SOBRE A PUNIÇÃO… | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 24 de setembro de 2008 - 11:40F-1

SOBRE A PUNIÇÃO…

SÃO PAULO (mas melhora) – …a Hamilton, Emerson achou injusta. Uma opinião de peso, sem dúvida.

72 comentários

  1. Igor disse:

    E o colunista da Gazeta é idiota.

    Ao criticar o representante da McLaren, Villeneuve assegura que ele está longe do nível do espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial em …|2004 e 2005|….. “Alonso é o melhor da categoria”.

    O colunista é tão “esperto”, que sequer sabe que Alonso não ganhou a temporada de 2004, e sim a de 2006.

    A matéria real da entrevista de Jacques Villeneuve pode ser conferida neste link, e a entrevista foi feita pelo jornal argentino Clarín, onde ele também critica Raikkonen e Schumacher, e aponta o palpite no título do ex-companheiro de equipe, Felipe Massa.

    http://oglobo.globo.com/esportes/f12008/mat/2008/09/25/villeneuve_hamilton_um_piloto_sujo_perigoso_-548402609.asp

  2. petrafan disse:

    caro rubem,
    ache o que quiser, e seja feliz.

    só aprenda que, o que quer que seja que você ache do que o outro está dizendo (ou, seguindo a sua linha de raciocínio, se é “opinião” ou opinião, se está embasado ou não, etc.), se você diverge, faça-o com respeito. usar o nome de batismo não anula a chucrice de tachar de idiota o que outra pessoa escreve, de fazer comparações chulas com primatas e com pessoas com deficiências. há gente paga pela Ferrari e por Massa para cuidar de sua imagem, certamente eles não precisam de ajuda do tipo da sua, gratuita ou não.
    quanto à língua portuguesa, defendo-a de graça – e pelo jeito, terei que continuar defendendo, não é mesmo?

  3. Rubrm R. González disse:

    Caro Petrafan, primeiro quando comento em blogs uso o meu nome de batismo, exatamente aquele que meu pai me deu. O seu caso não é opinião, opinião é algo que cai no campo da subjetividade, nesse ponto tudo bem, podemos divergir e sou obrigado a aceitar a sua opinião.Porém tudo o que você afirmou é contestado por dados irrefutáveis, o seu caso é que você é daqueles que gosta de torcer contra e para isso subverte a própria realidade, a realidade está baseada em fatos e dados e é óbvio que a sua “opinião” contraria os fatos ou então você enumere as corridas que o Massa ganhou nessas condições, e quanto a língua portuguesa escrevo bem o sufuciente para ser entendido, a nobre e cobiçada função de escriba foi por água abaixo na idade média com a alfabetização de todos, portanto não tente arrumar emprego nesta área, ok?

  4. petrafan disse:

    Rubem Gonzalez,
    que bom que todos não precisam ter a mesma opinião, não é mesmo?
    e melhor ainda quando há respeito pela opinião alheia – coisa que seu pai parece não ter te ensinado.
    e viva a língua portuguesa…

  5. Rubem R. Gonzalez disse:

    Toda a vez que leio um comentário idiota igual ao emitido por esse tal de petrafan olho para o céu e agradeço ao meu falecido pai a herança genética que me deixou, brigadão pai por tudo!!!! “Darwin awards “para o petrafan, depois do que vi nas ultimas para-olimpiadas ( essa eu sei, tem hífen!!!) de Pequim, passei a respeitar profundamente e principalmente os cegos, e pensar que algumas pessoas dão tão pouco valor a essa dádiva divina que é a visão, alguns pelo jeito nenhuma…..

  6. petrafan disse:

    Massa, quando larga na frente, quando não comete erros grotescos, quando Hamilton não está na pista, quando Raikkonen não está inspirado, quando não está chovendo e quando a McLaren e a BMW não estão em seus melhores dias, sempre tem chances de vencer.

  7. Roberto disse:

    Se um piloto não for agressivo que nem Hamilton de que adianta correr hoje na F-1? Massa é competente e rápido num carro ótimo. Hamilton têm mais pilotagem e mais agressivo na pista. Meio polêmico também mas acho que será campeão do mundo, se não for nesta temporada, talvez na próxima!

  8. Geraldo disse:

    Villeneuve dispara contra Hamilton: ‘É um piloto sujo’ (25/09)
    Gazeta Press

    Afastado da Fórmula 1 desde 2006, o canadense Jacques Villeneuve ainda dá um jeito para se manter nos holofotes da categoria. Campeão na elite do automobilismo mundial em 1997, a bordo da Williams, ele criou polêmica nesta quinta-feira ao definir Lewis Hamilton como um “piloto sujo”.
    Atualmente se revezando entre resultados insatisfatórios na Nascar e tendo também participado da 24 horas de Le Mans, Villeneuve não deixa a fama de polêmico de lado, aproveitando para falar sobre o piloto que disputa o título da temporada 2008 da Fórmula 1 com Felipe Massa.

    “Hamilton sempre fala como se tivesse ganhado vários títulos, e na verdade ainda não ganhou nada”, cravou o canadense de 37 anos. “Ele é rápido, mas cometeu muitos erros e nunca os admite. Se falamos de sua relação com outros pilotos, o que posso dizer dele é que é sujo”.

    Ao criticar o representante da McLaren, Villeneuve assegura que ele está longe do nível do espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial em 2004 e 2005. “Alonso é o melhor da categoria”.

    Com a experiência de quem participou da Fórmula 1 por 11 anos, o canadense ainda não se acanha ao afirmar que deixou a elite do automobilismo em virtude do ambiente “desconfortável” criado. “É um mundo muito duro. Há muitos ‘sanguessugas’, não tanto entre os pilotos concorrentes, mas com todas aquelas pessoas que só querem ver e ouvir o que eles fazem e dizem”.

  9. Rubem R. Gonzalez disse:

    Acho a punição INJUSTA, acho sacanagem com o Hamilton, acho que vai prejudicar sua atabalhoada tentativa de ganhar esse campeonato, acho que esses pontos vão fazer falta, concordo com o Emerson e com todos que ficaram contra a punição, e querem saber mais? estou adorando!!!!!! me desculpem, sou aficcionado por automobilismo e sou torcedor egresso do futebol, então não é o fato do juiz anular um gol legitimo do time adversário que eu vou deixar de comemorar a conquista, sou patriota até a raiz dos cabelos ( poucos cabelos, é verdade…) sou contra os falsos brasileiros que exploram seus irmãos, sou contra o PIG, contra os yanques, portanto torço para qualquer mané que corra com as cores do Brasil contra os outros, não vou torçer para representantes de colonizadores e opressores, em termos de torcida sou um verdadeiro samba do crioulo doido, sou Senna, sou Piquet, sou até o Rosset que foi o pior piloto que eu já vi na minha vida, tá de verde e amarelo tô dentro. Então que se danem o Hamilton, a Mclaren e todos os campeões que se solidarizaram com o “inglesinho injustiçado” contra esse mundão.
    Aqui prá nós, o Hamilton recebeu essa punição pelo “conjunto da obra” há muito tempo que o arrogante piloto da Mclaren ( não confundir marra com arrogancia, a primeira é inerente a TODOS os atletas de ponta no mundo inteiro e plenamente aceitável, agora a sua arrogancia e petulancia não tem limites, se é tão bom e tão superior aos outros por que não ganhou pelo menos mais umas quatro corridas? quando toma um chocolate igual na Hungria fica caladinho……) está merecendo. vejam suas ultrapassagens/fechadas que vocês saberão a que me refiro, não é atoa que dos 20 pilotos do grid só ele e o seu rubinho kovalainnen não acharam a punição justa. Sempre fui fã do Emerson, mas quando ele estava na pista e era presidente da associação de pilotos era o primeiro a cair de pau em qualquer manobra dese tipo, alguém por acaso se lembra do que fizeram com o pobre do Patrese no acidente do Peterson? a memória curta as vezes atrapalha…. o Emerson na época era o presidente da associação de pilotos e o Patrese foi até suspenso, apesar de não ter culpa da lotus ser feita de papel reciclado e o hospital que o atendeu parecer uma clínica veterinária, não importa colocaram uma cruz para o excelente Patrese carregar a vida inteira, agora vem todo mundo querendo poupar o arrogante Hamilton, a diferença é que mesmo que fosse o causador do acidente do Peterson sua manobra foi de meio de grid e involuntária, o Hamilton pilota dessa forma deliberadamente e com o melhor conjunto do grid, se tivesse mais cerebro já teria ganho o campeonato deliberadamente, se lá estivesse o Alonso a fatura já estava liquidada, e para quem lembra que o Alonso estava lá o ano passado, favoe ler a opinião do Piquet sobre o assunto, ou a opinião do Piquet só vale quando interessa?

  10. veber disse:

    Sobre os pilotos serem contra Lewis isso não é novidade,,,, pois em seus respectivos anos sempre foram contra Senna,,, sempre foram contra Shumacher,,, Mansel,,, Montoya,,,e vai ser sempre assim,,,, quando aparece alguem que guia muito e arrisca muito dando show o pessoal fica com ciumes e começam as acusações,,,, isso acontece não só na F-1 mas em várias categorias,,,, o que temos que entender é que nem todos os pilotos são comuns ou marionetes que não arriscam nada,,,, nós torcedores queremos justamente o oposto

  11. veber disse:

    O maior absurdo foi já saber que não iria reverter a punição a FIA armar todo o circo e fazer a Mclaren gastar mais 1 milhão para receber a mesma notícia que a FIA já sabia,,,, isso é assunto de policia e deveriam ter vergonha é disso,,,, bastava na semana anterior ter dito que o recurso não seria aceito e pronto,,,, sobre a punição achei injusta porque se vc olhar o replay e slow verá que na primeira perna do S a Mclaren já estava a frente e ainda tem os dados da telemetria que mostra o carro 6 km mais lento que a Ferrari,,,,, então o Lewis passaria de todo o jeito tanto que na ultima volta abriu 14 segundos pro Massa,,,,,, mas o que nos deixa mais tristes é essa politicada suja da FIA,,,, tudo bem poderia até dar a punição mas deveria decidir logo imediatamente após a prova e pronto,,,, já dizia que não tem recurso e acaba logo com a história,,,,, mas não eles adoram um circo e uma graninha parace a CBA

  12. Marcelo-São Luís-MA disse:

    Olá Flavio Gomes,sou fã da F1,acompanho a um bom tempo,final da dec.de 70 até hoje (não entendo muito das regras e tembém não guardo ou lembro de datas e nomes),mas vamos ao que interessa.Hamilton não merecia aquela punição,houve casos semelhantes e um piloto que quer ser campeão não pode menosprezar Monte Carlo caso de Felipe Massa.Querem beneficiar a escuderia vermelha e seu piloto charão e não acho as atitudes de Hamilton diferente dos nossos grandes pilotos no caso Fittipaldi,Piquet e o saudoso Senna (muito melhor que o alemão).

  13. Igor disse:

    Mr. Magoo e Steve Wonder concordam com a punição, espero que o povo tenha entendido a razão disso.

    Perguntem ao Jatobá, ao Magela, eles também concordarão com a punição. O Galvão não é cego de visão, mas é cego pelos brasileiros, garanto que se o Massa entrasse em Interlagos com 1 ponto de vantagem sobre o Hamilton, e fizesse com o Hamilton o mesmo que Schumacher fez com o D Hill e tentou fazer com J Villeneuve(e se deu mal), o Galvão iria apoiar totalmente o Massa, e os ufanistas também.

    Enquanto isso, Fittipaldi, Lauda e Stewart(que eu considero o melhor piloto de F-1 de todos os tempos), lendas do automobilismo, concordam que a punição foi injusta, que a punição tirou o brilho do espetáculo que é a Fórmula 1.

    O que seria de Gilles Villeneuve, caso não tivesse disputado F-1 no fim da década de 70 e início da década de 80, e sim a atual? Gilles era gênio pelo que fazia na pista, por não ter medo de ninguém, ele com a sua Ferrari #27 dava espetáculo, mostrava o que o povo quer ver, ultrapassagens, coragem, o piloto que busca à todo momento o seu limite, por isso, é até hoje, mesmo sem nenhum título, considerado uma lenda do automobilismo, um imortal, um gênio.

    Lewis Hamilton ainda não é uma lenda, mas o que estamos comentando, é em relação à uma manobra que deu diversão, deu show para várias pessoas que estavam vendo a F-1 no mundo inteiro. Considero essa punição, e a pista de Valência como os dois maiores erros da FIA no ano.

    Mas, pelo que parece, daqui a pouco F-1 será que nem itinerários de linhas de ônibus, sempre uma diferença definida entre o primeiro e o segundo colocado, entre o segundo e o terceiro, e por aí vai.

  14. Rafael Chinini disse:

    queria ver se o Kubica fosse o segundo colocado, e se sagrasse vencedor da prova. estariam dizendo “realmente o Polones é incrível”

  15. JBCarneiro disse:

    Punição justa x Punição injusta. Todo mundo olha apenas a corrida de SPA 2008 e aquele momento específico. Caso não houvesse punição, para ficar só no caso de SPA, no ano seguinte, quantos não tentariam a mesma manobra? Tanto para ultrapassar como para não ser ultrapassado. A Bus Stop poderia ser transformada em reta, então. Para que uma curva em ‘S’? E nos outros circuitos? Na primeira curva da corrida, pilotos fizeram a curva por fora, alongaram o caminho evitando acidentes. É uma situação oposta. É como no futebol. Existe a lei do impedimento, senão fica muito fácil fazer o gol ou então quase todos os jogadores ficariam dentro da área, para fazer o gol ou para impedir que ele seja feito. O ser humano tem uma forte tendência para cortar caminho, para usar atalhos. Se existe a pista e a área fora da pista, então tem que haver regras rígidas para manter todos correndo na pista. Frustrante a fantástica corrida que o Massa perdeu na Hungria; em SPA ele teve a sorte que merecia. Como o Hamilton teve em Mõnaco, onde o Massa foi o terceiro. É como a vida. Os eventos embora pareçam isolados são, na verdade, inter conectados. E é justamente esta inter conexão entre os eventos, nas corridas, que compõem o Campeonato de Formula 1 e faz o Campeão.

  16. Marcelo Martinez disse:

    Quanto e este debate que não vai levar a nada, peço a vênia para transcrever as palavras de um jornalista que expressa o quanto este “post” é irrelevante:

    “O assunto já foi bem debatido, agora bola pra frente, como se diz. O inglês vai mordido para Cingapura, o brasileiro segue mais tranquilo, já que a diferença poderia subir de um para sete pontos”

  17. Afonso Arinos disse:

    Alguém ainda duvida que a Justiça é cega?

  18. Ludwig van Beethoven disse:

    Por mais que argumente, o Hamilton não me convence.

  19. Andrea Bocelli disse:

    Não por eu ser Italiano, mas não tenho a menor dúvida que a manobra foi irregular.

  20. Katia disse:

    Essa tá sendo fácil…

  21. Fernancio Villa Nueva disse:

    O seu ‘Creisso’ concorda com a punição, afinal o Lewis ganhou ali a corrida, to contrário o Maffa passaria ele!

    E disse : Eu ‘agarantio’! huahuahua

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>