CARGA PESADA

SÃO PAULO (mais um pouco, neva) – Olha que bacana a sugestão do Emerson Linhares para levar o #96 a Passo Fundo: um caminhão Commer diesel e dois tempos. Conheciam? E o anúncio é o máximo.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelo Antonio Ferrugini
Angelo Antonio Ferrugini
4 anos atrás

O 2T se refere a ciclos e não adição de óleo 2T

Max
Max
8 anos atrás

Bom dia! Os Motores Detroit Diesel 2 tempos veiculares que foram usados em tratores, Ônibus e Caminhões,(com exceção na Náutica) em geral não vingaram no Brasil porque o País é de clima Tropical. Esses Motores esquentavan demais devido ao seu regime de trabalho em alta rotação, pois em baixa o seu torque era inferior aos motores de 4 tempos da mesma categoria, e também por causa do seu ciclo 2tempos, que conseqüentemente o Óleo do Motor
perdia sua viscosidade ocorrendo vazamentos nas juntas e também um desgaste prematuro do Motor e chegando em alguns casos a quebra do Virabrequin.
Na Segunda Guerra Mundial os Motor es D.D. 2 tempos (serie 71) foram usados em larga escala em uma infinidade de veículos, e quando os Americanos foram para a batalha no Pacífico eles tiveram o mesmos problemas, como foi acima mencionado. Já ao contrário em Países de clima frio como Estados Unidos, Canadá e o estado do Alaska foram usados muitos Caminhões com esses Motores, porque como todos sabem o Óleo Diesel no Motor D.D. 2 tempos circula na parede do Cabeçote e o excedente volta aquecido para o Tanque de Combustível, evitando assim o seu conjelamento em inverno extremos.
Atualmente a MTU da Alemanha comprou a linha de produção dos motores D.D. 2 tempos da Genaral Motors, que está fabricando só o modelo da serie 53 para uso militar, e todas series 2 tempos não equipam mais veículos civis, porque não passa nas normas internacionais de controle de emissões de gases.

Espero ter ajudado, Obrigado.

Alessandro
Alessandro
9 anos atrás

Odeio todos os motores de 2 tempos, são barulhentos, duram pouco e falta torque em baixa rotação…a maioria destes Detroit estão nos lixões ou nos ferro-velho e foram substituídos por motores MB 352, que eram silenciosos, econômicos e com turbina andava bem. Lamentável a Ford, GM e Dodge quererem nos fazer engolir esta péssima tecnologia, eu prefiro usar os motores de tratores da MWM ou Perkins nos caminhões americanos do que usar um Detroit diesel, ainda bem que a Cummins, Iveco e a MWM trouxeram motores diesel típicos para caminhões para da concorrência, porque uma das razões da total hegemonia dos caminhões MB até 25 anos atrás era a total superioridade dos motores Mercedes sobre os concorrentes.

Capt Gottlieb
Capt Gottlieb
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Concordo totalmente com teu comentário. Falou e disse. Trabalhei numa empresa que tinha caminhões Chevrolet com motor diesel detroit e só davam problemas. Eram ruidosos e duravam pouco.

Donisete
Donisete
11 anos atrás

Eu tenho um D60 plataforma hidraulica p/ 4.500kg c/ motor detroit 4-53 RARIDADE motor novo tenho interesse em vender tratar 41-8441-0050 ou 9890-9177 Donisete

Donisete
Donisete
11 anos atrás

Eu tenho um D60 plataforma c/ motor detroit 4-53 RARIDADE motor novo tenho interesse em vender tratar 41-8441-0050 ou 9890-9177 Donisete

livramento
livramento
12 anos atrás

DETROIT E MAGIRUZ DEUTZ – ORQUESTRAS A DIESEL

Marcello
Marcello
13 anos atrás

Fui caminhoneiro nos anos 80 e trabalhei 5 anos com um CHEVROLET D60 1977 com motor Detroit. Posso afirmar que o caminhão carregado e trabalhando de forma cruzada como mostrado no vídeo do Davi subia até em parede, tamanha a força do motor. Outro Detroit da época, e igualmente potente, era o 6-53 N, que equipava alguns caminhões Ford (se eu não me enganho os F14000). Existia uma transportadora da cidade de Americana que possuia vários cavalos mecânicos deste tipo. Na época em que fui caminhoneiro os Detroits eram muito criticados, porém, jamais trabalhei com um caminhão que tivesse um motor tão valente quanto ele. O que ocorria é que os motoristas da época estavam acostumados com a lerdeza dos motores Mercedes, sendo que o Detroit tem seu melhor desempenho trabalhando sempre em altas rotações, desta forma, trabalhar com ele cruzado é a maneira correta de tirar o melhor desempenho destes motores. Lembro-me de carregar o meu Chevrolet com carga de balança de caminhão truck (o modelo que eu trabalha era toco), e era simplesmente marivilhoso passar de 2ª reduzida para segunda normal e ver a frente do caminhão levantar, tamanha a força do motor. Até hoje, quando ponho a cabeça no travesseiro, escuto o ronco daquele Detroit.

José Vieira
José Vieira
Reply to  Marcello
12 anos atrás

Marcello o chevrolet que vc comenta eu tenho um e o ford era o f-8000 em v o visinho tem um e realmente tem muita forsa um abraço

nelson
nelson
Reply to  José Vieira
11 anos atrás

amigo o ford saiu 8000 toco e truck e 8500 cavalo mecanico eu tive um ford 8000 toco realmente um motorzao pena que acabou

giovani novaes
giovani novaes
Reply to  Marcello
10 anos atrás

muito legal , quando era criança , perto de minha casa tinha um caminhão Detroit que transportava bananas , era muito louco aquele ronco , quando achei o vídeo do david , matei saudades de minha infancia

Jose vieira
Jose vieira
13 anos atrás

descul pa nao ter te respondido antes muita correria aqui

Jose vieira
Jose vieira
13 anos atrás

eu sou de Sao paulo capital um abraço

Jose vieira
Jose vieira
13 anos atrás

ola tudo bem eu tenho um d-60 motor detroit 4-53 é muito legal andar nele principalmente pelo ronco que ele tem e nenhum caminhao tem esse ronco so os detroit um abraço

jose
jose
13 anos atrás

meu pai tem um chevrolet d60 detroit muito loco o ronco dele

Marcos Evalber Sousa da Silva
Marcos Evalber Sousa da Silva
Reply to  jose
13 anos atrás

Jose ,minha curiosidade voce é de onde, cara eu asisti o que o Davi colocou no Youtube sobre o seu D60 Detroit, fiquei encantado.muito.bom. aqui na minha região, Sou de Belém do Pará, é muito difícil. por isso.que perguntei.é muito difícil, tenho 50 anos e só vi uma vez, como comentei para o Davi.

Perci Rossler
Perci Rossler
14 anos atrás

Senhores, bom dia.
Na verdade os motores Detroit que se falam aqui, não são 2T e sim na realidade motores de 4 tempos e apenas 2 ciclos, ja que fazem admissão e comtressão em um ciclo e explosão e escapamento em outro ciclo, como disse bem , não é necessario o uso de lubrificante 2T no diesel.

jose
jose
Reply to  Perci Rossler
13 anos atrás

meu pai tem um chevrolet d60 detroit 4 cilindros 4-53 muito legal e anda ate hoje é muito legal o ronco

Davi e meu d60 detroit
Davi e meu d60 detroit
14 anos atrás

Eu sou do RS Santo Ângelo, tenho um D60 detroit é show acelerar e cruzar marchas nele, é 4 cilindros da série 53 com 140 cv, seu pistão ñ e grande q nem muntos pensam, é menor q o do 1113, seu pistão e de ferro, aguenta + o arroxo ando com ele so na lenha tens uns videos meus no you tube procuram por la e ( DAVIDETROIT ) E Ñ FUMACEIA NADA e vão ver os outros americanos com detroit aqueles caminhões de verdade, ñ essas porcaria de caminhões europeus q vem pra ca.
falou!!!!!!!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=erDFz0oPlU4
http://www.youtube.com/watch?v=PmwTn70oJPs
procurem la eu com meu detroisão o como ele levanta o giro, e ele ñ possui bomba injetora e ingeção direta kammon ray, e é alimentado com o Blawer tudo original de fábrica e show!!!!!!!!!!!!!!

Marcos Evalber Sousa da Silva
Marcos Evalber Sousa da Silva
Reply to  Davi e meu d60 detroit
13 anos atrás

Davi é um prazerzaço ,esta oportunidade, tenho 50 anos ,que lembre só vi uma vez um d60 detroi,em sucataria carregado,levando de ré uma carga de ferro ,no terreno baldil, fiquei imprecionado com o desempenho do caminhão, ai quando vi youtube suas imagens e postado vc colocando o carro pra acelerar,cruzar marchas, cara fiquei em estase,muito legal,ao ponto de procurar um aqui pra comprar,sei que é difícil, mas vou correr a luta,já encontrei alguns motores 4cilidros de maquinas de terraplanagens jogadas,no tempo de uma empresa.a pessoa me falou ,que o dono não recupera, preferi comprar outra maq. vou dá uma volta, e verificar a situação destes m,otores,ai tem muito destas maqs.???,é facíl encontrar.???,cara fiquei tao interessado que me encantei com o rooonco,o disempenho, e 4 cilindros,e as mudanças de marchas. muito legal.manda ou posta mais alguma coisa desta maq.abraço. forte.

Luiz Ivo G Pinto
15 anos atrás

Prezado Flavio, assisto alguns programas que vc participa na ESPN Brasil. Gostaria de fazer, lógico com vc, uma reportagem com o suprassumo dos onibus que já rodaram pela Via Dutra. O PD 4104 da Cometa, cujas lembranças são muito agradáveis.
Meu perfil: Sou carioca, tenho 66 anos, aposentado, trabalhei principalmente na Burroughs (computadores, hoje Unysis) nos primórdios da produção de memórias para máquina grandes, tinha um tio que possuia uma empresa pequena de onibus (JAB Turismo) e para terminar, foi meu avô Romeu Boffino quem trouxe a fórmula da “MARIA MOLE” industrial para o Brasil.
Qualquer novidade, favor entra em contacto ou pelo e-mail ou por 0XX1133958328 – Luiz Ivo G Pinto

Luciana Boffino
Luciana Boffino
Reply to  Luiz Ivo G Pinto
7 anos atrás

Oí, sou Luciana, estou fazendo minha árvore genealógica e estou buscando familiares de Romeo e Ilka Boffino. Qualquer informação de algum Boffino que vieram da Itália, agradeço! Espero tua resposta!

Guilherme Costa
Guilherme Costa
15 anos atrás

E sobre o motor GM detroit modelo L.S. 500-600,
vocês sabem algo se tiverem algo interesante me envie,
desde já vlw.
att

Brar Soler
Brar Soler
15 anos atrás

Teve uma versão do Urutu com um motor detroit diesel 2 tempos de 300 cavalos (lá nos anos oitenta) era a melhor pra dirigir.

Agora ….o Frog eye TR 2 é um carro que parece feio mas tem um graça sem igual.

claudio bassi
claudio bassi
15 anos atrás

Motores diesel de 2 tempos equipavam muitos caminhões e ônibus GMC que vieram para o Brasil nos anos 40 e 50 chamados de GMC Marítmo pois, eram muito utilizados em balças, barcos e também em máquinas estacionárias.
Em 1975 a GM montou uma fábrica por aqui, lançando o motor Detroit Diesel Allinson (mais moderno) que equipou os caminhões Chevrolet e Ford. Esse motor não deu certo e a fábrica foi fechada entre 1979 e 1980.
Os modernos caminhões auto-bomba dos Bombeiros, chamados de Pierce ainda utilizam esse mesmo motor com câmbio automático. O barulho é igual aos antigos GMC Marítmo.
O motor GMC diesel 2 tempos, ao contrário do que muitos pensam, não é fumacento pois não queima o óleo lubrificante junto com o combustível. Ele faz o ciclo 2 tempos apenas na parte superior, atendido por janelas sòmente na admissão e uma válvula no escape. A alimentação é feita por bomba injetora e bicos convencionais. A grande curiosidade: desde os anos 40/50 o motor já posuia um super-alimentador de ar ou Blower.
Outras curiosidades: não havia correias no motor, ele girava para os dois lados (era só inverter o comando de válvulas).
É possível ver nos encontros de carros antigos alguns cavalos-mecânicos GMC e um único exemplar de ônibus GMC PD 4104 da Turismo Santa Rita. No Porto de Santos vi recentemente um Cavalinho em plena atividade, puxando Containeres.

José Baroni
José Baroni
15 anos atrás

Isso me fez lembrar os caminhões Chevrolet com motor Detroit Diesel, de uma empresa de gás, aqui no Rio de Janeiro. Rodavam aos montes no início da década de 80. O barulho deles era inconfundível. Mas o que assustava mesmo eram os “pilotos”, que só andavam com o pé direito cravado no assoalho.
Seriam ótimos competidores para o #96. rsrs.

marcello baviera
marcello baviera
15 anos atrás

Os caminhões chevrolet D60,motor detroit diesel,2t,eram muito comuns nos anos 60/70,o ronco era inconfundível,a fumaça ídem.Existe um D60 desses,motor 2t entregando gas em são gonçalo-RJ!

Carlão
Carlão
15 anos atrás

O LBM matou a charada, motores Diesel dois tempos são próprios para Navios, daqueles imensos, onde as bielas são aparentes, ou seja, rodam no seco. A lubrificação fica nas partes móveis. Desconhecia seu uso em máquinas terrestres, e diferente do que foi imaginado por alguns, não dá pra colocar óleo 2T no óleo Diesel.

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

tem várias opções de transporte para o #96, olha o link: http://www.localhistory.scit.wlv.ac.uk/Museum/Transport/Buses/Guy/guybuspics.htm

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Belo poster classico com o caminhão Commer carregando três Triumph TR2 de competição. E por falar em Diesel 2T, um grupo formado pela Fiat, Peugeot, etc estava desenvolvendo há poucos anos atrás um motor desse gênero, que seria providencial para este momento de crises e de preço alto do petróleo. O que teria sido desse projeto?

LBM'
LBM'
15 anos atrás

O antigo motor Detroit-Diesel (utilizado por caminhões no Brasil na década de 70/80 – Chevrolet acho) eram dois tempos. Originais de motores náuticos, davam uma dor de cabeça braba para os proprietários. Um vizinho meu, caminhoneiro, tinha um destes na época. O barulho era bonito, mas …

Jackie
Jackie
15 anos atrás

Não vi nada de bacana !!!
Levar o #96…

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Motor diesel 2t é, ou era não sei, muito usado em barcos tb.

pedro belfort
15 anos atrás

Sugiro que o “nosso” 96 vá rodando para que possa ser recepcionado a cada cidade que passar.
Afinal, um carro de briga que se encaminha para o merecido descanso, com as merecidas glórias, deve ir rodando!!!

Squa
Squa
15 anos atrás

Quer dizer então que vai mesmo?

vitão
vitão
15 anos atrás

FG, os caminhões GMC 50 e poucos que forma muito usados no porto de Santos ( e tem ainda uns por lá, mas com mecanica Mercedes) eram diesel de 2 tempos . Como este aqui :

http://www.quebarato.com.br/classificados/gmc-57-para-colecionador__100857.html

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Essa é nova pra mim
Caminhão dois tempos!?

Lucas Israel
Lucas Israel
15 anos atrás

Deve fazer uma fumaça lascada, mas parece ser bem charmoso, o veículo

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

FG, esse post me deu uma idéia.

Minha mãe tem em casa uma quantidade razoável de revistas antigas. A minha preferência são as Seleções. A mais antiga data de 1939, e a mais nova, salvo engano, 1994.

Mas vi em uma delas uma propaganda da Kombi, que tem oito televisores a disposição dos passageiros.

jugger
jugger
15 anos atrás

motor diesel dois tempos? Quantos cavalos???

Belair
15 anos atrás

E com 3 Frog eyes em cima ? Covardia. E ainda sobrou 1 lugar p/ o #96 .

Eric
Eric
15 anos atrás

Lindão…e diesel e dois tempos deve soltar quase nada de fumaça né…..