AS DIFERENÇAS
SÃO PAULO (sempre há) – Recebo muitos e-mails, aqui e na TV, de gente perguntando quais as diferenças entre as motos da Superbike e da MotoGP. Porque, vendo de fora, parecem a mesma coisa. Basicamente, a Superbike usa motos de série, chassis feitos para motos de rua, com toda preparação para correr, claro. Na MotoGP, pode-se dizer que as magrelas são protótipos de corrida, o topo da tecnologia aplicada às duas rodas. Para ilustrar as diferenças, acho que essa foto abaixo, da Superbike, ajuda.
Essa equipe é holandesa. Loira de lingerie preta: combinação explosiva!!!
É isso aí, Pressão!
Vou completar dizendo que as Sbk não precisam usar as suspensões de fábrica, com liberdade para usar e/ou fabricar os seus próprios elementos, como balanças traseiras, amortecedores e garfos especiais.
E isso dá uma diferença…
Já a Superbike brasileira, embora tambem chamada de Superbike, segue um regulamento mais restritivo, baseado no regulamento da Superstock mundial para conter os custos.
A MotoGp, como já foi dito são os protótipos.
Pressão, tomara que o seu sobrenome seja Benite.
Pois, será um grande prazer para todos nós, ouvir a sua opinião e dividir as suas histórias!
Grande abraço,
Paulo Franco
agora que reparei em um detalhe, essa moto nao é do mundial de superbike….na wsbk so se usa pneus pirelli….
Essas motos da Superbike sao muito… boas mesmo…
que gostosa,,,,,,, opa a moto,,,,,, sei…. tem outras fotos da motor pra mostrar,,,,,, show
Estava falando do que mesmo???
ainda não entendi a diferença… não teria outra foto mais detalhada??
Nussa!
ai meu deus hj ainda é quarta-feira.
É através desse tipo de matéria que esse blog fica melhor!
Dá-lhe Flavinho!
Flávio,
ainda estou na dúvida. poderia mostrar mais fotos como esta para melhores avaliações?
Neste caso parece ser de fábrica a melhor opção……
Existem sim diferenças entre elas.
A morena tem uma tatuagem no braço esquerdo e loira é ligeralmente mais alta.
Quanto as motos perguntem a um mecânico.
Este blog está cada vez melhor…
Amigo Lucas……. As motos do SBK são motos baseadas em modelos que necessariamente são vendidas ao público, ou seja, são motos de linha de produção…… Em 2009 a SBK será realmente O BICHO!!!!! As fábricas estão dando hoje uma importância similar as duas competições, tanto é que em 2009 teremos HONDA(CBR), YAMAHA(R1), SUZUKI(GSXR), KAWASAKI(ZX10), DUCATI(1098), KTM(RC8), BMW(4 em linha), APRILIA (V4)……. Veja que a diversidade de marcas no SBK é muito maior do que no MOTO GP. Mas as motos do SBK além das peças que qualquer mortal endinheirado pode adiquirir (comando, escape, pedaleiras, power commander, rodas, suspensões, freios…etc), existem receitas que só as equipes aplicam, e não estão a venda….. Ex.: o principal time que representa a HONDA no SBK, a equipe TEN KATE, não usa peças do HRC (departamento de competição da HONDA)…… A TEN KATE na verdade prepara a CBR em suas oficinas na Holanda…… Ou seja, para se ter uma motoca igual a HONDA TEN KATE do Checa, só negociando com o Ronald Ten Kate, dono da equipe…. Os caras pegam o motor da CBR, fazem uma preparação caseira, e põe aproximadamente 225 CV no banco de provas………. Contudo, no caso das motos do SBK, podemos sim montar motos PARECIDAS com as de corrida. No caso do MOTO GP, a situação é drasticamente diferente. As motos são protótipos, não podem ter nenhuma semelhança com motos de rua, e por isso o desenvolvimento por unidade é CARÍSSIMO!!!!!! Hoje, uma HONDA RCV de MOTO GP custa a bagatela de 2 milhões de euros a unidade, e o motor tem a enorme duração de 250 Km…… E uma moto deste porte, tem a capacidade de entregar mais de 280 CV………… As duas categorias deveriam se completar, pois a SBK é um laboratório de preparação de motos de linha de produção, e o MOTO GP é um laboratório de inovações, que acabam por inventar novas tecnologias que serão implementadas nas futuras motos de rua……… Mas devido ao custo elevado de desenvolvimento de uma moto que seja competitiva no MOTO GP, as fábricas estão abandonando esta competição……. Já na SBK, onde o regulamento é muito mais restrito, e a eletrônica embarcada ainda é novidade, só cresce o GRID………. Todas as fábricas grandes estarão no SBK ano que vem…….. Mais de 30 motos por grid……… UM ESPETÁCULO!
tem cara de traveco, de novo Flávio.
Rodrigo, esta da KTM ter começado como concessionária da DKW é uma informação que eu não tinha. Valeu!
A morena é minha o/
Postas lado a lado fica mais fácil!
Vale a velha frase, só para ilustrar: “Amo as louras, como as morenas”.
Realmente as duas são de “pista”, não há como negar, hehehe!!!
Nem ligo! Humpf!
realmente as maquinas sao identicas, mas as duas maquinas da frente eu preciso fazer um exame mais detalhado no meu quarto….
Que engraçado! Uma Suzuki GSXR1000 pintada de laranja com um escrito KTM no tanque… Seria a estoque car brasileira fazendo escola no motociclismo inglês?
Flavio, sabia que a KTM começou como uma concessionária de motos DKW antes de começar a fabricar suas próprias motos? Estaria aí o segredo do sucesso da KTM nas competições?
Não restou qualquer dúvida. Já sei qual a Superbike e qual a Moto GP. A diferença está na tecnologia do chassis. Uma é de rua, de série, e a outra é protótipo. Simples!
moto? que moto?
Fiquei impressionado com a robustez dos garfos da suspensão das “maquinas”…
Benzadeus!
As magrelas são superpotentes (já adotei a nova ortografia).
encontrei uma reportagem excelente sobre a diferença entre elas
http://www.motonline.com.br/colunistas/vilella/superbike-motogp-11jul06.html
A superbike usa motos como a R1, CBR, Srad…motos que vc pode entrar na joja e comprar. Na europa inclusive vc pode comprar exatamente a mesma moto da pista, com toda a preparação.
A MOTOGP usa prototipos que passam dos 2 milhoes de dolares, e algumas coisas desenvolvidas lá, chegam nas motos de rua…e com isso nas superbikes.
A diferença de tempo por volta não é tao grande como podemos imaginar, se não me engano fica abaixo de 5 segundos. Ou ficava na temporada em que o Alex Barros estava na SBK e eu acompanhava mais de perto ass duas categorias.
Vou procurar por aqui e ja mando os tempos corretos.
Bikes & Girls ?!?!?!?
Tinha alguma moto nessa foto?
Flávio! Deixa de ser galinha, e coloca a foto das motos aí! Afffff!
Onde e que viram moto ai ?????????????????
Caramba..já procurei de todo jeito…catzo cade a moto?????
a moto é o máximo de diversão que você pode ter vestido, e as minas é o máximo de diversão que podemos ter pelados.
Exposição clara e precisa, acabaram as minhas dúvidas!!!
Guilherme, falando em bom português: Se você acha que o desempenho dessas meninas da superbike é bom, dá uma olhada nas meninas da MotoGP. http://www.motogp.com/en/photos/2008/Paddock+Girls+Phillip+Island+2008+17
Guilherme,
Circuito: Assen (Hol) – preferência de 10 entre 10 pilotos de moto
SBK – Melhor volta da corrida: 1:39:562 – Corrida 2 – Troy Bayliss
MotoGP – Melhor volta da corrida: 1:36:738 – Casey Stoner
A diferença de tempo nem é tão grande assim, mas a tecnologia e o desenvolvimento empregados em cada moto é imensamente diferente.
FG,
Foi muito legal ontem a noite, durante a reapresentação da corrida da MotoGP em Philip Island, o locutor do SporTv dizer que é ilegal utilizar uma moto categoria nas vias públicas.
O Fausto Macieira (coitado, teve de ouvir isso!), já emendou que aquelas motos são protótipos, que custam 3 milhões de euros, e são a nata da tecnologia motociclistica, a F1 das motos.
O locutor mudou de assunto.
Por falar em MotoGP, que show deu o Valentino nessa etapa da Austrália!
Abraço,
RC*
Hoje o dia é de posts sem sentido…
Xi! A moto de cabelo preto esta com a bengala da suspensao ,arriada no lado esquerdo .Faltou fluido.
Moto? Onde?
AARRFFF!!!!!! Que motão de quatro pernas hein? Fora que os pneus são maravilhosos…… Que curvas………
Eisbein ou Sushi? Qual o melhor? Por mim traço os dois, um de cada vez, não necessariamente na mesma ordem ou, os dois juntos. Ou melhor, as duas.
Hã?
A Superbike, pra quem gosta de corridas de motos, é um espetáculo muito melhor…. 2 baterias por fim de semana, grid cheio, motos parecidas….. já a MotoGP tem apenas 3 equipes de ponta, mas com privilégios descarados para 1 piloto somente…. exemplo claro de distinção entre companheiros de equipe: Valentino corre de Bridgestone, Lorenzo de Michelin. Pedrosa de Bridgestone, Hayden anda de Michelin….. privilegios para um só piloto….. e o pior de tudo, 18 motos no grid, que não muito tempo atrás beirava 30 motos…. Já foi melhor esse negócio……
Procurei a tal da moto e também não achei….
Cadê a Ninfa do Lada?
Pra mim tá explicado.
Flávio,
Na prática isso representa quanto por volta? Temos comparações em que as duas correram em um mesmo circuito?
abç
Guilherme
kd a moto?