alice Cooper, “Painkiller” do Judas Priest, o “Black Album” do Metallica, “Sound of White Noise” do Anthrax, “Chaos A.D.” do Sepultura, “1916” do Motorhead, “Mondo Bizarro” dos Ramones, “Get a Grip” do Aerosmith, “the Battle Rages On” do Deep Purple e outros.

Curiosamente, todos estes discos foram lançados entre 1990 e 1993. Não são os melhores trabalhos de cada uma das bandas citadas, mas foi o último suspiro do rock. Afinal, o que foi feito após esse período?

Aurélio Neto
15 anos atrás

Estais de greve do blog??
“Onde tá tú hômi??!”

kleber silva
kleber silva
15 anos atrás

“Flavinho, esqueceu dos engenheiros, e suas belas letras, tais como: “Não importam se só tocam, o primeiro verso da canção, a gente escreve o resto, em linhas tortas, nas portas da percepção, em paredes de banheiro, nas folhas que o outono leva ao chão, em livros de história, seremos a memória dos dias que virão… se é que eles virão.” – Exército de um homem só – 1990, muito legal, e marca sim uma época em que as músicas eram MÚSICAS DE VERDADE!!!!

Celso Vedovato
15 anos atrás

E que depois foi gravada pela Banda Eva, e é sucesso no carnaval de Salvador há muitos anos. A Ivete tem uma versão muito legal.
Tudo bem , não é rock, é axé. Mas tem música que fica boa em qualquer roupa.
abraço

Squa
Squa
15 anos atrás

Agora mandou bem, Ultraje a Rigor. Qdo li no post sobre sua “oitentite”, antes de ler a bandas citadas, ia sugerir. As melhores: Eu gosto de mulher, Filho da put. e Terceiro. A última citada, poucos conhecem, mas é um sarro. Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=sTMI18brB-o

Virgo
Virgo
15 anos atrás

Flavinho, Você é muitro novo! Eu queria mudar o mundo na década de 70! Depois com o tempo e a maturidade (e o obrigatório início de vida na farmácia) concluí que já fazemos muito em influenciar para melhor os ambientes onde vivemos, especialmente nossas famílias. Melhorar os paradigmas familiares herdados já é uma grande coisa!

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Ô FG, fala sério……..esse cara não canta nada.
Valha-me Nossa Senhora!!

Patrick
Patrick
15 anos atrás

Flavio

Concordo em parte com vc…mas dos 90 podemos citar e lembrar dos Raimundos…

Tempos que não voltam…

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Faltou Legião e Engenheiros…. desses últimos, aliás, tem uma história legal: eles fizeram uma turnê na extinta URSS em 1989. Fizeram cinco shows num teatro fechado. Ganharam uma baita grana com esses shows. No último dia, receberam o dinheiro, mas era dinheiro russo (não sei o nome) e o dito cujo não era combiável. Pegaram a grana e deram pro guia deles por lá. O cara nunca tinha visto tanto dinheiro. Comentário do guitarrista ao chegar no Brasil: “maior que o tráfico de drogas por lá só o tráfico de discos do Paul McCartney”.

O rock nacional tinha uma inocência muito legal nos anos 80. Hoje é tudo profissional. Perdeu um pouco a graça.

romuca
romuca
15 anos atrás

Tempos atrás andei baixando as músicas que fizeram parte das propagandas do cigarro Hollywood. Uma melhor que a outra (Asia, Peter Frampton, Phenomena II, Winger, Boston, Kansas,…, ótimas para relembrar este período ao qual você se referiu.

Cassio Missiroli
Cassio Missiroli
15 anos atrás

FG
Nada, supera o brow do Du’: Ventania – San Thome’.

André Barbosa
André Barbosa
15 anos atrás

Qua saudade daqueles tempos, hoje as bandas e as músicas são muito diferentes, não é que sejam piores, mas meus ouvidos não suportam. Na lista dos anos 80 ainda incluiria Lulu Santos, RPM e BLITZ.

Francisco Luz
Francisco Luz
15 anos atrás

Melhor banda brasileira dos anos 80 é Replicantes.

Valdo WELLASCO
Valdo WELLASCO
15 anos atrás

Um exagero dizer que a música acabou nos anos 80, até porque, depois disso já apareceu muita coisa nova, teve o É o tchan, Kelly key, Latino, os tais “emecis” Serginho com Lacraia. Tem muita coisa boa por aí ainda.

Rodrigo Borges
15 anos atrás

Rádio Taxi do grande Wander Taffo. E Casa das Máquinas voltou, com Faiska na guitarra.

Rona
Rona
15 anos atrás

Amanhã (sexta-feira) João Penca e Seus Miquinhos Amestrados farão, provavelmente, o último show da temporada de 2008, no Rio de Janeiro, infelizmente não poderei ir… Mas quem é do Rio pode dar uma conferida no Estrela da Lapa… Segue maiores detalhes e amostra de alguns sucessos…
http://www.myspace.com/joaopenca

Rex Racer
Rex Racer
15 anos atrás
Mello
Mello
15 anos atrás

I WANT TO BREAK FREE – THE QUEEN
SHOW ME THE WAY – PETER FRAMPTON
EVERYBODY WANT TO HOLD THE WORLD – TEARS FOR FEARS
STARS – SIMPLY RED
MATERIAL GIRL – MADONNA
I GOT MY MIND SET ON YOU – GEORGE HARRISON
INSTANT KARMA – JOHN LENON
SMOKING GUN – ROBERT CRAY
EASY LOVER – PHIL COLLINS
THE ONE I LOVE – R.E.M.
RAIN – THE CULT
BILLIE JEAN – MICHAEL JACKSON
NOTORIOUS – DURAN DURAN
WHAT’S UP – 4 NON BLONDIES
LEO SAYER – I LOVE YOU MORE THAN I CAN SAY
MOTELS – ONLY THE LONELY CAN PLAY
WHITESNAKE – LOVE AINT NO STRANGER
THE KNACK – MY SHARONA
THE PRETENDERS – BACK ON THE CHAIN GAIN

Jackie
Jackie
15 anos atrás

FG…
A gente “era” jovem !!! NÃO !!!
Somos e seremos sempre jovens !!!
Isso que dá gostar de Lada…a pessoa não fica muito bem !!!

Fabio
Fabio
15 anos atrás

A música brasileira acabou nos 70. As coisas boas dos 80 e 90 são esporádicas. Muitas das que gosto dos 80 são mais por nostalgia, do que pela qualidade em si (o q é relativo, sei). Da lista citada, Ultraje e Língua de Trapo são os melhores. Acho que a época era melhor quando não se levava a sério, quando era um escracho de si mesma (O Dusek tb era bom., mto por isso). Ah, a Casa das Máquinas tb é ótima, mas é dos anos 70 (acabou em 78)

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Sem querer causar polêmica, mas já causando, Flavio faltou você citar a Legião. Mesmo para quem não gosta, quando se faz uma lista sobre música dos anos 80, não se pode deixar de citar a banda mais influente.

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Anos 80 parece ter fechado, com chave de ouro, as décadas 60-70-80, as melhores no quesito musical. O que vêm depois, pouco se lembra…