RIO, 1983

SÃO PAULO (só uma lembrança) – Não é efeméride de nada (o aniversário de 25 anos já foi, em março), mas o Humberto Corradi mandou este resumo do GP do Brasil de 1983, e sempre é legal rever Jacarepaguá. A vitória foi do Piquet. E duas coisas curiosas aconteceram nessa prova, numa época em que a F-1 era meio bagunçada… Keke Rosberg chegou em segundo, e foi desclassificado porque o empurraram nos boxes. Até aí, tudo bem. O gozado é que o terceiro, Lauda, não subiu uma posição. O GP do Brasil de 1983 simplesmente não teve segundo colocado! Alguém sabe de outro caso parecido?

E houve mais uma desclassificação ímpar. Elio de Angelis, da Lotus, terminou em 13º, mas foi excluído do resultado final porque trocou de motor. Ora, não podia? Poder, podia. Só que ele fez a classificação, no sábado, com motor Renault. E correu de motor Ford, porque o outro quebrou no warm up!

Era uma zona, uma deliciosa bagunça. Dá para imaginar algo semelhante hoje em dia?

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
E.G.
E.G.
15 anos atrás

É Flávio Gomes… uma coisa é ver de fora, outra…
O problema é que nós estamos tão acostumados a ver pessoas “espertas” que quase esquecemos de quem é sério e fez do automobilismo sua vida… do jeito que este país permite.

veber
veber
15 anos atrás

é como eu sempre digo,,, temos que as vezes ficar lendo bobagens de quem parece não ter assistido a todos os GPs ou ter memória curta,,,, sem querer defender as ultrapassagens do Lewis em Monza,,, embora foi a parte que teve alguma graça do GP,,, eu vi que muitos reclamaram,,,, mas por exemplo em 1989 quando o meu querido Ayrton Senna correu na Hungria ele ultrapassou e jogou foi 03 pra fora,,,, mas jogou mesmo,,,, ultrapassou em local apertado,,, arriscou tudo e o outro carro que ficou por fora acabou levantando voo,,,, eu tenho as imagens,,, no final Mansel que havia largado em 13º venceu e Ayrton chegou em 2º,,,,,, se fosse neste tempo de frescos que estamos vivendo hoje Ayrton teria sido expluso da F-1,,, ou seja,,, está havendo uma inversão de valores,,,, todos querem ver ultrapassagens,,,, atualmente é difícil passar,,, mas quando alguem tenta e dá um chega pra lá na concorrência abrem os bicos e comaça a chiadeira,,,, ou seja,,, é melhor andar todos em fila indiana,,,,,,,,, esse GP de 1983 tenho também em vídeo,,,, é um show de pericia dos pilotos e os carros eram muito ariscos e bem mais complicados pois os pilotos tinham que cuidar deles pra não quebrar e chegar ao final da prova,,,,,,,,, ótimas memórias,,,,

Antonio Laky
Antonio Laky
15 anos atrás

Infelizmente nunca mais teremos tudo isso pessoal, só por um único fato: hoje não temos mais equipes garagistas como naqueles tempos. Pena.

Orley
Orley
15 anos atrás

E quem é aquele na frente do carro do Piquet nos boxes, autorizando ele a sair???? Parece o Arnaldo Cesar Coelho!!!!!

Carlos Alberto Adriano
Carlos Alberto Adriano
15 anos atrás

E a galera nas arquibancadas. . .sensacional !

Trovão
Trovão
15 anos atrás

Eu também estive lá!
Realmente era um tempo em que os pilotos faziam mais diferença que os carros. Evidentemente haviam também carros melhores, porém equipes médias também ganhavam corridas!
Ah, que saudade dessas ultrapassagens, hoje só é “PERMITIDA” nos boxes! Ainda bem que a chuva tá salvando os ultimos GPs.
E quanto ao Autodromo, esse sim é lindo e era seletivo e tinha retas longas as quais demonstravam a coragem do piloto!
Nâo sou paulista nem carioca, para mim essa foi a melhor pista que já “existiu” até hoje do Brasil, infelizmente a CBA deixou entregue as baratas e o comitê dos jogos olimpicos acabaram com ela!
Hoje nos resta estas lindas cenas para relembrar-la!
Valeu pelo post e que saudae bateu!

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Ao Caio César,
O cara ao lado do Arnoux era da Máfia,sim.Era o Jean Marie Balestre.

Roberto Barsottini
Roberto Barsottini
15 anos atrás

Só para concluir minhas saudades…. Saudades tenho de 1972 naquela corrida de apresentação da F1, onde ficamos desde sábado acampados no retão, Putsz ….nunca vou me esquecer daquele domingo de janeiro acho que fazia uns 40 graus em São Paulo, simplesmente acabou a agua no autodromo mas inacreditavelmente minha irmã Liliana junto com a Dona Ivone, tia de seu noivo, hoje seu marido , conseguiu antes de começar o GP tomar um banho no banheiro das mulheres ………………. que saudades daquele Interlagos, com aquela curva do Sol, inigualável, que pista linda, do Kartodromo se avistava 90% daquela maravilha que hoje , não é nem sombra do que foi…..

Roberto Barsottini
Roberto Barsottini
15 anos atrás

Saudade da temporada de 2008, não posso dizer saudades………..,mas esta sendo bem interrassante e disputada saudades eu tenho do tempo em que Eu acampava no kartodromo de interlagos e via a Lotus preta do Emerson e a Tyrrel azul do Jackie Stewart rasgando o retâo de 900 metros de Interlagos………, saudades eu tenho do José Carlos Pace , com a Brabham Martini, aquela branquinha, o Moco, como era conhecido, iria simplesmente arrebentar na F1 , saudades tenho do Gilles Villeneuve, François Cevert, Alain Prost, Etc. Etc…..saudades tenho do Airton em Donington Park em 93 naquela 1ª volta de ” Gênio “, saudades eu tenho do Piquet em 86 derrapando com as 4 para ultrapassar o Senna em Jacarepaguá, acho melhor parar por aqui…………Agora, duro foi assistir durante 5 anos , de 2000 à 2004 a monotonia de ver Schumacher sem concorrentes , ultrapassar 90 % das vezes nos boxes e por contrato , soberano na Ferrari, onde se dava ao luxo de simplesmente se apoderar do carro do segundo piloto ao perceber que este estava melhor que o seu, isto sem falar que o segundo piloto era proibido de vencer , na Austria em 2002 , acho eu , se não me engano, pois o melhor é esquecer este dia patético, foi um escandalo !!!!!!!!!!!!!!!!! o que fizeram com Rubinho.
Que me perdoem os fâs do Schumacher, sei que ele venceu por 7 vezes o campeonato, esta lá escrito, é fato, mas se formos ver o grau de dificuldade e os concorrentes da época, Juan Manoel Fangio com seus 5 títulos mundias, teve muito mais peso que os 7 de Scumacher, para mim a formula 1 esta bem melhor sem ele, com certeza não sentiu muito sua falta……………….
Saudades Eu tenho da mecânica pura, onde o piloto fazia a diferença,, Putz …. que saudades……….

Glaucio Branco
Glaucio Branco
15 anos atrás

Rafael Bazzan,

O abastecimento era por um lado só.
O outro “tubo” do lado oposto era para levantar o carro atraves de mecanismo hidropneumatico, como na indy hj em dia. Observe que nao existia o “levantador” de carro dianteiro e traseiro que existe hoje em dia.
Observe que o Carro do Keke Rorberg tb e levantado por acionamento hidropneumatico

Realmente dias maravilhosos.(eu era criança mas lembro bem do GP 83)

PS Duvida : Chico Serra Correu esta corrida pela ARROWS ? Sei que ele correu algumas corridas por esta equipe em 1983.

CHICO_RJ
CHICO_RJ
15 anos atrás

CANAAAAAAAAALHAS! Que esquartejaram nosso autodromo que viu provas como essa! MAS TALVEZ OS CANALHAS SEJAMOS NÓS, FÂS DE AUTOMOBILISMO DO RIO QUE DEICHAMOS ISTO ACONTECER EM VEZ DE NOS COLOCAR-MOS EM FRENTE AS MAQUINAS DE OBRAS NUMA CORRENTE HUMANA… Mas ainda podemos DERRUBAR o MARACANÃ e construir um novo autodromo… CANAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALHAS!

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Será que daqui a 25 anos teremos saudades da temporada de 2008?

Evanclaudio
Evanclaudio
15 anos atrás

Eu fiquei impressionado foi com os bombeiros no box. que diferença de hj em dia. sem falar que tinha gente por todo lado na mureta do box

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Pois é , e teve um sujeito chamado Emerson Fittipaldi que foi quem propiciou tudo isso para nós, foi quem escancarou as portas da europa para os pilotos brasileiros, que com 24 anos de idade, foi macho pra cacete e em 1970, venceu em Watikins Glen , garantindo a seu amigo e companheiro de equipe,o campeonato ” postumo ” á Jochen Rindt.
Nesta época . as estatisticas mostravam 2 mortes a cada sete provas, se o cara, desse um ” Peido ” perto do carro a porra toda explodia, lá sim o cara era piloto, tinha que ser bom, macho pra cacete, o piloto também metia a mão na graxa….., lembram daquelas suspensões com a mola à vista, toda niquelada, coisa linda !!!!!!!!!!!!!, mecanica pura!!!!!!!!!!!!, purissima !!!!!!!!!, nada de eletronica pra isso, pra aquilo , Ohhhhhh !!!!!que coisa triste !!!!!!!!!!!!.
Bom para resumir, esse tal de Emerson Fittipaldi, que ganhou duas vezes a F1, e na época ” Ferrada “, que também ganhou a Indy em 89 e venceu duas vezes Indianápolis, foi taxado de ” Retranqueiro “, ou seja não ia pro ataque, pois é ,alguem se lembra da dividida à 350 por hora com o All Unser Jr em Indianàpolis em 89!!!!!!!!, é realmente o cara na corria nada , ele voava !!!!!!!!
Para mim, digo para mim,Emerson Fittipaldi por tudo e por toda a sua biografia de piloto, é o maior dos pilotos brasileiro de todos os tempos.

Rafael Bazzan
Rafael Bazzan
15 anos atrás

impresao minha ou o carro do piquet era abastecido por dois lados….alguem viu…abraco a todos

Rafael Bazzan
Rafael Bazzan
15 anos atrás

imoresao minha ou o carro do piquet era abastecido por dois lados….alguem viu…abraco a todos

Leilton
Leilton
15 anos atrás

Jairo Fernando,
Para diferenciar melhor os pilotos veja a cor da camera que fica acima do piloto, na parte mais alta do carro. Se for vermelha é o primeiro piloto (número menor). Se for amarela é o segundo piloto (número maior).
Exemplos:
Ferrari com camera vermelha: Haikkonen
Ferrari com camera amarela: Massa
McLaren com camera vermelha: Hamilton
McLaren com camera amarela: Kovalainen

Roberto Valle
Roberto Valle
15 anos atrás

Ferrari 12 e Alfa 12 – 12.500 rpm

Cosworth – 10.500 rpm

É o que eu lembro do Super Trunfo…

Leilton
Leilton
15 anos atrás

Complementando o Roberto Valle:
– As ultrapassagens eram limpas
– Os pilotos, ao serem ultrapassados, não mudavam a linha do carro pra impedir a ultrapassagem (viu Haikkonen)
– Os pilotos, ao ultrapassarem, não jogavam os adversários pra fora da pista só pra pegar a melhor parte da pista pra fazer a curva (viu Hamilton)

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
15 anos atrás

Lembrar o passado só me faz perceber que o mundo fica a cada dia mais insuportável.

Caio César
Caio César
15 anos atrás

Carlos Alkimim, a escuderia ficou conhecida como Copersucar-Fittipaldi, o carro tinha uma linda pintura prateada com o desenho de um beija-flor. As dificuldades financeiras se agravaram com o fim da parceria, uma pena.

Quem é esse ao lado do René Arnoux? Alguém da escuderia Ferrari? Parece um chefão da máfia siciliana.

Franklin
Franklin
15 anos atrás

heheheheh! Naquela época tinha até juiz de futebol dentro dos boxes, quanto equipamento de segurança né msm pessoal, os bombeiros super preparados e os caras da equipe parecem que acreditavam mais que o carro ia explodir do que não ia, mas tudo tinha mais raça, os boxes eram iguais, e todo mundo era feliz e as corridas eram melhores! Se bem que esse ano as coisas parecem ter mudado um pouco!

Rodrigo
15 anos atrás

Caramba, tinha bombeiros no pit stop do Piquet. Imagina se isso acontece hoje…

Jairo Fernando
Jairo Fernando
15 anos atrás

Muito legal. Eu já torcia para o Piquet, mas só vim a comemorar um campeonato em 1987, quando acompanhei quase todas as corridas (pela tv, claro).

O Roberto Valle lembrou algo interessante: os carros tinham os números legíveis. Hoje eu fico diferenciando os pilotos da mesma equipe pela cor do capacete.
Alguém sabe porque os números hoje são praticamente invisíveis?

petrafan
petrafan
15 anos atrás

realmente o som dos motores era demais. dá pra perceber que o giro é um pouquinho mais alto que no video do acidente do tom pryce, em kyalami, 1975. naquele video o som dos motores é ainda melhor que neste aqui.
o som de hoje se deve ao fato de o giro ser muito alto (19000 rpm). qual era o giro máximo naqueles tempos (1975 e 1983)?

oldparts
oldparts
15 anos atrás

O caa da bermudinha é Gordon Murray???

oldparts
oldparts
15 anos atrás

Caraca!!! No pitstop do Piquet tinha uma galera do corpo de bombeiros (tem um que até escora um pneu com o pé), e o sujeito que o libera de volta à pista de bermudinha e mais um galerão no pit lane, muito legal…

Roberto Valle
Roberto Valle
15 anos atrás

Estava lá. Tenho até hoje os ingressos.

Era um tempo que:

– Os boxes eram uma zona só;
– Os pilotos ficavam a vontade, sem camisa, de calção e chinelos;
– Os carros tinham números legíveis;
– A Ferrari e a Brabham eram lindas;
– O pit stop era totalmente inseguro e tosco;
– Os bombeiros (militares) ajudavam na parada nos boxes;
– Não havia proteção para todos os mecânicos;
– Tinha um monte de gente passando pra lá e pra cá nos boxes;
– Os motores tinham um som bonito, não este som de abelha que é hoje;
– O pódium era uma zona só;
– Havia uma banda para tocar os hinos;
– Existia a JPS;
– Não existiam flanelinhas no autódromo;
– Haviam ultrapassagens;
– Não existia limite de velocidade nos boxes;
– A gente era mais feliz.

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Época de ouro da F-1,com grande diversidade no desenho limpo dos carros.O ronco era sensacional.
Revendo um video como esse,percebe-se como haviam ultrapassagens.

Eduardo Buchholz
15 anos atrás

FG, teve o GP Brasil de 2003, só dois pilotos foram ao pódio (Kimi Raikkonen, “vencedor” e Fisico “segundo colocado”), o terceiro piloto, o que faltava era Fernando Alonso, ele estava no hospital devido a forte batida qe havia sofrido pouco antes e que determinou o fim da corrida em bandeira vermelha

Tito Neto
Tito Neto
15 anos atrás

Me deu até um “nó na garganta” ver esses maravilhosos bólidos no traçado de Jacarepaguá… É uma pena, ter se tornado aquela colcha de retalhos….
Nunca tinha percebido isso e achei um barato, os eixos dianteiros eram mais largos que os eixos traseiros dos carros. Dá pra perceber bem isso na hora que o Keke Rosberg ta parado no box.
Muito legal!!!

Abraço a todos!!!

Milton
Milton
15 anos atrás

Real cars, real race…

Meu, inacreditável, o motor do Renault do Prost falhava em baixa…se descuidasse, morria…

E, sim, soavam MUUUUUITO melhor que as usinas de hoje…e eram anos luz mais bonitos que os de hoje… pena não serem tão seguros…

luis
luis
15 anos atrás

que carros lindos!

mauro
mauro
15 anos atrás

Tão pouco tempo…tamanhas mudanças. Pra melhor?!

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

hoje parece dia de recordar.
essa vitória foi espetacular.
doces lembranças…

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
15 anos atrás

Eu estava lá na arquibancada. O barulho daquele BMW 4 cilindros turbo era uma beleeeeeeeeeeeeza.
Outra coisa: o Piquet ganhou com tática de reabastecimento. Largou leve, abriu dos outros, parou, reabasteceu e foi em frente. Foi a primeira vez que usaram esse expediente, se não me engano.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
15 anos atrás

… esta temporada foi demais, a começar pelo Bi do Piquet, mas triste tbm, foi o fim da minha Equipe predileta e seus lindos carros, a FITTIPALDI-F1, não ve-los no grid foi muita dor.
Valeu

Roberto Torres
Roberto Torres
15 anos atrás

Quantas ultrapassagens. Hoje salvo uma chuvinha; só nos boxes.

raul costa
15 anos atrás

E o comentarista conversando com a copeira?

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Bom mesmo foi ter visto a Williams do Rosberg. Foi com esse carro que o Ayrton debutou na Fórmula 1, andando mais rápido que todo mundo na Inglaterra (no You tube é fácil encontrar esse vídeo, com a cobertura do Reginaldo Leme). O Ayrton Senna foi uma espécie de Sebastian Vettel dos anos 80 e 90…

Ricardo Jayme
Ricardo Jayme
15 anos atrás

Achava legal o diretor da prova no meio da pista pra dar bandeirada!

flávio
flávio
15 anos atrás

hoje a formula 1 é muito certinha,tudo no lugar parece missa de igreja ,não se pode fazer nada direfente,até a comemoração dos pilotos parece padronizada,acho que não deve ser assim , mas tbm não precisa ser uma zona.

R0drig0
R0drig0
15 anos atrás

35 ou 25?

Eric
Eric
15 anos atrás

Teve corrida do Piquet no Rio em 1982 eu acho que foi desclassificado por peso abaixo do permitido e também trocou o BMW Turbo pois não tinha desenvolvimento e correu com Ford.

Harerton Douado
Harerton Douado
15 anos atrás

Aqui diz que o vídeo não está mais disponível…

Só que… 35 anos???? Há 35 (1973) era corrido o primeiro GP oficial em Interlagos!

[ ]’s

Hugo
15 anos atrás

Bem bacana o vídeo.

Impressionante como conseguiram fazer os carrinhos de Autorama absurdamente iguais aos de verdade, né?

Obrigado mais uma vez, camarada.

Eric
Eric
15 anos atrás

Muito legal.
Os carros eram lindos também….uma das 24 vitórias do Piquet.