MENU

sábado, 18 de outubro de 2008 - 9:01F-1

CHININHAS (3)

LONDRINA (choveu, mas está sol) – Como em Fuji, pole de Hamilton em Xangai. Com Raikkonen em segundo, Massa em terceiro. Como em Fuji, Hamilton tem a chance de ganhar e abrir boa vantagem para o brasileiro, chegando a Interlagos como virtual campeão. Mas, como em Fuji, a Ferrari espera que ele faça das suas. Se largar bem, Lewis vence. Se largar mal, precisa ter paciência, o que não costuma ter. Está tudo meio aberto, enfim. “Meio”, não “totalmente”. Porque algo me diz, e é apenas intuição, que este GP chinês será mais, digamos, “normal” que as últimas corridas. E que o favoritismo da McLaren não será jogado no lixo por mais alguma besteira hamiltoniana.

O inglês dominou todos os treinos e tem um carro claramente superior ao da concorrência nesta prova. Kovalainen também vinha bem, mas não foi tanto assim na classificação, terminando em quinto. De qualquer forma, pode ajudar o parceiro. Felipe, em terceiro, surpreendeu menos pela posição, até normal; esquisito mesmo foi quanto Lewis abriu de diferença para ele no cronômetro, cerca de meio segundo por volta. Foi assim desde sexta-feira.

No mais, quase tudo normal na classificação chinesa. Exceção feita a Kubica, que não passou para o Q3, dando adeus às suas retóricas chances de título. Nelsinho empacou de novo no Q2 (em temporada de altos e baixos, parece ser fim de semana de baixos) e Barrichello, surpreendentemente, passou do Q1.

E as arquibancadas de Xangai, mais uma vez, estiveram vazias. Tanto que usaram 11 lances para anunciar a Expo 2010, com letras garrafais onde era para ter um monte de gente. Esse autódromo é um exagero só.

40 comentários

  1. Paulo disse:

    Oi, Flavio. Pensando bem a FERRARI está enganando o MASSA e ele sabe disto e não pode falar. Ela simplesmente tirou equipamento tanto dele quanto do RAIKONNEN para nao dar na vista. Onde já se viu cair tanto num circuito onde já ganhou em outros anos com os pes na costas. O RAIKONNEN está se lixando com a tentativa de ajudar o MASSA. A FERRARI tirou equipamento dos dois o mesmo que fez com o IRVINE quando chegou a disputar o campeonanto quando o SHUMACKER se acidentou e não tinha mais chances de ser campeão. Mas mesmo assim vamos torcer por uma escorregada do HAMILTON assim vamos deixar a turma da FERRARI muito triste por não ser campeã com o piloto que ela desejava.
    Pensem bem nisto.

  2. Pedro Rocha disse:

    Em tempo: deve ser humilhante para um bicampeão do mundo ser atrolpelado por um iniciante, pois foi o que ocorreu na temporada passada. Se a equipe ajudou, foi pq o cara fez por merecer. Pra quê, guardar tanta mágoa, queria que o Lewis ficasse como Nelsinho, aceitando tudo e tremendo, com medo de perder a vaga no ano seguinte. É claro que este medo e a subserviência está atrapalhando ele nas corridas. Lembram de Senna, partia para a briga, não tinha essa de amizade, exceto Berger.

    Aliás, quem conhece e acompanha automobilismo, sabe o que Lewis fez nas categorias de acesso a F1. Inclusive os brasileiros andaram atrás dele.

  3. Pedro Rocha disse:

    FG parabéns pela intuição. Como vimos, o inglês sobrou na pista e o Felipe não conseguiu acertar o carro, até o finlandês fez coisa melhor.

  4. pedro arnaldo disse:

    FG sua intuição, “este GP chinês será mais, digamos, “normal” que as últimas corridas” sem querer ser do contra, até porque respeito vc, sua trajetória e indiscutível competência profissional, a coisa da intuição pega pela imprevisibilidade, alem do mais, conceituar normalidade é bastante complexo no atual quadro da F1 e esse termo “MAIS” possibilita um universo de possibilidades. Por um lado concordo que poderemos não ter tanta emoção como no Japão, por outro acredito que nem se precisa de tanta ação “in door” para que um resultado simples, seja ele qual for, torne a última corrida ainda mais interessante, ou seja, indefinição total quanto ao título, diminuindo significativamente a distancia entre os três mosqueteiros postulantes ao titulo. Para que Kubica possa chegar ao Brasil com alguma chance, inevitavelmente o inglês tem que ta fora hoje… o Massa não pode ficar na sua frente e ai o homem do nariz grande, opera uma reversão de expectativa tão porreta, quanto tirar elefante da cartola. Tudo pode acontecer, mesmo numa corridinha morna, ter-se resultados quentes (sem interferências nefastas off pista) para o público, possibilitando intermináveis previsões para o fim do campeonato e uma guerra nunca vista antes entre os diversos envolvidos. Quem viver verá

    RESPOSTA DO FG:

    Pois é… Como foi a corrida?

  5. JBCarneiro disse:

    Este fim de semana tá com cara de Lewis Hamilton… Só não sei de que forma…

    Sei que o assunto já tá muito batido e também já virou passado, mas o passado é revelador e sempre “ensina” alguma coisa:

    A mídia brasileira costuma dizer que a FIA pega no pé da McLaren, que protege a Ferrari, que as punições são, na maioria das vezes, para favorecer o time Italiano e ferrar os ingleses. Não é verdade pois a punição aos dois pilotos, Massa e Lewis, em Fuji foi justamente para prejudicar o Massa. Se ninguém fosse punido Massa conseguiria terminar a corrida até mesmo em terceiro lugar, reduzindo a diferença para 1 ponto, e Hamilton não conseguiria chegar nem mesmo em oitavo, a punição para ele não faria diferença mas para o Felipe fez, e muita. A punição ao Bourdais foi um disfarce, um álibi, uma sopradinha na Ferrari…

  6. Ucá disse:

    Duvido que decidam na China o campeonato. Aposto em mais uma corrida tumultuada (e divertida).
    Olhei o weather.com e a previsão pra Shanghai é de chuva entre 12:00 e 15:00 (deve ser horário local). Daí tudo pode acontecer, até o Kubica ganhar.
    E pode escrever que o Hamilton vai aprontar mais alguma “pataquada”, ou na China ou no Brasil. Espero que dessa vez o Massa aproveite e a Ferrari não atrapalhe.

  7. Rogerio Lessa disse:

    Incrivel o comentario do Eduardo Aranha!
    Qual é o problema de se torcer para o Massa?
    Eu assisto a todas as corridas com uma carranca do lado direito da tv e do lado esquerdo uma figa que é para dar sorte ao Massa!
    Ai no site Grande Premio, estao todos fazendo as contas pro Hamilton ser campeao. Parece até a midia inglesa! En vez de estar fazendo as contas para o Massa estao, estao todos contando com o Hamilton!
    Schumacher já avisou: “nao deem Massa com morto!””. Ele tem toda razao!
    No ano passado Raikonen chegou na China com uma diferenca de 17 pontos e ganhou o campeonato. O massa só está a 5 atraz do Hamilton, nao vejo nada impossivel de o Massa sair em vantagem amanha!
    Voces vao ter que engolir o Massa, rebanho de “do contra”!

  8. Paulo Barros disse:

    A largada vai ser decisiva, pode aconter de tudo. Massa sabe que se Hamilton escapar, já era. Pode tirar o cavalinho(rampante) da chuva!

    Palpites:
    O Raikkonen não vai ter a metade da agressividade do Hamilton na largada. Massa vai ter que se virar sozinho.

    Hamilton não vai fazer bobagem de novo(uma hora isso acaba), ganha, e vem pro Brasil se não campeão, tão perto que não perde mais.

    A menos que o “Sobrenatural de Almeida” tenha comprado ingresso…

  9. Eduardo Aranha disse:

    Escrevo antes da corrida para não ser considerado o cartomante de fatos passados. Independente do resultado de logo mais, está na hora de se rever certas posturas. A principal delas é este ar de distanciamento tecnicista. Do tipo “antes de tudo, sou um amante do automobilismo, que modéstia a parte conheço pacas”. “Assim, jamais vou torcer para ninguém, que vença o melhor”.
    É muito estranho esta atitude comum a diversas pessoas, que se manifestam neste blog, se restringe a F1. Torcem pela seleção brasileira (a de futebol) xingam o Dunga (com toda a razão) vibram com os gols do nosso ataque, mas em relação a F1, “sou isento e digo mais, a imprensa italiana não passa de um bando de passionais”.
    É realmente muito estranho. A imprensa inglesa com toda a sua fleuma, inclui o excelente site da autosport.com, defende, torce descaradamente e veste a camisa do Hamilton. E aqui todo mundo acha normal, enfim são ingleses, portanto, estão perdoados.
    Longe de mim defender o Galvão Bueno, mas tudo há um limite. Temos de colocar o nosso coração, acender velas e rezar para o santo, para que o campeonato seja decidido em Interlagos. E aí torcer como nunca pelo Massa, sem medo de estar perdendo a dignidade, seja lá o nome que tenha não querer expor os sentimentos reais e acima de tudo apaixonados…pelo o que é nosso.

  10. Edson Naga disse:

    Gomes, o campeonato acaba hj.

    2008 ficara na lembrança a trapalhada do reabastecimento de Cingapura.

    Massa vai pra brita quando vier a chuva e o campeonato sera decidido hj.

    Alonso vence a 3º seguida.

    Flw.

  11. francisco disse:

    hamilton tem o carro melhor desde o inicio da temporada, so que ele e fraco, o melhor piloto ainda e o alonso, ate nas declaraçoes ele e otimo, hamilton eo prototipo de dick vigarista ( o alemao) so que mal formado, no acidente com massa realmente o brasileiro errou pois se fosse o ingles tinha jogado ele fora da corrida. Hamilton e so midia.

  12. Ernesto Brock disse:

    Curiosidade sobre o treino de xanghai…

    as duas ferraris estão com configurações aerodinamicas diferentes… Kimi sem “bigorna” Massa com “bigorna” alguem mais reparou isso???

    http://blogdobony.blogspot.com/2008/10/f1-hamilton-larga-na-frente-na-china.html

  13. Pedro Rocha disse:

    Por favor, se algun dia encontrar galvão bueno, solicite que trate os telespectadores da F1 com mais respeito. Não aguento mais a manipulação de informações e interpretações promovida pelo funcionário da rede globo. Em determinados momentos percebemos que Luciano Burti fica desconfortável com algumas colocações do narrador-comentarista. Na análise dos fatos, por exemplo, o carro do Massa, ou os pneus não estão bons, mas ele nunca erra, quando vai bem é devido ao potencial (quase “Sennístico”) que possui. Já os adversários, sempre, fazem besteira, e quando acertam é o carro que está maravilhoso. Alguns telespectadores mais instruídos e conhecedores de automobilismo sentem-se ofendidos, como se estivessem sendo manipulados à acreditar em coisas que, está claro, não ocorrem da forma pregada. Sei que o galvão é funcionário e segue orientações da empresa que paga o seu salário, e as interferências podem ocorrer em determinadas situações, mas não consigo acreditar que ele é obrigado a agir de tal forma, com tamanha falta de respeito às pessoas que utilizam a sua imagem para buscar informações. Devido a este tipo de postura, me vejo em algumas situações torcendo mais para outros pilotos, do que para os brasileiros. Só posteriormente percebo que é um reflexo da minha indignação. Acredito, que deva ocorrer com a impressa internacional também, ou seja, puxar a sardinha para o lado que é conveniente, entretanto não justifica. Não quero concordar com tudo que ele diz, quero apenas respeito.

  14. Paulo Rick disse:

    Só para o bem dos fatos, Massa não largou em terceito em Fuji, mas em quinto. E não adianta Hamilton chegar na frente, tem que ter uma diferença significativa para ser campeão, o quadro indica que a disputa final será em São Paulo, pista onde a Ferrari costuma ser superior. Por enquanto nada está decidido. Bem que as coisas poderiam ser igual a Fuji e o Hamilton fazer o mesmo, começando pela brilhante largada!

  15. acarloz disse:

    Kimi detona Hamilton, massa vence.

  16. Luiz Fernando disse:

    Seguindo a velha filosofia da RG, o Carlos Gil teve que gastar muita saliva ao comentar que Barrichello não teria sido convidado para testar “numa categoria de automobilismo americana”…

  17. Luciano disse:

    Kovalainen já não surpreende mais.
    Ele é muito braço-duro (com hífen FG? – rsrs).
    Alonso novamente mostra que apesar do ostracismo em 2008, ainda é um dos melhores em atividade. Talvez o melhor.
    Tarefa ingrata para Massa neste fds.
    Acredito que infelizmente não dará para o brasileiro prosseguir.
    A Ferrari pecou muito com ele durante o campeonato.

  18. cesapar disse:

    Morro de inveja ! Uma arquibancada daquele tamanho,jogada às traças! E aqui pagamos ingressos a preços insanos ,inclusive por falta de oferta. A consequência é muita gente não comparecer. É triste .

  19. O Polêmico disse:

    Esse Kova…pelamordideus!
    Mais fraco q café de xilindró.
    Eu n sei qual renovação foi pior: Kova na McLaren ou o Kimi na Ferrari.
    O cara é inútil de mais, bicho.
    A única coisa decente q ele pode fazer agora pra ajudar a equipe é na largada n freiar e fazer um strike tirando o Massa, o Kimi e o Alonso. Mas, dúvido q tenha culhões pra isso.
    Ooo filândes pra ser pé de breque pra caraleo!

  20. MARCOS JOY disse:

    FLAVINHO CORRIDA NA MÃO DO HAMILTON É SÓ NÃO FAZER BOBAGENS, ACREDITO QUE A DIFERENÇA ENTRE A MCLAREN DO HAMILTON E A FERRARI DO FELIPE ESTÁ NO MOTOR, POIS O FELIPE VEM PARA O 2 GP DO MOTOR.
    SINCERAMENTE O QUE FAZ O KOVALAINEN COM A MCLAREN, PARECE QUE O HAMILTON CORRE SOZINHO. OLHA O RON DENNIS, BEM QUE PODERIA CONTRATAR O ROBINHO, O HAMILTON GANHARIA MAIS EXPERIÊNCIA E A MCLAREN TERIA UM CARA EXCELENTE PARA ACERTAR O CARRO

  21. Tiago S. disse:

    Eu acho que nessa corrida da Hamilton, ta todo mundo com uma certeza que ele vai fazer alguma cagada, mas eu acho que essa ele vai levar “na ponta dos dedos”. O autódromo é um absurdo, mas nos dias de hoje acho muito difícil a F1 ter público pra sexta e sábado, todo mundo tem muita coisa pra fazer assim como as equipes. Então cada um segue o seu rumo, e se encontram no dia do espetáculo, domingo.

  22. Rafael Borges disse:

    Eita fico bravo por anda de Corsel?Rs
    O kubica saiu no Q2, ele ele ainda tem muitas chances ao titulo ! pois o iponderável sempre atua com o Hamilton andando!
    O Nelsinho mesmo saindo no Q2 recebeu parabens pela equipe. pois ficou a milésimos do Trulli. e 10 é melhor que 9 ou 8 por causa do combustível que se pode alterar!
    Boa sorte no Corsel !! adoro corsel 2 ldo.

  23. Souza disse:

    O Hamilton pode até largar bem , mas com certeza o Raikkonen vai freiar mais tarde na primeira curva pra forçar um erro do Luis.

    Raikkonen deve estar mais leve que Massa justamente para fazer o papel de Kamikase.

    Acho que a estrategia é essa

  24. Salario Mínimo disse:

    Me parece ser a estratégia da Ferrari, deixar o Kimi dar o bote e o Massa no resguardo atrás sem correr riscos e ainda com mais combustível. Se esse era o intuito, eles conseguiram o que queriam ainda mais porque o Kova ficou em quinto. Não sei não se as Mc tá com essa vantagem toda.

  25. Otto Lima disse:

    A mídia brasileira e a torcida pró- Massa dizem que ele poderia ter sido campeão antecipado se não fosse pelos erros da Ferrari, mas o mesmo poderia ter acontecido com Hamilton se não fosse por seus próprios erros. O fato é que, no primeiro caso, a equipe errou mais do que o piloto, ao passo que, no segundo, ocorreu o inverso.

  26. Salario Mínimo disse:

    Massa em terceiro com o Kimi em segundo significa virtualmente que o Massa está largando em segundo não tendo que dividir a primeira curva com Hamilton. Nessa configuração, a situação é oposta sendo que o Hamilton vai ter que dividir com o Kimi que não tem nada à perder. E o finlandês ainda deve tá meio mordido.

  27. Guilherme disse:

    Até agora não entendi, pq a Ferrari num deu ordem para Raikonnen acabar com a corrida do filhote de brigadeiro na primeira curva, teve a oportunidade n Japão ele foi frouxo, muito simples, na hora que for pra cima, Hamilon num se controla e alopra, ai cabea Raikonnen ser homem e dar do mesmo ao garoto, ai quero ver se passa da primeira curva. A corrida de Hamilton tem que acabar ali e é fácil de se fazer isso. Depende apenas de Raikonnen ser homem.

  28. Hugo Becker disse:

    Eu não apostaria tanto em uma “corrida normal”… não que Hamilton vá fazer presepadas, mas levando em consideração as quatro primeiras posições do grid, após tudo que já aconteceu e foi dito nessa temporada, espero uma prova das mais quentes, especialmente por se tratar do GP da China, onde ultrapassagens são possíveis.

    E algo me diz que em ritmo de prova, McLaren e Ferrari estarão bem equilibradas, nesse caso fazendo diferença a pilotagem de quem estiver em um dos carros prateados ou vermelhos…

    http://mottorhome.blogspot.com

  29. mãe dinah disse:

    Rubens continua rápido e até merece um lugar ano que vem, mas a vida é assim, a fila anda….

    Barrichelo: Penske
    Senna: Toro
    Piquet: Honda
    DiGrassi: Renault

  30. nelsinho jr disse:

    a minha batata ta assando…….

  31. revelador disse:

    Esse desempenho do Massa nas provas finais não me surpreende, no ano passado foi a mesma coisa, com a reação do Kimi faturando o campeonato…. parece que a pilha do cara acaba na reta final….

  32. Mario disse:

    agora acabo de ler a “azeitona da empada” em outro site, o representante da FIA Alln Donelly afirma que só foram 69 punições em 16 provas esse ano, diz ele ” não é um percentual alto se considrarmos o numero de provas” , pronto temos que entender que 4,30 punições por prova é pequeno e devemos nos preparar para mais, a não ser que os pilotos entendam que ter um pouco de arrojo ou começarem a dirigir pela grama na volta ao boxes vai gerar punição, me poupem isso é um imbecil explicando a imbecilidade
    abs
    Mário

  33. Cartoon disse:

    Tá com cara de que será mais uma corrida enfadonha. Mas creio que será encerrado o campeonato hoje.

  34. Mario disse:

    e mais uma vez os comissários resolveram ser prima donas do espetaculo, acabo de ler sobre a punição a Heidfeld, de tanto que esse pessoal resolve se envolver eu já não acredito mais na justiça das punições, um bando de imbecis que acho estão sendo manipulados em prool de espetaculo e não de esporte, meu mote passa o de “ex-pilotos já” para comissários , vamos ver se assim acaba esse festival de m….
    abs
    Mário

  35. Luiz Marcelo disse:

    O Massa após a classificação estava bem sério, demonstra que a coisa não estará boa pra ele na corrida de amanhã. Já Hamilton também não mostro euforia com Kimi logo ao seu lado. Para a Ferrari e Massa, o melhor é mandar Kimi se jogar pra cima do Hamilton e tomar a ponta no início da corrida, já Hamilton deve se preocupar somente com Felipe Massa e não fazer a besteira de disputar posição com Kimi nas primeiras curvas. Se Felipe Massa não tiver mais combustível que o Hamilton e Kimi, então este deve fazer de tudo pra passar o Hamilton logo de cara. A largada será daquelas…

  36. Celso Vedovato disse:

    Flávio.
    Tenho a mesma impressão sobre a possibilidade de uma corrida normal. Mas luto contra ela, para torcer por uma corrida com mais alternativas e emoção- rss
    Outra impressão , ou preocupação é com o motor (semi-novo) do Massa caso ele precise perseguir Hamilton em ritmo intenso, ou mesmo manter-se a frente do inglês.
    Sem os nomes a frase acima poderia colocar como inglês, Mansell, e como brasileiro, os contemporâneos do campeão de bigodes – rss.
    Torço para que amanhã em ritmo de corrida, Massa tire mais alguns pontos da vantagem de Lewis.

    Boa sorte aí Londrina. Vai voltar mais apaixonado ainda por corcel. Boa sorte aos reparos do #69.

  37. Ticiano disse:

    Faltou acrescentar que sendo Alonso bi campeão e melhor piloto no atual grid , não é muito dificil de imaginar que ele coloque 0261 em qualquer piloto .

  38. Ticiano disse:

    Flávio , vc acha normal um companheiro ficar a 0261 do outro? , suponho que isso ocorreu diversas vezes na maclaren 07 e na maioria em vantagem de Hamilton, suponho que isso ocorreu diversas vezes na ferrari 07 e na maioria em vantagem de Massa,suponho, também, que nem Raikkonen e Alonso, estavam aprendendo a pista, suponho, então, ser natural essa diferença ,ainda mais, pela primeira curva que, realmente, vendo na TV, escutando os pilotos e jogando no F1 challenge parece ser bem difícil. Portanto não acho que Nelsinho começou mal não.

  39. Hugo Faria disse:

    O kovalainen é o piloto mais inútil da história da mclaren..pelo amor de Deus! sempre toma mais de meio segundo do hamilton na classsificação..muito fraco esse filandes!!! piloto medíocre!!
    tomara q o hamilton largue bem amanhã..concordo q se ele largar bem, ele vence! apostei no começo do ano com mais dois amigos q o hamilton seria campeao nesse ano! vale uma caixa de bohemia! pra cima deles hamilton! ahuhauha..

  40. Humberto Corradi disse:

    quando realmente precisou o Kubica parece que tremeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>