CINGAPURA, BY JUNG

SÃO PAULO (falta algo neste domingo) – No ar a coluna Apex de Andre Jung, com sua visão do GP noturno de Cingapura e uma crítica dura à suposta modernidade da Ferrari com seu pirulito eletrônico. Mais um a defender o pirulito de verdade!

Leiam lá, comentem aqui, como sempre…

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

A questão do pirulito acho que seria uma boa idéa utilizar as duas tecnologias (eletrônica e tradicional) em conjunto. A idéia é a seguinte: utilizar o sinal eletrônico mas deixar o pirulito tradicional levantado desde o início para eventuais problemas como o que ocorreu em Cingapura. Assim, se preciso baixa-se o pirulito quase na cabeça do piloto mas ele para o carro. Ganha-se o tempo do pirulito eletrônico e resguarda-se para eventuais problemas…

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Sr. Paulo, fazer uma pressão para desconcentrar o piloto de modo que ele se envolva em um acidente não é planejar? Claro que a Renault não poderia determinar que o Piquet batesse, mas o que o Jung disse é que a pressão foi estudada tendo a batida como objetivo, e eu continuo achando que dizer isso é um absurdo maior do que afirmar, por exemplo, que a Ferrari deixou o Barrichello sem gasolina em Interlagos 2003 para que ele não assumisse a liderança do campeonato.

Dou minhas opiniões sem precisar ofender quem quer que seja, ao contrário de você (que não deve ter um nível muito elevado de educação). E acho que “analfabeto” é uma qualidade que não se aplica a mim.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Caramba! Como tem gente que não entende as coisas. Onde foi que o Jung disse que a Renault planejou a batida do Piquet?

Falou em pressão estudada, tipo “fritar”, entenderam? Criar um clima ruim, não dar bola, colocar estratégia ruim, não acertar o carro do jeito exato que o cara quer, dar sempre o melhor para o primeiro, coisas desse tipo. Faz muito sentido sim.

Que antas! (o Daniel é um belo exemplo…) Isso aqui tá ficando cheio de analfabetos…

Rosemeyer
Rosemeyer
15 anos atrás

Muito boa essa analise da corrida ,da Ferrari , e da Renault.Pensou direitinho e captou o espirito da F1 moderna.Açougueiros ,executivos,playboys,e megalodontes comandando tudo.Corja de safados ,onde pilotar e pilotos cada vez menos dizem alguma coisa.Mal posso esperar o Nelsão começar a botar a boca no trombone.E me parece tambem ,que na epoca que dispensou Moreno e Nelsão da Renault,o Briatore não teve o melhor dos comportamentos.

JC Simonassi
JC Simonassi
15 anos atrás

Caro André,
a algum tempo atrás escrevi pro Flávio expondo minha tese.
E quero aproveitar para reenviá-la pra vcs.
Depois do “pau” que o Alonso levou do Hamilton, no ano passado, exigiu todos os privilégios possíveis (tudo no papel dessa vez) pra voltar pros franceses. Vc se lembra que na pré-temporada e no início o Nelsinho andava próximo dele. Ai começou a temporada e como nada o ameaçava, continuava tudo tranquilo pro asturiano. Até que o Nelsinho botou tempo nele num treino, depois veio o GP da França e culminou no 2o. lugar no GP alemão. É teoria claro, mas veja bem, como explicar que depois daí, qdo era de se esperar uma ascensão do Nelsinho, tudo andou pra trás. No último GP (segundo a imprensa) as coisas ficaram mais claras. Num treino o Nelsinho fez o 4o. tempo e em seguida a equipe não concorda com os acertos dele e o cara não consegue nem ir pro Q2. Dai nessa, com em outras corridas, se utilizam da (péssima) estratégia de uma parada só … com o tanque lotado de gas pro cara se arrastar pela pista !!!(vide GP italiano) Tenho certeza que temendo ser ofuscado por outro novato, o Alonso tem imposto a equipe a condição de 1o. piloto e como o Nelsinho é só um estreante que não leva o caminhão de dinheiro pra equipe, estao fazendo o jogo do espanhol. Além disso essa dupla Alonso-Briatore é terrível. Teoria ??? claro, mas faça uma análise dos acontecimento nesse ano !!!

abraço a todos
JC Simonassi

Brar Soler
Brar Soler
15 anos atrás

Existe sensor na ponta da mangueira de rebastecimento (um pino) que impede que a luz verde se acenda, enquanto a mangueira esta espetada.

Porque não funcionou? Porque o sistema estava com o modo automático desligado.

O erro maior é simples de resolver. Mesmo com o modo automático desligado o sensor na ponta a mangueira tem que estar ativo. Segundo os especialistas no assunto os acidente, é fácil perceber o erro depois do acidente. Mas antes é ben mais dificil de perceber, mesmo quando se trata de erros grosseiros.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Excelente coluna!

É óbvio que a Renault não fez o que ele disse que fez prevendo (como se tivesse uma bola de cristal) que o Nelsinho ia bater, provocar um safety-car, o Alonso venceria, etc… Mas o resultado foi esse, e as razões que Renault tem pra fazer isso, o Jung deixou bem claras na coluna, só não entende quem é muito fraco em interpretação de texto.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

O Jung geralmente escreve umas coluninhas bastante insossas. Esta talvez não tenha ostentado tal característica, mas por outro lado o que está dito sobre o Nelsinho é um daqueles absurdos que, tivesse sido dito pelo inimigo número 1 da nação, nosso querido Galvão Bueno (gostaria que todos fossemos tão veementes para criticar nossos dirigentes como somos para criticar o GB, que pode até ser chato, mas é inofensivo e até folclórico), seria objeto da fúria do dono do pedaço e da maioria dos leitores.

Acho até que nem o Galvão teria a cara de pau de fazer um comentário desses, pelo menos não da forma como fez o Jung, com ares de denúncia.

Já temos o Galvão, que pode abusar do patriotismo porque ninguém o leva a sério mesmo (aliás, faz parte do show, como as engasopadas do “Seu” Sílvio Santos). Temos também o Reginaldo Leme, que algum tempo atrás esqueceu totalmente o que significa ser imparcial e agora faz coro ao Galvão (no caso dele, é uma grande decepção, pois todos o respeitavam como um “expert”). E agora o Jung.

Só que essa bobagem que o Jung disse foi talvez a pior que eu já ouvi em termos de teoria da conspiração.

Nunca achei que escreveria isso. Afinal, sempre pego no pé do cara. Mas ainda bem que temos o Flavio para contrapor as bobagens causadas pela cegueira patriótica de grande parte de nossos “jornalistas”.

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Alguem pode me dizer quanto tempo passou desde a ordem de partida (durante o fatidico pit stop ),até a retirada da mangueira do carro do Massa ? Agradeço.

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Belair, belas falas. Fico sempre na esperança de poder torcer para o maior número de pilotos brasileiros na F1, afinal acidentes e incidentes acontecem e aí teem-se (agora sem acento) mais opções para torcermos. Tomara que a permanência do Jr. seja realidade. Temos que considerar um fato, assim como o FG o Bria também é um fanfarrão.

jung
15 anos atrás

prezado pedro jung, não acho que nelsinho merecia reconhecimento, apenas comentei a ironia da situação.

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Finalmente,alguem que tem os neuronios afinados com a realidade.Parabens ao Andre Jung pela percepção e lógica do que tem ocorrido. Quanto à Renault ,até o Keke Rosberg sentiu os maus odores na equipe ,citando algo de ruim no ambiente interno e os resultados do Piquet- `Todo mundo sabe como o Briatore frita terceiros , conforme seus (os dele) interesses. Que o digam Fernando Pupo Moreno, Kovalainen, e ate o Alonso saiu de uma equipe que tinha derrotado uma Ferrari com schumi e tudo. Será que seria somente pela qualidade da Mac Laren ou principalmente pelo destempero do Chefão? Quanto ao Piquet Jr. precisa aprender como o ” Departamento de truques sujos” funcionam dentro das equipes. Para se defender precisa ser muito “safo” ,Senão “sifu”. Pede pro paizão dar umas aulas urgente, e deixa de ser muito comportado. Na formula 1 a briga principal é nos bastidores.

Marcelo dos Santos
15 anos atrás

… como bem disseram, essa do Piquet, nem o Galvão na sua melhor forma! Ual!

Belair
15 anos atrás

Bem , até o Jung tem sua teoria de conspiração. Nada contra André, também gosto de “bolar” as minhas, mas NESSE caso acho que é mais wishfull thinking da sua parte, arrumando desculpas para o Jr., que está devendo. Mas quer saber ? Acredito que o Senior já tenha negociado préviamente a permanência do menino por NO MÍNIMO 2 anos, daí a campanha estar sendo relativamente pouco criticada, com enfase no “relativamente”. Afinal, por muito menos, e muito antes, ano passado o Kova foi massacrado pelo patrão Bria, e ainda acabou na MacLaren !!! Duvido que realmente esteja tudo perdido para o Jr. , como muitos acreditam. Creio que ele fica na F1, mesmo que não seja na Renault. Veremos.

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

O Jung vem com uma lucidez tal, que pôe mais lenha na fogueira das paixões. Imaginaram já nesse blog que a batida do Nelsinho foi de propósito, o pau comeu no tipo foi, não foi. Agora já não me parece ilógico o acidente ter sido provocado premeditadamente. Daí que fico embasbacado com tamanha capacidade estratégica do time da Renault, para em poucos minutos elaborar um plano tão diabólico, com os olhos no próximo ano. Por que este ano meu amigo já era para quem não fez o dever de casa, e poderá pagar seus erros nesta Terra, perdendo os dois campeonatos.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Coluna perfeita, principalmente quando falou do Massa.
Mas ressalto que não deve vir nenhum reconhecimento para Piquet por ter errado.

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Gostei do funeral da cobra cibernética; quiçá um réquiem. Fico pensando se o tal pirulito eletrônico vai junto com a cobra.

Nelson
Nelson
15 anos atrás

Só faltava essa!!! Querer que a Renault elogiasse Nelsinho por mais uma péssima corrida ( o q já está virando rotina), porque por uma fatalidade do destino a barbeiragem (mais uma!) que ele fez ajudou Alonso a vencer a corrida. Mais um fanático que vê qualidades fantásticas nos pilotos brasileiros até quando eles cometem as barbeiragens mais absurdas.
Acho que de torcedores fanáticos bastam os que narram/comentam as corridas na Globo. O Brasil está precisando de mais jornalistas e menos torcedores.!!!

Gustavo Andre - gutZ
Gustavo Andre - gutZ
15 anos atrás

Acredito e muito que possa ser verdade o trecho abaixo do artigo, se o Piquet continuar na RENAULT é verdade:

******Não duvido que tenha havido uma pressão estudada, para que Nelsinho se desconcentrasse. A Renault quer Alonso, precisa seduzir o espanhol com resultados; sacrificar seu outro piloto em prol do campeão é uma prova de compromisso que não deve passar despercebida.*********

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Mais do que o pirulito, do aloprado que mandou comprar o pirulito. Literalmente, tomaram o doce do Massa. Acho que daqui por diante o diretor da Ferrari poderia ser chamado de “Estrepando Pirulitali”.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Realmente emblemática a imagem dos mecânicos da Ferrari carregando a “jibóia”. Mais uma vez brihante análise. Também acho que se tem um culpado pelo vexame ferrarista, é o Domenicalli. Acho que seria uma boa idéia a Ferrari convencer o Todt a voltar ao comando e seria bom que ele tivesse voz ativa já na próxima prova. Talvez levante a moral do time. A Ferrari ainda tem tudo prá ser campeã com Massa, se formos pensar no conjunto carro-piloto, mas com essa irregularidade que eles tem mostrado e ainda com o fator pressão, não sei não.

Com o Nelsinho até que enfim alguém falou com bom senso, ao invés de crucificar o rapaz, como muitos o fazem por raiva do pai.
Não tenho dúvida de que ele é um bom piloto. Com carro bem inferior, deu uma tremenda canseira no Hamilton na GP2, perdendo por pouco. Mesmo na Renault, chegou a andar igual e até melhor que o Alonso em alguns momentos. Só que desta vez o espanhol não estava a fim de tolerar qualquer “sombra”, vide as estratégias às vezes meio esquisitas da equipe. Nelsinho entrou numa fria. Briatore até sabe disso, mas está disposto a qualquer sacrifício para trazer o time ao topo e pensando assim, tudo o que não pode é perder Alonso. Nelsinho errou muito sim, mas foi relegado totalmente a um segundo plano na equipe, na verdade, empurrado. Pena que na F1, segunda chance não costume ser um negócio muito comum, então, acho que ele já era.

Grande Jung, falou tudo!

Ah, mais um palpite: Acho que Alonso fica na Renault e eles voltam a brigar por vitórias ano que vem. Talvez até mais um pouco.

F. Invenus
F. Invenus
15 anos atrás

Por favor!!!!

Achar que orquestraram a entrada do Alonso à porrada do Piquet é delírio puro.

O Jung deve tá conversando muito com o irmão do Nasi!

Souto Maior
Souto Maior
15 anos atrás

Ohh Jung…fala que a Renault acelerou o Piquet para propositar um safety car é exagero demais. Com a divulgacao que voce tem e seu conhecimento, escrever isso numa coluna é no minimo brasilidade como o FG tanto comenta, nem o Galva falaria uma coisa dessas na transmissao.

Lamentavel.

Josaurelio
Josaurelio
15 anos atrás

Vai ser amigo assim na cc !!! Só faltou dizer que há um complô no céu contra o “piquetinho”.
Segundo o Jung, “Tudo está contra o Piquetinho, a equipe, o companheiro, a FIA, a FOCA e até os adversários!!!!! “

Dú
15 anos atrás

Porra, este fds não acaba?

Na caça às bruxas que sucede um desastre como o de Cingapura, de minha parte ainda acredito que o tal sinal, semáforo, farol, luzinha, ou como queiram, foi o grande culpado; um sistema caro, que na melhor das hipóteses ganha uma migalha no tempo de parada e que não bloqueia a saída quando necessário.

Quero a música, pois a letra é show!

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Não deixa de ser uma visão diferente do desastre Piquet.
Mas, tenho minhas dúvidas a respeito. Não consigo imaginar o Piquezão, ficar quieto enquanto imolam o filhote. Conhecendo esse povo do jeito que ele conhece?
Penso que o Piquet não está é aguentando a pressão que o Alonso exerce sobre o time. São erros sobre erros. Alguns aceitáveis para um segundo piloto. E outros que mostram que falta “algo mais” pro menino. Uma pena…

Quanto à pataquada da Ferrari, nada a comentar. Tem modernidades que não prosperam mesmo. Azar ter acontecido com o Felipe.
Coisas da vida…
Vamos ver nas 3 que restam como será o desfecho.
Por hora, está mais pro Hamilton, mas……

jose
jose
15 anos atrás

Dizer que a culpa da performance de Piquet filho eh a Renault, desculpa, eh procurar pelo em ovo. O cara nao andou nada e como dizem, a F1 nao em paciencia para esperar um piloto mostrar a que veio, ele nao veio.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

É, meio exagero na parte do Nelsinho. Mas tem razão que pra alívio essa chuva não veio, porque a primeira corrida noturna com chuva pode causar estragos